Ir ao conteúdo

Comparação GPU Notebook R$3000,00 (Notebookcheck)

groul

Posts recomendados

Postado

Resolvi abrir esse tópico para dar uma organizada nas informações sobre GPU.

Primeiro vou explicar alguns porquês:

1 Por que notebookcheck? É o site mais conhecido que compara diferentes tipos de GPUs utilizando um mesmo método. Volta e meia alguém vai afirmar que o seu notebook que tem placa ATI se saiu melhor que no teste do site (Diz a lenda que eles prejudicam a ATI...). No geral são comentários sem muito fundamento, porque ele não compara sob quais condições os testes do site foram feitos e em quais o SEU teste foi feito.

2 As GPUs foram arbitrariamente escolhidas, mas são as mais comuns em notebooks na faixa dos 3000. Quem compra notebook na faixa dos 2000 sabe que ele será para uso básico, então não se preocupa muito com GPU. Outras mais potentes já entra em outra faixa de preço, então seria covardia colocar aqui. Todas as selecionadas são Classe 3 de desempenho (PODEM rodar jogos recentes, mas em resoluções baixas.).

3 Testes 3DMark05 e 3DMark06. São Benchmarks recentes, e dá para se ter uma ideia de desempenho. Podia ter colocado mais, só que ia dar muito trabalho. 3DMark05 está em Standard 1024x768.

4 F.E.A.R.. Jogo que está presente em todos os testes das GPUs selecionadas. Outros jogos acesse o link do site.

Metodologia do site:

Ao contrário dos Desktops, fica meio difícil você utilizar diferentes GPUs em um mesmo notebook. Solução: eles testam as GPUs em diferentes notebooks.

Por isso você sempre vai encontrar valores em mínimo, média e máximo. Vai um pouco de estatística. Quanto mais testes melhor. Quanto menos testes, mais impreciso. Isso dá um pouco de margem para as aberrações que acontecem: Uma GPU que devia ter um desempenho mediano, acaba se saindo muito bem em testes e jogos em um Review porque o notebook tem um bom conjunto. Um bom projeto de hardware e software que aproveitaram determinada GPU. Ou seja. Dá para se ter uma ideia do desempenho sim. Embora tenha que se ter em mente o notebook como um todo. No site eles descrevem melhor como faram obtidos os pontos em cada caso (Sempre clique em "more details").

Resoluções do jogo F.E.A.R.:

Low= GPU min, CPU min 640x480

Med= GPU medium, CPU medium 800x600

High= GPU: max, CPU: max 1024x768

gpucomp.th.jpg

Ler sempre GPU da vertical em relação a GPU da horizontal. Sinal de menos indica menor desempenho. Comparei o F.E.A.R. Med. porque com essas GPU não dá para alcançar um bom FPS em High, e em Low 640x480 é melhor nem jogar.

Foi muito interessante colocar essas informações em conjunto porque você vê que a maior diferença possível foi de 400% em um teste da 8600GS em relação a Intel 4500 (Novidade... :P). Mas que na média, as diferenças ficam na primeira centena.

Isso comprova aquilo que eu já acreditava. Que não existe isso de placa Y é 3x(4x ou 5x) melhor que placa Z. A não ser que você compare diferentes classe de desempenho, mas daí é covardia$$$$$$.

Outra coisa que é muito irritante é o tipo de declaração: tem n testes na internet que fala que tal coisa é errada. Tudo bem, se existe, mostra o link, mostra a fonte. Mostra sob quais condições o teste foi feito. Senão, fica um comentário muito vazio.

Se alguém sugerir uma outra GPU classe 3, posso editar depois. Mas faz você as contas, que eu fiquei cansado já... huahuahua

Se tiver algum erro nas porcentagens me avisa que eu corrijo depois.

Um abraço a todos espero ter contribuido com algo.

http://www.notebookcheck.net/Intel-Graphics-Media-Accelerator-4500MHD-GMA-X4500MHD.9883.0.html

http://www.notebookcheck.net/ATI-Radeon-HD-3200.9591.0.html

http://www.notebookcheck.net/ATI-Mobility-Radeon-HD-2400.3773.0.html

http://www.notebookcheck.net/NVIDIA-GeForce-9300M-GS.9452.0.html

http://www.notebookcheck.net/NVIDIA-GeForce-8600M-GS.3707.0.html

Postado

Não é sem fundamento que pessoal diz que eles puxam saco da Nvidia não.

E tem várias coisas meio absurdas:

- Uma delas é que mostram a 4500MHD ser mesma classe da HD2400, devia ser 4 ou 5 (já peguei notebook de amigo meu com essa placa e ela ta longe de ser uma classe 3).

- Outra de mostrarem que o desempenho da 8400GS é quase igual da HD2400 (por testes no fórum sabe-se que a HD2400 tem quase o dobro de desempenho).

- De falarem que a 8600GS tem mesmo desempenho da HD2600 (em testes no fórum a 8600GS é apenas um pouco superior a HD2400, a HD2600 da uma lavada).

E várias outras coisas se quiser depois cito mais... mas que ela puxa saco pra nvidia é estampado.

Postado
Não é sem fundamento que pessoal diz que eles puxam saco da Nvidia não.

E tem várias coisas meio absurdas:

- Uma delas é que mostram a 4500MHD ser mesma classe da HD2400, devia ser 4 ou 5 (já peguei notebook de amigo meu com essa placa e ela ta longe de ser uma classe 3).

- Outra de mostrarem que o desempenho da 8400GS é quase igual da HD2400 (por testes no fórum sabe-se que a HD2400 tem quase o dobro de desempenho).

- De falarem que a 8600GS tem mesmo desempenho da HD2600 (em testes no fórum a 8600GS é apenas um pouco superior a HD2400, a HD2600 da uma lavada).

E várias outras coisas se quiser depois cito mais... mas que ela puxa saco pra nvidia é estampado.

Como pode ser visto, a 4500 é mais fraquinha que as outras.

A 8400GS eu nem coloquei, ela tá bem ultrapassada, e não dá o desempenho nem da HD2400, nem da HD3200. Ela ficaria entre elas e a da intel. Mas já ta fora do mercado.

Absurdo isso da 8600GS. É boa mais nem tanto... HD2600 arrebenta qualquer dessas... é classe 2.

O meu intuito foi mostrar que, embora você possa classificar qual é melhor que qual, a diferença não é tão gritante quanto o senso comum diz.

E é claro que um melhor conjunto sempre pode fazer milagre. Deixei claro isso.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...