Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Descida de vidro elétrico do carro conjugado com o alarme.


Posts recomendados

será que alguém me ajuda ??

Tenho um Fiesta-2006 com alarme original de fábrica (chaveirinho com 4 botões = tranca a porta, destranca a porta, alerta e abre a mala), ele já tinha vidro elétrico daí eu mandei instalar uma centralina Quantum que ficou muito boa, e essa centralina tem a opção de abaixar os vidros pelo alarme, mas o alarme não tem um botão auxiliar para ligar essa função.

Daí eu pergunto, tem alguma peça (talvez relê) que ative somente no segundo toque do alarme ??

Eu instalaria da seguinte maneira: no controle do alarme tem um botão para trancar o carro e outro para destrancar o carro, e quando eu apertasse o botão de destrancar 1 vez ele somente destrancaria o carro, mas quando eu apertasse da segunda vez que essa "peça" acionaria a descida do vidro elétrico.

O eletricista falou que poderia ligar direto, toda vez que destrancasse o carro os vidros desceriam, mas imagina na chuva. . . daí veio a ideia do segundo toque no botão de destrancar o carro, pois toda vez que aperto esse botão o carro aciona o destravamento das portas (mesmo já estando destrancada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois toda vez que aperto esse botão o carro aciona o destravamento das portas (mesmo já estando destrancada).

Ola amigo .

bom eu faço isso rápido. quer ?? R$100 reais !! :lol:

to brincando amigos ,não trabalho com isso .

mais realmente é fácil .

apenas 3 rele e um capacitor eletrolitico. ok?

você coloca o primeiro e o segundo rele para ativar quando as portas forem abertas . e nesse primeiro rele vai ter q ter um capacitoe eletrolitico em paralelo .

o que aconteceria? quando o rele armar mesmo depois q o controle pare de enviar corrente para o rele ele vai continuar armado pelo capacitor . dependendo do capacitor ele pode ficar armado até 1 minuto .

2 parte .

você ia ter que conjugar os 3 rele .assim

o segundo rele só ia arma enquado o primeiro tiver armado. e quando o primeiro arma arma o terceiro também .

o segundo rele ficaria na centralina

e o primeiro nas travas de porta

o terceiro seria para desativar o segundo enquanto tiver corrente no primeiro para ele não arma na primeira vez q tiver corrente

nossa complicado de mais isso para explicar :cool:

mais funciona se quiser q eu desenhe o esquema aqui da um UP ae :D

que eu desenho o esquema aqui e coloco aqui no forum para você .

mais me responde as seguintes perguntas .

você entende algo de eletrônica?

qual rele você conhece ?

ou eu posso desenhar ao meu modo ?

forte abraço .desculpa a complicação .mais o projeto é esse mesmo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba Danilo, Obrigado, eu não entendo nada de eletrônica nem de relê . . . já consultei 2 "eletricistas de carro" e ambos disseram ser impossível, mas eu tinha certeza que poderia ser feito, se puder passar o desenho e a nomenclatura dos relês eu agraceço muito.

Jorge, quanto ao Flip Flop, é uma também, mas eu gostaria de não mexer nas caracteristicas principais e originais do alarme, e ainda minha mulher usa o carro também, isso ia dar rolo. rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Caramba Danilo, Obrigado, eu não entendo nada de eletrônica nem de relê . . . já consultei 2 "eletricistas de carro" e ambos disseram ser impossível, mas eu tinha certeza que poderia ser feito, se puder passar o desenho e a nomenclatura dos relês eu agraceço muito.

Jorge, quanto ao Flip Flop, é uma também, mas eu gostaria de não mexer nas caracteristicas principais e originais do alarme, e ainda minha mulher usa o carro também, isso ia dar rolo. rsrsrs.

cara você conseguiu fazer no seu carro...tô q nem louco atras disso pra fazer no meu fiesta também...alguem manja o desenho desse esquema eletrico...tem um pouco d noção e queria fazer eu mesmo alguem pode meu ajudar???

desculpe eu esta ressucitando o tópico...mas gostaria d saber c o amigo conseguiu o c alguem pode desenhar esse esquema pra min...pois iria me ajudar muito...desde já agradeço a ajuda dos companheiros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara você conseguiu fazer no seu carro...tô q nem louco atras disso pra fazer no meu fiesta também...alguem manja o desenho desse esquema eletrico...tem um pouco d noção e queria fazer eu mesmo alguem pode meu ajudar???

desculpe eu esta ressucitando o tópico...mas gostaria d saber c o amigo conseguiu o c alguem pode desenhar esse esquema pra min...pois iria me ajudar muito...desde já agradeço a ajuda dos companheiros...

Bom, explique melhor o que quer fazer que eu tento te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então cara eu queria fazer esse eskema q o claudiobrrj fez no carro dele...

o danilo almeida explicou pra ele como fazer...eu só queria o desenho do eskema e a nomeclatura dos rele e o do capacitor....

Se não for muito, gostaria que me explicasse novamente tudo, pois as explicações acima estão confusas:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não for muito, gostaria que me explicasse novamente tudo, pois as explicações acima estão confusas:wacko:

mano eu qro q possa descer os vidros eletricos do meu carro no controle do alarme entendeu?

tipo o carro tá estacionado e com o alarme ativado...então eu aperto um vez o botão de desativar o alarme aí ele destrava a porta...e aperto ele mais uma vez e os vidros abrem entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba Danilo, Obrigado, eu não entendo nada de eletrônica nem de relê . . . já consultei 2 "eletricistas de carro" e ambos disseram ser impossível, mas eu tinha certeza que poderia ser feito, se puder passar o desenho e a nomenclatura dos relês eu agraceço muito.

Jorge, quanto ao Flip Flop, é uma também, mas eu gostaria de não mexer nas caracteristicas principais e originais do alarme, e ainda minha mulher usa o carro também, isso ia dar rolo. rsrsrs.

Amigo, uma ideia que eu tive: Aqui a gente tem um KA 2008, e tambem tem esse mesmo alarme original, com um controle quadradão. Você pode notar que depois de desligar o alarme, se você apertar o botão de "destravar" a trava elétrica dá uma batida, correto?

Você pode então fazer um circuito com o 4017, fazendo um sequencial de 2 canais, pois é um CI bem simples de mexer. Quando você destrava uma vez ele irá contar 1, ao apertar de novo, ele contará mais um, daí é só ligar esse segundo pulso à central do vidro. Ao fim da descida, a central (ou um circuito feito à parte com o 555) manda outro sinal pro 4017, que contará mais um, estando essa terceira saída ligada ao pino Reset dele. Daí o CI volta ao estado inicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje com mais conhecimentos kkkkkkk,e analisando os casos ,venho a dizer o seguinte:Primeiro o circuito acionador tera q entender q o vidro esta fechado ,para poder abrir ,bom ai podemos fazer o circuito cujo tbem precisa saber q do chegou ao fim do curso.Me de mais detalhes de como funciona o seu carro q bolo um circuito aqui com maior prazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje com mais conhecimentos kkkkkkk,e analisando os casos ,venho a dizer o seguinte:Primeiro o circuito acionador tera q entender q o vidro esta fechado ,para poder abrir ,bom ai podemos fazer o circuito cujo tbem precisa saber q do chegou ao fim do curso.Me de mais detalhes de como funciona o seu carro q bolo um circuito aqui com maior prazer.

Na verdade, o circuito não vai ter que entender que o vidro tá fechado, ele só vai ter que entender que a trava elétrica foi acionada pra abrir 2 vezes. Isso não é complicado, afinal a polaridade muda quando tranca ou destranca.

Pelo menos eu vejo assim. Ou estou errado? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu KA já veio isso de fábrica, você aperta o botão pra destravar mas fica segurando ele e os vidros descem, o mesmo acontece para fechar e tem uma tecla pra abrir o porta malas independente do alarme, abro o porta malas pego o que quero e depois só bato a porta que o alarme entende tudo isso sem disparar, muito bom esse sistema.

Pra fazer essa adaptação deve ser complicado, mas algumas soluções colocadas anteriormente são interessantes mas acho difícil pra quem não tem conhecimento algum em eletrônica executar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, uma ideia que eu tive: Aqui a gente tem um KA 2008, e tambem tem esse mesmo alarme original, com um controle quadradão. Você pode notar que depois de desligar o alarme, se você apertar o botão de "destravar" a trava elétrica dá uma batida, correto?

Você pode então fazer um circuito com o 4017, fazendo um sequencial de 2 canais, pois é um CI bem simples de mexer. Quando você destrava uma vez ele irá contar 1, ao apertar de novo, ele contará mais um, daí é só ligar esse segundo pulso à central do vidro. Ao fim da descida, a central (ou um circuito feito à parte com o 555) manda outro sinal pro 4017, que contará mais um, estando essa terceira saída ligada ao pino Reset dele. Daí o CI volta ao estado inicial.

pow mano é isso mesmo q eu qro...tem como me ajudar a fazer???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje com mais conhecimentos kkkkkkk,e analisando os casos ,venho a dizer o seguinte:Primeiro o circuito acionador tera q entender q o vidro esta fechado ,para poder abrir ,bom ai podemos fazer o circuito cujo tbem precisa saber q do chegou ao fim do curso.Me de mais detalhes de como funciona o seu carro q bolo um circuito aqui com maior prazer.

então cara...funciona do jeito q o lenadro dl disse....eu aperto no controle 1 vez pra destravar...só q c eu apertar mais uma pra destravar com o varro já destravado...alarme continua enviando pulso pra trava q já tá destravada....eu queria q nesse segundo pulso ele descesse os vidros....minha noiva tem um ká 2009 com o mesmo alarme q o meu de fabrica...só q no modulo do alarme dela é mais moderno e possui uma saida auxiliar para a descida do vidro...já o meu não...aí queria bolar um eskema desses....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá aqui o circuito pronto amigo. Todos os resistores são de 1/4W e todos os capacitores são eletrolíticos de 25V ou mais. A saída de 12V para descida você vai usar apenas se não for usar a centralina do vidro. Caso vá usar esse sinal na centralina, o relé pode ser omitido e substituido por 1 transistor apenas. Nesse esquema, o vidro tem um tempo de cerca de 6 Segundos.

post-797935-13884957733682_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá aqui o circuito pronto amigo. Todos os resistores são de 1/4W e todos os capacitores são eletrolíticos de 25V ou mais. A saída de 12V para descida você vai usar apenas se não for usar a centralina do vidro. Caso vá usar esse sinal na centralina, o relé pode ser omitido e substituido por 1 transistor apenas. Nesse esquema, o vidro tem um tempo de cerca de 6 Segundos.

caramba complicado hein..rs eu vou comprar td s componentes....só uma duvida eu vou t q comprar uma placa pra fazer esse circuito??

então a centralina do vidro tem uma saida pra descida do vidro..no qual usa pulso negativo....só q onde eu ligo o sinal da trava??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que nada, muito simples moço, hehehe. É porque o esquema assim assusta, mas é um circuito pequeno. Segue ele pra usar na central do vidro.

EDIT: Vai ter que comprar uma placa sim! A meu ver, é praticamente impossível montar esse circuito com uma montagem "aranha" e mantê-lo funcionando bem. Na alimentação desse circuito seria bom você usar um capacitor de 1000uF e um capacitor de 100nF entre o 12V e o terra. Se precisar de ajuda em relação a isso é só falar que eu desenho pra você!

post-797935-13884957737386_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que nada, muito simples moço, hehehe. É porque o esquema assim assusta, mas é um circuito pequeno. Segue ele pra usar na central do vidro.

EDIT: Vai ter que comprar uma placa sim! A meu ver, é praticamente impossível montar esse circuito com uma montagem "aranha" e mantê-lo funcionando bem. Na alimentação desse circuito seria bom você usar um capacitor de 1000uF e um capacitor de 100nF entre o 12V e o terra. Se precisar de ajuda em relação a isso é só falar que eu desenho pra você!

pow cara valeu pela força mesmo hein..vou c alguem manja fazer o circuito na placa porque eu não manjo faze lá..rs

cara uma coisa q eu percebi é q quando eu do partida no carro e começo a andar com ele..quando passa dos 15 km/h as travas fecham...será q isso não pode interferir no circuito??

tipo eu aciono o circuito pra abrir os vidros..aí quando eu passar do 15 km/h não pode acontecer q com o outro pulso pra travar ele não suba os vidros???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pow cara valeu pela força mesmo hein..vou c alguem manja fazer o circuito na placa porque eu não manjo faze lá..rs

cara uma coisa q eu percebi é q quando eu do partida no carro e começo a andar com ele..quando passa dos 15 km/h as travas fecham...será q isso não pode interferir no circuito??

tipo eu aciono o circuito pra abrir os vidros..aí quando eu passar do 15 km/h não pode acontecer q com o outro pulso pra travar ele não suba os vidros???

Não, porque a trava elétrica tem que inverter a polaridade pra trancar ou destrancar. Digamos que ela tenha 2 fios, um preto e um vermelho.

Quando ela tranca ficaria assim:

Vermelho-----12V (Positivo)

Preto--------Terra (Negativo)

Quando ela destranca:

Vermelho-----Terra (Negativo)

Preto---------12V (Positivo)

Ou seja, no esquema que desenhei, onde está escrito "Sinal Positivo Trava", você deverá encontrar qual dos fios fica com 12V em relação à lataria do carro no momento eu que as travas destrancam a porta, e ligar a ele.

Assim, mesmo que você tranque 300 vezes seguidas, o circuito não contará nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, porque a trava elétrica tem que inverter a polaridade pra trancar ou destrancar. Digamos que ela tenha 2 fios, um preto e um vermelho.

Quando ela tranca ficaria assim:

Vermelho-----12V (Positivo)

Preto--------Terra (Negativo)

Quando ela destranca:

Vermelho-----Terra (Negativo)

Preto---------12V (Positivo)

Ou seja, no esquema que desenhei, onde está escrito "Sinal Positivo Trava", você deverá encontrar qual dos fios fica com 12V em relação à lataria do carro no momento eu que as travas destrancam a porta, e ligar a ele.

Assim, mesmo que você tranque 300 vezes seguidas, o circuito não contará nenhuma.

ah...tá entendi....poxa mano então vai ficar da hora esse eskeminha hein!!!

obrigado mais uma vez pela força....agora tô ansioso pra fazer logo...e logo posto os resultados....

Na alimentação desse circuito seria bom você usar um capacitor de 1000uF e um capacitor de 100nF entre o 12V e o terra. Se precisar de ajuda em relação a isso é só falar que eu desenho pra você!

cara você pode fazer esse gentileza d desenhar desse jeito pra min??

alimentação desse circuito eu posso fazer direta do carro né?? não vou ter problemas??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!