Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler- Redundante


Nocyvo

Posts recomendados

Estou iniciando um projeto de WC com redundância em AC, ou seja, será um watercooler trabalhando em paralelo com um aircooler (cooler padrão).

Mas qual a necessidade disso?

Simples:

Aqui onde moro no verão faz um calor que pode chegar tranquilamente aos 30º. Nesse verão as temperaturas aque provavelmente chegaram a uns 33º.

Minha VGA, uma XFX 8600GT XXX de 54º no uso normal chegou aos 58º sem o mínimo de esforço, intão esse WC redundante será mais para mante-la mais fresca de "Clodovil em pleno inverno do sul, na Lagoa dos Patos numa brisa ao cair da tarde".

Controversiamente, no inverno aqui literalmente gela. Não tendo a necessidade de um WC ligado 24 hrs , o aircooler continuaria ligado fazendo o seu trabalho normalmente.

Vantagens:

Resfriamento mais eficaz na área de uso.

Desvantagens:

Perda de mais um slot PCI(resfriação da VGA). Porém é coisa de estudo para que isso não vá ocorrer.

Componentes:

Como radiador, usarei um condensador de freezer. Tamanho e eficácia e facilidade de encontrar um me fizeram pensar nisso. Minha ideia inicial era um radiador de moto, porém o preço não seria tão convidativo.

Desenho do esquema:

Apesar de nele não conter a VGA, ela é a maior razão para isso.

WC-Esquema.jpg

Condensador:

Em estado bruto sem nenhuma limpeza.

16042009788.jpg

16042009789.jpg

Já com a chapa lateral colocada e marcada para as 2 ventoinhas de 120mm

6.jpg

Com uma chapa perfurada no outro lado combinando com o meu Kollossus.

5.jpg

Detalhe da chapa perfurada

4-1.jpg

Acabamento da chapa com burracha U

3-1.jpg

2-5.jpg

Cooler usado na VGA, será bem usado na adaptação para o WC.

vcrhc_bview_2.jpg

Cooler usado no CPU

coler3.jpg

Em ambos os casos, usarei adaptadores para usarem em conjunto com o WC, assim não irei perde-los em caso de não dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuação:

Uma foto do meu Kollossus para vocês terem uma ideia e até ajudarem no projeto.

lateralcomgrade.jpg

No momento o projeto esta meio parado por que na loja de materiais esta em falta o cobre, como não conheço outro metal que melhor absorve o calor vou esperar.

Maquinário para fazer o bloco tenho em casa.

São 2 tornos 1 plaina, 1 furadeira de bancada, lixadeira e máquina de solda.

Aguardo ideia.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um condensador menor e com um ventilador mais possante, ele mede 21.3/12,5, segue as fotos abaixo.

4-3.jpg

3-3.jpg

2-7.jpg

1-7.jpg

Esse suporte do ventilador veio bastante a calhar porque eu posso colocar ele aparafusando na lateral perfurada do meu gabinete pegando o ar frio externo para ajudar a resfriar a água

Ficando assim:

GabinetecomWC-R.jpg

Minha dúvida é se eu poderia coloca um ventilador desse tamanho dentro do gabinete sem estragar os componentes como HD e leitores de DVD por causa de seu magnetismo.

Alguém sabe se da interferência?

Ele trabalha em 110v.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixx....

Primeira pessoa que fala isso sobre um WC.

Talvez seja o projeto mal feito.

Nesse caso aqui no mínimo vai ficar uns 10 graus abaixo pelo menos

Um WC tem a limitação de ficar na temperatura da agua... Se você utilizar só um radiador com fans pra resfriar a agua, você vai ter agua na temperatura ambiente.

Resfriar a agua o suficiente pra resfriar os componentes até abaixo da temp ambiente sem provocar condensação é chato... você vai ter muito trabalho pra fazer isso, e nesse caso recomendo que procure outra forma de ajudar a troca de calor no radiador... Fans são limitados a temp ambiente, talvez umas peltiers ou algo do tipo ajude, mas ai tem chance de condensar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bão...

Um processador que geralmente fica na casa dos 47 graus, cair pra uma temperatura ambiente que gira em torno de 30, isso com um baita calor, é um ganho enorme você não acha?

Supomos que não caia tanto e fique lá pelos 35, já é uma ajuda.

Uma placa de vídeo que fica sempre a uns 50 graus em dias frescos, baixando pra 40 em dias quentes é um excelente ganho, certo?

Minha intenção é essa.

Se eu quisesse congelar ambos, faria um chiller que com certeza dexaria os 2 bem afrescalhados rsrs

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh claro, você vai chegar proximo da temp ambiente nos 2...

Eu entendi no outro post q você iria chegar 10º abaixo da temp ambiente...

Mas tipo, um WC bem feito faz todos os componentes ficarem na temp ambiente(sem oc). O air cooler nesse caso não ajudaria em nada...

Foi isso q eu pensei quando montei meu WC e pensei em adaptar um cooler box no block...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode colocar esse ventilador dentro do pc mesmo, o campo magnético dele não afetará nada não, agora me fala ai ele é silencioso? Dei uma olhada nas fotos e é o mesmo motor usado nos pressurizadores da lorenzetti nos chuveiros e o mesmo usado em algumas bombas de máquinas de lavar roupa.

Tenho dois fans de 120mm 220v no meu e parece um avião, até estão desligados agora no inverno.

Eu tenho uma ideia, mas acho que vai condensar, queria usar o sistema daqueles filtros de água da marca Latina que devem usar peltier e dos grandes, pelo que eu vi dentro dele, to pra pegar um desses em um rolo e to loco pra desmontar, já que o filtro dele não presta mesmo e usar esse peltier e o baita cooler de aluminio para testes, será que alguém já fez com esse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara nunca vi não mas se for desses bebedouros que gelam a água isso é chamado chiller se não me engano, e quando bem usado o PC fica mas fresco que clodovil com gripe

Mas esse ventilador não faz tanto barulho qnt parece, mas é ainda um caso a pensar em colocar ele com 110 volts. acho meio perigoso, só que to sem cobre e a empresa que vende peças de metal aqui esta sem no estoque.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode colocar esse ventilador dentro do pc mesmo, o campo magnético dele não afetará nada não, agora me fala ai ele é silencioso? Dei uma olhada nas fotos e é o mesmo motor usado nos pressurizadores da lorenzetti nos chuveiros e o mesmo usado em algumas bombas de máquinas de lavar roupa.

Tenho dois fans de 120mm 220v no meu e parece um avião, até estão desligados agora no inverno.

Eu tenho uma ideia, mas acho que vai condensar, queria usar o sistema daqueles filtros de água da marca Latina que devem usar peltier e dos grandes, pelo que eu vi dentro dele, to pra pegar um desses em um rolo e to loco pra desmontar, já que o filtro dele não presta mesmo e usar esse peltier e o baita cooler de aluminio para testes, será que alguém já fez com esse?

Como o amigo ai falou, se chama chiller, pois costuma esfriar bem mais do que a temperatura ambiente. Chillers condensam.. Mas existem técnicas pra prevenir condensação... Já li sobre algumas mangueiras anti condensação e coisa assim, o ideial pra montar isso seria procurar por gente que já fez chillers e ver que materiais foram usados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!