Ir ao conteúdo

Avaliação de configuração para crossfire até R$ 3500

Posts recomendados

Postado

Bem, a última vez q eu montei meu PC foi há 10 anos. Não acompanho de perto a evolução dos hardwares ha muito tempo. To querendo montar um PC animal pra games, e andei lendo muito a respeito, mas gostaria que me ajudassem em alguns pontos.

(dá calafrios pesquisar os preços e a gama de opções de hadrware nos EUA. Uma radeon hd 4850 sai 99 doleta lá, e aqui nao vai por menos de R$400)

Bom, indo ao ponto: já vi muitas sugestões por aqui e é quase uma unanimidade sugerirem uma GPU single e NÃO configuração de 2 placas (SLI ou CF), mas eu não entendo muito bem porque. Dependendo da config um crossfire fica melhor que as singles mais recentes de mais de 1000 reais e ainda te permite uma troca simples de uma placa em alguns anos, caso queira melhorar a performance. Talvez pelo fato de termos mais dificuldades com coolers, gabinetes e fontes fique a preferência geral pelas singles... alguém teria uma explicação melhor?

De qualquer jeito, venho pensando na config. Quero um PC MUITO BOM, TOP pra games, mas tb não to afim de cair na besteira de comprar O ultimo processador e A ultima GPU, gastando dimdim a toa quando modelos antigos e bem configurados oferecem qualidade igual ou quase igual.

Pensei no seguinte:

Proc: intel core 2 Duo E8400 ou E8500 > 538,00 (pichau) pelo 8400; 562,00 pelo 8500 OEM na hardplus > pergunta: o OEM é pior?

(charts desses proc mostram q sao muito fortes pra games, pelo menos pesados como o crysis: http://www.tomshardware.com/charts/desktop-cpu-charts-q3-2008/Crysis-1680x1050,818.html )

Mobo: Asus P5Q-E > 520,00 (tem alguma melhor ou com custo beneficio melhor, por ex com suporte ddr3 sem aumento de custo?)

Memória: 2x2 GB DDR2 800Mhz > ao redor de 160,00 (kingston ou corsair)

Vídeo: Sapphire ATI Radeon 4850 x 2 > 437,00 x2 = 874,00

HD: Seagate 7200.12 500 GB (ou Samsung) > 190,00

Fonte: Asus 650W > 344,00 (é boa? suficiente?)

Gabinete: não entendo muito. Um desses coolermaster de 140,00 serve?

Cooler: nao tenho ideia. Queria fazer um sistema de water cooler, mais eficiente quieto e mais frio, mas o negocio me pareceu complicado pra ***.

Monitor: 22' LCD Samsung ou LG > ao redor de 480,00

Soma: 3.106,00 (sem preço ainda de cooler nem gabinete)

O quê acham? Sugestões / críticas?

Postado

Hi Rngilio, seja bem vindo ao forum :)

Em relação ao processador OEM, na existe nenhuma desvantagem diretamente ligada ao CPU em si, apenas que ele nao vem com o cooler e a caixa "oficial" da intel.

Em relação as placas de video vai haver muita discusao e diferentes opinioes, eu gosto do sistema de dual-GPU nao pelo ganho de desempenho em relação aos fps, muitos vão dizer se tenho duas placas quero um ganho de 100% no desempenho, o que na pratica raramente acontece, na minha modesta opiniao eu gosto pelo aumento do minimo de fps nos jogos, com mais "musculos" voce nao fica com aquelas travadas horriveis quando voce mais necessita. Em relação as placas no caso eu procuraria ver o preco de uma HD4850X2 de 2gb, apesar de ser uma unica placa ela 'e basicamente duas 4850 em uma, normalmente o preco esta diretamente relacionado com o valor de duas 4850, mas 'e uma placa difícil de se encontrar por ter um otimo desempenho e um valor bem abaixo da sua irma maior a HD4870X2, outra vantagem seria manter uma porta PCI-E disponivel para no futuro, quem sabe...

Detalhe procure comprar um gabinete bem ventilado, com certeza voce vai precisar e em relação a WC, sim voce tem que procurar se inteirar, existem bons topicos no forum de uma olhada.

Espero ter ajudado, valeu.

Postado
Bom, indo ao ponto: já vi muitas sugestões por aqui e é quase uma unanimidade sugerirem uma GPU single e NÃO configuração de 2 placas (SLI ou CF), mas eu não entendo muito bem porque. Dependendo da config um crossfire fica melhor que as singles mais recentes de mais de 1000 reais e ainda te permite uma troca simples de uma placa em alguns anos, caso queira melhorar a performance. Talvez pelo fato de termos mais dificuldades com coolers, gabinetes e fontes fique a preferência geral pelas singles... alguém teria uma explicação melhor?

realmente, tem casos que o crossfire da um desempenho maior que uma placa single, por exemplo o crossfire de HD4770 é cerca de 20% superior a uma HD4890, e sai mais barato que ela. o problema é que para manter um crossfire além da conta de luz mais elevada, tu tb precisa de uma fonte mais parruda, e aqui no brasil infelizmente uma fonte dessas sai muito caro. outro fator é que nos monitores/resoluçoes usadas por grande parte do pessoal aqui (monitore entre 15' e 22') o crossfire nao vai fazer diferença.

por isso normalmente embora comprar as 2 VGAs saia mais barato, o crossfire nao vai dar o desempenho desejado.

e quando é SLI o custo é ainda mais caro, pois precisa de uma mobo que de suporte ao SLI, que geralmente sao mais caras. fazendo com que a economia feita nas VGAs seja perdida em mobo+fonte+conta de luz.

sobre a confiq, esta bem montada, mas eu pegaria um quad core, mesmo que o e8400 tenha um desempenho superior em jogos, para multitarefas sai mais em conta, e em pouco tempo os jogos provavelmente serao feitos visando os quad cores (GTA iv por ex)

Postado

Obrigado pelas boas vindas e pelas respostas Beto e madman.

Então, sobre as placas de video. Eu sei que tem outras opções singles fortes, mas pelo q eu pesquisei nada que chegue no custo beneficio das duas 4850 em crossfire. Vejam alguns dados aqui mesmo do forum:

(link http://forum.clubedohardware.com.br/relacoes-placas-video/357042 )

- Crossfire HD4850 melhor que GTX285

HD4850, 625/2000 MHz, 256 bits, 800 SPs, 512 MB, DX 10.1

GTX285, 648/1476/2484, 512 bits, 240 SPs, 1024 MB, DX 10

Review

-GTX 285 melhor que HD 4890, que é igual a GTX275 e ambas são melhores que a HD4870 (veja aqui qual é melhor para o seu caso)

GTX285, 648/1476/2484, 512 bits, 240 SPs, 1024 MB, DX 10

4890, 850/3900 MHz, 256 bits, 800 SPs, 1024 MB, DX 10.1

GTX275, 633/2808/2268 MHz, 448 bits, 240 SPs, 896 MB DX 10

4870, 750/3600 MHz, 256 bits, 800 SPs, 512 MB, 10.1

Review

Review

Review

* Bem, se CF de 4850 é melhor q GTX285, então é melhor q todo o resto aí (inclusive 4890).

- CrossFire de 4850 melhor que SLI de 9800GTX+ que é melhor que GTX 280

4850, 625/2000 MHz, 256 bits, 800 SPs, 512 MB, DX 10.1

9800GTX+, 738/1836/2200 MHz, 256 bits, 128 SPs, 512 MB, DX 10

GTX 280, 602/1296/2210, 512 bits, 240 SPs, 1 GB, 10

Review

Review

Review

* Ou seja, melhor que SLI de GTX9800 (que ta num patamar maior q a 4850, ou seja CF dela ta realmente imbativel).

Ou seja, essas duas batem muita placa top. Só vão perder talvez de SLI de GTS 275 pra cima, ou de single GTS 295 ou 4870 X2, mas essas ultimas estão MUITO mais caras (a 4870 X2 ta saindo por 1400, enqto q duas 4850 fica por 870).

outra vantagem seria manter uma porta PCI-E disponivel para no futuro, quem sabe...

Bem, mas daí fica contraditório. Se parte das vantagens de ter uma single é que o sistema fica mais barato pela fonte, cooler, gabinete, nao estamos pensando em colocar uma segunda placa no futuro certo? E da pra comprar mais pra frente uma mais top e deixar em CF com uma das hd 4850, nao da? Aposto que nao vai ficar ruim nao.

Claro, CF traz um problema. Um não, 3 ou 4:

1- gabinete : talvez o mais simples dos problemas, acho que com um pouco de pesquisa acho um gabinete adequado, grande e bem ventilado (ideias?)

2- fonte: eu achei uma ASUS 650 W, listada no topico de bons preços daqui. Será que é boa e suficiente ou precisa de outra mais potente?

3- refrigeração: assunto essencial, não só pra rodar normal como pra permitir OC (q essa config favorece). Alguém ja fez WC aqui no BR, é factível de se fazer sozinho, ou será que é melhor ficar com coolers de gpu, gabinete e um principal (de cpu) fortão? Alguma sugestão de coolers pra usar com essa config?

4- gasto de energia: vai aumentar. Mas fazer o que, vale a pena :D

Por mais que com um monitor 22' TALVEZ eu não use TODO o potencial das 2 em CF, a meta é justamente essa: deixar os jogos tudo no top, e ficar com qualidade otima por pelo menos uns 3 anos sem ter que mexer.

sobre a confiq, esta bem montada, mas eu pegaria um quad core, mesmo que o e8400 tenha um desempenho superior em jogos, para multitarefas sai mais em conta, e em pouco tempo os jogos provavelmente serao feitos visando os quad cores (GTA iv por ex)

Acho que você tem razão, mas eu NAO quero multitasking. Uso PC para: navegar no IE, usar word e powerpoint, AS VEZES ouvir musica, e jogar jogos. No maximo 2 coisas ao mesmo tempo.... quad core pra multitasking pra mim é desperdicio hehe.

Bem obrigado pelas respostas até agora, aguardo sugestões quanto as (muitas) duvidas que ainda tenho. Valeu!!!

Postado

bom... se o crossfire é iminente, relaxa e goza o.o

trocadilhos podres a parte, recomendo então fazer um crossfire de HD4770, como é uma vga mais nova ela consome menos, e esquenta menos tb. e como tem um desempenho bem proximo a HD4850, e geralmente sao encontradas um pouco mais baratas que a HD4850.

1- gabinete : talvez o mais simples dos problemas, acho que com um pouco de pesquisa acho um gabinete adequado, grande e bem ventilado (ideias?)

2- fonte: eu achei uma ASUS 650 W, listada no topico de bons preços daqui. Será que é boa e suficiente ou precisa de outra mais potente?

3- refrigeração: assunto essencial, não só pra rodar normal como pra permitir OC (q essa config favorece). Alguém ja fez WC aqui no BR, é factível de se fazer sozinho, ou será que é melhor ficar com coolers de gpu, gabinete e um principal (de cpu) fortão? Alguma sugestão de coolers pra usar com essa config?

4- gasto de energia: vai aumentar. Mas fazer o que, vale a pena

1 - os cooler master 690 creio que seja uma boa opção, tem os Asus vento que sao bem ventilados, mas normalmente estão um pouco mais caros que os CM 690.

2 - Não sei... imagino que uma fonte asus deva ter qualidade, até imagino que deva aguentar a config com o crossfire, mas nao vou te dar certeza.

3 - normalmente sistemas de WC tem um alto custo, e só tras beneficios reais com overclocks extremos. acho que com um gabinete bem ventilado, abusando de coolers e visando uma boa circulação (recomendo usar uma fonte Modular, que ajuda na ventilação) dispensa o uso do WC.

4 - realmente, vai aumentar, mas como disse antes, use um CF de HD4770, que ira trazer um desempenho semelhante ao de HD4850 com um consumo menor.

Postado

Madman, o que é uma fonte modular? E quanto aos coolers, quantos eu devo usar, e onde? (gabinete? gabinete e gpu? qual cooler de processador?)

Quanto ao CF, você tem alguma fonte mostrando uso menor (significativo) de energia e menor aquecimento (significativo) da 4770 em relação à 4850? porque por todos os dados eu to realmente MUITO tendencioso a pegar CF de 4850...

Valeu de novo pela ajuda!

Postado

uma fonte modular é uma fonte que tu pode retirar os cabos que tu nao vai usar, em uma fonte comum (nao modular) todos os cabos são "grudados" na fonte, permitindo que fiquem mais organizados, isso facilita na circulação de ar no gabinete.

e o fato da HD4770 esquentar menos e consumir menos, é pelo fato de que ela é feita em arquitetura de 40nm, e a HD4850 é 55nm (fico devendo uma explicação mais detalhasa sobre isso, porque tb nao entendo muito).

vou procurar uns reviews falando sobre isso e depois posto aqui.

Postado

Ela tem um bom custo/benefício, é boa na minha opinião, meu amigo tem uma num Core 2 Quad Q6600 + 8800GT e roda beleza. Mas se quiser qualidade mesmo, Corsair é a melhor opção.

Postado
Hi Rngilio, seja bem vindo ao forum :)

Em relação ao processador OEM, na existe nenhuma desvantagem diretamente ligada ao CPU em si, apenas que ele nao vem com o cooler e a caixa "oficial" da intel.

Em relação as placas de video vai haver muita discusao e diferentes opinioes, eu gosto do sistema de dual-GPU nao pelo ganho de desempenho em relação aos fps, muitos vão dizer se tenho duas placas quero um ganho de 100% no desempenho, o que na pratica raramente acontece, na minha modesta opiniao eu gosto pelo aumento do minimo de fps nos jogos, com mais "musculos" voce nao fica com aquelas travadas horriveis quando voce mais necessita. Em relação as placas no caso eu procuraria ver o preco de uma HD4850X2 de 2gb, apesar de ser uma unica placa ela 'e basicamente duas 4850 em uma, normalmente o preco esta diretamente relacionado com o valor de duas 4850, mas 'e uma placa difícil de se encontrar por ter um otimo desempenho e um valor bem abaixo da sua irma maior a HD4870X2, outra vantagem seria manter uma porta PCI-E disponivel para no futuro, quem sabe...

Detalhe procure comprar um gabinete bem ventilado, com certeza voce vai precisar e em relação a WC, sim voce tem que procurar se inteirar, existem bons topicos no forum de uma olhada.

Espero ter ajudado, valeu.

Sobre WC, se quiser pode consultar o topico fixo do propio Beto xD excelente topico muito util para quem deseja se aprofundar mais um pouquinho no assunto.

http://forum.clubedohardware.com.br/water-cooler-refrigeracao/651578

Postado
A 4770 consome uns 80W

A 4850 consome uns 110W

colocando duas... dá 60W de diferença...

o desempenho vai ser pouco pior! pouca coisa mesmo, acho que deve valer a pena!

É pode ser. Na real, são tantos fatores envolvidos q nao da pra tomar uma decisão 100% acertada em todos os aspectos. E esses charts e reviews sao meio problematicos... cabei de ver um da guru3d q os nego usaram um pc core 2 com clock de 2.6 ghz, estão querendo testar placa em config top, crossfire contra single, sli contra ati, usando um proc que gargala o desempenho? nao da ne.... ou outro que mostra uma diferença ao redor de DOIS (isso mesmo 2) fps entre duas placas e concluindo que uma é significativamente melhor que a outra.... quando na verdade as 2 são iguais. Tudo muito confuso nesse mundo de hardware hehe.

Quanto ao topico do Beto sobre WC, eu ja o tinha lido. Mas assim, como eu nunca mexi com isso seria um troço difícil de aprender nao so por nao saber direito como fazer, mas tb porque nem sei onde comprar os equipamentos necessarios... pra obter talvez uma melhora discreta de performance... ou seja nao sei se vai rolar.

Bem, mais uma coisa: alguma sugestão quanto a GABINETE?

Postado

@rngilio

Duas boas opções de gabinete:

Asus Vento TA-M21 - R$278

Asus Vento TA-M11 - R$285

Link: http://www.e-coyote.com.br/produtos/lista/gabinetes/asus (os dois ultimos)

----

Dei uma lida geral no tópico e tenho algumas sugestões:

As fontes asus não são indicadas para um pc com configuração pesada. Não lembro aonde li que a de 500W fornecia em torno de 400W. (era algum site gringo)

Recomendo que fique com alguma Corsair. Sobre ser modular ou não, você escolhe.

Mas digo que organizando bem o gabinete, o cabeamento modular não é algo que faça valer a diferença de preço que normalmente é grande.

Sobre o seu crossfire, tenho quase certeza que a P5Q-E faz em 8x/8x, não aproveitando completamente o potêncial da placa.

Uma opção seria pegar uma HD4850 X2(R$888 - DHCP) e uma P5Q normal.

Ou então investir em alguma mobo que faça 16x/16x. (não sei sugerir)

Postado

Cara, voltando no assunto do cf, existem muitos jogos que não trabalham bem em cf/sli, há casos em que há até perda de performance! E complicado isso, crysis é um bom exemplo disso que eu estou falando... Eu mesmo sou um que queria fazer sli, mas depois acabei vendo que é bobeira, jogo tudo que eu quero muito bem aqui com a minha hd4850 single, acho que uma hd4890 ai ia arrebentar, e uma dessas está a menos de 1000 reais no mercado livre!

Sobre a fonte da asus, realmente não é uma boa pedida, recomendo postar a sua dúvida aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/guia-fontes-pc/501202

Postado
Ela tem um bom custo/benefício, é boa na minha opinião, meu amigo tem uma num Core 2 Quad Q6600 + 8800GT e roda beleza. Mas se quiser qualidade mesmo, Corsair é a melhor opção.

Seventeam ST-750ZAF 750W PFC Ativo - 360 R$

uma corsair com um preço equivalente é inferior a esta eu acho.

E sobre gabinete eu iria de CM690 ( é o que eu vou comprar =] )

Postado

É galera eu gostei dos 3 gabinetes que vocês sugeriram.

Quanto a config quanto mais eu pesquiso mais em duvida eu fico.

Pela dificuldade em conseguir fontes boas e com preço acessivel, e pelo aumento do consumo em watts que a maioria das configs em Xfire ou SLI causa eu to cada vez mais reconsiderando... to com olhos na HD 4890 e na GTX 275, to mais tendencioso por essa segunda.

(vi muitos reviews e benchmarks. E é gozado que as configs em crossfire sempre tem 1 programa, ou 1 jogo específico que fica com uma porcaria de fps, provavelmente por ser um dos famigerados jogos nao preparados pra Xfire. Eu nao quero montar um pc "top" que corre o risco de falhar em algum jogo. Prefiro um pouco menos de fps mas que fique mais "garantido" pra rodar bem qq coisa que eu botar la).

E no final das contas sempre vai ter 1 ou outro motivo pra decidir entre 1 placa ou outra. Ou é alguma dif de preço atual, ou calor, ou barulho, gasto de energia, ganho de fps na resolução X ou Y ou Z no jogo A B ou C. De qq maneira estou muito agradecido pela ajuda até agora. Valeu mesmo!

:P

Postado

Uma coisa que ninguém citou e que é muito importante a respeito de SLI/CF: A placa-mãe. Para retirar o máximo de potencial de um SLI/CF, é necessária uma placa-mãe que faça em 16x/16x. E só as placas mais topo de linha fazem isso, a maioria faz em 8x/8x, o que limita bastante o desempenho, eliminando a vantagem que surge em muitos casos.

Placas-mãe que fazem SLI/CF em 16x/16x geralmente são bem mais caras.

Também é importante dizer que a escolha da VGA deve levar em conta os jogos que você gosta de jogar. Se você é viciado em Age of Conan, por exemplo, tem que levar uma ATI. Já se você prefere Call of Duty, fique com uma nVidia. Procure por comparativos do seus jogos prediletos antes de decidir.

Sobre o processador: Você disse que não precisa de um quad core. Mas eu te digo você precisa sim. O fato de se utilizar uma ou duas aplicações ao mesmo tempo não diz muita coisa, pois muitos programas já utilizam o multithreading. Muitos jogos já se aproveitam dos quatro núcleos, assim como outras tarefas. Um bom exemplo de jogo é GTA4. E se você quer um PC que dure, quad core é a única opção, pois em pouco tempo quase tudo será otimizado para vários núcleos.

Minha sugestão:

Phenom II X4 940 Black Edition - 614 reais

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=95446159

ASUS M4A78T-E - 569 reais

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=92124693

Kit 2x2 GB DDR3 1600 MHz OCZ Platinum AMD Edition 7-7-7-24 - 270 reais

http://www.pluginformatica.com.br/loja/produto-10-8026-memoria_ocz_platinum_amd_edition_4gb_2_x_2gb_ddr31600_pc3_12800__ocz3p1600lvam4gk

HD 500 GB SATA II Seagate 7200.12 - 190 reais

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=95288278

Gravador de DVD SATA ASUS - 94 reais

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=94647587

ATI Radeon HD4890 1 GB DDR5 - 800 reais

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96316942-_JM

Fonte Corsair 520-HX Modular - 320 reais

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=97118727

Gabinete ASUS TAM2 (4 coolers inclusos) - 270 reais

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96726506-lancamento-gabinete-asus-vento-ta-m2-em-estoque-nf-_JM

Monitor LCD 22" Samsung T220 - 515 reais

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=96661646

TOTAL: 3642 reais

Passou um pouquinho, mas é uma máquina top de linha e que permite upgrades futuros.

Postado

Com essa grana eu tentaria uma configuração AMD Phenom 940 com uma placa ASUS top pra depois pensar em crossfire, primeiramente apostaria em uma HD 4770 ou logo em uma HD 4890 pra depois meter outra, fonte Seventeam já está provada que é ótima.

Vai economizar com AMD e jogar tudo dando risada pode apostar.

Edit: essa configuração aí em cima ta excelente.

Postado

Dennis, realmente o custo das mobos pra crossfire e sli é maior. Fico na dúvida ainda se vale a pena, considerando a fonte e o gasto de energia e o aumento de preço na mobo. Se tivesse tudo facilmente disponivel aqui, acho que um crossfire de 4850 ou 4770 seria a melhor relação performance/custo. Mas....

Quanto ao processador eu discordo. Pra mim esse negocio de "vai ser tudo quad core, o seu core 2 em 1 ou 2 anos nao vai mais ser eficaz" é balela (sem ofensa). Demora muuuito pros programas ficarem realmente DEPENDENTES das tecnologias mais recentes, e se você pesquisar performance de um core 2 E8400 ou E8500 contra os quad core vai ver que perdem por muito pouco, e ainda esses modelos de core 2 permitem um belo dum OC com boa margem de segurança. Pensando em custo beneficio, pra jogos acho que valem mais a pena.

• 2 semanas depois...
Postado

Olá gente. Gostaria de saber se para a configuração do colega não seria interessante uma fonte zalman de 600 w reais e um nobreak sms net 3+ de 700 va. Dou essas dicas porque as intensões de montagem do pc dele são compatíveis com as minhas e eu anseios por essa fonte anteriormente citada. Além disso, esse é o modelo de nobreak que possuo e queria aproveitar e verificar se ele será suficiente para a configuração (do inicio do topico) ou não. Desde já grato gente.

Postado
Olá gente. Gostaria de saber se para a configuração do colega não seria interessante uma fonte zalman de 600 w reais e um nobreak sms net 3+ de 700 va. Dou essas dicas porque as intensões de montagem do pc dele são compatíveis com as minhas e eu anseios por essa fonte anteriormente citada. Além disso, esse é o modelo de nobreak que possuo e queria aproveitar e verificar se ele será suficiente para a configuração (do inicio do topico) ou não. Desde já grato gente.

Sobre recomendação de fontes, sugiro que poste a sua dúvida neste tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/guia-fontes-pc/501202

Postado

Uma fonte de 500W segura um CF de HD 4770 ou HD 4850, não acho que a fonte seria um ponto ruim para o crossfire, e sim a placa mãe como já foi dito, você vai pagar o dobro para ter uma que faça um CF 16X-16X, embora acredito que não deve ter uma diferença maior que 5% em um CF 16X-16X para um CF 8X-8X

O que falaram acima de que vai demorar um pouco para usar os núcleos dos processadores é verdade, a programação paralela está engatinhando ainda

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...