Ir ao conteúdo

Como saber de onde recebo e envio dados?

xyko-2020

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Bom, se estou no lugar errado, por favor me informem ou movam o tópico.

Seguinte! De vez em quando meu PC fica lento e percebo que os icones de conexão local e internet estão enviando e recebendo dados.

Não é vírus e parece que é atualização automática, ou do AVAST ou do sistema, e isso fica uns 5 a 10 minutos e toda navegação com outros sites fica prejudicada (lenta). Quando é do AVAST, logo vem o alerta, mas quando é do sistema, nem sempre.

Como saber de onde vem e para onde o micro está enviando dados, conforme esta imagem.

Como saber se são as atualizações automáticas antes de começar a receber ou enviar estes dados?

Obrigado!

conexao.gif

• Membro VIP
Postado

Você já tem configurado DNS manualmente? Qual a largura da sua banda, principalmente de upload?

Ah! Experimente executar no prompt o seguinte:

netstat -a

. . . .e poste aqui o que aparece.

Agora, para visualizar quais programas acessam a internet basta instalar um firewall como o Comodo, fácil de encontrar no Baixaki.

• Membro VIP
Postado

Obrigado Spider,

estou baixando o comodo neste momento.

Minha internet é somente de 250K, pois aqui não instalam mais que isto.

Quanto a DNS... nem sei te responder, pois meu negócio com micro é mais eletrônica.

ahhh. os dados recebido já estavam em quase 30MB, aí resolvi desconectar e conectar... aí para. Creio que se é atualização, uma hora vai começar de novo, mas gostaria de saber que dados são estes antes de começar a baixar automaticamente...

aAssim que terminar o Download e eu tiver instalado, vou testar as dicas acima e te informo.

Postado

No painel de controle em atualizações automáticas, você pode configurar como receber as atualizações do OS.

CTRL+ALT+DEL aparece o gerenciador de tarefas que você pode visualizar quais processos estão a correr na máquina e pode´cancelar também, se for o caso.

Assim mesmo, instale uma firewall para sua segurança na rede mundial.

• Membro VIP
Postado

Spider,

baixei o comodo, mas isto torna o micro mais lento, pois ele faz perguntas para tudo...

Já desinstalei.

meu problema é somente saber com quem o computador está se comunicando quando na situação citada no primeiro post.

Neste computador, eu preciso mais de agilidade do que segurança, pois ele é mais usado para navegação e quando ocorre dele ficar mais de 30 minutos, como ontem, me atrasa muito os projetos, que desenvolvo em outro PC. Às vezes estou com um cliente ao telefone e preciso acessar vários sites sem perda de tempo.

Não teria outro soft ou recurso que indicasse a origem/destino destas comunicações ''ocultas'' que o micro fica fazendo sem avisar?

• Membro VIP
Postado

Sim, basta executar o comando abaixo no prompt de comando que ele te mostrará quais as portas estão abertas e quais programas estão utilizando-as:

[B]netstat -a[/B]

Esse comando além de te mostrar de maneira muito prática quais programas estão acessando a internet te dará possibilidades de rastreá-las e pará-las se necessário.

Agora complementando a explicação para seu problema: como você disse que tem um link de 250Kbits já explica em muito o porquê da lentidão na navegação no momento de atualizações principalmente do antivírus, pois nesse caso a taxa de envio que é o seu upload é muito apertado, coisa de 10/12KB/s. Toda ou quase toda ela fica prejudica quando muitas conexões UDPs e também TCPs resolvem trabalhar ao mesmo tempo porque ocorre o engargalamento da conexão, uma sobrecarga.

Explicado então o porquê da lentidão, recomendável no seu caso a configuração manual de endereços de DNS para agilizar a resolução de nomes no seu navegador. Ainda mais se você usa os serviços de banda larga do Speedy(...). O esquema de configuração de DNS no XP esta no link logo abaixo:

http://www.portaladsl.com.br/portaladsl_contentid_51.html

E os endereços que te recomendo utilizar são estes:

Preferencial: 208.67.222.222

Alternativo: 208.67.220.2220

E por acaso você continua utilizando aquele mesmo modem Dslink 260E? Se eu estiver certo na minha suspeita esse seu modem pode estar com o firmware antigo.:mellow:

• Membro VIP
Postado

E por acaso você continua utilizando aquele mesmo modem Dslink 260E? Se eu estiver certo na minha suspeita esse seu modem pode estar com o firmware antigo.:mellow:

heehhe... ele mesmo!

Recomenda algum melhor, mesmo que eu tenha que comprar?

Pois este foi fornecido pela telefonica (speed) em substituição ao DSL500-B.

• Membro VIP
Postado

Como seu problema inicial é a conexão engargalada por causa das atualizações diga aí: a configuração de DNS funcionou ou melhorou sua conexão?

Se sim, ótimo menos um problema. O outro passo que te recomendo pelo menos num primeiro momento é atualizar o firmware do Dslink: com o novo firmware você poderá desfrutar de maior estabilidade. Eu mesmo tenho um Dslink 260E e recomendo ele mas com o firmware atualizado, mesma coisa para o D-Link 500B.

• Membro VIP
Postado
Como seu problema inicial é a conexão engargalada por causa das atualizações diga aí: a configuração de DNS funcionou ou melhorou sua conexão?

Acabei de fazer isto e parece que melhorou consideravelmente.

Desliguei o computador e o modem e esperei uns minutos para ver se o outro problema ainda existia.

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-dslink260e-aparece/639665?t=639665

Parece que também resolveu.

Obrigado! Acho que pode encerrar.

• Membro VIP
Postado

Ótimo sochip. Fiquei feliz que então resolveu seu antigo problema no modem. Mas caso tenha ainda assim vontade de comprar outro modem aconselho à você adquirir um Siemens Gigaset 201A, lançamento da Siemens que sucede o bem-afamado SpeedStream 4200.

É isso aí: se precisar reabro o tópico para você ou se quiser maiores detalhes sobre adquirir outro modem abra outro tópico lá na área de 'Banda Larga'.

Abraço,:bye:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!