Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Neo - Matrix

:. sdl: directx para linux

Recommended Posts

:. SDL: DirectX para Linux

Em relação aos jogos, o Linux está hoje numa situação muito parecida com a dos Windows 95 logo depois de seu lançamento: como não existia nenhuma interface para desenvolvimento de jogos, os programadores continuavam desenvolvendo títulos para MS-DOS, apenas tentando torná-los acessíveis no Windows. Para Windows mesmo só existiam jogos simples, de cartas e tabuleiro.

O Linux está numa situação parecida. Como não dispõe de nada parecido com o DirectX, existem poucos jogos elaborados que rodam nativamente no Linux. Os grandes títulos, como o The Sims, Counter Strike, Diablo II, etc. rodam via emulação, enquanto alguns outros se agarram no Open GL.

O WineX, uma versão aprimorada do Wine que suporta as extensões utilizadas pelo DirectX e consequentemente os jogos que o utilizam, já está em estágio avançado de desenvolvimento e dentro de pouco tempo será capaz de rodar quase todos os jogos for Windows, embora quase sempre com perda de velocidade. É através dele que os títulos listados no link http://www.transgaming.com/dogames....owall=1 já rodam.

O projeto SDL, liderado por Sam Lantinga segue um caminho diferente, o de desenvolver uma interface semelhante ao DirectX, que permita o aparecimento de jogos nativos para o Linux. O SDL também está em estágio avançado de desenvolvimento e poderá dar bons frutos em breve, trazendo uma nova safra de jogos para Linux, tanto comerciais quanto open source.

http://firingsquad.gamers.com/features/linuxsdl/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×