Ir ao conteúdo

Rede elétrica e cabos tripolares

ivsil

Posts recomendados

Postado

Estou bastante confuso com uma situação que acontece na minha residência. Comprei um DPS da Clamper, o PC Modem Protector, onde o mesmo não possui o 3º pino (terra), o testei com uma daquelas chave teste e ví que está tudo ok, a chave acende no fase e neutro e terra permanece apagada, indicando que não há sinal de corrente.

Minha tomada está perfeita e segue o esquema fase-neutro também devidamente. O que me intriga é que ao ligar um cabo tripolar, como o cabo da fonte, ou do próprio monitor, surge uma corrente no pino terra o que faz com que a carcaça do meu computador passe a dar choques, chegando a acender a luz da chave teste quando encostada no gabinete.

Interessante o fato de eu possuir um estabilizador, o qual uso como transformador, pois aqui em Fortaleza a tensão é 220v F-N, e quando ligado ao PC Modem Protector suas tomadas não apresentam essa corrente no terra, só mesmo ligando um cabo de força tripolar para isso voltar a ocorrer.

O que me deixa mais confuso é o fato de que se eu ligar um cabo ou extensão tripolar diretamente em uma tomada sem o terra, a mesma passa corrente pelo terra também, muito estranho, afinal as tomadas aqui estão boas e seguem o esquema da disposição entre F-N-T, tanto que as testando com a chave teste, não há indícios de corrente no neutro e no terra, apenas há a formação de corrente no terra quando ligada à tomada uma extensão ou cabo tripolar.

Segue algumas fotos:

Teste no terra do PC Modem Protector ligado a tomada. Ok!

imagem312.jpg

Extensão ligada ao PC Modem Protector.

imagem314.jpg

Extensão ligada ao PC Modem Protector passando corrente pelo terra da extensão.

imagem313.jpg

Extensão ligada diretamente a tomada. Tomada sem aterramento.

imagem318.jpg

Extensão ligada diretamente a tomada, passando corrente pelo terra.

imagem317.jpg

Desculpem a qualidade das fotos que foram tiradas com o celular, pois com a câmera não dava para ver o led da chave teste.

Gostaria, se possível, de uma explicação para tal questão pois não quero ficar sujeito a descargas através da carcaça do meu computador.

Postado
Haha, mesma coisa que eu...

Agorinha o faller chega ai :D

http://forum.clubedohardware.com.br/duvida-corrente-terra/668071

Da uma lida no que ele ja colocou la...

Opa, valeu aí pelo toque, mas o problema é que o meu modelo é diferente do seu, o meu é o PC Modem Protector, que não tem o pino terra, utilizado em locais que não possuem aterramento. Dentro dele o terra é isolado repare nessa análise feita em outro fórum, onde se vê claramente isso.

O interessante, no meu caso é que dentro do PC Modem Protector, não há os capacitores entre F-T e N-T, pois não há terra, eliminando essa explicação dada pelo faller, e que me deixa ainda mais confuso. Como minha tomada é de 3 pinos, mas o terra não é ligado dentro dela, somente fase e neutro, então só os dois estão a funcionar. Testei o terra (que não existe, só o local mesmo isolado, para poder o cabo triploar entrar) e não há indícios de corrente nele, mas vem acontecendo sempre que ligo uma coisa (extensão, cabo, outra régua tripolar), nas tomadas treipolares sem terra.

Se eu ligar também alguma coisa (extensão, cabo, outra régua tripolar) no meu PC Modem Protector também há o aparecimento de corrente no terra da extensão, cabo, etc..., mas veja que apenas na extensão, cabo, e não no PC Modem Protector, como foi mostrado acima nas fotos.

Abraços, e espero que as nossas dúvidas se esclareçam.

Postado
Opa, valeu aí pelo toque, mas o problema é que o meu modelo é diferente do seu, o meu é o PC Modem Protector, que não tem o pino terra, utilizado em locais que não possuem aterramento. Dentro dele o terra é isolado repare nessa análise feita em outro fórum, onde se vê claramente isso.

O interessante, no meu caso é que dentro do PC Modem Protector, não há os capacitores entre F-T e N-T, pois não há terra, eliminando essa explicação dada pelo faller, e que me deixa ainda mais confuso. Como minha tomada é de 3 pinos, mas o terra não é ligado dentro dela, somente fase e neutro, então só os dois estão a funcionar. Testei o terra (que não existe, só o local mesmo isolado, para poder o cabo triploar entrar) e não há indícios de corrente nele, mas vem acontecendo sempre que ligo uma coisa (extensão, cabo, outra régua tripolar), nas tomadas treipolares sem terra.

Se eu ligar também alguma coisa (extensão, cabo, outra régua tripolar) no meu PC Modem Protector também há o aparecimento de corrente no terra da extensão, cabo, etc..., mas veja que apenas na extensão, cabo, e não no PC Modem Protector, como foi mostrado acima nas fotos.

Abraços, e espero que as nossas dúvidas se esclareçam.

Esses capacitores estão dentro da fonte do PC, no monitor, e em muitos outros eletrônicos, por isso eles injetam tensão no terra.

Agora a extensão, está esquisito, verifique se essa sua tomada não está com algum curtocircuíto.

Postado
Esses capacitores estão dentro da fonte do PC, no monitor, e em muitos outros eletrônicos, por isso eles injetam tensão no terra.

Agora a extensão, está esquisito, verifique se essa sua tomada não está com algum curtocircuíto.

Aparentemente as tomadas estão ok, a não ser que isso fosse invisível a chave teste, mas para reforçar testei em tomadas bipolares a extensão com a ajuda de um adaptador tripolar-bipolar e o terra continua a aparecer essa corrente.

Muito estranho mesmo.

• Membro VIP
Postado

Essa sua extensão é comercial, ou foi montada com peças individuais... Não teria alguém invertido algum fio nela, entre tomada e flecha??

Postado
Essa sua extensão é comercial, ou foi montada com peças individuais... Não teria alguém invertido algum fio nela, entre tomada e flecha??

A extensão eu mesmo montei e me certifiquei que está tudo no lugar certo. Só para constar, se eu ligar na tomada um cabo tripolar, como o cabo de força do meu monitor ele se comporta da mesma forma que minha extensão, eliminando assim a possibilidade de uma possível falha na montagem.

• Membro VIP
Postado

Como é que detectas a presença de energia no terra, lá na ponta do cabo, ou da extensão. Com que dispositivo, ou instrumento, fazes isso dai.

É com isso: Lâmpada incandescente

Lmpada.jpg

Ou com isso: Chave neon

chaveneon.jpg

Ou com isso: Chave digital

Chaveneondigital.jpg

Abraço...

Postado
Como é que detectas a presença de energia no terra, lá na ponta do cabo, ou da extensão. Com que dispositivo, ou instrumento, fazes isso dai.

É com isso: Lâmpada incandescente

Lmpada.jpg

Ou com isso: Chave neon

chaveneon.jpg

Ou com isso: Chave digital

Chaveneondigital.jpg

Abraço...

Estou utilizando a chave neon para o teste, e detecto de duas formas, na extensão, como mostrei na foto acima e no próprio pino ligado a tomada deixando-o com uma certa folga na tomada ou no adaptador tripolar-bipolar.

• Membro VIP
Postado

Vamos lá... Só conferindo para ter certeza..

Tomada da parede = dois orifícios somente (bipolar)

Flecha ou plug da extensão = dois pinos somente (bipolar)

Medir o seguinte:

Com a neon no buraco do terra da tomada da extensão.

Ligar o plug da extensão na tomada da parede de um modo e invertendo 180º

O nível de acendimento da neou muda ou não muda ao inverter o plug da extensão na tomada da parede???

Postado
Vamos lá... Só conferindo para ter certeza..

Tomada da parede = dois orifícios somente (bipolar)

Flecha ou plug da extensão = dois pinos somente (bipolar)

Medir o seguinte:

Com a neon no buraco do terra da tomada da extensão.

Ligar o plug da extensão na tomada da parede de um modo e invertendo 180º

O nível de acendimento da neou muda ou não muda ao inverter o plug da extensão na tomada da parede???

Só uma correção, o plug da extensão é tripolar o qual ligo em uma tomada tripolar, sem aterramento onde o terra está isolado, ou então em uma tomada bipolar com a ajuda de um adaptador tripolar-bipolar.

Hoje a tarde já tinha feito o sugerido por você de inverter o plug, mas mesmo assim a chave neon continua acendendo na mesma intensidade.

Postado

ivsil dentro dessa extensão há algum componente como varístor, capacitor, entre outros?

Ou é só fio ligado direto nos pinos das tomadas?

Se for a segunda opção, verifique cuidadosamente (pode ser “a olho” mesmo) se não há algum fio em curto.

Tem um multímetro aí?

• Membro VIP
Postado

Você já testou se essa "energia" que aparece ai na tomada de sua extensão tem força mesmo ou é derivada de indução pelo fio terra correr junto dentro do cabo da extensão???

Ou seja, essa energia dai que aparece lá no final da extensão seria capaz de acender alguma coisa, uma lâmpada por exemplo??? Se ligares uma lâmpada, um polo da mesma nesse aterramento com energia e outra polo da lâmpada no neutro...

Abraço...

Postado
ivsil dentro dessa extensão há algum componente como varístor, capacitor, entre outros?

Ou é só fio ligado direto nos pinos das tomadas?

Se for a segunda opção, verifique cuidadosamente (pode ser “a olho” mesmo) se não há algum fio em curto.

Tem um multímetro aí?

Não tenho multímetro, mas já verifiquei e a extensão está ok, dentro dela não há nenhum componente, só os fios ligados. Isso acontece se eu ligar um cabo qualquer tripolar, como o cabo da minha fonte, ou o do monitor na tomada.

Você já testou se essa "energia" que aparece ai na tomada de sua extensão tem força mesmo ou é derivada de indução pelo fio terra correr junto dentro do cabo da extensão???

Ou seja, essa energia dai que aparece lá no final da extensão seria capaz de acender alguma coisa, uma lâmpada por exemplo??? Se ligares uma lâmpada, um polo da mesma nesse aterramento com energia e outra polo da lâmpada no neutro...

Abraço...

Fiz o teste aqui faller e a energia não chega a acender nenhuma lâmpada. Se eu ligar uma lâmpada incandescente no terra e neutro a extensão deixa de passar corrente no terra, aff, que negócio mais estranho, mas se eu ligar uma outra lâmpada, que não seja incandescente aí passa corrente pelo terra, mas a lâmpada também não acende.

Postado
Não tenho multímetro, mas já verifiquei e a extensão está ok, dentro dela não há nenhum componente, só os fios ligados. Isso acontece se eu ligar um cabo qualquer tripolar, como o cabo da minha fonte, ou o do monitor na tomada.

Há tensão no terra da extensão mesmo quando não há nada ligado nela?

Há tensão no terra mesmo com a extensão ligada em uma tomada de apenas 2 pinos?

O terra na tomada é interligado a alguma coisa a mais, outra tomada por exemplo?

Postado
Há tensão no terra da extensão mesmo quando não há nada ligado nela?

Há tensão no terra mesmo com a extensão ligada em uma tomada de apenas 2 pinos?

Sim, mesmo quando não há nada ligado nela o terra passa corrente, mas veja que isso só acontece se eu ligar a extensão em uma tomada sem o terra ou em uma tomada bipolar com a ajuda de um adaptador. Já fiz o teste em uma tomada aterrada e a extensão está ok, passando corrente apenas no fase.

O terra na tomada é interligado a alguma coisa a mais, outra tomada por exemplo?

Não, é uma tomada normal, com o lugar do pino terra, só que não tem nada ligado ao terra dessa tomada, está alí só para suprir a necessidade do uso de um adaptador no plug na extensão ou de um cabo tripolar caso eu use.

Isso tudo está muito estranho.

Postado
Isso dai é indução do fio fase no fio terra dentro do cabo da extensão..

Isso é normal acontecer, uma vez que aparece também em todos os cabos tripolares que testei aqui?

O que pode ser feito para corrigir isso?

Abraço, e obrigado faller e leohartmann pelo apoio.

Postado
Isso é normal acontecer, uma vez que aparece também em todos os cabos tripolares que testei aqui?

O que pode ser feito para corrigir isso?

Abraço, e obrigado faller e leohartmann pelo apoio.

Tenta desenrolar o cabo, estica ele.

• Membro VIP
Postado

Se tiveres por ai um resistor de 100K, coloque-o entre o neutro e o terra e meça de novo essa tensão ai, que deu 104 Volts e me diga o quanto ela baixou, ou quanto ela ficou agora..

Lembre-se , resistor de 100 K = Marrom, Preto, Amarelo, e talvez ouro como última e não importante..

Não é muito importante o valor de 100 K, e sim um valor entre 68Kohms e 220 Kohms...

Abraço...

Postado
Se tiveres por ai um resistor de 100K, coloque-o entre o neutro e o terra e meça de novo essa tensão ai, que deu 104 Volts e me diga o quanto ela baixou, ou quanto ela ficou agora..

Lembre-se , resistor de 100 K = Marrom, Preto, Amarelo, e talvez ouro como última e não importante..

Não é muito importante o valor de 100 K, e sim um valor entre 68Kohms e 220 Kohms...

Abraço...

Vou ver se faço isso o quanto antes, tenho quase certeza que não tenho um resistor aqui, mas irei providenciar para fazer esse teste.

Quando tiver com os valores posto aqui.

Valeu pela ajuda faller, abraço.

Postado

faller, mesmo se o problema for resolvido na extensão através da instalação do resistor, isso vai se restringir apenas a extensão, no caso do meu computador, no cabo da fonte, quando o ligo no PC Modem Protector ou na tomada com o auxílio de um adaptador há a geração da tensão no terra do cabo.

Estou providenciando o resistor para a instalação na extensão, acredito que no sábado já esteja pronto, pois como não tenho ferro de solda (e nem prática para soldar também) ainda vou pegar um.

A minha dúvida realmente seria como vou contornar essa situação no meu computador já que o próprio cabo passa corrente no terra.

Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...