Ir ao conteúdo

Tela azul STOP: 0x0000007F

lanicchio

Posts recomendados

Postado

Oi. Comprrei um pc novo, e desde o começo to tendo problemas com travamentos. Já usei windows vista e agora to testando o xp. Já troquei a fonte achando que fosse esse o problema, porém parece que não é. Ele da tela azul depois de menos de meia hora de jogo. A mensagem de erro é:

STOP 0X0000007F (0X0000000D , 0X0000000,...) mais ou menos isso.

Minha configuração:

Placa-mãe: ASUS P5Q-E

Memória: 2 pentes 2gb Kingston DDR2 800MHz

Vídeo: GeForce 9500 gt

Fonte: Seventeam 550W

1 HD 500gb

1 Drive DVD

Eu acho que minha fonte está mais que suficiente pra esse configuração. Não sei se é problema das memórias, placa-mãe ou drivers. Existe algum modo de descobrir onde está o problema???

pode ser superaquecimento também??

Postado

a refrigeração no seu micro esta ok?

se estiver desconfiando de superaquecimento ou voltagens incorretas, baixe o PC Wizard verifique e poste, voltagens e temperaturas do seu micro (se possivel todas exibidas pelo programa).

faça um teste nas memórias (teste um modulo de cada vez, conectando apenas um na placa mãe) com o MemTest durante uma hora para verificar se alguma das duas memorias apresenta erro

volte e poste o resultado

ps: vale a pena testar a velha tatica da borrachinha também, borrachinhas escolares que esfarelam, não deixe sujeira remanecer nos contatos do módulo

abraço, aguardo respostas

Postado

bem, não fui eu que montei o micro... por isso nao sei a pasta térmica q foi usada... Meu pc tem um cooler da placa de video e um cooler que veito junto com o processador... o teste da mémoria eu nao vou poder fazer agora... mas vou adiantar os resultados do programa que você pediu:

Hardware Monitoring : Winbond W83627DHG

Voltage CPU : 1.12 V

+3.3V Voltage : 3.38 V

+5V Voltage : 6.12 V

+12V Voltage : 11.56 V

Processor Fan : 3125 rpm

Processor Temperature : 35 °C

Mainboard Temperature : 47 °C

Power/Aux Temperature : 24.5 °C

:

Processor : Thermal Diode

Intel Core 2 Quad (Core 1) : 60 °C

Intel Core 2 Quad (Core 2) : 55 °C

Intel Core 2 Quad (Core 3) : 61 °C

Intel Core 2 Quad (Core 4) : 49 °C

:

NVIDIA GeForce 9500 GT : nVidia Driver

GPU Temperature : 47 °C

GPU Fan : 50%

:

Hard Disk Monitoring : S.M.A.R.T

Hard Disk SAMSUNG HD502IJ : 41 °C

ps: essas temperaturas são com uso de menos de 1% do processador.... eu nao entendo disso, mas acho q está alto né?

Coloquei o Pes 2009 pra rodar por 10 minutos e fiz outro teste. O resultado foi:

Voltage CPU : 1.14 V

+12V Voltage : 11.40 V

Processor Fan : 3245 rpm

Processor Temperature : 39.5 °C

Mainboard Temperature : 49 °C

Power/Aux Temperature : 23.5 °C

:

Intel Core 2 Quad (Core 1) : 64 °C

Intel Core 2 Quad (Core 2) : 59 °C

Intel Core 2 Quad (Core 3) : 65 °C

Intel Core 2 Quad (Core 4) : 57 °C

:

GPU Temperature : 57 °C

:

Hard Disk SAMSUNG HD502IJ : 41 °C

Postado

pra ver so o problema é temperatura é fácil.

voce abre o gabinete liga um ventilador apontando pra ele e começa a jogar,

faz isso e ve se continua travando.

Postado

sim, suas temperaturas estão um pouco altas

se em idle elas estão cerca de 60°, em load devem subir bastante, recomendo que coloque o seu pc em um lugar mais fresco

qual é o seu processador?

suas voltagens também estão um pouco irregulares, vamos dizer que elas estão irregulares na mesma proporção que sua temperatura está alta

quais as especificações da sua fonte?

aguardo respostas, abraço

Postado

meu processador é o Intel Core 2 Quad Q8200

Fonte: Seventeam 550W Reais ST-550P-AM

eu to achando é que a pasta térmica usada nao é boa..... vou fazer o teste do ventilador aqui...

Postado

opa... rpz.. eu acho q estragou td aqui agora... eu fui fazer o teste do ventilador no pc e agora ele nao liga mais.... eu nem tava forçando ele nao... tava com oele aberto e o ventilador ligado... tava usando o programa speedfan para ver as temperaturas... elas até tavam baixas, entre 35 e 45 os quatro processadores... eu tava lendo uns topicos aqui e do nada o tela ficou um "mosaico" preto e branco e travou...

O fato é que agora quando ligo o pc ele começa a girar os coolers e tal e logo desliga antes de aparecer qualquer coisa na tela.... será que queimou o processador???

Eu fiz alguns testes já.... testei as memórias, troquei a fonte, troquei hd... agora acho q só falta processador e placa mãe que eu nao tenho outra pra testar....

Postado

lani, vamos com calma

antes suas temperaturas estavam um pouco sobressaltadas

o quê você fez para elas baixarem pra 35~45°c?

esse speedfan, você só estava monitorando as temperaturas ou tinha alterado alguma configuração do pc?

remova a bateria da sua placa mãe por 1 minuto com ela desconectada da energia, ligue-a novamente e veja se vai voltar a funcionar corretamente, estou online, vamos ao feedback em tempo real hehe

abraço

Postado

ok.. então... não mexi em nenhuma config... só liguei o speedfan efiquei olhando as temperaturas de vez em quando... as temp baixaram pois eu abri a tampa dele e liguei o ventilador em cima..

Postado

ainda não deu nenhuma não.... mas tem pouco tempo que estou testando.... quais o horários que você costuma estar logado??? porque aí eu testaria ele melhor hj e te passaria os resultados mais tarde...

Postado

bom, pela tarde estarei logado, mas não posso te garantir 100% pois estou no trabalho, pela noite, após as 18:30 estarei em casa e aí sim te garanto os 100% hehe

mas pode ir postando, pois se for um simples problema de temperatura agente resolve fácil!

não fique usando 1001 programas de teste na sua maquina, monitore a temperatura dela por um tempo, se possivel, rode algum jogo em modo de janela, onde você possa ver a temperatura constantemente em momentos de load

Postado

Opa... então... fiz os testes... Primeiro usei o Prime 95 que eu vi aqui no forum... os resultados foram os seguintes:

Apos 20 min prime95 com a tampa fechada

Voltage CPU : 1.13 V

+12V Voltage : 11.35 V

Processor Fan : 3013 rpm

Processor Temperature : 58 °C

Mainboard Temperature : 51 °C

Power/Aux Temperature : 22.5 °C

:

Intel Core 2 Quad (Core 1) : 78 °C

Intel Core 2 Quad (Core 2) : 73 °C

Intel Core 2 Quad (Core 3) : 79 °C

Intel Core 2 Quad (Core 4) : 71 °C

:

GPU Temperature : 45 °C

:

Hard Disk SAMSUNG HD502IJ : 37 °C

Depois disso botei para rodar o pes2009... joguei normalmente por 1h40min e, por incrível que pareça, não travou.... acompanhei as temperaturas pelo speedfan... As temperaturas tiveram picos de ~65ºC.... A temperatura GPU teve pico de 54ºC...

Acho que meu problema é superaquecimento mesmo, pois eu mudei o gabinete de lugar... coloquei ele na parte de cima da mesinha, onde é mais ventilado.. antes ele ficava na parte de baixo, onde não tinha muito espaço nas laterais da CPU pra entra um ventinho....

Ah, eu também fiz um teste com o prime 95 com a tampa aberta:

Após 15min com o prime95 om a tampa aberta

Voltage CPU : 1.14 V

+12V Voltage : 11.40 V

Processor Fan : 2410 rpm

Processor Temperature : 52.5 °C

Mainboard Temperature : 47 °C

Power/Aux Temperature : 24.5 °C

:

Intel Core 2 Quad (Core 1) : 74 °C

Intel Core 2 Quad (Core 2) : 69 °C

Intel Core 2 Quad (Core 3) : 73 °C

Intel Core 2 Quad (Core 4) : 65 °C

:

GPU Temperature : 38 °C

:

Hard Disk SAMSUNG HD502IJ : 33 °C

Postado

as suas temperaturas estão muito altas!!

em abos núcleos, estão altas, menos da sua GPU que me parece normal para uma 9500GT

aumente a ventilação do seu pc, troque a pasta termica se for o caso, se as temperaturas continuarem nessa amplitude, providencie um cooler novo

já que quando voce melhorou um pouco as temperaturas, as telas azuis cessaram

aguardo respostas!

abraço :D

Postado

não sei muito bem o nome de pastas termicas, mas aquelas a base de prata são as melhores

a aplicação de pasta termica e simples:

solte o seu disspador e limpe a pasta termica antiga, tire de ambos o dissipador quanto do processador, e aplique com o dedo, o equivalente a uma folha de papel oficio de espessura de pasta termica

recoloque o disspador, fixe-o bem (balançando para os lados levemente), plugue-o e pronto, mas tenha certeza que o disspador e o cooler estão bem fixos!

qualquer outra duvida, estou monitorando o topico

abraço!

Postado

:eek::eek:se o seu sistema operacional for windows xp e bem fácil

pegue um cd de Instalação do xp va no setup (bios) e configure o boot pro cd room

quando computador for iniciado na primeira tela do xp precione R dai vai aparecer uma tela de prompt de comando digite a opção 1

e em seguida degite chkdsk e espere a verificação

em seguida digite exit e remova o cd e pronto..

espero que você consiga porque esse metodo funciona.

se você conseguir poste tambem para seus amigos;);)

Postado

amigo, qual é o cooler que você usa?

a intel possui uns coolers com travas bem nojentas, confesso que ja danifiquei um uma vez.. hehehe

mas esses dissipadores são muito bons

NÃO SE PREOCUPE, não vou dar uma dica pra danificar seu cooler :D

já aprendi a manusear o que pra mim era o mais difícil de todos faz tempo..

aguardo respostas ^_^

Postado

meu cooler é o que vem no processador mesmo....

Rpz, eu agora to desconfiado que o problema é a placa de vídeo.... eiu instalei Call of Duty 4 pra dar uma forçada aqui... o pc travou depois de 1h mais ou menos... não deu tela azul, só travou mesmo.. eu tinha deixado o gabinete com a tampa aberta e um ventilador meio de longe, mas jogando veno dentro dele...

Depois que travou eu coloquei o dedo na placa de vídeo e ela tava bem quente.... pode ser isso também?

Postado

sim, placas de vídeo consumem muita energia, o que as fazem aquecer, você não deveria ligar uma dessas sem um cooler também, seu cooler do processador é aquele com 4 pinos ao redor do dissipador como este?

cpu_cooler_charts_2008_part_iii___e6300_e6400_box.jpg

se for, você deve com uma chave de fenda rodar as perninhas para a direção anti-horaria, ele vai soltar, solte todos, quando todos estiverem frouxos, com muito cuidado puxe o dissipador para fora do gabinete, apoiando as 4 pernas de aluminio ao redor que eles irão soltar com um jeitinho e pouca força

para colocalos, mantenha os plugs frouxos e na mesma posição que estavam quando você os soltou, empurre as pernas de aluminio e certifique-se que estão realmente encaixadas, volte com a chave de fenda e rode os plugs para o sentido horario

tenha muito cuidado, chave de fenda eu cito pois ela encaixa e não pela força que ela exerce, so ligue o pc novamente quando todos os 4 plugs estiverem FIXADOS e PRESOS na placa mãe, de uma mexida no dissipador para garantir.

abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!