Ir ao conteúdo

Controle remoto por Rádio Frequência

evandrosite

Posts recomendados

Postado

Neste novo tópico, gostaria de montar controle remoto por radio frequencia para automodelo, aeromodelo e outros. vi alguns topicos que paracem com o que quero mas preciso de algo mais completo. estou montando controle remoto com módulos de RF com codificador e decodificador. só preciso de mais cabeças para pensar mais.

Postado

Tem que tomar cuidado com o alcance dos transmissores, para que o avião não caia :D

Brincadeira, o certo é usar um microcontrolador como os famosos PIC para que quando o sinal desapareça o avião consiga se manter no ar por um intervalo de tempo, tudo no software ;)

Postado

sugiro comprar o equipamento ja pronto... esses RF's que se compra tem uma área útil de sinal de meros 150m em campo livre, as vezes BEM MENOS. Enquanto que os controles mais vagabundinhos tem alcances superiores a 1km e podem chegar a mais de 2km os melhores.... eu mesmo quase perdi o sinal do meu avião por estar com ele muito distante.

Postado

Isso é o que eu queria fazer com vocês, conseguir uma forma de amplificar o sinal do módulo transmissor. Com relação a estabilidade do sinal, o transmissor é com cristal e isso garantiria essa estabilidade. acho que o nosso problema no momento é a amplificação do sinal com relação ao transmissor. O amigo Lucas Scoppio falou bem com relação a distancia, mas essa semana consegui uma transmissão de mais de 250 metros só com o modulo simples, em campo aberto, sem amplificar o sinal.

Postado

para amplificar o sinal, sugiro você montar o seu próprio emissor de ondas curtas, caso contrário estará preso à baixíssima potência desse aparelho, procure por informações de radio amadorismo. O cristal é usado para que você tenha uma fonte estável de onda para poder modular o sinal que você quer enviar, então se você estiver modulando o sinal na mesma frequencia que outro rádio, o seu receptor irá receber uma ruideira e vai perder tudo.

Postado

ué qual a frequencia q esse modulo trabalha ? esse q o amigo tá usando . dá sim para criar um amplificador de RF . tem varios transistores bom para isso de baixo custo .

só saber quanto de W tem na saida desse molulo jogar ele num excitador e depois manda para um estagio final .

acho q dá para chegar a 1KM rs ainda mais q o oscilador é um modulo desses . num vai varre nem a pal . só tem q ter uma boa pratica com RF para poder fazer o estagio de potencia. dois 1n4148 um capacitor de 15pf e um VU simples já dá para tirar uma base para se obter uma maior potencia na saida .

agora tem q tomar cuidado . se outra pessoa estiver trabalhando na mesma frequencia .

agora pensando aqui com minhas ideias . se colocar 2 modulos esse problema seria resolvido ; um de uma frequencia e outro de outra .

como?

então .

só fica usando um . caso ele perca o sinal se tá ferrado né?

mais ae é só ativar o 2 modulo transmissor q também vai estar no controle . ele vai enviar um sinal desativando o primeiro e ativando o mesmo .

dá para fazer isso de boa ae . rs.

Postado

aê irmão, estamos chegando...

vou mandar o datasheet dos modulos transmissor e receptor pra voce ver.

http://www.wenshing.com.tw/Data_Sheet/TWS-BS-3_433.92MHz_ASK_RF_Transmitter_Module_Data_Sheet.pdf

http://www.wenshing.com.tw/Data_Sheet/RWS-375-6_433.92MHz_ASK_RF_Receiver_Module_Data_Sheet.pdf

o primeiro é o transmissor e segundo receptor.

valeu a atenção

rapaz, montei um controle remoto com 4 canais(funções) mas está instável, não sei ainda se é os modulos do transmissor e receptor ou o oscilador do codificador. se vocês tiverem alguma dica, favor me ajude.

valeu.

Postado
Você pode fazer um amplificador RF na saída do transmissor, isso vai aumentar o alcance.

amigo, voce tem algum amplificador(esquema) aí pra eu montar.

aguardo. valeu

Postado

me interessei pelo assunto, aquele 567 qual é o prefixo dele,

tenho uma placa de portao eletrônico aqui onde tem o desenho do receptor rr3 mais está um modulo de 433,92 pelo que vi nao muda nada tem 4 pino que vai no + 3pino que vai no -,para substituir pelos modulo 433 basta tiro o +e- e a saida do 555 liga no pino de dado do transmisor e usar a saida do recptor e joga nos pino 3 desse 567?

Aqui ta melhor a imagem

http://www.mrshp.hpg.ig.com.br/ele/files/cont009.gif

Postado

2n2222 pra pegar o sinal dos 10mw joga ele em um 2n3866 e depois joga em dois 2n3553 em push pull na saida.

bom te garanto um 4W kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

se quiser faço um desenho aqui . mais não me responsabilizo por danos causados.

por mau uso do mesmo .

forte abraço . pode usar também sem os 2n3553 . mais mais como vocês querem potencia rs

vai ter potencia

Postado

O amplificador seria Classe C tem que tomar cuidado com restrições legais mas teoricamente 1W já teria um belo alcance @ 430MHz.

http://ave.dee.isep.ipp.pt/~ssantos/RAPP/AulasLaboratorio/Amplificador%20classe%20C.htm

O LM567 é um lixo, qualquer harmônica ou até mesmo um desses controles de portão o seu avião iria reconhecer como comando, quem sabe o vizinho não derruba seu avião quando for abrir a garagem :D

Use 2 microcontroladores, envia os comandos de forma serial e de preferência com CRC para evitar que o avião aceite qualquer comando. ;)

PS: O transistor tem que ter ganho na frequência que você vai trabalhar é claro, então escolha bem =P

Postado

E aí!:D

Bacana o assunto, alguem poderia me informar um site de Radio amadorismo ou de circuitos eletronicas p/ robotica, pretendo fazer algo relaconado a Robotica, nao a aeromodelos.

O mais semelhante que consegui foi de um carrinho de controle remoto, mas nao tem funcoes suficientes(só 3 funcoes).

Grato, Nickolas

Postado

so completando sobre os pdf do transmisor e receptor tenho aqui controle que uso os chip ht6p que da dois canal, que depois olhando o datsheet dele dava para colocar dois diodo no pino 1e 2 formando um terceiro canal.

Pode ser que com esse ht12 de para aumentar mais 2 canal desse modo

Postado

Bom eu fiz um controle usando os pares TX e Rx e os pares MC145026/27.

porém adicionei outro 145027 em conjunto com um 4051 mais um L293E, que é um CI excelente de ponte H. A vantágem do meu controle é que tenho duas direções para os motores e mais um controle PWM com 8 velocidades para um dos motores. Funcionou legal! Agora trabalho em outro no mesmo segmento porém usando MCU. Mas nada impede de ser feito com os mesmo pares mais um 555 gerando o controle de posição do servo. Qualquer coisa eu posto o diagrama para vocês, porém não sei quando, talvez amanha ou segunda.

Postado

Me surgiu uma duvida nesses pdf que o amigo ai posto tem um trasmisor e recptor onde a saida dele sao ligado a trasistor para acionar um rele?

essa saida selecionada no transmisor a 1 por exempo ficara ela energizado no sentido de liga/desliga ou ficara apenas pulso?

tenho aqui comigo um esquema da revista eletronica total com o mesmo ht12e e ht12d onde sao ligados a um 74ls139n e a 2 cd4013 para funcionarem a liga/desliga!

• mês depois...
Postado

Algum amigo deste forum poderia me dizer como devo ou o que devo fazer para acionar um ckto. de luzes de navegação num aeromodelo, através do rádio controle.

Muito obrigado a quem puder me ajudar.

Marcelo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!