Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Eu prefiro tentar com peltier justamente por isso, um compressor ligando a cada 3 minutos acaba com um dos motivos do water cooler, peltier só teria o barulho dos fans, é claro que cada pastilha gasta la seus 5~15 amperes (dependendo do modelo), mas ganha pelo silencio, eu acho que umas 2 ou 3 pastilhas dariam conta( veja no cas odo V10 que tem um sensor para ela não ficar ligada direta, senão condensa)

sim... com um termostato para ligar e desligar aí eu já acho um projeto interessante... com isso seria um projeto que já gastaria um pouco menos de energia por não ficar o tempo todo ligado, o que se diferenciaria do compressor em mais um ponto que seria na conta de energia, se bem que se for pensar que quem vai trabalhar com um sistema um pouco mais agressivo de resfriamento está também pensando em um bom over e consequentemente um maior consumo de energia do sistema....

bom mas é apenas especulação minha né!? cada um faz o que quer... hehehe...

Postado
sim... com um termostato para ligar e desligar aí eu já acho um projeto interessante... com isso seria um projeto que já gastaria um pouco menos de energia por não ficar o tempo todo ligado, o que se diferenciaria do compressor em mais um ponto que seria na conta de energia, se bem que se for pensar que quem vai trabalhar com um sistema um pouco mais agressivo de resfriamento está também pensando em um bom over e consequentemente um já maior consumo de energia do sistema....

bom mas é apenas especulação minha né!? cada um faz o que quer... hehehe...

Mais fala serio um negocio com barulho de geladeira ligando a cada 3 mnutos deve enche o saco, você ta a noite la tranquilo e do nada parece que ta caindo a casa[Modo exagero - On]

a não ser que ou coloque do lado de fora de casa, ou isole bem o lugar que ele fica é algo que eu não queria

Postado

Existem excelentes chillers hybridos como sao chamados (trabalhao em uma temperatura proxima ou igual a do ambiente e nao em sub-zero) que nao necessitao de um isolamento ou blocos especiais, apesar do risco de condencacao ainda existir. O barulho deve com certeza existir e isso nao deve ser deixado de lado, no meu caso acho que seria um grande problema, mas os resultados com o uso de um deles normalmente 'e muito bom.

Postado
mas eu ainda acho que o barulho gerado será um tanto incômodo, ao ver mais pelo horário de uso, claro que se usar durante o dia em uma região mais barulhenta ele pode até acabar passando desapercebido...

apenas pensamentos meus...

e como também ele pode alcançar temperaturas sub ambientes é preciso pensar na questão de que há de se fazer um bom isolamento para evitar a "marvada" condensação...

e mais um ponto, aqui o chiller em discussão vai ser para resfriar a água correto!? ele não vai ser usado pra resfriar diretamente os blocos ou estou equivocado imprimido?

Quanto a barulho é só isolar, resfriar a água a 12ºC, dificilmente vai condensar. Esse diferencial de temperatura será útil em dias quentes. Com o termostato evita acionar muito em dias frios.

Postado
Quanto a barulho é só isolar, resfriar a água a 12ºC, dificilmente vai condensar. Esse diferencial de temperatura será útil em dias quentes. Com o termostato evita acionar muito em dias frios.
Qual é a diferença de temperatura necessária pra começar a condensação?

Baruto realmente não tem problema pra quem usa fone de ouvido (como eu).

mas não só por conta do barulho, acho que devem existir motores menores que fazem barulho proporcional ao tamanho... tipo imagina a diferença de um motor para refrigerar um geladeira-dupla-freezer-delegoautomático-frostfree-freuderaça... e uma de frigobar ou melhor daquelas adegas de vinhos climatizadas que nem chegam a ficar menos de 15ºC, eu acho que dependendo pode ser uma excelente ideia sim... agora quanto ao isolamento eu já vou ficar devendo uma solução, mas eu penso em uma caixa de madeira revestida com isopor, não sei se ele é bom isolante acústico, ou aquela espuma expansível... pelo lado de dentro e quem sabe um pintura bem caprichada... e precisa levar em conta o calor gerado pelo motor...

Postado

mas a maioria das adegas usa usa peltier, por isso não gera arulho e tambem não passa de 12~~15 graus (prescissa??, essa é a temperatura que um vinho prescissa)

Postado
mas a maioria das adegas usa usa peltier, por isso não gera arulho e tambem não passa de 12~~15 graus (prescissa??, essa é a temperatura que um vinho prescissa)

Negativo, se aqui no Sul que é mais frio não usam peltier, nos outros estado que é mais quente peltier não dá conta.

Postado
Negativo, se aqui no Sul que é mais frio não usam peltier, nos outros estado que é mais quente peltier não dá conta.

pois é eu ia dizer isso sobre as pastilhas... eu não vi nenhuma adega que use pastilhas, já vi bebedouros de menor porte a utilizarem, nem bebedouros de médio eu ainda vi utilizar, os do meu serviço são todos com compressor...

agora se você tiver algum aí que nas especificações diz que usa as pastilhas manda ai que eu qro dar uma olhada, até mesmo porque deve ser mais barato que as que usam motor... ai eu compro uma pra mim...

Postado
pois é eu ia dizer isso sobre as pastilhas... eu não vi nenhuma adega que use pastilhas, já vi bebedouros de menor porte a utilizarem, nem bebedouros de médio eu ainda vi utilizar, os do meu serviço são todos com compressor...

agora se você tiver algum aí que nas especificações diz que usa as pastilhas manda ai que eu qro dar uma olhada, até mesmo porque deve ser mais barato que as que usam motor... ai eu compro uma pra mim...

As adegas mais modernas usam compressor refrigerando mistira de alcool + água, mesmo sistema de impressoras off-set. Visitei uma vinícula.... na serra gaúcha.

Postado
As adegas mais modernas usam compressor refrigerando mistira de alcool + água, mesmo sistema de impressoras off-set. Visitei uma vinícula.... na serra gaúcha.

pois é bom mesmo essa mistura que eu estou pensando em utilizar no meu WC, finalmente eu to conseguindo dar uma avançada nas peças para poder terminar de montar...

mas eu acho que vou acabar banhando as peças com níquel por dentro e utilizar álcool, estou na dúvida por qual tipo, eu estou pensando no isopropílico, etanol e etílico (há diferença ente os dois últimos ou são os mesmos?

Postado

Marockosu, na química, é de costume da varios nomes à mesma substância, Etanol e "etilico"(certo seria alcool etilico) são exatamente a mesma coisa Ch3-Ch2-OH

ja o alcool isopropilico ou isopropanol é Ch3-Ch(OH)-Ch3.

sei que o alcool pouco hidratado (que tem GLº alto, ou pouca água em sua solução) tem poder ressecante um pouco elevado, podendo com o tempo danificar as mangueiras do water cooler bem como a sua bomba, mas esse tempo vai depender muito do material, alguns são mais suceptiveis que outros.

Eu não usaria alcool no meu sistema, pois teria que ficar repondo com bastante frequência ja que ele é mais volatil que a água.

Postado
Marockosu, na química, é de costume da varios nomes à mesma substância, Etanol e "etilico"(certo seria alcool etilico) são exatamente a mesma coisa Ch3-Ch2-OH

sei que o alcool pouco hidratado (que tem GLº alto, ou pouca água em sua solução) tem poder ressecante um pouco elevado, podendo com o tempo danificar as mangueiras do water cooler bem como a sua bomba, mas esse tempo vai depender muito do material, alguns são mais suceptiveis que outros.

Eu não usaria alcool no meu sistema, pois teria que ficar repondo com bastante frequência ja que ele é mais volatil que a água.

mas mesmo ele sendo mais volátil... o sistema seria fechado, acho que no máximo o ar que ficaria seria das bolhas do sistema lá no reservatório... eu to pensando em utilizar mangueiras das que resistem a ataques químicos...

Postado
mas mesmo ele sendo mais volátil... o sistema seria fechado, acho que no máximo o ar que ficaria seria das bolhas do sistema lá no reservatório... eu to pensando em utilizar mangueiras das que resistem a ataques químicos...

Se não tiver ar dentro não dá bolha, e tem um segredinho meu, eu coloco a bomba sugando depois do block ligado no block com cano rigido de cobre, assim uma pequena pressão negativa se forma e baixa a temperatura... Antes do block pode ser mangueira. Experimentem, dá ganho com alcool isopr. 40% + água destilada com esse esquema. Entre o block e a bomba não pode ser mangueira flexivel pois ela cede e perde a pressão negativa. Dizem que amonia seria melhor para explorar a dif de pressão, mas não testei, usei alcool porque esse amigo meu quer acrescentar um segundo radiador, ficando o esquema assim:

Bloco - cano de cobre - bomba - radiador agua/ar(pré-resfriamento) 1L/ar - radiador agua/agua 1L/1L(pré-resfriamento)- Sistema com compressor de bedouro de 80w regulado por sensores e controlador de piscina acionado a -20ºC em relação ao ambiente e depois volta pro bloco.

* O tanque agua/agua terá um radiador de no max 1 litro dentro de uma caixa de aluminio, vou fixar diversos dissipadores de aluminio sem ventiladores nele, tenho uns 30 descartados aqui.

*Na refrigeração com compressor a água já entra em temperatura ambiente, ele quer regulado por diferencial de temperatura para no inverno fazer teste de Over. Eu já prefiro termostato regulado em 12ºC.

Mas penso em testar com liquido mais sensível a pressão usando apenas bomba de 120wats da seguinte forma.

bloco -cano de cobre(qto mais curto melhor) - bomba - cano de cobre - radiador - mangueira de boracha - bloco.

Terei de usar mangueiras e canos, senão perco o benefício da pressão negativa. Não pode ser flexivel antes da bomba.

Postado

Alcool isopropilico misturado com água não danifica bomba, tem máquias rodando a 20 anos rodando com bomba original...

Por causa do resecamento se usa 40% alcool e 60% água sanando o ressecamento de borracha. A vantagem da mistura é evitar o congelamento se você quiser trabalhar em subzero com um sistema fechado.

Postado
Alcool isopropilico misturado com água não danifica bomba, tem máquias rodando a 20 anos rodando com bomba original...

Por causa do resecamento se usa 40% alcool e 60% água sanando o ressecamento de borracha. A vantagem da mistura é evitar o congelamento se você quiser trabalhar em subzero com um sistema fechado.

eu disse que dependendo do material a dano sim, mesmo havendo um % relativamente alto de água, com uso a longo prazo. ;)

Postado

Mas já não existem bons aditivos, próprios para wc, para evitar este problema (congelamento)?

Postado
Mas já não existem bons aditivos, próprios para wc, para evitar este problema (congelamento)?

sim panela, há vários aditivos e também coolants(?) prontos com as mais diversas característica, alguns tem resistência a algas, outros a corrosão, outros tem reagentes UV, outros coloridos e por aí vai até ao gosto do freguês...

Postado
sim panela, há vários aditivos e também coolants(?) prontos com as mais diversas característica, alguns tem resistência a algas, outros a corrosão, outros tem reagentes UV, outros coloridos e por aí vai até ao gosto do freguês...

Correto, o que não estou entendendo é qual será a vantagem de se usar álcool + água ao invés de usar apenas água + aditivo?

Abraço.

Postado
Correto, o que não estou entendendo é qual será a vantagem de se usar álcool + água ao invés de usar apenas água + aditivo?

Abraço.

Exatamente, também não entendi...

Se já existe o produto pronto, e que foi especialmente criado para isso, e até dá uma cor legal pro líquido fica a pergunta: pra quê você vai colocar álcool nesse negócio? :confused:

Mas o WC é seu né. Faça como achar melhor. ^_^

PS: os coolantes da Corsair são bons?

Postado
Exatamente, também não entendi...

Se já existe o produto pronto, e que foi especialmente criado para isso, e até dá uma cor legal pro líquido fica a pergunta: pra quê você vai colocar álcool nesse negócio? :confused:

Mas o WC é seu né. Faça como achar melhor. ^_^

PS: os coolantes da Corsair são bons?

ah sei lá... eu tenho muito da questão de personalização.. sabe aquele "do it yourself" as vezes eu exagero ^^... e também penso eu que ficará mais barato... e outra também é uma opção a mais de uso

já quanto a qualidade dos coolants eu vou ficar devendo, acho que o Beto pode dar melhores opiniões

Postado

hi Xineis, a Corsair pelas informações que eu tenho atualmente nao "vende" coolante para water cooler, o coolante que ela utiliza no H5O deve ser fornecido por algum outro fabricante e por isso com certeza deve ser segredo industrial e ela nao deve revelar com facilidade, valeu.

Postado

entendi...

Certo, eu devo ter me confundido. Mas eu jurava que era da Corsair.

Sendo assim, eu acho que já fizeram essa pergunta, lá vai: como a gente entrou nesse assunto mais uma vez, quais seriam os melhores coolants no mercado atualmente?

Feser One, PrimoChill, Swiftech...

Valeu Beto!

O marockosu, eu entendo sua posição, mas mesmo assim, em questão de praticidade, eu ficaria com um coolant pronto. Eles são fabricados justamente para isso, e possuem propriedades não condutivas.

Os Feser ONE por exemplo conduzem praticamente nenhuma corrente elétrica, pois há vários relatos de derramamento no Pc enquanto funcionava e não estragou.

Postado

sim... é uma questão a se pensar também... mas eu penso em usar água destilada/desmineralizada que também não é condutiva... agora quanto ao álcool eu já não sei se ele vai conduzir eletricidade... mas é coisa para o futuro...

e também eu não sei como anda os preços dos coolants, mas quando eu dei uma olhada a uns meses atrás eu não gostei dos preços não... hehehe

Postado
sim... é uma questão a se pensar também... mas eu penso em usar água destilada/desmineralizada que também não é condutiva... agora quanto ao álcool eu já não sei se ele vai conduzir eletricidade... mas é coisa para o futuro...

e também eu não sei como anda os preços dos coolants, mas quando eu dei uma olhada a uns meses atrás eu não gostei dos preços não... hehehe

De uma olhada nos aditivos da OverBR, apesar de nunca ter visto um teste feito por algum usuário creio que seja de qualidade e que não custem muito..

liquido013(Medium).jpg

Dando uma pesquisada nos aditivos fiquei com uma duvida, o Swiftech HydrX é reagente uv (verde)?

Abraço.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!