Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fluxo de ar inverso?


RodMY

Posts recomendados

Fala pessoal...

Na foto abaixo eu tento (hehe) explicar o q pretendo fazer e onde ficará meu gabinete...

casemod.jpg

Meu gabinete vai ficar em um espaço determinado na minha bancada (se fosse fazer hj, é claro q pensaria melhor, mas é o q tenho agora hehe). Nao fiz nada em relação aa largura porque o gabinete vai ficar praticamente justo (o "buraco" tem 21cm de largura, e o case tem 20). No momento, ele só possui o buraco de 80mm inferior na frente e os 2 de 80 atrás. Pretendo colocar uma baia fan de 80mm (é o que vai sobrar, já q ele possui 4 baias e vou usar as 2 de cima, então cabe a baia fan de 80 nas 2 de baixo) e fazer 2 furações de 120mm para colocar fans em cima (tirando ar) e embaixo (colocando ar); esses 2 de 120mm sao os unicos q tenho certeza do fluxo.

Tenho 2 duvidas:

1. Compensa fazer um buraco de 120mm ali em cima de onde fica a fonte? Seria somente o buraco, sem fan, e aí eu colocaria a fonte ao contrário, com o 120 inferior dela ficando pra cima. Vale a pena?

2. Como o case vai ficar em um "caixote", fechado nas laterais, atrás e em cima (embora com o espaço mostrado), seria possivel tentar INVERTER o fluxo de ar, fazendo a admissão pela parte de trás e a exaustão pela frente? Eu sei q o correto é o ar entrar pela frente e sair por trás e q os gabinetes sao projetados para isso, mas considerando q a parte de trás é fechada, será q daria? porque aí o ar quente nao ficaria ali atrás, sairia pela frente (e por cima, principalmente).

Seja como for, a quantidade de ar q vai entrar (2x80 + 1x120) é a mesma q vai sair (idem)...

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara, eu penso o seguinte:

1º - Não colocaria esse fan em baixo do gabinete. Porque querendo ou não junta muita sujeira debaixo do gabinete e seu pc ficaria "imundo".

2º - Se possivel, colocaria um de 120mm no lugar do de 80 na parte da frente. Porque, um de 120 é suficiente para ventilar a parte de baixo, e como a tendencia do ar quente é subir, os exaustores da parte de traiz dariam conta do recado.

3º - Essa ideia de virar a fonte, nem pensar. Ela já ajudaria muito como exaustor se colocada na posição correta.

4º - Da pra colocar tambem no rumo do processador um fan, que facilita muito. Isso caso não haja duto de ar é claro.

Finalizando, eu faria o seguinte:

1 de 120 na frente

2 de 80 atrás(retirando o ar)

1 de 120(da fonte)(retirando o ar)

1 de 80 em cima do processador

é isso ai, espero ter ajudado.:lol:

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!