Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over em Q6600 + Pk5premium


denisxbr

Posts recomendados

Caros amigos,

Tenho um PC com a seguinte configuração:

C2Q6600 (2.4 Ghz)

P5K premium wifi

4 GB DDR2 Kingston 800

VGA 8800 GT XFX

Fonte zalman 460b-aps

HD Sata II 500GB

HD sata I 300 GB

Gabinete: satellite Xblade com: cooler 80 mm frontal e lateral, cooler 120mm traseiro, cooler box do processador e 2 da placa mãe (pequenos).....

Olhem as temperaturas num dia quente, por volta de 30º na temp. ambiente:

IDLE FULL

MB 41 47 CPU 44 51 núcleos 49-52 57-62 GPU 66 93 ambiente 58 59 memória 44 71

Tenho as seguintes questões:

1- Essa diferença te temperaturas entre CPU e núcleos realmente existe? Qual teve ser levada em consideração? Essas temperaturas são normais para o sistema que estou utilizando?

2- Tentei fazer um over, apenas mudando o FSB de 267 para 334 (o processador trabalhando a 3.0 Ghz). Usei o programa Asus Al suite, mas, de acordo com os dados abaixo relacionados, a velocidade da CPU oscila. Por que? Tentei alterar o clock via setup mas não consegui, por que?

post-43461-13884951348608_thumb.jpg

post-43461-13884951349358_thumb.jpg

post-43461-13884951350029_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

respondendo suas duvidas:

1 - Sim, esta diferença existe, pois existem diodos internos aos cores, e obvio que eles lhe trarão a maior temperatura, e este assunto e polemico, "qual temp considerar?" e você vai encontrar diversas respostas, teorias, e ate mesmo os bla bla bla de sempre!

Eu pesquisei muito sobre isso, no fim fui eu mesmo fazer minha propria tese:

A conclusao que tive foi a de que o Thermal Control nao lida com as temperaturas dos Cores, mas sim a temp da CPU, pois o meu E6300 pode chegar no maximo a 63 graus antes que o thermal Throtle entre em ação reduzindo o clock, eu fiz um teste aqui deixando a rotacao do meu cooler no minimo e apliquei meu overclock maximo (3.2Ghz) no E6300, resultados, Cores chegando a 65 graus e nenhuma redução de clock, a temp da CPU marca sempre cerca de 10 graus a menos, nao consegui atingir a temp limite pelo medidor CPU TEMP, então eu desliguei o Fan do cooler, baixei um pouco o overclock para então 2.5Ghz então a CPU Temp chegou nos 63 graus e comecou oscilar 57~63, o que me pareceu um thermalthrotle ativando a reducao de clock e a temp ficando sempre dentro do limite do processador.

No seu caso, usando cooler stock e se tratando de um Q6600, 40 graus ta dentro da media.

2 - Simplesmente oscila pelo fato de que a opcao C1E está ativa na Bios e a opcao SpeedStep deve estar ativa tb, desta forma quando o processador estiver em modo idle, o clock ficara reduzido, so aumentando para o maximo quando estiver em Full.

Fique atento tb na temp, se ela estiver atingindo os limites o thermalthrotle ira reduzir o clock para evitar danos.

Ao fazer over clock, nunca desative a opcao ThermalControl na Bios, esta opcao e que garante (ou ao menos deve garantir) que o processador nao fique danificado em caso de temps extremas!

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

A temperatura a ser considerada, sempre foi e sempre será, a que é mostrada como as dos CORES/NÚCLEOS, até porque, processador e ou CPU, é a peça e os cores é a parte mais quente e importante dessa peça.

Hoje mesmo estava fazendo over, em um Celeron 420, com a temperatura (mostrada como do processador) em -2ºC (estava usando watercooler e água salgada à -5ºC), mas o CORE estava alto barbaridade, cerca de 25ºC/27ºC com picos bem acima de 35ºC.

Realmente o processador (peça) estava gelado, mas seu núcleo muito quente em relação à peça. Não houve nenhum erro de leitura nas temperaturas, todas eram reais.

Meu processador está com problema e só consegui um bom over com núcleo em 23ºC. Essa discrepância toda mostra que a temperatura mostrada como do processador não tem valor algum para segurança do chip, os CORES sim é que são importantes e devem ser considerados.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

A temperatura a ser considerada, sempre foi e sempre será, a que é mostrada como as dos CORES/NÚCLEOS, até porque, processador e ou CPU, é a peça e os cores é a parte mais quente e importante dessa peça.

Hoje mesmo estava fazendo over, em um Celeron 420, com a temperatura (mostrada como do processador) em -2ºC (estava usando watercooler e água salgada à -5ºC), mas o CORE estava alto barbaridade, cerca de 25ºC/27ºC com picos bem acima de 35ºC.

Realmente o processador (peça) estava gelado, mas seu núcleo muito quente em relação à peça. Não houve nenhum erro de leitura nas temperaturas, todas eram reais.

Meu processador está com problema e só consegui um bom over com núcleo em 23ºC. Essa discrepância toda mostra que a temperatura mostrada como do processador não tem valor algum para segurança do chip, os CORES sim é que são importantes e devem ser considerados.

Abraços.

interessante...

e o que explica então o meu E6300 so entrar em modo throtledown apenas quando a CPU temp chegou em 63 graus???

Pois meus cores chegaram a 65 graus e o processador nao baixou o clock, so baixou quando o CPU temp chegou nos 63!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela dica Paulo!!!!

Apesar das várias teorias encontradas e das pesquisas que você fez, mais o tanto que li por aí podemos concluir O que importa são as temperaturas dos cores!!! Ótimo!!!!!

Olha só o meu sistema hoje (IDLE):

Temperatura ambiente: por volta de 25º

MB: 37º

CPU: 40º

Cores: 43-46

GPU: 63º

Ambiente GPU: 45º

Memória GPU: 54º

Pelo que os amigos estão verificando, a temperatura da MB sempre fica, por volta de 10-12 graus acima da temperatura ambiente. Posso considerar normal, né?

Agora o processador sempre sobe muito.... testei o over do processador em 3.0 Ghz com o OCCT e o teste parou logo nos 3 primeiros minutos. O processador atingiu o limite permitido...... Os amigos verificam, na prática, que o cooler box segura o over do Q6600 em 3.0 Ghz? Qual a temperatura normal esperada desse processador, com esse over?

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela dica Paulo!!!!

Apesar das várias teorias encontradas e das pesquisas que você fez, mais o tanto que li por aí podemos concluir O que importa são as temperaturas dos cores!!! Ótimo!!!!!

Olha só o meu sistema hoje (IDLE):

Temperatura ambiente: por volta de 25º

MB: 37º

CPU: 40º

Cores: 43-46

GPU: 63º

Ambiente GPU: 45º

Memória GPU: 54º

Pelo que os amigos estão verificando, a temperatura da MB sempre fica, por volta de 10-12 graus acima da temperatura ambiente. Posso considerar normal, né?

Agora o processador sempre sobe muito.... testei o over do processador em 3.0 Ghz com o OCCT e o teste parou logo nos 3 primeiros minutos. O processador atingiu o limite permitido...... Os amigos verificam, na prática, que o cooler box segura o over do Q6600 em 3.0 Ghz? Qual a temperatura normal esperada desse processador, com esse over?

Obrigado pela atenção.

cara na boa, eu considero a temp da CPU, ao menos e o que toda placa-mãe informa...independente da marca...ja tive Asus, Gigabyte, MSI...todo igual!

e de qualquer forma a temp dos meus cores nao passam dos 55 graus com meu overclock (E6300 1,86 @ 3GHZ) estou usando um Cooler Zalman!

a temp do chipset da sua placa-mãe, nesse caso, se tratando dessa serie de chips da intel, eles esquentam realmente!

agora seu overclock nao e feito com sucesso por dois motivos:

1 - o mais importante alias, cooler, você usa cooler stock ne (original do processador)!

2 - placa-mãe, embora seja uma excelente placa, me parece que nao permite muito overclock...(e preciso confirmar isso, eu nao tenho certeza, mas ja vi muitos usuarios dessa serie da Asus nao obterem sucesso como esperado em overclocks)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
interessante...

e o que explica então o meu E6300 so entrar em modo throtledown apenas quando a CPU temp chegou em 63 graus???

Pois meus cores chegaram a 65 graus e o processador nao baixou o clock, so baixou quando o CPU temp chegou nos 63!

Olá.

Não é interessante, é lógico amigo.

A temperatura da CPU está mais ligada ao conjunto com a placa mãe que é que gerencia tudo, os núcleos fazem parte da peça (o processador) que é temperatura independente da ligação com a placa mãe. Os núcleos são menos sensíveis que a peça em si.

Se você resfriar muito bem um processador os núcleos ficam mais frios que a peça, porque a peça está ligada a placa mãe, esta é a diferença. Já testou isso?

Se não entendeu, tento explicar de outra forma.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Não é interessante, é lógico amigo.

A temperatura da CPU está mais ligada ao conjunto com a placa mãe que é que gerencia tudo, os núcleos fazem parte da peça (o processador) que é temperatura independente da ligação com a placa mãe. Os núcleos são menos sensíveis que a peça em si.

Se você resfriar muito bem um processador os núcleos ficam mais frios que a peça, porque a peça está ligada a placa mãe, esta é a diferença. Já testou isso?

Se não entendeu, tento explicar de outra forma.

Abraço.

difícil entender...

p/ dizer a verdade nem a Intel fala sobre isso...ja revirei o google procurando por documentação oficial da intel e nao encontrei nda!

Bom, por mim ta todo certo, meus cores nao vão alem de 55 graus com meu overclock atual!

Isso e uma coisa que deveria ser diferenciada nos programas de gerenciamento de temp das placas mae, pois se e um informacao estão importante, por que omitem ?

no fim o importante e não deixar ambas temps subirem demais, e manter sempre a opcao Thermal Control habilitada, assim você se assegura de que se a temp passar do limite, o processador nao sera danificado!

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa.

A Intel e outros fabricantes não passam muitas e muitas informações porque não interessam eles.

Para ter uma ideia melhor sobre informação de fabricante vou citar a própria Intel.

A Intel diz que para montar Dual Channel é necessário ter módulos de memória idênticos para que recurso DC seja ativado certo? Isso é notório de todos.

No entanto, é possível montar Dual Channel com módulos bem diferentes e isso é pior que o fabricante omitir algo é contradizer o que o fabricante diz.

Isso sim é "coisa" difícil de entender né?

Abraço amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.

A Intel e outros fabricantes não passam muitas e muitas informações porque não interessam eles.

Para ter uma ideia melhor sobre informação de fabricante vou citar a própria Intel.

A Intel diz que para montar Dual Channel é necessário ter módulos de memória idênticos para que recurso DC seja ativado certo? Isso é notório de todos.

No entanto, é possível montar Dual Channel com módulos bem diferentes e isso é pior que o fabricante omitir algo é contradizer o que o fabricante diz.

Isso sim é "coisa" difícil de entender né?

Abraço amigo.

haha ai e embacado em?

os caras sao loucos...eles mesmo fornecem uma tecnologia em tdos os chipsets deles que faz um tal de Asymetric DualChannel que justamente permite você usar o recurso com memorias diferentes, seja em tamanho ou especificacoes!

ai eles vacilaram mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Pessoal,

Fiquei longe do ever por um período mas agora voltei... ainda estou com a mesma dúvida.. já li em vários fóruns mas nada que confirmasse o problema.

Gostaria de uma ajudinha aqui: tenho um Q6600 com cooler stock e gostaria de tentar leva-lo de 2.4 para 3.0 Ghz, com esse mesmo cooler. Isso é possível, observando os dados abaixo:

Temperatura Ambiente: 27º

tensão CPU:1,275v

Memórias DDR2 Kingston 800 Mhz (6-6-6-18-52-2T)

Monitoramento da temperatura pelo Everest

IDLE

MB: 25

CPU: 36

núcleos: 39-44

FULL (testado com Prime95)

MB: 45

CPU: 51

núcleos: 66-68

Informações adicionais:

- pasta térmica com 4 meses de uso (artic silver 5)

- velocidade dos coolers do CPU normal (2 coolers de 12cm - um traseiro e outro frontal; 1 de 8cm na lateral + fonte)

- fonte zalman 460B-APS

- Windows 7 - 64 bit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!