Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com sistema de controle


Rodrigo Flister

Posts recomendados

Estou projetando um sistema que precisa realizar a seguinte função:

Tenho um sinal de clock de 1s, que depois de um ação do operador ele passa a ficar em 1 constante.

O circuito deve fazer seguinte.

Ficar em 0 enquanto tiver o clock de 1s, e quando ele estiver em 1 constante deve ter 1 constante na saída.

Tentei usar um 555 configurado para um tempo de 1,5s e colocando o CK no reset do CI, porém quando o clock ficava em 1 constante e o 555 passava a gerar um clock agora com um toff muito pequeno, mas que atrapalha meu sistema.

Tentei usar um temporizador com AOP mas o que eu conhecia não me atendeu, assim achei melhor procurar no vasto mar de conhecimento dos membros do Fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Deve fazer um monoestável redisparável com tempo superior a 1 segundo e inverter a saída.

O próprio 555 pode fazer isto, mas deve inverter a saída para que fique em 1 quando não há disparo (clock na entrada) , que deve ser feito pelo pino 2.

Para tornar o 555 redisparável tem que ligar um transistor PNP descarregando o capacitor de tempo. O coletor vai ao GND, o emissor vai ao pino 6 e 7 e a base vai ao pino 2, com resistor de base.

Uma solução mais simples é usar monoestáveis como CD4528 ou CD4538.

http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/270/109616_DS.pdf

Ele já tem saída complementar e pode ser disparado por borda de descida ou subida.

post-163362-13884951257413_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!