Ir ao conteúdo

No-break, onda semi-senoidal + fonte com PFC Ativo

vitor teixeira

Posts recomendados

Postado

Seguinte: Comprei um No-Break 1200va Bivolt APC, minha rede é 220. Minha fonte é uma Corsair TX 750W pfc ativo. Esse no-break tem onda semi-senoidal, nem sabia o que era isso até saber que tinha diferenças quando o no-break entra em bateria. Este no-break,´quando entra em bateria, muda a onda de senoidal, ou semi-senoidal, pra não senoidal, ou onda quadrada, não me lembro ao certo, mas sei que muda a onda quando cai em bateria. Mas me disseram que minha fonte não suporta essa onda quadrada, não senoidal, por causa do pfc ativo, que deveria ser senoidal pura. alguém poderia me confirmar isso? essa fonte realmente vai estragar, ou diminuir a vida útil, que seja, se receber esse tipo de onda que o no-break muda quando cai em bateria ou eles só dizem isso pra fazer o cara comprar os senoidais puros que custam uma fortuna?

Postado
Seguinte: Comprei um No-Break 1200va Bivolt APC, minha rede é 220. Minha fonte é uma Corsair TX 750W pfc ativo. Esse no-break tem onda semi-senoidal, nem sabia o que era isso até saber que tinha diferenças quando o no-break entra em bateria. Este no-break,´quando entra em bateria, muda a onda de senoidal, ou semi-senoidal, pra não senoidal, ou onda quadrada, não me lembro ao certo, mas sei que muda a onda quando cai em bateria. Mas me disseram que minha fonte não suporta essa onda quadrada, não senoidal, por causa do pfc ativo, que deveria ser senoidal pura. alguém poderia me confirmar isso? essa fonte realmente vai estragar, ou diminuir a vida útil, que seja, se receber esse tipo de onda que o no-break muda quando cai em bateria ou eles só dizem isso pra fazer o cara comprar os senoidais puros que custam uma fortuna?

A fonte funciona sim com onda retangular, sem problema algum.

Se há redução de vida útil não sabemos, não há testes que comprovem isso, mas tudo indica que sim, mas é muito pequena.

Postado

certo. mais ou menos o que eu já tinha lido, porém eu achei q ela não ia extourar logo, ia durar muito. e sobre o uso de estabilizador? o uso de estabilizador nessa fonte é prejudicial? o pfc ativo com estabilizador não dá problemas de energia, é indiferente?

Postado
certo. mais ou menos o que eu já tinha lido, porém eu achei q ela não ia extourar logo, ia durar muito.

Vai durar muito tempo sim, o nobreak pode ser prejudicial, mas não é tanto. E não só para esse tipo de fonte, todas sofrem.

e sobre o uso de estabilizador? o uso de estabilizador nessa fonte é prejudicial? o pfc ativo com estabilizador não dá problemas de energia, é indiferente?

Estabilizadores não são recomendados. Também causam problemas para as fontes. Mas estabilizadores normalmente são desnecessários, diria que em 99% dos casos onde é usado aqui no Brasil ele é desnecessário.

Nem estabilizadores nem nobreaks são equipamentos de proteção elétrica, normalmente oferecem proteção, mas essa não é a função deles.

Postado

pois é. esta fonte pode ser ligada na tomada ou num filtro, mas tenho na minha rede muita oscilação e mudança de fase. sabe quando a luz fica fraca , a tv fica se desligando e enfraquece? neste caso é quase obrigatório um nobreak, não dá pra ligar na tomada a fon te direto, vai torrar meu pc. e os caras da apc me disseram a pouco que não era compatível este tipo de produto, fonte pfc ativo, com meu no-break semi-senoidal. agora to com os miolos fervendo. eu já tava por comprar um estabilizador por que tudo que eu tenho precisa de transformador. será que realmente a fonte será totalmente danificada pelo estabilizador? já chega a ser pré histórico o uso pelo o que eu leio, mas eu vejo uns de 1kva.

Postado
pois é. esta fonte pode ser ligada na tomada ou num filtro, mas tenho na minha rede muita oscilação e mudança de fase. sabe quando a luz fica fraca , a tv fica se desligando e enfraquece? neste caso é quase obrigatório um nobreak, não dá pra ligar na tomada a fon te direto, vai torrar meu pc. e os caras da apc me disseram a pouco que não era compatível este tipo de produto, fonte pfc ativo, com meu no-break semi-senoidal. agora to com os miolos fervendo. eu já tava por comprar um estabilizador por que tudo que eu tenho precisa de transformador. será que realmente a fonte será totalmente danificada pelo estabilizador? já chega a ser pré histórico o uso pelo o que eu leio, mas eu vejo uns de 1kva.

Essa sua fonte funciona com tensão desde 90V até 264V, duvido que ela sinta as variações da rede elétrica.

Você deveria ao menos testar e ver se o PC funciona direto na tomada, se funcionar melhor.

Usar estabilizador ou nobreak não vai danificar a fonte a curto prazo, talvez depois de uns 3 ou 4 anos...

Estabilizador não é transformador, se precisa baixar energia de 220V para 110V use um transformador e não um estabilizador.

não dá pra ligar na tomada a fon te direto, vai torrar meu pc.

Por que você acha isso? A TV torra? Acho que não, então o PC também não vai torrar.

e os caras da apc me disseram a pouco que não era compatível este tipo de produto, fonte pfc ativo, com meu no-break semi-senoidal.

A APC relatou reclamações de usuários com fontes com PFC ativo e nobreaks de onda retangular. As fontes desligavam quando o nobreak entrava em modo bateria pois não aguentavam o tempo de comutação rede-bateria, período que a fonte fica sem energia. Esses relatos, se não me engano, foram com fontes Enermax. Foram casos raros, nunca vi nenhum, e já vi várias pessoas usando fontes com PFC ativo em nobreaks de onda retangular.

eu já tava por comprar um estabilizador por que tudo que eu tenho precisa de transformador.

Duvido! Pelo menos o monitor e a fonte funcionam muito bem em 220V.

será que realmente a fonte será totalmente danificada pelo estabilizador?

Como eu já disse, a curto prazo não.

já chega a ser pré histórico o uso pelo o que eu leio, mas eu vejo uns de 1kva.

Se é pré histórico provavelmente não suporta o 1KVA prometido. E muito provavelmente não tem nenhum componente de proteção.

Eu não usaria estabilizador nenhum, não pelo menos antes de ter certeza que o PC não conseguirá operar sem ele.

Duvido que não vá funcionar direto na tomada, o PC suporta variações de 90V a 264V nominalmente, em uso normal suporta variações maiores ainda. Se aí na sua casa varia mais que isso nem a geladeira funciona...

Postado

eu morao na fronteira do rs, uruguai, eu compro em freeshops e monitor, som, impressora, ligsão 110. quando liguei pra apc me orientaram comprar um no-break de servidor! e disseram que a compaq e outra marca já tinham registrado o mesmo problema meu. eu já sabia que a fonte podia ser ligada aqui em 220 na tomada mas torno a perguntar, como eu faço pra oferecer segurança a ela? ligar na tomada direto oferece segurança suficiente? pode se irritar de novo, mas eu já ia perguntar pelo estabilizador porque não tenho mais nada pra proteger essa fonte. ou espero tua resposta. e o no-break, pelo que tão me dizendo, vai me dar problemas súbitos

Postado
eu morao na fronteira do rs, uruguai, eu compro em freeshops e monitor, som, impressora, ligsão 110. quando liguei pra apc me orientaram comprar um no-break de servidor! e disseram que a compaq e outra marca já tinham registrado o mesmo problema meu. eu já sabia que a fonte podia ser ligada aqui em 220 na tomada mas torno a perguntar, como eu faço pra oferecer segurança a ela? ligar na tomada direto oferece segurança suficiente? pode se irritar de novo, mas eu já ia perguntar pelo estabilizador porque não tenho mais nada pra proteger essa fonte. ou espero tua resposta. e o no-break, pelo que tão me dizendo, vai me dar problemas súbitos

Monitor 110V? Tem certeza? Nunca vi um que não fosse bivolt. Os novos até tem PFC ativo. A impressora também deve ser bivolt.

Quer proteger? Faça certo, use um filtro de linha. Estabilizadores e nobreaks não são para isso.

Você precisa mesmo de nobreak? Nobreak é para manter o PC ligado na falta de energia, aí falta energia frequentemente?

Postado

já recomendam o estabilizador pra nossa região. a tensão oscila muito. e o monitor, eles disseram que era e eu fui na deles, no Uruguai.e a impressora, me enganei mesmo, é 220. me corrija, mas o nobreak uso por que creio que a queda súbita de energia queime algum componente do computador, só e exclusivamente isso. não quero saber de ficar ligado no computador, só desligá-lo com segurança. mas ainda sim uso aparelhos 110 e fica a minha pergunta sobre a segurança da fonte,que não vou ligá-la direto na tomada. dá um galho na energia e como fica o pc? que proteção eu ofereço pra fonte? estabilizador com essa fonte não dá pra querer, mas eu ia ter que recorrer pra proteger

Postado
já recomendam o estabilizador pra nossa região. a tensão oscila muito. e o monitor, eles disseram que era e eu fui na deles, no Uruguai.e a impressora, me enganei mesmo, é 220. me corrija, mas o nobreak uso por que creio que a queda súbita de energia queime algum componente do computador, só e exclusivamente isso. não quero saber de ficar ligado no computador, só desligá-lo com segurança. mas ainda sim uso aparelhos 110 e fica a minha pergunta sobre a segurança da fonte,que não vou ligá-la direto na tomada. dá um galho na energia e como fica o pc? que proteção eu ofereço pra fonte? estabilizador com essa fonte não dá pra querer, mas eu ia ter que recorrer pra proteger

Proteção:

filtro4tdps.GIF

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

Instalados entre a tomada e o equipamento, com o objetivo de proteger de pequenos surtos normais na rede.

vclslim15ka.GIF

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=VCLSLIM15KA

São instalados na entrada de energia da residência, com o objetivo de proteger de raios.

E de que adianta proteger só a rede elétrica se a rede de dados fica desprotegida?

protct10851.GIF

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PROTCT10851

Proteção para rede telefônica.

841j020.GIF

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=841J020

Proteção para rede Ethernet.

OBS: Todos, com exceção do primeiro, precisam de um bom aterramento para funcionar.

A queda súbita de energia não queimará seus equipamentos, pode ser que o retorno dela queime alguma coisa, mas só se o período sem energia for muito pequeno.

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=249879&highlight=surtos+corrente

Só o fato da energia variar não significa que é necessário um estabilizador, ele só será necessário se a variação for muito grande. E o primeiro equipamento a precisar do estabilizador será a geladeira.

Postado

certo, excelente dica pra mim que não entendo de nada e não sei aonde comprar e o que comprar. vou comprar o protetor contra surtos dps. porém, ele só tem 4 tomadas. vou ligar minha fonte ali normal sim, mas eu tenho mais o som que ocupa 2 tomadas, é muito grande, ocupa 1 espaço e meio na verdade. então queria saber se posso ligar nesse protetor, além da fonte, um estabilizador, seja de 500va,1000va (o problema é que eu já tenho um dessas potências com meus irmãos estorvando por lá e não quero gastar dinheiro). posso ligar ou vai queimar, sei lá, pode não distribuir a energia direito? e só pra constar, caso tu esteja te irritando de novo, eu não posso fazer outra tomada e botar outro protetor ou filtro ou estabilizador, por que alugo apartamentos, sou estudante, pulo de apartamento constantemente e quem aluga deixa o apto intacto. inclusive , não sabia disso e abri um rombo na parede e outro embaixo no térreo pra fazer o aterramento. não posso fazer outra tomada.´e mais essa, tive uma queda ontem e entrou em bateria de novo. será que minha fonte tá baleada com esse no-break? já confirmei que ele é prejudicial, mas to com receio de ele tá com os capacitores estufadosentrou em bateria e, portanto recebeu ondas não senoidais umas 8 vezes.

Postado
certo, excelente dica pra mim que não entendo de nada e não sei aonde comprar e o que comprar. vou comprar o protetor contra surtos dps. porém, ele só tem 4 tomadas. vou ligar minha fonte ali normal sim, mas eu tenho mais o som que ocupa 2 tomadas, é muito grande, ocupa 1 espaço e meio na verdade. então queria saber se posso ligar nesse protetor, além da fonte, um estabilizador, seja de 500va,1000va (o problema é que eu já tenho um dessas potências com meus irmãos estorvando por lá e não quero gastar dinheiro). posso ligar ou vai queimar, sei lá, pode não distribuir a energia direito? e só pra constar, caso tu esteja te irritando de novo, eu não posso fazer outra tomada e botar outro protetor ou filtro ou estabilizador, por que alugo apartamentos, sou estudante, pulo de apartamento constantemente e quem aluga deixa o apto intacto. inclusive , não sabia disso e abri um rombo na parede e outro embaixo no térreo pra fazer o aterramento. não posso fazer outra tomada.´e mais essa, tive uma queda ontem e entrou em bateria de novo. será que minha fonte tá baleada com esse no-break? já confirmei que ele é prejudicial, mas to com receio de ele tá com os capacitores estufadosentrou em bateria e, portanto recebeu ondas não senoidais umas 8 vezes.

Vou responder em partes:

vou comprar o protetor contra surtos dps. porém, ele só tem 4 tomadas. vou ligar minha fonte ali normal sim

Eu pegaria esse outro protetor aqui:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?p=2203745

Além de ter mais tomadas tem protetor para telefone e cabo coaxial.

então queria saber se posso ligar nesse protetor, além da fonte, um estabilizador, seja de 500va,1000va (o problema é que eu já tenho um dessas potências com meus irmãos estorvando por lá e não quero gastar dinheiro). posso ligar ou vai queimar, sei lá, pode não distribuir a energia direito?

Poder até pode, mas, como já foi dito, estabilizadores não são recomendados para equipamentos eletrônicos. Eu só ligaria no nobreak aqueles aparelhos que não suportam rede 220V.

e só pra constar, caso tu esteja te irritando de novo

Não estou me irritando não, não se preocupe. Desculpe se meu texto deu a entender isso.

e mais essa, tive uma queda ontem e entrou em bateria de novo. será que minha fonte tá baleada com esse no-break? já confirmei que ele é prejudicial, mas to com receio de ele tá com os capacitores estufadosentrou em bateria e, portanto recebeu ondas não senoidais umas 8 vezes.

Você já tem o nobreak? Achei que iria comprá-lo ainda.

Se já tem o nobreak e ele está funcionando não há porque se preocupar. Muitas pessoas usam fontes com PFC ativo ligadas em nobreaks e não tem problema algum. Eu não me preocuparia.

Reduzir a vida útil vai, mas a vida útil de uma fonte dessas é de 10 anos, no nobreak ela deve durar uns 5.

Abraços

Leonardo

Postado

já decici comprar o Clamper. perguntei por ligar o estabilizador para mais tomadas,mas e os "tlecs", na corrente passando pela régua junto com a tomada da fonte(na régua)? vão contecer? deve ser algo meio esquisito de perguntar. enquanto a proteção, já deve ser surpresa. um no-break bom da apc não baixa de 1000 reais e eas baterias no futuro... mas outra pergunta pendente é pertinente: as quedas de luz. a fonte alimenta tudo, mas justamente se o cara tiver jogando, usando o drive gravador, seja lendo ou gravando, copiando qualquer coisa no hd ou não, o que pode acontecer? no no-break ainda dava pra desligar com segurança, mas e agora? qul o risco de queimar/danificar algum componente o computador numa queda brusca, ou mudança de fase. lembro que tu já me disse que só aconteceria se fosse uma queda e retorno rápido de energia, mas isso não acontece aqui, mas mesmo assim, tenho receio das quedas de luz danificarem algo só com o protetor.

Postado
já decici comprar o Clamper. perguntei por ligar o estabilizador para mais tomadas,mas e os "tlecs", na corrente passando pela régua junto com a tomada da fonte(na régua)? vão contecer? deve ser algo meio esquisito de perguntar. enquanto a proteção, já deve ser surpresa. um no-break bom da apc não baixa de 1000 reais e eas baterias no futuro... mas outra pergunta pendente é pertinente: as quedas de luz. a fonte alimenta tudo, mas justamente se o cara tiver jogando, usando o drive gravador, seja lendo ou gravando, copiando qualquer coisa no hd ou não, o que pode acontecer? no no-break ainda dava pra desligar com segurança, mas e agora? qul o risco de queimar/danificar algum componente o computador numa queda brusca, ou mudança de fase. lembro que tu já me disse que só aconteceria se fosse uma queda e retorno rápido de energia, mas isso não acontece aqui, mas mesmo assim, tenho receio das quedas de luz danificarem algo só com o protetor.

perguntei por ligar o estabilizador para mais tomadas,mas e os "tlecs", na corrente passando pela régua junto com a tomada da fonte(na régua)? vão contecer?

A energia no filtro sera "pura", apenas o que for ligado no estabilizador sofrerá os males dele.

Recomendo que ligue no estabilizador só os equipamentos que não suportam os 220V do Clamper. Se o problema é simplesmente mais tomadas pode usar um “multiplicador de tomadas” (vulgo T) ou um outro filtro de linha mais simples (conectado ao Clamper).

um no-break bom da apc não baixa de 1000 reais e eas baterias no futuro...

Esse é um dos motivos que me "impedem" de comprar um nobreak. (Aqui há quedas de energia relativamente frequentes.)

mas outra pergunta pendente é pertinente: as quedas de luz. a fonte alimenta tudo, mas justamente se o cara tiver jogando, usando o drive gravador, seja lendo ou gravando, copiando qualquer coisa no hd ou não, o que pode acontecer? no no-break ainda dava pra desligar com segurança, mas e agora? qul o risco de queimar/danificar algum componente o computador numa queda brusca

Estava gravando um CD/DVD e de repente acabou a energia. Sinto muito, já era o CD/DVD, precisará gravar de novo em uma nova mídia.

Estava lendo um CD/DVD. Não ocorre dano algum.

Estava lendo arquivos do HD. Dano algum.

Estava gravando dados no HD. Se você tiver azar o suficiente o arquivo que estava sendo gravado acabará corrompido. Quando ligar novamente o PC o sistema operacional provavelmente realizará uma verificação do disco e dará um relatório dizendo se há ou não arquivos corrompidos. Desde que começamos a usar partições NTFS ou similares (em outros sistemas operacionais) problemas desse tipo diminuíram muito.

Danos físicos só é possível que ocorra na fonte, isso se o período sem energia elétrica for pequeno. Mesmo nesses casos de quedas rápidas é muito raro danificar a fonte. Precisaria de umas 30 piscadas de energia consecutivas para danificar a fonte. Mas nesses casos os riscos de queima da fonte é igual à queima de uma TV, de um monitor ou qualquer outro eletrônico.

Compare uma queda de luz com um reset do computador. Nada mais que isso.

Postado

perguntei por ligar o estabilizador para mais tomadas,mas e os "tlecs", na corrente passando pela régua junto com a tomada da fonte(na régua)? vão contecer?

A energia no filtro sera "pura", apenas o que for ligado no estabilizador sofrerá os males dele.

Recomendo que ligue no estabilizador só os equipamentos que não suportam os 220V do Clamper. Se o problema é simplesmente mais tomadas pode usar um “multiplicador de tomadas” (vulgo T) ou um outro filtro de linha mais simples (conectado ao Clamper).

um no-break bom da apc não baixa de 1000 reais e eas baterias no futuro...

Esse é um dos motivos que me "impedem" de comprar um nobreak. (Aqui há quedas de energia relativamente frequentes.)

mas outra pergunta pendente é pertinente: as quedas de luz. a fonte alimenta tudo, mas justamente se o cara tiver jogando, usando o drive gravador, seja lendo ou gravando, copiando qualquer coisa no hd ou não, o que pode acontecer? no no-break ainda dava pra desligar com segurança, mas e agora? qul o risco de queimar/danificar algum componente o computador numa queda brusca

Estava gravando um CD/DVD e de repente acabou a energia. Sinto muito, já era o CD/DVD, precisará gravar de novo em uma nova mídia.

Estava lendo um CD/DVD. Não ocorre dano algum.

Estava lendo arquivos do HD. Dano algum.

Estava gravando dados no HD. Se você tiver azar o suficiente o arquivo que estava sendo gravado acabará corrompido. Quando ligar novamente o PC o sistema operacional provavelmente realizará uma verificação do disco e dará um relatório dizendo se há ou não arquivos corrompidos. Desde que começamos a usar partições NTFS ou similares (em outros sistemas operacionais) problemas desse tipo diminuíram muito.

Danos físicos só é possível que ocorra na fonte, isso se o período sem energia elétrica for pequeno. Mesmo nesses casos de quedas rápidas é muito raro danificar a fonte. Precisaria de umas 30 piscadas de energia consecutivas para danificar a fonte. Mas nesses casos os riscos de queima da fonte é igual à queima de uma TV, de um monitor ou qualquer outro eletrônico.

Compare uma queda de luz com um reset do computador. Nada mais que isso.

eu não ahei Ts e não darão em número pras minhas tomadas. existe uma "régua transformador 110/220" por que não dá pra ligar um protetor no outro. E enquanto os "males"? ao que se refere? é grave? é correto ou não ligar um estabilizador afinal?

Postado
"perguntei por ligar o estabilizador para mais tomadas,mas e os "tlecs", na corrente passando pela régua junto com a tomada da fonte(na régua)? vão contecer?

Recomendo que ligue no estabilizador só os equipamentos que não suportam os 220V do Clamper. Se o problema é simplesmente mais tomadas pode usar um “multiplicador de tomadas” (vulgo T) ou um outro filtro de linha mais simples (conectado ao Clamper)."

eu não ahei Ts e não darão em número pras minhas tomadas. existe uma "régua transformador 110/220" por que não dá pra ligar um protetor no outro. E enquanto os "males"? ao que se refere? é grave? é correto ou não ligar um estabilizador afinal?

existe uma "régua transformador 110/220" por que não dá pra ligar um protetor no outro.

Regua junto a transformador não, você precisará de um transformador separado.

Você pode ligar um protetor no outro sem problema algum.

E enquanto os "males"? ao que se refere? é grave? é correto ou não ligar um estabilizador afinal?

Achei que já sabia disso, mas veja esse tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Postado

certo. já tinha entendido oa males do estabilizador. visto e revisto. minha fonte não vai ligada num. mas eu queria saber se dava pra ligar um estabilizador de potência 500w numa tomada do clamper, pra transformar 2 aparelhos 110, numa tomada do clamper. eu já tenho um estabilizador dessa potência aqui, caso diga que é um exagero, é difícl de me livrar. mas não tem nada a ver com os males dele, tem? não é a fonte. vou ligar o som e o monitor porque as tomadas são e o padrão de plugue já veio com padrão novo e tive que comprar um adaptador pra ele.

Postado
certo. já tinha entendido oa males do estabilizador. visto e revisto. minha fonte não vai ligada num. mas eu queria saber se dava pra ligar um estabilizador de potência 500w numa tomada do clamper, pra transformar 2 aparelhos 110, numa tomada do clamper. eu já tenho um estabilizador dessa potência aqui, caso diga que é um exagero, é difícl de me livrar. mas não tem nada a ver com os males dele, tem? não é a fonte. vou ligar o som e o monitor porque as tomadas são e o padrão de plugue já veio com padrão novo e tive que comprar um adaptador pra ele.

Pode usar o estabilizador para baixar a tensão para 110V sim, sem problema algum. Eu faria o mesmo.

mas não tem nada a ver com os males dele, tem?

Bom, os equipamentos que você ligar no estabilizador vão sofrer um pouco mais, mas não é nada preocupante.

e o monitor

Essa de monitor 110V não ta entrando na minha cabeça... Nunca vi um monitor que não fosse bivolt, até mesmo aqueles bem velhos. Dá uma olhada na etiqueta atrás do monitor.

• 3 meses depois...
Postado

olá leohartmann. demorei pra acessar a internet devido casualidades. comprei o clamper. ligo a fonte direto nele. porém, quando desligo o computador, um led fica ligado na placa mãe. tudo desliga, leds do painel, coolers, menos um led na placa mãe. só desliga quando desligo a fonte. tu tem o clamper aí né? acontece isso? se sim, o que tu faz? digo isso porque é muito incoveniente pra mim ligar e desligar o computador. é monte de coisa pra ligar e o botão da fonte é de difícil acesso. é algum problema de configuração na bios? por que o computador não está hibernando, creio eu.

Postado
olá leohartmann. demorei pra acessar a internet devido casualidades. comprei o clamper. ligo a fonte direto nele. porém, quando desligo o computador, um led fica ligado na placa mãe. tudo desliga, leds do painel, coolers, menos um led na placa mãe. só desliga quando desligo a fonte. tu tem o clamper aí né? acontece isso? se sim, o que tu faz? digo isso porque é muito incoveniente pra mim ligar e desligar o computador. é monte de coisa pra ligar e o botão da fonte é de difícil acesso. é algum problema de configuração na bios? por que o computador não está hibernando, creio eu.

Esse led indica que a fonte ainda está recebendo energia, ela ainda está ligada na tomada.

Nenhum problema nisso, isso é completamente normal.

Não tenho o Clamper aqui, mas como "nunca" desligo meu PC da tomada, o led fica aceso sempre.

Postado

led ligado significa o quê? se eu somente desligar o computador sem desligar o interruptor da fonte, em que estado a fonte fica em termos de energia? o estabilizador interrompe , mas assim fica ligado direto na tomada. "fonte energizada" eu não entendi direito. pode acontecer algo, como ligar o computador e dar uma descarga elétrica pelo fato de ficar constantemente plugado na tomada?

Postado
led ligado significa o quê? se eu somente desligar o computador sem desligar o interruptor da fonte, em que estado a fonte fica em termos de energia? o estabilizador interrompe , mas assim fica ligado direto na tomada. "fonte energizada" eu não entendi direito. pode acontecer algo, como ligar o computador e dar uma descarga elétrica pelo fato de ficar constantemente plugado na tomada?

A opção desligar do Windows finaliza completamente o sistema operacional e manda um comando para a fonte desligar as saídas, com exceção da 5VSB que permanece sempre ligada.

Esse led fica ligado na linha 5VSB, portanto, sempre que o PC estiver na tomada esse led estará aceso.

O que significa esse led? Que o PC está LIGADO na tomada. É quase um alerta para ninguém começar a desinstalar peças sem tirar o PC da tomada.

Para apagar o led tire o PC da tomada ou desligue o botão da fonte.

• 3 meses depois...
Postado

pois é cara. continuei usando o computador assim, desligado na fonte. o protetor contra surto está sempre ligado na tomada. eles recomendam não desligar da tomada. porém, uma tempestade, mesmo com clamper, levou minha caixa de som e resetou me modem, mas nada aconteceu com o computador. tempos depois depois de testes com o computador ligado mais de 12 horas por dia queria saber se oferece riscos esse negócio de deixar ligado a fonte direto na tomada (protetor contra surtos). por que tenho dúvida sobre o fato da energia estar 'carregando', esperando, o computador ser ligado depois que eu ligo o botão da fonte. tenho dúvida quanto a isso. se pode queimar algum componente da fonte ao ligar. como seria o ideal para ligar no meu caso? lembre que eu ligo ligo e desligo sempre pelo botão da fonte, o que é uma chatice, mas não fazer nada porquê o protetor não tem botão liga/desliga. se eu pudesse só desligar o computador pelo windows... e quanto ao modem e à caixa de som? elas ficam no estabilizador. o som precisa porque é 110. qual a recomendação pra ligar o som? depois do acidente, reparei que deixando o estabilizador ligado mais de um dia, mesmo sem ligar o som, o adaptador esquentava. não sei como ligar ele, se posso ligar com estabilizador ligado só quando vou usá-lo. se tu achar uma dúvida trivial, descarte-a, mas ligado na tomada, queimou coincidentemente quando comecei a deixar o estabilizador ligado mais de um dia. tenho o som à 5 anos. obrigado por responder as outras perguntas

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...