Ir ao conteúdo

Impressões sobre o Netbook da Proview 81001

Gustavo Polo

Posts recomendados

Postado

Amigos quais as impressões sobre o Netbook da Proview o PC 81001 :confused:

Eu tenho um e ele tem um processador Geode de 500 Mhz, com 512 MB de RAM, podendo ficar com 1 GB, HD de 60 GB e placa de vídeo com 32 MB compartilhado com a RAM. Ele tem ainda Wireless, 2 saídas USB, 1 entrada VGA, Cartão PCMCIA e entrada para rede (RJ 45). Sua bateria aguenta, em média, 2h de uso interrupto. Seu teclado é confortável, apesar de pequeno e seu notepad é bem preciso. Ele vem com Linux, que no meu caso troquei pelo XP e considero que melhorou a performance. Ele roda vídeos sem maiores problemas, toca MP3 sem distorções ou paradas e dá até para jogar, claro jogos bem básicos. Estou satisfeito com o aparelho, é leve, compacto, dá pra levar na pasta de trabalho ou mochila sem chamar atenção, acessa a internet de forma rápida e visualiza as páginas bem e o melhor é o seu preço, no meu caso, custou R$ 998,00 em 10x sem juros.

Em resumo:

Proview Compact PC 81001

Sistema: Ubuntu (configuração de fábrica)

Processador: AMD Geode LX, 500 Mhz

Memória: 512 Mb

Disco rígido: 60 Gb

Tela: 10,2” wide (1.024 x 600)

Conectividade: USB (2), VGA, Ethernet, slot PCMCIA, leitor de cartões SD/MMC, rede sem fio Wi-Fi

Multimídia: 2 alto-falantes, microfone embutido, entradas mic e fone de ouvido

Bateria: energia para 2 horas, em média

Preço: 998,00 reais

Postado

Positivo Mobo M900 Via C7-M 1.2 GHz 512 Mb 4 Gb de HD e tela de 8,9" custa algo em torno de R$ 999,00, ou seja, tela bem menor, Hd com muito menos capacidade e com memória RAM do mesmo tamanho, só vejo vantagem por ter uma webcam de 1.3 Mp e o processador ser um pouco mais rápido. Digo aos senhores, ter um Hd de 4 Gb não dá pra armazenar nada no Netbook e uma tela menor de 10,0" é pra quem tem lupa para ler o que tá na tela, não acho mais Netbook do que o da proview não.

Postado

Sou muito mais um Eee com processador 900MHz/1Gb RAM/20Gb HD pelo mesmo preço que esse... Proview é barebone... E netbook que eu saiba é para acessar a internet e rodar aplicações básicas, se quer HD compra um notebook.

Postado

Cada qual com a sua devida opnião, independente de ser netbook ou notebook um Hd com capacidade é sempre útil. Uma tela de menos de 10" pra mim não consegue abrir as páginas da net direito e mesmo com processadores de texto as letras ficam diminutas...

• Membro VIP
Postado
Cada qual com a sua devida opnião, independente de ser netbook ou notebook um Hd com capacidade é sempre útil. Uma tela de menos de 10" pra mim não consegue abrir as páginas da net direito e mesmo com processadores de texto as letras ficam diminutas...

A diferença é só no tamanho da letra, as duas abrem as páginas de internet da mesma forma. A resolução da tela de 8,9" e da de 10" é a mesma (1024x600). A diferença é parecida entre notebooks de 14" e 12" (ambas com resolução de 1280 x 800).

Pensando em desempenho um Asus EEE PC900 seria uma opção melhor, mas possui teclado menor, tela menor (10 x 8.9) e HD menor (60Gb x 20GB).

Postado

Concordo contigo Carvalhoso, em desempenho talvez o EEPC seja melhor, mas a letrinha da tela de 8,9" é diminuta e um teclado menor que o da proview para quem tem mão grande, simplesmente fica impossível de digitar.

Postado
Concordo contigo Carvalhoso, em desempenho talvez o EEPC seja melhor, mas a letrinha da tela de 8,9" é diminuta e um teclado menor que o da proview para quem tem mão grande, simplesmente fica impossível de digitar.

Eu testei um dos antigos, acho que a tela era 7'', e eu realmente achei que era pequena, mas me impressionei, com resolução de 800x480, ficou totalmente legível, e até grande (as letras).

Postado

Estou tentando comprar uma memória de 1 Gb para o Proview para ver se sua performance melhora, mas tá caro, em média R$ 150,00, ainda tem que instalar na assistência técnica se não perde a garantia. Acredito que com mais memória ram consiga alocar mais memória de vídeo, assim trabalhar folgado nos dois. :D

Em tempo só para instalar a memória na assistência técnica autorizada, eles cobram R$ 60,00, com mais R$ 150,00 da memória, esse upgrade vai sair mais de R$ 200,00 e nem sei se valerá a pena...

Postado

Acho que HD é o de menos, já que hoje em dia, tem os HD's externos, com preços cada vez mais convidativos..

Cada um sabe pra o que usa o seu aparelho, e se pra você serve, então não há do que reclamar. Com certeza, a comunidade cresceu com mais um review =)

forte abraço.

Postado

Exatamente fabio_k o meu objetivo não é discutir qual o netbook melhor ou pior é dar oportunidade a que outros colegas do fórum possam ter uma visão geral desse netbook em questão e poder decidir qual a melhor compra, já que dinheiro hoje em dia está difícil. :)

Postado

Essa semana eu coloquei um filme nele e ele rodou bem na configuração original do filme (DVD) quase 4,5 Gb. mas em algumas partes ele dava pequenos engasgos, quase imperceptíveis, acredito que quando trocar a memória para 1 Gb ele para de fazer isso...

Postado

Acho que o problema na execução de filmes em formato DVD se deve ao processador e não a capacidade de memória.

Há pouco li sobre o Atom e que o mesmo não teria recursos para rodar um filme em formato blu-ray. Não sei se é o caso do GEODE ou do VIA.

Postado

Esse netbook realmente me chamou atenção, mas ainda fico receoso quanto a capacidade do processador, será que ele rodaria no XP algo como ragnarok por exemplo? (requer um processador de 300mhz se não me engano) só pra ter uma média da capacidade dele.

também vi o Asus EEE PC900 e fiquei em dúvida entre ambos, porém a capacidade de armazenamento desse Asus é o que me incomoda principalmente é o tamanho da HD e também não me agrada a ideia de utilizar um HD externo, será que o HDdele seria igual do GEODE e substituível?

• Membro VIP
Postado

O HD do Asus EEE PC 900 não é facilmente substituível. Parte dele (4GB) é soldado na placa mãe e os outros 4 é uma plaquinha de expansão.

Postado

sinceramente...nao e o melhor, mas na minha opinião fica acima do Positivo Mobo que é equipado com o processador Via C7 (se e que eu posso chamar isso de processador) eu estive ontem mexendo num desses positivo, e pelo amor de Deus...eles sao umas carroças...

Postado

É acho a grande sacada termina sendo pela portabilidade mesmo, ideal seria um daqueles acer espire, mas provavelmente vão vir pra cá com um preço salgado (não as séries com HD's de 8GB mas sim as com 160 e tal) eles são máquinas bem potentes pra netbooks... esse geode ainda me parece muito bom, mas o processador realmente tem uma capacidade broxante =\ me resta saber se ele rodaria algo do tipo ragnarok sabe ô.o queria ver algum com windows XP pra saber como o bichinho se comporta...

A bateria dele também não me agrada muito, duas horas de duração é pouco... alias, me tirem uma dúvida, essas baterias são tipo padrão? por exemplo, se eu comprar uma de 6 celulas qualquer entra de boa no netbook ou existem específicas?

• 5 semanas depois...
Postado

Ok, comprei esse netbook por 867,90 aqui no rio. Ele é disparadamente o melhor relação custo x benefício. Com tela igual a ele só o Acer one que está por volta de 1.100,00.

Mas como toda flor tem seus espinhos ai vai, alguém teve dificuldade em configurar a rede sem fio desse aparelho quando instalou o windows XP, a do meu simplesmente não é reconhecida.

inté+

Postado

Ok, já sei como ativar a rede sem fio. Foi bobagem minha era só ler o manual (Fn+F2).

Gostei do netbook, ele atende totalmente as minhas expectativas, que aliás são básicas, apenas edição de texto e audio.

Ele instala o XP e roda na boa, dizem que ele roda melhor com o XP do que com o Unbuntu mobile que vem com ele, mas honestamente nem olhei o unbunto, fui logo formatando. Nada contra o sistema do pinguim, até porque eu uso o pinguim no trabalho sem maiores complicações, foi mesmo porque todos diziam que ele roda melhor no XP do que no Linux.

Eu usei um case usb com CD-ROM para instalar, mas há tutoriais por ai ensinando como instalar pelo pendrive.

Eu uso as seguintes aplicações: Broffice (editor de texto, planilha, etc...) Firefox (internet), Thunderbird (e-mail), BSplayer (audio/vídeo), Power DVD (DVD).

Inegavelmente ele demora um pouco para carregar as aplicações, mas depois que carrega tudo roda tranquilo, aliás ele toca vídeos muito bem tanto formato Divx/Xvid como DVDs (imagem montada pelo deamontools).

Realmente é uma compra que vale a pena, a não ser que você queira potencia de ferrari em carcaça de fusquinha, ai eu aconselho o Acer Aspire one D250, mas esse custa R$ 1300,00.

inté+

inté+

• 1 ano depois...
Postado
Essa semana eu coloquei um filme nele e ele rodou bem na configuração original do filme (DVD) quase 4,5 Gb. mas em algumas partes ele dava pequenos engasgos, quase imperceptíveis, acredito que quando trocar a memória para 1 Gb ele para de fazer isso...

Gustavo, expandí a memória dele, mas quando voltou do técnico esta sem função de letras na teclas "u,i,o,p,ç,l,k,j,m..." e, perdí meu manual... gostaria de saber se você sabe como posso "normalizar" as teclas...

grata,

Postado
Gustavo, expandí a memória dele, mas quando voltou do técnico esta sem função de letras na teclas "u,i,o,p,ç,l,k,j,m..." e, perdí meu manual... gostaria de saber se você sabe como posso "normalizar" as teclas...

grata,

você vai no painel de controle em região e idioma e depois em teclados e idiomas (aba) você vai escolher o teclado em Português ABNT 2 que é o padrão para o português do Brasil, exclui o que tava antes e reincia o computer, deve dar tudo certo e as teclas voltarem a funcionar normalmente como antes.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...