Ir ao conteúdo

Ajuda com a temperaura.

dudol

Posts recomendados

Postado

Pessoal boa noite,

Seguinte o pc da assinatura, na minha concepção está esquentando um pouco....

Levando em conta que bh hoje está mais frio a temp ambiente deve estar em ~22ºC as temps são as sequintes:

IDLE:

Placa mãe 38 °C

Processador 28 °C

CPU 1 / Núcleo 1 34 °C

CPU 1 / Núcleo 2 34 °C

Diodo GPU (DispIO) 44 °C

Diodo GPU (MemIO) 46 °C

Diodo GPU (Shader) 47 °C

SAMSUNG HD250HJ 28 °C

LOAD:

Placa mãe 44 °C

Processador 49 °C

CPU 1 / Núcleo 1 62 °C

CPU 1 / Núcleo 2 59 °C

Diodo GPU (DispIO) 70 °C

Diodo GPU (MemIO) 76 °C(Não consegui pegar essa temp com prescisão.)

Diodo GPU (Shader) 77 °C(Não consegui pegar essa temp com prescisão.)

SAMSUNG HD250HJ 33 °C

Essas temperaturas estão boas? Em um dia normal aqui em bh a placa mãe fica com 47cº full ai aumenta tudo... uns 5ºC a 7ºC...

O cooler da minha HD4850 é o Zalman VF900, cooler processador stock.

Gabinete K100 casemall, com 1fan frente CM 120mm 90cfm puxando ar para dentro, Um traseiro do mesmo modelo jogando ar para fora, um na tampa lateral da cooler master cristal com led acho que tem 45cfm...

Amanhã eu tento postar umas fotos do case...

Por favor avaliem!

Abraço!

As fotos:

dsc00473menor.jpg

dsc00474menor.jpg

dsc00476menor.jpg

dsc00471menor.jpg

dsc00469menor.jpg

dsc00468menor.jpg

É isso ai!

Postado

Eu acho demais saltar de 28º para 49º, no entanto isso se deve por seu cooler de processador ser o box; fraquinho. Coolers maiores seguram o "tranco" do processador em full com mais firmeza...

As temperaturas da VGA estão normais, aceitáveis... da Mobo também, visto que seus dissipadores não contém fans para resfriá-los.

;)

Postado

Com o que tenho hoje, da para melhorar o fluxo ? Ou as temps estão boas e posso dormir de cabeça 'fria'?

Abraço.

Postado

Bom dia amigo . Esá correto afirmar que cabeça quente não trabalha . heheheh. Quanto mais frio você manter a sua máquina melhor . Uma solução simples que nao vai afetar o funcionamento do pc , muito pelo contrario ,é aumentar o cooler . Espero ter colabolado .

Postado

Parabéns pela aquisição Dudol!! Bela Máquina!!

Cara tá muito esquisito ter essas discrepancias entre idle e full... Além disso, a mobo tá mais quente que cpu em idle. Eu também ando meio encafifado com minhas temps...Temos até uma config. parecida...só que seu mobo é mais up que o meu...Eu rodo na temp ambiente com 22:

Idle:

Mobo: 35/ CPU: 42

Full: (depois de rodar assassin creed ou MTW II)

Mobo: 39/ CPU: 52

Obs: To com um case de 7 fans da CM 90 cfm 120mm e um cooler torre CM V8 que não é muito recomendado para essa placa , pelos dissipadores mosfets que tem ao redor do cpu! E ainda retirei aquelas ventoinhas que vinham por cima dos dissipadores da mobo (QFAN)!

Acho que voce podia começar pela arrumação geral nos cabos da sua máquina...que (com devido respeito) tá uma zona hein! Eu comecei assim também! Depois da arrumação ganhei 1 ou 2 graus! Substitua aquele cooler de 45cfm pelo de 90 cfm!! Assim voce terá mais ar sobre a mobo e cpu!

Talvez pelo fato de ter DDR3 já esquenta mais mesmo!

Se nada disso rolar, troque o case! Pois vejo que a fonte instalado abaixo da mobo propicia melhor refrigeração, não viciando o ar que fica na mesma!

Por fim, ve se consegue afastar mais sua maquina da parede! Pois, pelo visto fica apenas poucos centimetros da mesma! O certo é pegar uns 20 cm! Mas, como a maioria de nós tem micro no quarto, isso é meio complicado ne´... Eu deixo o meu proximo a janela! Assim o ar sai mais fácil da exaustao traseira!!!

Postado

Galera muito obrigado!

Esse final de semana vou dar uma arrumada na casa, comprei uma pasta térmica melhor também. Posto o resultado e as fotos!!

Abraço!

Postado

dudol,esclareçame uma coisa, talvez seja ignorância minha mas perguntar não mata.

suas temp do processador estão me intrigando, minha maquina não é tão top quanto a sua mas meu processador é um dual core e as temperaturas do meus núcleos estão sempre 20ºc abaixo da temperatura total do processador

EX:

placa mãe 34º

processador 46º

núcleo 1 24º

núcleo 2 25º

Será que tem algo errado com minhas temp ou as suas?

Postado
  wwwerner disse:
dudol,esclareçame uma coisa, talvez seja ignorância minha mas perguntar não mata.

suas temp do processador estão me intrigando, minha maquina não é tão top quanto a sua mas meu processador é um dual core e as temperaturas do meus núcleos estão sempre 20ºc abaixo da temperatura total do processador

EX:

placa mãe 34º

processador 46º

núcleo 1 24º

núcleo 2 25º

Será que tem algo errado com minhas temp ou as suas?

As suas... ^_^

Mas não se preocupe, isso é apenas um erro de leitura dos cores, pois geralmente eles ficam entre 7º e 15º mais quentes que o processador por completo.

Postado

beleza , obrigado por tirar minha duvida, não querendo ser xato mas ja sendo,o que acontece então?

será os senssores do núcleo, o everest ou a placa mãe?

Postado

Acho que pode ser o Everest, verifica outros programas que analisam a temperatura também para tirar a prova. O HWInfo é um.

Postado

eu acho essas temps a coisa mais normal do mundo

a minha pv tambem é assim 45~47 idle 70~74 full

proc sobe uns 15~20 graus

isso é normal

edit: o seu processador fica com a temp bem baixa quando ta idle porque ele baixa o clock pra economizar energia e esfriar

ai quando voce usa ele volta o clock pra 3.16 e sem falar que quando ta usando esquenta mais

nada fora do comun

Postado

É as Temps em idle estão boas, mesmo porque o EPU Engine da asus abaixa o clock de tudo no pc ^^!

Agora com relação as temps da placa de vídeo eu acho um pouco alta sim, é um aumento de quase 70% na temperatura, e a placa mãe nunca fica abaixo de 32ºC faça chuva ou faça sol...

A temp do processador está certa sim, os núcleos sempre são mais quentes que o conjunto.

Esse fim de semana vou dar uma geral no pc e posto os resultados... rezo pra que melhore, senão deixa torrar kkkk.

Abraço.

Postado
  M4IN disse:
Acho que pode ser o Everest, verifica outros programas que analisam a temperatura também para tirar a prova. O HWInfo é um.

Sei lá heim???

da uma olhada

salva a imagem e da um zoom

e tem outra screen http://forum.clubedohardware.com.br/mini-ar-gabinete/542373

em que eu coloquei um peltier direto no processador em que as temp ficaram

temp processador 23ºc

temp core1 1ºc

temp core2 2ºc

em idle

post-486988-13884950895991_thumb.jpg

post-486988-138849508964_thumb.jpg

Postado
  wwwerner disse:
e tem outra screen http://forum.clubedohardware.com.br/member.php?u=486988

em que eu coloquei um peltier direto no processador em que as temp ficaram

temp processador 23ºc

temp core1 1ºc

temp core2 2ºc

em idle

:eek: Cara muito doido, porque nunca ví nenhum processador que os núcleos ficassem mais 'frios' que o conjunto, esse sensor do seu processador deve estar bugado, pois a soma dos 2 núcleos não chegam a 23ºc, então de onde vem esse calor?

Mas mesmo assim parabéns congelou seu processador!!!:D

Postado
  dudol disse:
:eek: Cara muito doido, porque nunca ví nenhum processador que os núcleos ficassem mais 'frios' que o conjunto, esse sensor do seu processador deve estar bugado, pois a soma dos 2 núcleos não chegam a 23ºc, então de onde vem esse calor?

Mas mesmo assim parabéns congelou seu processador!!!:D

Estranho né!!!! e tem um amigo meu que tem um e2160 e acontece a mesma coisa.

e Congelar o processador,hihihi.

Foi muito doido quase matei ele afogado, fiz teste de 2hrs sem isolamento nem nada, quando fui ver ele ja tava chamando os salva vidas, muita agua sem falar que perdi meu bsel mod, so transtorno mas agora ja to prevenido.

tehhhhhhh++++++++

post-486988-13884950903822_thumb.jpg

post-486988-13884950904249_thumb.jpg

Postado
  wwwerner disse:
será o everest ultimate edition a medir errado?????

não sei não tenho minhas duvidas!!!!

De maneira alguma estou duvidando da sua temperatura, só estou dizendo que os diodos dos núcleos devem estar bugados, pois a 1ºC não geraria calor para o conjunto... Seu processador deveria estar em 5ºC se o núcleo está a 1. Isso pela lógica.

Abraço.

Postado
  dudol disse:
De maneira alguma estou duvidando da sua temperatura, só estou dizendo que os diodos dos núcleos devem estar bugados, pois a 1ºC não geraria calor para o conjunto... Seu processador deveria estar em 5ºC se o núcleo está a 1. Isso pela lógica.

Abraço.

seria bom abrim um topico para discutir isso não é mesmo

hahahaha

abraço teh+++++++++

Postado

Hehehe com certeza!

Bem desmontei meu pc, comprei uns organizadores de cabos, uma boa pasta térmica e vou mandar serrar as grades dos coolers, para aumentar o fluxo de ar! Vamos ver se melhora a temperatura...

Postado
  dudol disse:
Hehehe com certeza!

Bem desmontei meu pc, comprei uns organizadores de cabos, uma boa pasta térmica e vou mandar serrar as grades dos coolers, para aumentar o fluxo de ar! Vamos ver se melhora a temperatura...

Dudol!

Tenho um cm 690, sem querer fazer propaganda, mas é show de ventilação!! E também precisei arrumar um pouco, para ganhar alguns celsius! Ontem terminei instalando uma baia fan 5.25 invertida (para dentro), proximo a placa-mãe e memoria ram e ganhei mais 4 graus em média na mobo e no cpu!!!

Se ficou meio nebuloso, depois vou ver se solto umas fotos ... Me inspirei no projeto do Milo aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/review-gabinete-cooler/522423?p=3479370

Postado
  WCY disse:
Dudol!

Tenho um cm 690, sem querer fazer propaganda, mas é show de ventilação!! E também precisei arrumar um pouco, para ganhar alguns celsius! Ontem terminei instalando uma baia fan 5.25 invertida (para dentro), proximo a placa-mãe e memoria ram e ganhei mais 4 graus em média na mobo e no cpu!!!

Se ficou meio nebuloso, depois vou ver se solto umas fotos ... Me inspirei no projeto do Milo aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/review-gabinete-cooler/522423?p=3479370

É cara se eu tivesse com certeza pegava um deste, mas a grana ta curta vou ter que me virar com o K100 hahahaha...

Fim de semana eu devo postar os resultados.

Postado

Pessoal depois de ficar o sábado todo arrumando o pc, não encontrar nenhum serralheiro em casa, e ter que serrar o gabinete eu mesmo hhehehe (ficou torto mais ficou serrado!).

Está ai as temperaturas e as fotos da nova organização! Eu troquei a pasta térmica do processador, coloquei a zalman e melhorou!!!

Não troquei nenhum componentes, só serrei as grades e locoquei um tunel de vento no cooler da lateral!

Edit: Esqueci as temperaturas kkkk

Temperaturas idLE

Placa mãe 32 °C - Diferença: 6ºc

Processador 23 °C - Diferença:5ºc

CPU 1 / Núcleo 1 31 °C - Diferença: 3ºC

CPU 1 / Núcleo 2 31 °C - Diferença: 3ºC

Diodo GPU (DispIO) 41 °C - Diferença: 3ºC

Diodo GPU (MemIO) 43 °C - Diferença: 3ºC

Diodo GPU (Shader) 42 °C - Diferença: 5ºC

SAMSUNG HD250HJ 25 °C - Diferença: 3ºC

Temperaturas load

Placa mãe 36 °C - Diferença: 8ºC

Processador 40 °C - Diferença: 9ºC

CPU 1 / Núcleo 1 48 °C - Diferença: 14ºC

CPU 1 / Núcleo 2 46 °C - Diferença: 13ºC

Diodo GPU (DispIO) 68 °C - Diferença: 2ºC

Diodo GPU (MemIO) 73 °C - Diferença: 3ºC

Diodo GPU (Shader) 73 °C - Diferença: 4ºC

SAMSUNG HD250HJ 28 °C - Diferença: 5ºC

Avaliem! Obrigado.

Fotos:

dsc00490d.jpg

dsc00489wdl.jpg

dsc00487p.jpg

• 10 meses depois...
Postado

:D Olá amigos!

Eu tambm preciso de ajuda pra saber se meu sistema tá funcionando direito! Olhem aí em baixo o relatório do meu PC. :confused:

--------[ EVEREST Ultimate Edition ]--------------------------------------------------------------

Versão EVEREST v5.30.1900/pt

Módulo de Benchmark 2.4.273.0

Homepage http://www.lavalys.com/

Tipo de relatório Relatório rápido

Computador STEEV (Steev Manzo)

Gerador Steev

Sistema operacional Microsoft Windows XP Professional 5.1.2600 (WinXP RTM)

Data 2010-01-29

Hora 19:56

--------[ Overclock ]----------------------------------------------------------------------------------------------

Propriedades da CPU:

Tipo de processador DualCore Intel Core 2 Duo E8400

Alias da CPU Wolfdale

CPU Stepping E0

Engineering Sample Não

(CPUID) Nome da CPU Intel® Core2 Duo CPU E8400 @ 3.00GHz

(CPUID) Revisão 0001067Ah

VID CPU 1.1000 V

Velocidade da CPU:

Velocidade de clock do processador 2301.8 MHz (original: 3000 MHz)

Multiplicador da CPU 6x

CPU FSB 383.6 MHz (original: 333 MHz, overclock: 15%)

Bus de Memória 383.6 MHz

DRAM:Proporção FSB 1:1

Cachê da CPU:

Código de cache L1 32 KB per core

Dados de cache L1 32 KB per core

Cache L2 6 MB (On-Die, ECC, ASC, Full-Speed)

Propriedades da Placa Mãe:

ID da Placa Mãe 64-0505-000001-00101111-050709-Bearlake$A1103000_BIOS DATE: 05/07/09 17:13:53 VER: 08.00.12

Nome da Placa Mãe Asus P5KPL SE (3 PCI, 3 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 2 DDR2 DIMM, Audio, Gigabit LAN)

Propriedades do chipset:

Chipset da Placa Mãe Intel Bearlake G31

Temporização de Memória 5-5-5-15 (CL-RCD-RP-RAS)

Command Rate (CR) 2T

DIMM1: Kreton 51629xxxx68x35xxxx 2 GB DDR2-667 DDR2 SDRAM (5-5-5-15 @ 333 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz) (3-3-3-9 @ 200 MHz)

DIMM3: Kreton 51629xxxx68x35xxxx 2 GB DDR2-667 DDR2 SDRAM (5-5-5-15 @ 333 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz) (3-3-3-9 @ 200 MHz)

Propriedades da BIOS:

Data da BIOS do sistema 05/07/09

Data da BIOS de vídeo 03/10/09

Versão da BIOS - DMI 0505

Propriedades do processador gráfico:

Adaptador gráfico XFX GeForce GTS 250

Número de código G92GTS (PCI Express 1.0 x16 10DE / 0615, Rev A2)

Velocidade da GPU (Geometric Domain) 738 MHz (original: 738 MHz)

Velocidade da GPU (Shader Domain) 1836 MHz (original: 1836 MHz)

Clock da Memória 1101 MHz (original: 1100 MHz

--------[ Sensor ]--------------------------------------------------------------------------------------------------

Propriedades do sensor:

Tipo de sensor Winbond W83627DHG (ISA 290h)

Tipo de Sensor GPU Diode (NV-Diode)

Intrusão detectada no Chassis Não

Temperaturas:

Placa mãe 37 °C (99 °F)

Processador 44 °C (111 °F)

CPU 1 / Núcleo 1 43 °C (109 °F)

CPU 1 / Núcleo 2 42 °C (108 °F)

Aux 44 °C (111 °F)

Diodo GPU 58 °C (136 °F)

SAMSUNG HD322HJ 34 °C (93 °F)

Coolers:

Processador 2446 RPM

GPU 35%

Valores de voltagens:

Núcleo CPU 1.14 V

Aux 3.70 V

+3.3 V 3.25 V

+5 V 5.46 V

+12 V 11.98 V

No modo de espera +5 V 4.95 V

Bateria VBAT 2.05 V

Debug Info F FF 8A FF / FF FF

Debug Info T 37 44 44 / 255

Debug Info V 8F E7 CB CB C5 C5 C1 (03)

Debug Info I C1 A023)

Se alguém puder analisar e puder me dar uma resposta!

Muito obrigado!

Meu e´mail é: steev-manzo@hotmail.com

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!