Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória Patriot PVS34G1333LLK x Asus P5QC - reboot


thiagocfm

Posts recomendados

Prezados, bom dia. É a minha primeira mensagem, perdoem desde já qualquer deslize. Comprei novos componentes para montar uma máquina e estou com problemas. A configuração é, basicamente:


  • Placa-mãe Asus P5QC


  • Processador Intel Q8400 Core 2 Quad 2,66 GHz


  • Memória Patriot 4 GB (2x2GB) 1333 MHz DDR3 Viper Series PVS34G1333LLK


  • XFX ATI HD 4830 512 MB DDR3 HD-483X-YDFC

Tentei instalar XP, Vista 64 SP1 (que desejo usar) e Windows 7 RC. Todos eles no começo da instalação dá STOP 0x0000007E. Li a respeito em fóruns e vi que o problema de 4 GB com o Vista é antigo e o KB292777 resolveria, mas meu Vista é SP1 o que teoricamente já vem com esse patch. Por desencargo de consciência retirei um dos dois pentes de memória e instalei o Vista 64 sem dificuldades.

Ao recolocar o pente, o sistema reseta só, normalmente no início do Vista, antes do login. Mais estudo e pelo que li desconfiei de memória. Fiz alguns testes e estou com sérias dificuldades de interpretá-los, vejam se podem me ajudar:


  • Usei o memtest86 v3.5 que, segundo o site, usa as atualizações do memtest+, ou seja, foi atualizado. Usei com boot disk (ISO) em CD-ROM;


  • Desde já informo-lhes que a minha memória Patriot não consta na QVL da Asus P5QC. Se vocês olharem tal QVL (disponível em
http://es.asus.com/340/download/products/2331/2331_10.pdf), verão que os únicos pentes DDR3 de 2 GB que existem são Qimonda e Samsung. Não encontrei nenhum dos dois por aqui. Notem que essa MB só tem 2 slots DDR3, motivo pelo qual preciso que seja de 2 GB;


  • A memória foi configurada em manual na BIOS - especifiquei DDR3 1333 MHz, 7-7-7-20 e 1.7V conforme informado nas memórias;


  • Nos testes usando memtest não usei o mapeamento da BIOS, eu pedi um Probe ao memtest;


  • Usar os dois pentes de memória instalados (os quais chamarei a partir de agora mem1 e mem2) resulta em falha intermitente - ora o Vista boota, ora o Vista reseta durante o boot. O reset é bem mais comum;


  • Usar os dois pentes de memória instalados (logo em dual channel) resulta em reset automático do memtest logo nos primeiros segundos de teste;


  • Usar apenas o mem1 instalado resulta em funcionamento normal do Vista;


  • Usar apenas o mem2 instalado resulta em reboot do Vista (antes da tela de login, logo quando aparece aquele tracejado verde de "carregando");


  • Fiz testes de memória em separado, ou seja, memtest só com o mem1 e só com o mem2, vejam os estranhos resultados:

Resultado memtest apenas com o mem1 instalado

memtest35mem1.th.jpg

(http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=67187&stc=1&d=1243947077)

Comentário do memtest do mem1: apesar de Pass = 15, houve um Errors = 20. Estranho, já que esse pente não resetou com o Vista.

Resultado memtest apenas com o mem2 instalado

memtest35mem2.th.jpg

(http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=67188&stc=1&d=1243947077)

Comentário do memtest do mem2: sempre nos primeiros minutos de teste dá um erro e o memtest trava, fica simplesmente parado. Esse é o pente que reboota o Vista;

Comprei os componentes pela internet e estou no prazo de 7 dias para troca, mas tenho de correr para não perder esse prazo. Alguma luz? Agradeço desde já seu apoio. Abraço.

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anjoed, a BIOS foi atualizada de acordo com a última versão disponível no site da Asus (desculpe, não lembro o número de cabeça). Quanto a config Auto da MB, estava tudo como Auto dando problema e eu mudei para manual de acordo com dicas que li em fóruns. A questão de mudar a tensão (Auto = 1.5V) para 1.7V conforme indicado pela Patriot melhorou, ou seja, alguns dos reboots que sempre ocorriam ficaram intermitentes como descrevo acima, mas no geral as falhas continuaram, infelizmente! O estranho é que a Patriot afirma que essas memórias são 100% testadas... Obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o pedido de troca ontem de manhã ao Kabum e já passei por 2 pessoas mas ninguém me contatou ainda nem para informar o endereço que devo enviar... tenho cobrado pelo chat ao vivo, vamos ver se amanhã resolve e até o final da semana consigo trocar isso. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enviei a memória ontem mas, como ia demorar demais, comprei mais 2 pentes numa loja local (dos mais simples, Kingston padrão) e combinei com a loja de devolver se der problema.

Apesar do memtest dessa vez NÃO travar/rebootar quando os dois pentes estão instalados, deu problema :angry:. Windows reboota só de vez em quando, sem apresentar tela azul nem nada. Rebootou ou travou na instalação (tentei instalar o Vista de novo) por 3 vezes, quando numa quarta vez funcionou... muito esquisito. Devo desconfiar de placa mãe? Processador? Placa de vídeo? Estou perdido e muito chateado. Vou terminar devolvendo essa tralha toda e comprando algo numa loja local única, que dê garantia no conjunto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HD aparentemente OK, consigo usá-lo sem problemas, SMART ativado e nenhum aviso, teria como detectar algo nele?

Quanto ao DVD do Vista essa mídia já foi usada por outras pessoas para teste, além disso os erros ocorriam com o Windows 7 RC. Vou tentar mexer no Win7 com essa memória nova também.

Vou fazer o procedimento que você sugeriu à noite. Se arrependimento matasse, cariria duro no chão por comprar peças separadas... desde a última 6ª minha vida está diferente - tudo que eu faço à noite é testar peças de computador!

Obrigado pelo apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

TU tem que procurar isolar o problema. Uma máquina reiniciar do nada é sintoma de muitas coisas, incluída entre elas, a fonte.

Seria interessante fazer uma instalação com somente os componentes básicos: um HD, um CD-ROM, uma memória e analisar se irá apresentar o mesmo problema. Se não apresentar, adiciona mais uma memória e assim vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei com memória Kingston presente na QVL da Asus (porém DDR2) e funcionou perfeitamente. Não baixou a nota do Vista e a memória tem inclusive tempos melhores. Terminei comprando a memória e ontem reinstalei o Vista, todos os drivers, quase 500 MB de Windows Update, antivírus e vários boots e tudo funcionando perfeitamente. Vou levar essa QVL mais a sério. Para referência de vocês a memória que está perfeita com a Asus P5QC é a Kingston KVR800D2N5/2G (DDR2 800 2 GB 5-5-5-15). A QVL está disponível em http://es.asus.com/340/download/products/2331/2331_10.pdf. Obrigado a todos. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, na verdade, esta lista QVL é atualizada poucas vezes e nem sempre eles testam todas as memórias disponíveis no mercado. Tu deu azar de pegar um modelo com problema ou incompatível da patriot, mas nem sempre é assim. Há vários casos que memórias fora da lista QVL funcionam perfeitamente.

No mais, que bom que resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!