Ir ao conteúdo

Como utilizar a unit Graph no Pascal?

Simon Viegas

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá,

Desde quando comecei a programa no pascal eu tentei algumas vezes programar com telas gráficas, mas nunca obtive sucesso!!! :unsure:

Eu sempre utilizei o Turbo Pascal 7.1, mas toda aplicação gráfica que eu rodo aqui em casa dá erro!!!

Por exemplo esse código:

Uses Crt,Graph;

Var GraphicsDriver, GraphicsMode,
ErrCode, a, b, c, d, f : Integer;
{two var's are needed for initialisation}
procedure anime;
begin
OutTextXY(25,80,'functions, later in this lesson :-)');

Rectangle(b,c,d,f);
a := a + 1;
b := b + 1;
c := c + 1;
d := d + 1;
f := f + 1;
end;
Begin
InitGraph(GraphicsDriver, GraphicsMode,'');

Randomize;
SetColor(Random(15) + 1); {Set text colour}
{Output text at 20 pixels from the top of the screen,
and 20 other from the left side of the screen.}
a := 0;
b := 30;
c := 50;
d := 25;
f := 45;
while a <> 20 do
begin
anime;
end;
readln;
CloseGraph;
End.

Fonte: [url]http://forum.clubedohardware.com.br/alguem-pode-me/675236[/url]
Program Lesson8_Program1;

Dá esse erro: "BGI Error: Graphics not initialized (use InitGraph)"

Dei uma futucada no código para tentar ver qual o erro:

Uses
Crt,Graph;

Var
GraphicsDriver,
GraphicsMode,
ErrCode,
a, b, c, d, f : Integer;
{two var's are needed for initialisation}

Begin
ClrScr;
[COLOR="Red"] GraphicsDriver:=Detect;
InitGraph(GraphicsDriver, GraphicsMode,'');
ErrCode:=GraphResult;
if ErrCode <> grOk then
begin
WriteLn('Erro: ',ErrCode);
ReadKey;
Halt(ErrCode);
end;[/COLOR]
Randomize;
SetColor(Random(15) + 1); {Set text colour}
{Output text at 20 pixels from the top of the screen,
and 20 other from the left side of the screen.}
a := 0;
b := 30;
c := 50;
d := 25;
f := 45;
while a <> 1000 do
begin
cleardevice;
OutTextXY(25,80,'functions, later in this lesson :-)');
Rectangle(b,c,d,f);
a := a + 1;
b := b + 4;
c := c + 4;
d := d + 4;
f := f + 4;
end;
readln;
CloseGraph;
End.
Program Lesson8_Program1;

E descobri que está dando o erro "-3" (se é que minhas modificações estão corretas!!! rs).

Segundo o pascal o errro "3" (não "-3") é:

3 grFileNotFound Device driver file not found

1) Alguém pode me ajudar a entrar no mundo das telas gráficas no Pascal?

Eu uso WinXP SP3 (já usei no sem SP, SP1 e SP2 tb).

2) Qual o melhor compilador para Pascal e porque ?

• Membro VIP
Postado

Olá!

Infelizmente não trabalho com pascal puro e receio que não posso ajudar muito nessa questão.

O que vejo sobre os compiladores de pascal é que a maioria possui diversos tipos de bugs, o Turbo Pascal parece ser o mais avançado e não deveria ter esse tipo de erro, sendo o mais provavel erro no código. Porém, de acordo com o erro, aparenta faltar algum arquivo..

Veja se o seguinte link lhe ajuda:

http://www.unimep.br/~vmdzilio/grafico.html

Sobre o melhor compilador, não posso dizer pois não conheco os que existem. Mas para ajudar a galera do forum eu baixei o PascalZim e tem se mostrado bastante eficaz.. entretanto, trás poucas opções no próprio compilador o que me faz um pouco de falta (Tipo Delphi com aqueles menus cheios de opções hehehe)

E eu creio que o melhor compilador é aquele que for melhor pra VOCÊ, basta experimentar todos..

Abraços!

• Membro VIP
Postado
Olá!

Infelizmente não trabalho com pascal puro e receio que não posso ajudar muito nessa questão.

O que vejo sobre os compiladores de pascal é que a maioria possui diversos tipos de bugs, o Turbo Pascal parece ser o mais avançado e não deveria ter esse tipo de erro, sendo o mais provavel erro no código. Porém, de acordo com o erro, aparenta faltar algum arquivo..

Veja se o seguinte link lhe ajuda:

http://www.unimep.br/~vmdzilio/grafico.html

Sobre o melhor compilador, não posso dizer pois não conheco os que existem. Mas para ajudar a galera do forum eu baixei o PascalZim e tem se mostrado bastante eficaz.. entretanto, trás poucas opções no próprio compilador o que me faz um pouco de falta (Tipo Delphi com aqueles menus cheios de opções hehehe)

E eu creio que o melhor compilador é aquele que for melhor pra VOCÊ, basta experimentar todos..

Abraços!

Olá

Eu já testei o PascalZim, mas na época acabei ficando no Turbo Pascal mesmo. Não sei direito, mas acho que foi porque não aceitava units, ou coisa assim.

Valeu pelo link... vou dar uma estudada!!!

Vou seguir seu conselho.. ^_^

De qualquer forma, muito obrigado pela atenção...

Abraços

• Membro VIP
Postado

Exatamente, o PascalZIM vem com funções da Crt embutidas como "clrscr, gotox, etc".. mas não trata units como Graph.. no próprio site do Pzim diz que ele é apenas para estudos de iniciantes e que trabalhos mais profissionais requerem outros compiladores..

Mantenha-me informado se conseguiu algo com o link, posso tentar achar mais algum documento..

Abraços!

• Membro VIP
Postado
Exatamente, o PascalZIM vem com funções da Crt embutidas como "clrscr, gotox, etc".. mas não trata units como Graph.. no próprio site do Pzim diz que ele é apenas para estudos de iniciantes e que trabalhos mais profissionais requerem outros compiladores..

Mantenha-me informado se conseguiu algo com o link, posso tentar achar mais algum documento..

Abraços!

Olá,

Valeu cara pelas dicas...

Por enquanto tá de boa. Na medida do possível vou fazendo alguns testes com os programas disponíveis.

Para o meu caso, o PZim não vai ser muito útil!!! Já que geralmente uso alguns recursos mais avançados, assim como também irei tentar me aprofundar no Graph.

(por mim já pode finalizar essas questões dos Gráficos e dos Programas - e pode ficar esperto que quando precisar vou pedir uma forcinha!!! :lol:)

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!