Ir ao conteúdo

Fonte ou Rede elétrica?

Ricardofrr

Posts recomendados

Postado

Estou com um problema e não consigo identificar. O meu pc desliga sozinho, enquanto eu jogo um jogo pesado, tipo GTA IV ou Gears of war, desliga no sentido que o teclado fica com os leds acesos e tem que desligar da tomada ou na chavinha da fonte pra ligar de novo.

Antigamente eu usava um estabilizador de 1000VA, mas decidi ligar direto na tomada, melhorou bastante, ele demora mais pra desligar, outro fato estranho é que quando tem muito aparelhos ligado de manhã ou a tarde ele desliga mais rápido, enquanto de madrugada, que só tem meu PC ligado eu jogo de boa sem nenhum problema.

Gostaria de uma solução, se eu posso colocar um no-break ou trocar a minha fonte ou alguma outra coisa, para que meu PC não desligue durante os jogos, a minha configuração é da assinatura, com a fonte da C3 Tech 500W.

Postado
Estou com um problema e não consigo identificar. O meu pc desliga sozinho, enquanto eu jogo um jogo pesado, tipo GTA IV ou Gears of war, desliga no sentido que o teclado fica com os leds acesos e tem que desligar da tomada ou na chavinha da fonte pra ligar de novo.

Antigamente eu usava um estabilizador de 1000VA, mas decidi ligar direto na tomada, melhorou bastante, ele demora mais pra desligar, outro fato estranho é que quando tem muito aparelhos ligado de manhã ou a tarde ele desliga mais rápido, enquanto de madrugada, que só tem meu PC ligado eu jogo de boa sem nenhum problema.

Gostaria de uma solução, se eu posso colocar um no-break ou trocar a minha fonte ou alguma outra coisa, para que meu PC não desligue durante os jogos, a minha configuração é da assinatura, com a fonte da C3 Tech 500W.

Há a possibilidade dessa fonte estar sobrecarregada. A própria C3Tech admitiu que suas fontes são rotuladas com 100W a mais que o real, essa ai por exemplo é de 400W, mas a C3Tech afirma que essa potência só é atingida em condições ideais de temperatura, ou seja, 0º. Uma fonte costuma trabalhar em 50º ou mais, nessas condições a fonte deve suportar uns 350W no máximo.

Não adianta comprar nobreak, estabilizador, módulo isolador nem nada do gênero, isso não vai resolver em nada o problema, provavelmente agravará.

Devemos verificar as condições da sua instalação elétrica, principalmente ver se a tensão não cai muito em determinados horários. Mas como se comportam os outros aparelhos aí na sua casa? Mais alguma coisa está apresentando problemas?

Provavelmente não, certo?

Provavelmente o problema ai seja sim a fonte, uma fonte de baixa qualidade que deve ter sido estragada mais ainda pelo estabilizador que chegou a usar.

Postado

Qual fonte C3tech está em seu micro?

O consumo de seu micro é de uns 220W no máximo; uma fonte boa de 350W já atenderia com muita folga. A sua fonte só não atende se estiver com problemas ou for muito ruim.

Como o problema é pior quando há outros aparelhos ligados na rede, é bem possível que o problema seja pelo menos parcialmente da sua instalação elétrica ou da própria rede. Tente medir a tensão da rede usando um multímetro na escala 750 V~. Se a tensão cair muito nos horários em que o micro apresenta problemas seria uma boa indicação da causa do problema.

Edit.: desculpe pelo post muito parecido com o seu, Leonardo; foi pura coincidência - enquanto verificava o consumo do micro do Ricardofrr você. respondeu e só vi a sua resposta após postar a minha.

Postado

Eu estava pensando seriamente comprar um no-break, pois minha placa de video é uma Gforce 9600gt e a fonte é de 500w da C3Tech, e acho q é o horário mesmo, nem tanto os aparelhos da minha casa, nenhum apresenta funcionamento anormal, tudo leva a crer q é a rede mesmo... hj fiquei até 4 horas da madruga jogando GTA IV)

será q um no break não segura o computador por mais tempo? se for falta de tensão então o no break entra em ação e não deixa o pc desliga ou reiniciar.

Postado
Eu estava pensando seriamente comprar um no-break, pois minha placa de video é uma Gforce 9600gt e a fonte é de 500w da C3Tech, e acho q é o horário mesmo, nem tanto os aparelhos da minha casa, nenhum apresenta funcionamento anormal, tudo leva a crer q é a rede mesmo... hj fiquei até 4 horas da madruga jogando GTA IV)

será q um no break não segura o computador por mais tempo? se for falta de tensão então o no break entra em ação e não deixa o pc desliga ou reiniciar.

Sua rede provavelmente está com a tensão (tensão) a baixo do normal e a fonte de baixa qualidade não está aguentando isso. Para mim tudo leva a crer que é a fonte...

O máximo que o nobreak pode fazer é colocar a alimentação do PC para a bateria. A energia da bateria é finita, dali a uns 15 minutos seu PC todo desliga e o nobreak fica acusando baixa tensão. Pode piorar tudo.

Impossível você querer culpar exclusivamente a rede elétrica se é SÓ o PC que está apresentando problemas.

• Membro VIP
Postado

Definitivamente não. Pioraria tudo.

Saia do achismo e faça um levantamento sério dessa questão energética ai na sua casa. Compre um multímetro, ou tome um emprestado. Não vai custar mais do que 10 a 12 reais. Veja: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90553239-multimetro-digital-multitoc-ferramenta-eletrica-_JM

Dependendo de onde você mora, os camelôs tem a pronta entrega isso dai.

Aprenda a medir, é muito fácil: http://www.youtube.com/user/kit8051

Tome a tensão de sua casa, na tomada do PC e em outra qualquer, da cozinha por exemplo, em diferentes horários, incluindo horas de pico como horas de baixa demanda.

Assim você poderá avaliar se é a tensão de entrada que está atrapalhando sua fonte ou se é ela mesmo se auto-atrapalhando...

Solução alternativa.. Esqueça tudo isso dai e compra uma fonte decente, com PFC ativo, que irá trabalhar de 90VAC a 264 VAC sem pestanejar...

Nesse caso recomendo essa que uso, suficiente para a sua config...

ZM360B-APS

Abraço...

Postado

Isso que o faller falou está correto, mas se caso você fizer as medições e etc e não achar problemas aposte em observar as temperaturas do PC, pois quando você joga de madrugada a temperatura ambiente é bem mais baixa por isso ele não desliga facilmente e uma possível falta de ventilação adequada do gabinete pode causar esses travamentos.

Utilize o programa Everest por exemplo pra fazer esse acompanhamento das temperaturas, acredito que se fosse problema com rede elétrica o pc não travaria apenas em jogos, problemas com a fonte já poderiam ocorrer somente em jogos pois é onde ela é mais solicitada.

Postado
Definitivamente não. Pioraria tudo.

Saia do achismo e faça um levantamento sério dessa questão energética ai na sua casa. Compre um multímetro, ou tome um emprestado. Não vai custar mais do que 10 a 12 reais. Veja: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90553239-multimetro-digital-multitoc-ferramenta-eletrica-_JM

Dependendo de onde você mora, os camelôs tem a pronta entrega isso dai.

Aprenda a medir, é muito fácil: http://www.youtube.com/user/kit8051

Tome a tensão de sua casa, na tomada do PC e em outra qualquer, da cozinha por exemplo, em diferentes horários, incluindo horas de pico como horas de baixa demanda.

Assim você poderá avaliar se é a tensão de entrada que está atrapalhando sua fonte ou se é ela mesmo se auto-atrapalhando...

Solução alternativa.. Esqueça tudo isso dai e compra uma fonte decente, com PFC ativo, que irá trabalhar de 90VAC a 264 VAC sem pestanejar...

Nesse caso recomendo essa que uso, suficiente para a sua config...

ZM360B-APS

Abraço...

Então, eu até tenho um multimetro em casa, só preciso encontra-lo :P

eu compraria um outra fonte, sem problemas, mas eu só preciso ter certeza, pra não comprar algo q não irá resolver meu problema...

Isso que o faller falou está correto, mas se caso você fizer as medições e etc e não achar problemas aposte em observar as temperaturas do PC, pois quando você joga de madrugada a temperatura ambiente é bem mais baixa por isso ele não desliga facilmente e uma possível falta de ventilação adequada do gabinete pode causar esses travamentos.

Utilize o programa Everest por exemplo pra fazer esse acompanhamento das temperaturas, acredito que se fosse problema com rede elétrica o pc não travaria apenas em jogos, problemas com a fonte já poderiam ocorrer somente em jogos pois é onde ela é mais solicitada.

Sua rede provavelmente está com a tensão (tensão) a baixo do normal e a fonte de baixa qualidade não está aguentando isso. Para mim tudo leva a crer que é a fonte...

O máximo que o nobreak pode fazer é colocar a alimentação do PC para a bateria. A energia da bateria é finita, dali a uns 15 minutos seu PC todo desliga e o nobreak fica acusando baixa tensão. Pode piorar tudo.

Impossível você querer culpar exclusivamente a rede elétrica se é SÓ o PC que está apresentando problemas.

a temperatura eu já descartei, pois quando comprei meu pc evi esse problema ele ficava no máximo 45 graus na CPU, mesmo assim comprei dois coolers extras (e já havia um no gabinete) agora a temperatura não passa dos 35º full

de qualquer forma eu farei testes com o multimetro, por favor não fechem esse tópico ainda...

valeu!

Postado

Amigos, boa tarde!

Vale a pena ressaltar a necessidade de se verificar a polaridade da tomada. Se a mesma não está invertida.Na sua casa amigo Ricardorff,com certeza você deve possuir tomadas tri-polares,pois você mencionou que agora liga o micro direto na tomada, verifique se o pino da direita(olhando a tomada de frente) é o fase"positivo+" o da esquerda o neutro"retorno-" e o de baixo o aterramento.Se depois desta verificação continuar o defeito, fica como conselho a troca da fonte por uma com PFC ativo.Abraçõs

Postado

Eu medi com o multimetro, deu 113 volts na tomada do computador, isso em idle, em full e no momento que o pc desliga, todas as tomadas também apresenta o mesmo valor de tensão e ainda na caixa de luz, onde estão os fusiveis...

não sei se essa diferença de 113 para 127 influencia, eu vou testar a tensão de madrugada, embora eu more num bairro residencial, eu acredito q seja alguma interferencia na energia do bairro, se não for isso só pode ser minha fonte mesmo, só vou fazer esse ultimo teste e postarei aqui

Postado

Então, os valores de tensão durante as horas do dia varia de 103 até 116, sendo q os valores mais baixos é entre 12:00 as 22:00, a partir desse horario o valor aumenta, na fonte marca entrada como 115 Volts.

Um fato curioso é q eu desliguei todos os coolers extras (3) e o pc passou a funcionar melhor, no sentido de não desligar, e quando dá algum problema durante o jogo ele reinicia em vez de desarmar, acho q já melhorou bastante...

agora dá pra ter certeza q é a fonte?

qual fonte vocês recomendam pra subtituir a minha C3 Tech 550W?

Postado
Então, os valores de tensão durante as horas do dia varia de 103 até 116, sendo q os valores mais baixos é entre 12:00 as 22:00, a partir desse horario o valor aumenta, na fonte marca entrada como 115 Volts.

Um fato curioso é q eu desliguei todos os coolers extras (3) e o pc passou a funcionar melhor, no sentido de não desligar, e quando dá algum problema durante o jogo ele reinicia em vez de desarmar, acho q já melhorou bastante...

agora dá pra ter certeza q é a fonte?

qual fonte vocês recomendam pra subtituir a minha C3 Tech 550W?

A tensão está normal, não deve ser problema na rede elétrica não.

Recomendo uma dessas:

Zalman 360 APS

Seventeam 400 PAD

Seventeam 380 PAS

Postado

Para você que joga e o seu pc desliga só de dia e a madrugada não.

Olha, pode ser a sua energia. Você já testou a carga da energia??? Caso esteja mínima da normal, você deve ligar para a CELPE 0800-810120. E você manda o técnico vim na sua casa e olhar a sua rede.

Acho que resolvi o seu problema!!

Boa Sorte!:lol::lol::lol::lol:

• Membro VIP
Postado

As tensões AC dai estão normais. Acho é que sua fonte não está aguentando o tirão..

Meça agora que você achou seu multímetro, nos conectores molex a tensão na hora do jogo, naquela hora em que o PC costuma desligar. Meça os 3,3 os 5,0 e os 12 Volts.

• 2 anos depois...
Postado

Acho q resolvi o problema, ontem eu consegui uma fonte velha, porém de 500w reais.

Antes de trocar eu testei com a minha fonte original com o need for speed shift q desligou o pc, então coloquei essa fonte e o mesmo jogo funcionou sem problemas.

Em resumo, o problema era mesmo a fonte, q é de má qualidade, vou ver essas fontes q o leohartmann mencionou, o q era mais estranho era o fato do horario mesmo, sempre entre 19 as 00 que ocasionava o desligamento.

valeu a todos q ajudaram :lol:

• Membro VIP
Postado
Acho q resolvi o problema, ontem eu consegui uma fonte velha, porém de 500w reais.

Antes de trocar eu testei com a minha fonte original com o need for speed shift q desligou o pc, então coloquei essa fonte e o mesmo jogo funcionou sem problemas.

Em resumo, o problema era mesmo a fonte, q é de má qualidade, vou ver essas fontes q o leohartmann mencionou, o q era mais estranho era o fato do horario mesmo, sempre entre 19 as 00 que ocasionava o desligamento.

Parabéns. Deverias ganhar o troféu "Extremo Saco" por esperar 3 anos para botar fora essa porcaria dessa C3Tech.. Pense e pesquise antes de comprar.

Isso é parte da campanha anti-drogas, como essas C3-Tech, Ice Age e outras dezenas de porcarias que por ai proliferam..

Postado

Devo lhe avisar que as fontes recomendadas já não são mais recomendadas.

O mercado de fontes mudou MUITO de 2009 para cá, hoje existem opções bem melhores por preços mais baixos.

Recomendo que poste no tópico Fonte X Configuração para receber recomendações atualizadas.

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...