Ir ao conteúdo

Overclock com Easy Tune 5, compensa ?

KEKAS

Posts recomendados

Postado

Bem,

Aproveitei o feriado e troquei a pasta térmica do Q8400 (coloquei a AS5) e reinstalei o Cooler Box cuidadosamente, até escutar os famosos "click" e instalei duas fans, uma 8x8 "ventilando" e 12x12 "exaustor" dry.gif

Abri o Easy Tune 5 e coloquei, fácil yes.gif, o seguinte over:

CPU 3.0 mhz - 375 FSB com 1.265 v

Memo 900 com 2.0 v

PCI 100

As temperaturas, a meu ver, ficaram ótimas :

26/28 ºc stock

49/53ªc no teste do Everest

37/39ºc jogando Crysis

Sei que alguns vão dizer que over se faz pelo setup, mais no meu caso, onde o PC é usado com pouca frequência em jogos e edições, será que não é "desperdício" desativar funções como o CIE, etc... e deixar o over fixo ? huh.gif

Comentários serão bem vindos biggrin.gif

Inté :bye:

Postado
Bem,

Aproveitei o feriado e troquei a pasta térmica do Q8400 (coloquei a AS5) e reinstalei o Cooler Box cuidadosamente, até escutar os famosos "click" e instalei duas fans, uma 8x8 "ventilando" e 12x12 "exaustor" dry.gif

Abri o Easy Tune 5 e coloquei, fácil yes.gif, o seguinte over:

CPU 3.0 mhz - 375 FSB com 1.265 v

Memo 900 com 2.0 v

PCI 100

As temperaturas, a meu ver, ficaram ótimas :

26/28 ºc stock

49/53ªc no teste do Everest

37/39ºc jogando Crysis

Sei que alguns vão dizer que over se faz pelo setup, mais no meu caso, onde o PC é usado com pouca frequência em jogos e edições, será que não é "desperdício" desativar funções como o CIE, etc... e deixar o over fixo ? huh.gif

Comentários serão bem vindos biggrin.gif

Eu tambem tenho esta dúvida , mais aproveitando , eu comprei um Q8400 tambem , estou esperando chegar , você já consigui mais de 3 ghz nele ?E o desempenho, gostou? Fes teste do superpi 1m ? Estou ansioso para o meu chegar , infelizmente vai demorar muito!

Postado

Dois dias depois que criei este tópico, passei a ter "tela azul" :mad:

Então, parti para o over via bios :huh:

Coloquei 3.0, mais passei a ter problemas com o pci express, pois a es2c, fica instável e não sobe se o pci for travado em 100mhz :( E, para completar, ainda tenho a 9600gt, que sofre over com a subida do pci a partir de 100mhz :eek:

Postado
Dois dias depois que criei este tópico, passei a ter "tela azul" :mad:

Então, parti para o over via bios :huh:

Coloquei 3.0, mais passei a ter problemas com o pci express, pois a es2c, fica instável e não sobe se o pci for travado em 100mhz :( E, para completar, ainda tenho a 9600gt, que sofre over com a subida do pci a partir de 100mhz :eek:

então má noticia para min,pois minha placa é parecida com a sua!Tinha esperança de conseguir pelo menos 3,3 ghz!

Quem sabe a minha consiga,o rui é ter q esperar a Plug Informatica entregar

Postado

O meu problema aqui, é que pelo que andei lendo, a 9600gt sofre over "por tabela" quando é aumentado o PCI além de 100 mhz :mad: e como não achei nenhum software para poder fazer a leitura do PCI em auto (usei o SetFSB deu bug http://forum.clubedohardware.com.br/g31m-es2c-x/681769), criei um tópico para ver se me dão alguma dica :(

No seu caso, que usa uma 8600, acho que tera que tomar cuidado apenas em setar um valor seguro no PCI para conseguir ultrapassar os 3.0, andei lendo que em torno de 110/115 esta bom, verifique :cool:

Postado

Mas fora o overclock , o que você achou do desempenho do Q8400 ?Eu ia comprar o E8400 , mas como ví o Q8400 em promoção , por R$ 500 , achei um custo beneficio melhor , porém até agora não existe muita materia sobre o desempenho dele em jogos e overclock.

Sobre a frequencia da placa de video, você sabe + ou - os modelos que não acontecem os problemas que você citou com a sua 9600 ?

Postado
Mas fora o overclock , o que você achou do desempenho do Q8400 ?Eu ia comprar o E8400 , mas como ví o Q8400 em promoção , por R$ 500 , achei um custo beneficio melhor , porém até agora não existe muita materia sobre o desempenho dele em jogos e overclock.

Sobre a frequencia da placa de video, você sabe + ou - os modelos que não acontecem os problemas que você citou com a sua 9600 ?

Seguinte, sou "meio cabaço" nessa área de jogos :D

Sobre o que andei lendo e o que comentaram no ADRENALINE, esse bug da frequência, foi verificado apenas nas 9600 :mad:

Por enquanto, não tenho programas que aferem estas estatísticas (3d, prime,etc). O que baixei ontem foi o Superpi, com over de 3.1 e PCI travado em 115 mhz, ficou assim :

superpih.png

Já vou começar a guardar uns trocados para pegar uma Placa onde eu consigua subir o FSB com o PCI travado em 100 MHZ ^_^

Postado
Seguinte, sou "meio cabaço" nessa área de jogos :D

Sobre o que andei lendo e o que comentaram no ADRENALINE, esse bug da frequência, foi verificado apenas nas 9600 :mad:

Por enquanto, não tenho programas que aferem estas estatísticas (3d, prime,etc). O que baixei ontem foi o Superpi, com over de 3.1 e PCI travado em 115 mhz, ficou assim :

superpih.png

Já vou começar a guardar uns trocados para pegar uma Placa onde eu consigua subir o FSB com o PCI travado em 100 MHZ ^_^

Com esse tempo o seu Q8400 esta equivalente a um Core 2 Duo E6750 trabalhando a 2.960 MHz (370 x 8) , no ranking do super-pi do usuario Wz.Williamzu - 17,328s.

Achei um pouco fraco ! Tenta fazer de novo depois de reiniciar o computador que deve dar um tempo melhor.O meu E2180 a 3 ghz chega a 22 s .

Postado
Com esse tempo o seu Q8400 esta equivalente a um Core 2 Duo E6750 trabalhando a 2.960 MHz (370 x 8) , no ranking do super-pi do usuario Wz.Williamzu - 17,328s.

Achei um pouco fraco ! Tenta fazer de novo depois de reiniciar o computador que deve dar um tempo melhor.O meu E2180 a 3 ghz chega a 22 s .

Olá Adriano,

Como lhe disse, não manjo desses testes :D

O Superpi, leva em conta somente a CPU, ou o conjunto de hardware ?

Neste teste abaixo, 2,904 MHZ (363X8) e Memo com a seguinte latência 5-6-6-20 , ficou assim :

superpi2.png

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...