Ir ao conteúdo

Dual boot - windows e big linux

Dougx

Posts recomendados

Postado

aí galera, to tentando instalar o big linux aqui, mas nao to conseguindo, pensava que era da mesma forma que windows ....hehe ¬¬", mas ja percebi que não é bem assim.

Eu possuo meu HD particionado em C e D, e gostaria de instalar o Big linux no D sendo que possuo o Windows no C. Mas no meu D possuo várias coisas muito importante que não gostaria de perder, será que é possivel instalar no D sem perder nada?

Bom, se alguém souber de algo que posso fazer ficarei muito grato .

Postado

Caro, Eu conheço o instalador do ubuntu e é bem possível que o do Big seja o mesmo.

Suponha que você tivesse só uma partição (c/ Windows). Então o instalador iria diminuir a partição e abrir espaço para as partições do Big (e automaticamente instalaria nelas).

No seu caso, você não vai mexer na primeira partição ('C' no Windows; 'sda1' ou 'hda1' no Linux) e vai ter que redimensionar (diminuir) a segunda partição ('D' no Windows, 'sda2' ou 'hda2' no Linux) pra abrir espaço pro Big.

A primeira coisa que você deve ver é se há espaço suficiente pra instalar o Big. Se há, então você, antes de começar, entra no windows e desfragmenta ela. Geralmente não há problema em redimensionar uma partição mas desfragmentá-la antes ajuda muito p/ isso (e se você tiver arquivos muito preciosos nela, também pode se precaver c/ um backup).

Eu vou te explicar o modo manual de escolher as partições pro Big, assim se o instalador fizer automaticamente você sai no lucro. Quando ele te pedir pra escolher a partição na qual instalar, escolha a segunda ('sda2' ou 'hda2'). Daí geralmente ele faz tudo automaticamente só te pedindo pra determinar quanto de espaço você vai deixar pro Big. Se ele não fizer a divisão sozinho, você diminui a partição e deixa espaço suficiente pro Big (a partir de 8 GB deve dar). Então você deve criar uma partição principal (com o sinal de '/') pro sistema e uma no final de cerca de 1 GB no modo 'swap' (que é pro sistema fazer a paginação da memória, quando ela faltar - o tamanho dessa partição vai depender de quanto você tem de RAM e de qual o uso que você pretende dar ao sistema, edições de áudio e vídeo são atividades que requerem mais memória). 1 GB é um tamanho genérico que eu estou sugerindo.

Isso diz respeito às partições, mas creio que fora você ter que dizer o quanto de espaço vai deixar pro Big, o resto o instalador deve fazer sozinho.

Postado

Dougx,

Antes de mais nada faça uma backup de todo o que você tem no HD, principalmente os arquivos importantes para você.

Dependendo do tamanho do seu drive D, ele pode ser usado para a instalação do Big Linux, melhor se tiver mais de 20Gb, mas dá para instalar com menos espaço.

Durante a instalação, o Big Linux irá lhe perguntar onde instalar no HD, então selecione seu drive D (deve estar marcado como hda1 ou sda2). O linux deve formatar então esta partição em 3 partes, o diretório principal, o home e o swap, normalmente esse ajuste é automático.

Aí é só seguir a instalação e pedir para instalar o Grub na MBR quando for perguntado. Isso permitirá a você escolher entre inicializar o Big Linux e o Windows.

Abraço.

Postado

Bom, eu criei uma nova partição no caso a F com 15GB, essa quantidade é o suficiente pra instalação do big? Outra coisa, eu do boot no CD e aparece umas opções de resolução, qualquer 1 que eu escolho muda pra uma tela preta e não sai mais de la. o que pode ser isso?

valeu a ajuda ;D

Postado

15 GB... Desde que sejam pelo menos 10 GB principal, 256 MB de swap e o resto pra home fica bom. Esse seu problema com o CD deve ser porque ele não reconheceu a placa de vídeo. Tente fazer o que irei dizer a seguir:

Dê o comando abaixo

sudo menushell

Depois vai aparecer uma tela que tem a opção de reconhecer o driver da placa de vídeo e o monitor. Selecione essa opção e espere todo o processo. Depois vá em Cancelar (eu creio que esteja assim) e depois digite esse comando:

startx

A interface gráfica deverá iniciar-se. E aí é só instalar...

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!