Ir ao conteúdo

A memória pode limitar o OC do CPU? Dificuldades no BIOS

Allangb123

Posts recomendados

Postado

Comprei uma mobo Gigabyte GA-P43-ES3G e meu cpu (E2160 1.8Ghz) não passa do 2.7 Ghz 300x9 e estou achando que é a memória, não estou conseguindo configurar direito ela. As memórias são 2 Kingston DDR2 800 - KVR800D2N6/1G. Achei confuso as configurações que tem na BIOS mas sempre tentei deixar o frequencia da memoria a 800 Mhz, mas mesmo assim o Over n da certo, da erro no boot, por exemplo já tentei colocar 400x8 no CPU e memoria em 800 mas da erro no boot, 333x9 passa da janela do boot mas não inicia o Windows Vista. E quando eu coloco um número que não seja o padrão (tipo 300,333,400) na cpu da erro no boot também, por exemplo, tentei colocar nos 350 mas não consigo fixar nos 800 mhz da memoria, e se colocar 700 mhz da erro no boot...

Tenhos umas fotos do Setup:

cimg4583.th.jpg

cimg4586.th.jpg

Meu CPU mesmo com OC de 2.7 não passa dos 40 graus, em média 35, por isso queria aumentar mais pois estou tendo gargalo na placa de video...

É a memória que está limitando o OC? ou estou configurando errado?:unsure:

Postado

Cara, para ter certeza que não é memória, o ideal seria ainda aumentar as latências dela, quais são em stock? A tensão das memórias que você tá usando é a tensão normal delas?

Pode ser limitação da mobo, ou do próprio cpu. Você pode também tentar aumentar o MCH Strap.

Outra opção é colocar o multiplicador do cpu e ir aumentando o FSB, para ver até onde sua placa chega.

E mais importante, e bem provável dependendo da sua resposta, em quanto está o vcore?

Abraços.

Postado

o Vcore stock é 1,325 em 2.7 ghz rodava normal mas aumentei um pouco pra n ter problemas de estabilidade, aumentei para 1,33125. nas over que eu tentei de 400x9 e 400x8 tinha aumentado o Vcore pra 1,34 mas também não deu...

Sobre as memorias, eu deixei as latencias stocks, vou tentar aumentar agora daqui a pouco falo o resultado.

Postado

Cara, você tá fazendo tudo muito rápido na frequência da cpu e tudo muito devagar na tensão a mesma. Vai com calma. Em stock ele é 200x9, você chegou até 300x9, excelente over de 50%! Com vcore quase stock!

Agora vai aumentando de 10 em 10 o FSB.

Se 310x9 não entrou, aumente o vcore até entrar. Você pode tentar também aumentar o vFSB. Tem que ter calma, não adianta.

Abraços.

Postado

Consegui colocar 350x8 aumentando a latencia da memória, tipo é que eu dei umas pesquisadas, tem gente q usa esse E2160 acima dos 3000 mhz de boa...

Vou fazer isso que você falou cadupradoo,irei testar com mais calma valeu.

Alguem poderia me explicar o que é MCH? e os multiplicadores 2.66C q não entendi também.

Postado

Sei que tem muita gente fazendo over absurdo com esse processador, entre outros. Eu mesmo tenho um E4400 que não chega perto dos que os E4300 fazem...

De qualquer maneira, vai com calma, que você chega la ;)

Abraços.

Postado

Poxa nem com 1,5v eu consigo passar dos 3.2ghz, vi fotos de gente com 3.6 e tensão original q é 1,325v oO, to usando 3,04ghz com 1,44v ta chegou a 65 graus no Orthos em 30 minutos, acho q vou deixar assim.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...