Ir ao conteúdo

Portabilidade: 14" é possível ou 12" vale mais?

Colina RJ

Posts recomendados

Postado

Kentao,

No caso desses notebooks o que conta a mais é o numero de celulas das baterias. Tanto no Vostro como no LG isso vai contar muito. Claro que placa dedicada vai puxar um bocado da energia, porém há possibilidade de você utilizar modos de economia de energia que fazem um downspeed na placa de video para se obter uma melhor autonomia.

No caso dos DELL com 9 celulas você consegue ter uma 8400GS com pelo menos 3 horas de bateria. Já os HP's com HD3200 fica em torno de 2hr e 30m a 3hr dependendo o uso.

Abraços

Edson

Postado
nao tem a ver, pega um Centrino 2 q é economico, meu gateway MC dura 4 horas a bateria em balanced, ele tem uma ATI HD3650, bateria dele é 8 cel. se por em economia passa as 4h.

macbook é absurdo de economia, com 4 celulas nv9300 , dedicada tb, consegue 4h+ tb

estes inspirions novos Centrino 2 , 15,6 pol, nao o 1525 antigo, devem estar economicos tb, estes sao compartilhados.

[]'s

Não tem como negar que os notebooks da Gateway são sonho de consumo de grande parte do pessoal aqui do forum, mas infelizmente, não vou dizer o preço, mais a forma de pagamento foge da realidade da maioria do pessoal do forum, inclusive da minha.

Não tinha visto estes novos Inspirions, vou dar um Look aqui...

Kentao,

No caso desses celulares o que conta a mais é o numero de celulas das baterias. Tanto no Vostro como no LG isso vai contar muito. Claro que placa dedicada vai puxar um bocado da energia, porém há possibilidade de você utilizar modos de economia de energia que fazem um downspeed na placa de video para se obter uma melhor autonomia.

No caso dos DELL com 9 celulas você consegue ter uma 8400GS com pelo menos 3 horas de bateria. Já os HP's com HD3200 fica em torno de 2hr e 30m a 3hr dependendo o uso.

Abraços

Edson

Exatamente, mas o problema, é que a maioria das marcas não te da a opção da escolha da capacidade da bateria, vide HP, LG....

Por isso a dificuldade de conciliar autonomia x desempenho grafico.

O problema com a Dell é a má fama das 8400, se fosse uma placa de video ATI, ja tava com meu dell na mão a muito tempo.

Postado

Faz assim, liga no suporte da HP verifica se há possibilidade de cmoprar um notebook com bateria de maior capacidade. Vale lembrar que ai poderá utilizar uma HD3200 nas series DV5 e de quebra com uma bateria melhor um bom custo x beneficio.

Abraços

Edson

Postado
Faz assim, liga no suporte da HP verifica se há possibilidade de cmoprar um notebook com bateria de maior capacidade. Vale lembrar que ai poderá utilizar uma HD3200 nas series DV5 e de quebra com uma bateria melhor um bom custo x beneficio.

Abraços

Edson

Não comprei um DV5-1140BR justamente por causa da bateria.

Postado

A Dell cotou por 2.615. O Lg 410, que na semana passada vi (não sei se o preço do site estava errado) por 2.200, hoje encontro no lugar mais barato por 2.599.

Assim, o que vocês acham? Vale mais o Dell? O bom é que eu cotei com o HD 7200 rpm de 250G, placa wireless intel b/g/n, 3G Ram e a medonha NVIDIA 8400M GS (será que ela é tão necessária ???? O Vendedor disse que com essa configuração, ele viria com a certificação intel centrino, pelo menor consumo de energia.

Comparando, o LG tem menos HD (160) e menos memória (mas isso não seria problema porque tem um compartimento para colocar mais 2G Ram). Mas tem o tal vídeo iluminado por LED e sem estresse quanto a problemas com a placa de vídeo.

Quanto a preço, o Dell ficou R$ 16,00 mais caro. O que acham?

Acho difícil voltar aquela promoção do LG por R$ 2.200...

Postado

Tirando a 8400, beleza porque não pretendo jogar games pesados.

Neste caso, deixando então a x3100, que dizem que é muito fraca, terei muita perda na hora de assistir filmes/seriados nele ou quando conectado no monitor externo?

Ou melhor, como não serão games, dará para baixar arquivos com excelente resolução (hd quem sabe) que a resolução dela será de 1280x800 ou mais rodando numa boa?

Postado

Nao sei se roda filmes em 720 ou 1080 linhas. Mas ja vi filmes em 480 linhas e foi na boa... (formato hd...)

Na verdade perda você nao tera, o que pode acontecer é você ter travamentos durante o filme... mas pensando no EEEPC do Carvalhoso (moderador do CDH) ele rodou filmes de 720 linhas na intel x3100 do notebook e disse que só travadinha no começo por causa do processador... então acho que roda na boa.

ABRaços.

Edson

Postado

Travadinhas?

Nossa: essa placa x3100 deve ser horrível... Dá medo também.

Pensei até em pegá-la, visando baixar o preço do Vostro, mas realmente desanimei..

A não ser que alguém a tenha no Vostro e me dê notícias melhores...

Afinal, faria conjunto com um processador Core 2 Duo e 3GRam.....

Obs.: Só para rir... Agora a noite bateu o desespero para ecomizar e encontrei o R405 no Ponto Frio mas com o hd de 120, que além de não existir no site da LG, a mulher da tele-vendas não sabe informar nada: placa gráfica, chipset e etc....

• Membro VIP
Postado

eds2008, só um detalhe...

O EEE que rodei usa a GMA900 (nem é a GMA950), muito mais antiga do que a X3100 (2 gerações antes da X3100).

O que pode acontecer é rodar os vídeos usando o processador e não a placa de vídeo. Acho que, como é um Core 2 Duo com clock maior do que o Celeron 900 e placa de vídeo melhor, também deve rodar os vídeos de 1080 linhas.

Postado

Eu tenho a x3100 e, sinceramente falando, não recomendo pra ninguém que queria um mínimo de qualidade gráfica, não mesmo.

No ponto frio devem ter colocado errado as especificações, acontece sempre. Se for R-405, é ati xpress e x1250, sem dúvidas.

Mas não é grandes coisas ela também, mas é BEM melhor que a x3100.

x1250 é uns 30~50% mais forte que a x3100, e a 8400GS é uns 400% mais forte que a x1250, pra você ter ideia do nível da x3100.

Mas assim, que por acaso ela rode o que você queira, cara esta saindo o windows seven com efeitos novos, saindo novos aplicativos e tudo mais, acho que não vale a pena passar raiva com placa de vídeo fraca (minha opinião).

Postado

Colina... ele é bom... (o LG R405...) e para você seria uam ideia interessante... eu compraria se fosse para mim...

Se for ele que você tem interesse pode ir fundo...

Abraços,

Edson

Postado

Mas assim, que por acaso ela rode o que você queira, cara esta saindo o windows seven com efeitos novos, saindo novos aplicativos e tudo mais, acho que não vale a pena passar raiva com placa de vídeo fraca (minha opinião).

O Windows 7 está bem falado porque é o vista otimizado e com os gráficos rodando mais leves. Uma das coisas que mais prejudicaram o Vista foi essa história do Aero detonar a autonomia da bateria de notebook. Se a MS ferra na versão final um dos chipsets gráficos mais usados no mundo vai ferrar o Windows 7 tal qual ferrou o Vista.

Edit

Essas diferenças de desempenho que você citou são em benchmarks com jogos. Uso normal dá toda essa diferença? Digo isso porque meu note atual tem uma go 6150 que é uma porcaria e roda videos e o Aero numa boa.

Gaming Performance

The following benchmark values are average Frame rates that were achieved with strong CPUs and enough main memory. Some games may not be playable with low end specifications and a X3100 graphics card (like only 512 MB RAM or a slow Celeron M CPU).

F.E.A.R.: 640x480, min/min: 40 fps -> fully playable

Doom 3: 640x480, min: 8 fps -> not playable

Unreal Tournament 2003: 1024x768, high: 40 fps -> playable

Quake 3 Arena: 1024 x 768, high: 80 fps -> fully playable

Battlefield 2: 800x600, Low Quality: 28 fps -> playable

Company of Heroes: 800x600, Low Quality: 35 fps -> playable

Far Cry: 800x600, Low Quality; 30 fps -> playable

Half Life 2, Episode 1: 800x600, Low Quality: 35 fps -> playable

Half Life 2, Lost Coast: 800x600, Low Quality: 18 fps -> not playable

Supreme Commander: 1024x768: 10 fps -> not playable

The Elder Scrolls IV: Oblivion: 800x600: 30 fps -> playable

http://www.notebookcheck.net/Intel-Graphics-Media-Accelerator-X3100.2176.0.html
Postado

ai q você se engana, o windows 7 usa hardware grafico pra render a GUI dele, pra placa fraca vai ficar bem mais pesado que o vista.

(alias o windows 7 é o vista) so deram uma arrumada nele no tangente alocaçao de memoria que o vista exagerava e a moçada se assustava, no 7 fica mais disponivel, perceberam que o usuario nao entende o que é memoria alocada para otimisaçao de recursos e memoria gasta efetivamente.

etc...

[]'s

Postado

É a tendência, máquinas mais fortes podem usar SO mais pesados. Dúvido muito a ms ficar fazendo SO mais leves, eles não fazem SO pensando em máquinas fracas.

Pra quem já usou o Seven já percebeu que ta muito parecido com Vista.

Postado
ai q você se engana, o windows 7 usa hardware grafico pra render a GUI dele, pra placa fraca vai ficar bem mais pesado que o vista.

(alias o windows 7 é o vista) so deram uma arrumada nele no tangente alocaçao de memoria que o vista exagerava e a moçada se assustava, no 7 fica mais disponivel, perceberam que o usuario nao entende o que é memoria alocada para otimisaçao de recursos e memoria gasta efetivamente.

etc...

[]'s

Vou repetir tentando ser mais claro, meu note (hp dv6230br) está rodando o windows 7 com os efeitos ativados e melhor e mais rápido que no vista ultimate e ele usa uma go 6150 que é inferior a x3100.

Postado

coelhods,

O que o ice quis dizer é que td bem... pode ate rodar liso na sua geforce... mas o que acontece é que a administração de recursos 3D da sua placa de video lida melhor com esse tipo de sistema voltado a graficos 3D. Mesmo a sua sendo inferior para jogos, para aplicações Windows é totalmente funcional.

Veja bem, sua placa de video não intera com o processador para gerar ou renderizar os graficos 3D do Windows e essa é a grande escapada dessas Geforce's GO 6xxx e 7xxx.

Já a Intel X3100 usa integralmente recursos do sistema para gerar ou renderizar qualquer objeto 3D. Em resumo, a sua Geforce usa RAM para complemento de memoria enqto a Intel X3100 usa RAM e processamento da maquina. Com isso grande fatia do processamento é perdido para alocar recursos para a placa de video.

Creio eu que você consegue visualizar videos HD 1080 linhas sem grandes esforços. Eu imagino que mesmo o chipset Intel GM960 deva ter dificuldade para processar, e se processar vai ficar no limite do computador onde você obriga a não poder fazer nada no computador enqto se assiste um filme HD.

Um comparativo interessante:

O meu kennex com 1gb de RAM processando um video chega a deixar o processamento em 60% do processador (memoria virtual usando HD para processamento) enqto para a placa de video não chega a 30% de seu processamento. O mais interessante ainda que nos filmes HD, o processador fica mais quente que a GPU em alguns momentos, diferente de qualquer outra tarefa realizada no meu notebook.

Quis te mostrar um comparativo como o conjunto é totalmente importante para o perfeito funcionamento de determinados aplicativos.

Quanto ao windows seven, esse windows foi desenvolvido para distribuir atividade de processamento tanto para o processador, hd, memorias e placa de video. Vi claramente que no caso do Windows Vista ele para processar o efeito Aero utiliza do processador mais do que a placa aceleradora de video e isso o faz roubar memoria e processamento da maquina e isso no seven que eles souberam atribuir da mesma forma aproveitando os recursos da placa de video.

Para se ter uma noção, quando deixo o meu windows seven com cores de 16bits, ele desativa o Aero e fica muito pesado porque joga td para processador e memoria. Como tenho apenas 1gb de memoria, fatia desse armazenamento aleatorio vai para o HD por causa da memoria virtual. Quando deixo as cores em 32bits além do recurso de placa de video o computador passa a trabalhar menos com memoria virtual e deixa o computador liso.

Geralmente ouço musica, enqto trabalho... e isso eu o faço com tranquilidade até mesmo para ouvir DVD (musical) no windows seven.

Abraços,

Edson

Postado

A dell abriu a possibilidade de pegar o Vostro 1310 com o processador Celeron M550 - 2,0 Ghz (antes só podia o Core 2 Duo).

Assim, o preço caiu para 2.285 parcelado ou 2.102,20 à vista.

Na configuração que fiz, incluí 250HD de 7200rpm, 3G ram, wireless intel de a/g, a temida GeForce 8400M GS, e o restante é o padrão do Vostro 13,3".

O que acham do downgrade que fiz? Vale pegá-lo apesar da placa GeForce (alguns dizem que aquele problema com ela está superado) e pelo Celeron (não conheço tal processador)?

Ou ainda devo continuar focado na minha opção, que é o LG R-405 por R$ 1.995,00, que tem um conjunto ATI, considerado um excelente conjunto custo/benefício?

• Membro VIP
Postado

Fica no dual core... Celeron M é para máquinas básicas e você vai ter menos desempenho e menos autonomia de bateria, pois Cel M a maioria é single core e não tem SpeedSetep pra gastar menos bateria.

Não vale a pena economizar R$ 200 - 300 prá tirar um C2Duo e botar um Celeron M single core, a não ser quer você tenha descolado ou tenha planos de pegar um bom processador dual core prá fazer upgrade mais prá frente.

Postado

Icefly,

Fala meu querido beleza? :)

Então o M550 até tem o speedstep... (de 2000mhz vai para 800mhz) mas no caso do valor do DELL é o que pesa e concordo que Celeron M é para maquinas basicas. Se for para pagar mais de 2000 reais... que seja um processador no minimo dual core.

O resto é o que o Icefly falou mesmo ;)

Abraços!

Edson

• Membro VIP
Postado

Beleza Mr. Ed... e ai, quando vamos viajar de novo pro Norte e ficar virado, dando treinamento e montando redes num calor de 40º?? :D

Quanto ao M550, que eu saiba ele não tem o EIST (Enhanced Intel SpeedStep):

http://ark.intel.com/cpu.aspx?groupId=31727

http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SLA2E

Esse SpeedStep tá presente em alguns novos Celeron M dual core como o T1700, mas o M550 não tem isso.

Postado

Ue... porque ele diminui clock? e olha que eu fui atras dessa informação aqui no CDH se eu nao me engano num topico fixo para dizer isso... nao foi asneira nao... mas você que manja você que pode!!! :P

Opa... quando eu saber ainda qual vai ser meu paradeiro na empresa ou nova empresa... a nova empresa me enrolou tentou dizer que era a melhor do mercado... mas nao disse nada... gastei 4 horas do meu dia numa empresa onde simplesmnete me deixou confuso estão quanto quando meu amigo convidou para trablahar nela... enfim... espero um email esclarecedor deles... vamos ver...rs

Abraços Claudio! rs

• Membro VIP
Postado

Quando os Celeron M500 sairam tiveram algumas notícias de que eles teria SpeeStep, mas na verdade não tem... se ele reduz o clock, deve ser através de uma outra coisa que não o SpeedStep.

Ano passado quando eu li um pdf sobre esses Cel M tinha algo falado sobre otimização de consumo, sem nome definido, era algo tipo "optimized consume", talvez seja isso. Bem que alguém com esses Celeron M550 poderia passar um CpuZ e ver como ele fica em Economia de Energia e Alto Desempenho no Vista.

Vou dar uma pesquisada pelo forum e ver se tem algo esclarecendo isso.

[]´s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...