Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oque a String e Var(váriavel) faz ?


duduindo

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá amigo!

Veja bem:

VAR = Variavel, é quando declaramos qualquer váriavel.. veja a definição de uns tutoriais que tenho (se quiser, avise):

Variáveis – Sem elas, não há programação.

Variáveis. O que é isso? Como já havia visto na matemática (nunca viu? então aprenda :D) são Letras, Nomes, etc... Que podem ter valores variados, podem não ter o mesmo valor que antes...

Mas eu não gosto dessa definição. Em programação, se me perguntar: O que é variável? Eu responderei: é um lugar reservado na memória RAM (Para que não sabe, Memória RAM é responsável pelo computador “não esquecer” das informações. Quanto mais memória RAM, mais dados podem ser alojados) para alojar DADOS.

Variáveis podem ser Números, Textos, Componentes (Sim, componentes também não deixam de ser uma variável), um Record (em outro tutorial explicarei sobre os Type Records) , etc...

Ou seja, variável é essencialmente tudo em programação.

Sendo assim, variaveis são nomes/letras usádos para alojar dados, guardar informações..

STRING é um tipo de variável, variável de texto, por exemplo:

abc123

Existem diversos outros tipos de variáveis, como por exemplo INTEGER que significa INTEIRO e que guarda apenas numeros:

01287

Para declararmos uma variável usamos o seguinte:

[b]VAR[/b]
NomeDaVariavel : TipoDaVariavel;

Por exemplo:

[b]VAR[/b]
MeuNome : String;

MeuNome será uma variável de string (sequencia de caracteres - texto), veja um exemplo de uso de variaveis:

[b]VAR[/b]
MeuNome : String;
begin
MeuNome := 'Lucas' { Atríbuimos o valor 'Lucas' à variável MeuNome }
ShowMessage(MeuNome) { Mandamos o ShowMessage exibir o conteúdo da variavel "MeuNome", que por sua vez é "Lucas" }
end;

Espero que tenha entendido.

Qualquer dúvida poste!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

String e Variável para o Delphi ele reconhece todos como uma variável, o que muda é seu tipo, como Mog.Lucas frizou.

Lembrando que no Delphi é muito tipado, ou seja se a variável for do tipo Integer, não adianta colocar um valor que não seja algum número inteiro, Ex: var i que é do tipo Integer e atribuo com 4,2 (I:=4,2) o compilador vai apontar um erro.

Outro exemplo é passar o número 2 para o texto 2, para fazer isso (passar um valor de um tipo para outro) deve se utilizar funções (functions).

Exatamente por ser muito tipado, existem muitos tipos de variáveis, o que poderá acarretar muitos erros em que o compilador avisa "Incompatible types: 'Tipo de Variável' and 'Outro tipo de Variável'" (EX: Incompatible types: 'Integer' and 'String')

E um aviso, o uso exessivo de variáveis(pois elas usam a RAM) poderá deixar o programa lento.

EX:


procedure Exemplo;
var s1,s2,s3,s4: String;
begin
s1:= Edit1.text;
s2:= Edit2.text;
s3:= Edit3.text;
s4:= Edit4.text;
ShowMessage('Você digitou nos edits: '+s1+s2+s3+s4);
end;

O mesmo poderia ser escrito assim:


procedure Exemplo;
begin
ShowMessage('Você digitou nos edits: '+Edit1.text+Edit2.text+Edit3.text+Edit4.text);
end;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou sem palavras !.....

Agora sim eu fui entender...... :lol:

Eu li várias apostilas, e nada.

Obrigado Mog.Lucas pela sua explicação e por ter gastado seu tempo pra mim responder !.... ;)

Obrigado Merephet por dá uma "reforçinha" na resposta do Mog.Lucas...

Valeu pessoal !....

Fiquem com DEUS !.... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Duduindo a questão é ter uma apostila que saiba explicar..

Não desmerecendo ninguem, mas tem pessoas que simplesmente não conseguem entender o que alguns tentam explicar..

Se quiser link de uma boa apostila (com as quasi eu aprendi), aqui está:

http://www.4shared.com/file/84793164/2405495c/Tutoriais.html

Estão pouco desatualizadas, mas só na parte do IRC.. hehe..

Em breve eu mesmo farei umas apostilas e postarei como tópico fixo aqui na seção, junto com demais outras apostilas.

Vou fechar o tópico.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...