Ir ao conteúdo

1GB DDr2 533 + 2GB DDr2 667 = Dual Channel funciona ? Chipset Intel SIM!

padilhadim

Posts recomendados

Postado

Vamos acabar com essa discussão, Dual channel só funciona com memórias de mesmo tamanho e modelo, de preferência se for fazer dual channel compre a quantidade desejada no mesmo dia, oks?

Abraços.

----------------------------------------------------------------------

O Flex Mode a qual o nosso amigo anjoed se referiu não é 100% confiável, mesmo sabendo que pode acontecer. Somente com placas Intel pode se testar isso, mas o método anterior que me referi é 100% correto. Oks?

Abraços.

• Membro VIP
Postado
Vamos acabar com essa discussão, Dual channel só funciona com memórias de mesmo tamanho e modelo, de preferência se for fazer dual channel compre a quantidade desejada no mesmo dia, oks?

Abraços.

----------------------------------------------------------------------

O Flex Mode a qual o nosso amigo anjoed se referiu não é 100% confiável, mesmo sabendo que pode acontecer. Somente com placas Intel pode se testar isso, mas o método anterior que me referi é 100% correto. Oks?

Abraços.

Por isso, o GT fez um artigo falando disto. A Intel é o única fabricante de chipset que possui essa capacidade e, mesmo assim, não são todos que funcionam desta maneira, sem contar que, os que suportam, não informam corretamente do recurso. No entanto, esse modo Flex Mode existe e é muito importante deixar claro como funciona e em quais chipsets está disponível.

Postado
Não, você está errado. A técnica dual channel é necessário ser uma memória igual para funcionar, a própria técnica exige uma memória de mesmo tamanho para realizar o endereçamento correto.

Leia e pesquise antes de passar esse tipo de informação errada.-_-

Concordo. Para utilizar dual channel é preciso ter memórias idênticas para que o mesmo ocorra. Essas memórias podem ser encontradas no mercado, vendidas em kits de 2 unidades, com a mesma frequência e tamanho.

• Membro VIP
Postado
Tô entrando de bico, mas é o seguinte.

Tenho uma placa-mãe igual ao colega, a P5GC-MX e a mesma habilita o modo Flex mode com qualquer memória DDR2, seja 400, 533 ou 667MHZ.

Agora estou usando apenas 1 de 2GB 667, mas testei com 1 de 256MB 533MHz Titan e habilitou de boa, mas o clock foi para 533MHz e 2.25GB. Desliguei a opção Auto clock, coloquei em 667 e rodou normalmente(claro que a de 256Mb ficou em over). Coloquei uma Samsung de 512 667 5-5-5-12 com a minha Markvision 5-5-5-15 e TB rodou de boa.

No Post mostra Dual Channel Asymmetric.(acho que escreve assim)

Em programas como Everest e CPU-Z foi mostrado o modo Dual Channel, inclusive com um leve aumento na pontuação.

O site da Asus diz que placa só suporta 2GB 533MHz, mas aqui roda com 2.5 em 667.

Acho que a asus está gagá.

Só não estou usando porque emprestei as memórias.

Falou.

Ps: Só para completar, funcionou assim na minha antiga Gigabyte 945Gm-S2 e numa Foxconn lucknow de um colega.

Tens as SS para comprovar ? Assim ficará mais fácil de orientar os colegas.

• Membro VIP
Postado

Ativou ou não o recurso Dual Channel com módulos diferentes? Vamos comentar a partir da prática...

Esse tabu de que é necessário kit de módulos idênticos para ativar o recurso Dual Channel, já faz um bom tempo que foi quebrado. Estamos além dos primeiros chipset que exigiam tal kit para ativar o recurso. (Também existia exceção)

Hoje a “flexibilidade” dos chipset (não todos) para ativar o recurso DC é muito grande. Ficou muito mais fácil ativar/usar o recurso nas placas atuais.

Módulos de memória com frequência diferente, tamanho diferente, timings diferentes, tem possibilidade de ativar o recurso Dual Channel com certa facilidade em vários chipset...

"Notem que usei a palavra possibilidade e possibilidade é uma qualidade do que é possível, mas aquilo que é possível não é necessariamente uma norma."

Acredito que os amigos, deste tópico, montaram Dual Channel com módulos diferentes, até porque, eu mesmo, monto Dual Channel com as mais variadas configurações e combinações e sei que é possível.

Neste momento estou usando o PC em Dual Channel com três módulos de memória, uma de 2GB 667MHz 5-5-5-15 e duas de 512MB 800MHz 5-5-5-18.

Na verdade a gente só conhece o que se pratica.

Abraços.

• 2 semanas depois...
Postado

Da pra fazer dual channel sim, porém a memoria com frequência menor tem que ficar no banco de memória 1 e a mais rapida tem que ficar no banco de memoria 2. se sua placa tem 4 bancos de memoria a mais lenta tem que ficar no banco 1 e a mais rapida no banco 3. testa que da certo.

• Membro VIP
Postado
Da pra fazer dual channel sim, porém a memoria com frequência menor tem que ficar no banco de memória 1 e a mais rapida tem que ficar no banco de memoria 2. se sua placa tem 4 bancos de memoria a mais lenta tem que ficar no banco 1 e a mais rapida no banco 3. testa que da certo.

Não necessariamente.

Os módulos podem ser montados em qualquer arranjo, independente da sequência... O que pode depender de tal sequência é determinado chipset.

Veja.

memria.th.png

Confirmação.

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=577369

Boa sorte.

• mês depois...
Postado

então Ribeirocross a minha resposta foi baseada no pc do meu primo, pois quando Eu coloquei a memória mais rápida no banco de memória 1 e a mais lenta no dois nao deu nem sinal de memória. Só funcionou quando Eu inverti a configuração.

valeu e Falou.

• mês depois...
Postado

Eu ja tinha feito isso a um bom tempo atrás quando tinha uma K7N2-Delta da MSI e um xp2200 da AMD.Eu tinha dois pentes de 256mb ddr333 e um 128mb ddr266, o dual channel já funcionava normalmente, imagina agora com chipsets mais novos...

• 2 meses depois...
Postado

Ressuscitando...

Esse tópico rendeu bastante, de maneira positiva. São opiniões divergentes e o questionamento que nos levam a conhecer o que ainda não está claro.

Obrigado a todos pela ajuda!

Só para concluir... acabei comprando um pente do mesmo fabricante e com as mesmas especificações (DDR2 1gb). Nem sei se o Dual Channel está funcionando! rs

• 10 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!