Ir ao conteúdo

overclock em gts250 1gb

sevenkill

Posts recomendados

Postado

hola amigos tive procurando mais nao achei nenhum topico sobre overclock na gts250 , então resolvi criar esse , eu sei q ela ja vem com overclock de fabrica então tenho algumas duvidas sobre o q eu posso fazer aqui

eu queria fazer um overclock nela totalmente seguro , que nao me de danos

so que so meio leigo neste assunto , nao sei que programa usar e o q devo fazer

se alguem puder fala um pouco sobre isso

(obs meu pc fica ligado 24h)

a configuração do meu pc segue abaixo na minha assinatura

ta ai as config da vga

obs . quero fazer um over dela para ter um desempenho consideravel em fps de alguns jogos

Processador Gráfico: GeForce GTS250

- Memoria de Video : 1GB DDR3

- Core Clock : 738MHz

- Clock de memoria : 2200MHz

- Bus de memoria : 256 bits

- Interface : PCI-e 2.0 16x

- RAMDAC : 400Mhz

- DVI-I : 2x

- TV out : 1x

- Capacidade SLI: Sim

Postado
hola amigos tive procurando mais nao achei nenhum topico sobre overclock na gts250 , então resolvi criar esse , eu sei q ela ja vem com overclock de fabrica então tenho algumas duvidas sobre o q eu posso fazer aqui

eu queria fazer um overclock nela totalmente seguro , que nao me de danos

so que so meio leigo neste assunto , nao sei que programa usar e o q devo fazer

se alguem puder fala um pouco sobre isso

(obs meu pc fica ligado 24h)

a configuração do meu pc segue abaixo na minha assinatura

ta ai as config da vga

obs . quero fazer um over dela para ter um desempenho consideravel em fps de alguns jogos

Processador Gráfico: GeForce GTS250

- Memoria de Video : 1GB DDR3

- Core Clock : 738MHz

- Clock de memoria : 2200MHz

- Bus de memoria : 256 bits

- Interface : PCI-e 2.0 16x

- RAMDAC : 400Mhz

- DVI-I : 2x

- TV out : 1x

- Capacidade SLI: Sim

tenta colocar 800/2300

acho q vai tranquilo

eu tenho uma 9800gt q stock é 600/1800

com over eu consigo 750/2300

sobi aos poucos e controla as temps. e seja feliz

Postado

800/2300 com certeza vai tranquilo, se você tiver fonte pra isso, claro...

de repente é jogo você dar uma olhada no clock dos SP's, e ver se não rola aumentá-lo.

• mês depois...
  • 4 semanas depois...
Postado

Eu tenho uma XFX GTS 250 1GB com cooler original. O over mais estavel q consegui foi (750/1902/1201, deixo a FAN em 100% e um ventilador BRITANIA ao lado....hehehe....bom, alguns jogos como CRYSIS, GRID, DIRT as TEMPES chegam perto dos 70º, ja jogos como SHIFT, FEAR2, COD4 não passam de 60º. As vezes trava com e sem OVER mas apenas em alguns jogos como DIRT.

Postado

Cara over bem seguro so "overclock seco", ou seja, sem overvolt. Toda vez q tu aumenta os clocks a vga requer maior alimentação, assim deve-se aumentar os volts.

Tu pod conseguir algum overclock sem dar overvolt, mas dai vai ser um over pequeno, se aumentar mt vai fk instavel e vai travar.

Eu acho q como tua VGA ja tem over de fabrica a tu margem de over fica mais baixa apesar de q eles também devem ter dado overvolt de fabrica.

Nunca dei over numa GTS 250(qse comprei uma :D), mas acho q da pra subir o core clock pra uns 750mhz sem overvolt. Agora, a memory clock fk mais complicado porque tua placa tem 1GB de RAM, ou seja, a memoria ram dele consome bastante energia. Tu tem q ir testando. Sobe o coreclock pra 750mhz sem over nas memo e testa nos games e 3dmark. Se ficar estavel, aumente o memory clock de 10mhz em 10 mhz e vai testando a estabilidade.

PROGRAMAS PRA OVER:

RIVATUNNER - http://www.baixaki.com.br/download/rivatuner.htm

EVGA PECISION - http://www.baixaki.com.br/download/evga-precision.htm

Use o EVGA PRECISION pra ir testando os clocks e quando achar o clock q você ache adequado fixe-os com o rivatunner.

OBS: é mt difícil tu dar pau na tua VGA fazendo overclock seco. Geralmente se queima VGA fazendo overclock + overvolt e ainda assim tem q ser uns overs consideraveis.

qualquer duvida sobre o procedimento é so me manda uma msg pessoal.

Postado

cara...eu ja vi reviews com a 9800gtx aguentando 825 / 2040...por ae...mas eu não arrisquei isso na minha não...eu pus 740 e ja deu umas travadas estranhas então deixei ela em stock mesmo...

Postado
cara...eu ja vi reviews com a 9800gtx aguentando 825 / 2040...por ae...mas eu não arrisquei isso na minha não...eu pus 740 e ja deu umas travadas estranhas então deixei ela em stock mesmo...

Oveclock de resultado e estavel so com overvolt memo. Overclock sem overvolt é só pra deixar a rolagem dos quadros um pouco mais "lisa" em graficos pesados. A minha 9800GT é green edition(sem alimentação extra e com 25% + ou - de economia de energia). Os clocks originais dela sao reduzidos para 550/1375/800 e ainda sim ela roda mt de boa jogos do nivel do Crysis Warhead. Eu overclockei ela para 571/1404/879 e ja tiva e dar um leve overvolt para 1.3v para ela estabilizar. Esse over da uma pequena "alisada" nos graficos. Se ele n fosse green edition eu colocaria 670/1600/1000 de boa com overvolt. So q é uma questao de risco, de bolso, e de gosto é claro.

Tirando alguns minimos detalhes a 9800GTX é qse uma 9800GT overclocada, por isso q a margem de over das 9800GTX é baixa.

Postado

Aproveitando o tópico...

Tenho uma GTS 250 512MB em um C2D E7400 + Dual 667 2GB Kingston. Ao fazer overclock de quase 20% nas memórias de vídeo e 15% no GPU não obtive nenhum desempenho extra significativo, o máximo que aumentou foi em 2 FPS no RE5. Seria isso gargalo de processador ou placa mãe?

Nunca vi um overclock gerar resultados tão baixos...

Postado

a então acho q n ta dando gargalo n ein cara... é um processador com nulceos "apressadinhos"... esse processador n pod dar gargalo em gts 250... veja as cfg da sua placa-mãe... tenta descobri se el n tem alguma restrição tipo a frequencia de trabalho do slot pci-ex. Experimente testa a tua placa com e sem over nesse programa aqui... http://freestone-group.com/video-card-stability-test.htm .. nesse da pra perceber mt fácil se o over teve efeito ou n.

Postado

Desculpa a demora. Valeu a dica @lex Colt;

A placa mãe é regulada na PCI-ex sendo 16x 1.0... Mas pelo que eu vi em um teste, para o nível da minha VGA poderia deixar em 8x sem perder performance...

Estou na correria aqui e acabei não vendo direito o programa, mas está baixado. Assim que der eu dou uma testada para ver esse problema do overlock...

Caso esteja faltando alguma info da placa mãe, o modelo é PW-945GCX, chipset intel 945GC.

Postado

Fiz benchmark com o programa e deu uma diferença de 12% no resultado final... Agora o que é interessante nisso é que nos jogos essa diferença praticamente se anula...

Mas deu pra perceber melhor nesse programa. Agora da pra ver qual clock da mais desempenho, mas se isso não aparecer nos jogos então vou deixar a VGA em stock mesmo :unsure:

Postado

Em q jogos você testou?

Ql o over q tu deu?

Esse negocio de overclock tem apenas 2 finalidades: 1) pra fazer mais pontos nos benchmarks sinteticos como 3dmark e se gabar de monte; 2) melhorar a jogabilidade em alguns jogos.

Se tu n tiver nenhum desses intuitos nem precisa de over, deixa stock memo.

So poe over em jogo caso ele consiga diminiur o famoso LAG nos games mais pesados(tipo tu clica e ele demora um pokin pra atira em Crysis com placas mais fracas).

Eu acho q se n fez diferenca na jogabilidade como tu disse, deixa stock memo. N tem porque deixar ela trabalhando "forcada" sem necessidade.

Postado

Olá amigos,

Possuo uma XFX GeForce GTS 250 1GB GDDR3 e o máximo que consegui de over nela foi 750MHZ no core, 1865MHZ no shader, e nas memórias foi 2400MHZ. Se eu aumentasse um valor em qualquer das opções acima o sistema ficava instável, lembrando que meu PCI-E é 1.0 x16 e ao meu ver não senti muita diferença de fps nos jogos e nem no desempenho da placa por esse motivo eu resolvi deixa-la em stock. Acredito que a diferença não foi maior pelo motivo de estar usando um P4 HT 3.0GHZ (overclock em 4.0GHZ).

Final desse ano eu vou mudar para um Phenom II x4 AM3 965 3.4GHZ, acredito que assim irá fazer uma grande diferença no over da GTS.

valeu!

Postado

@lex, desculpa a demora, tava sem poder acessar a internet nesse meio-tempo.

Eu estava testando para ver se conseguia aumentar os gráficos do Fallout 3... Que em Ultra aqui fica um pouco lento. Mas já que não resolveu o problema já coloquei em stock e deixei os gráficos em High mesmo.

GLFALA, se servir de comparação, aqui o máximo estável foi 795/1893 / 1311 (2622 DDR - Lembrando que a minha VGA tem 512MB), sendo que, se eu aumentasse mais 5mhz em core ou memórias a VGA reiniciava após 2 min de stress test e aumentando mais 5mhz em shaders já dava artefatos nas mesmas condições que citei.

Obrigado pela ajuda.

Postado

Jonis, acredito que eu não consegui um maior overclock por causa do meu sistema ser um P4 HT 4GHZ, isso limita muito, meu processador entra em gargalo direto fazendo com que meu sistema não fique estável com um over mais forte...8-(...acredito que seja isso...será?

Postado

Quanto à estabilidade, o que pode limitar é a fonte e a placa mãe se a mesma for MUITO fraca.

Eu só consegui mais mhz em core desabilitando o link entre core e shaders... E quanto as memórias, pelo fato de ser 512MB as minhas acabam consumindo um pouco menos e sendo mais estáveis para aumentar o clock do que uma placa com 1GB.

Postado
Quanto à estabilidade, o que pode limitar é a fonte e a placa mãe se a mesma for MUITO fraca.

Eu só consegui mais mhz em core desabilitando o link entre core e shaders... E quanto as memórias, pelo fato de ser 512MB as minhas acabam consumindo um pouco menos e sendo mais estáveis para aumentar o clock do que uma placa com 1GB.

a.. crtza.. 1Gb de RAM consome bem mais q os 512mb, por isso é mais difícil de overclockar. Geralmente, "reinicialização" do PC é sintoma de fome(ta faltando energia pra placa), "imagem travada" indica q tu chego no maximo de clocks para aquelas voltagens q tu ta aplicando na PV.

Se vocês qrem mais overclock(caso se enquadrem em algum dos casos q eu citei acima) vocês vão precisar dar um overvolt ai nessas PVs. Lembrando q o aumento de tensão é só pra dar estabilidade a clocks maiores, ou seja, aumentar o seu potencial de overclock, só q a PV vai esquentar mais também. Cada PV responde de forma diferente.

A minha GTX 260 Core Edition 216 Core é bem fileh ate de over. Stock ela é 575/1242/2000 e levei ela a 675/1450/2300 estáveis sem overvolt. As temperaturas é stress maximo ficaram iguais aos clocks stock, 75-80 ºC (ela é bem quente). E percebi q o maximo desempenho dela é realmente nessa faixa de temperatura... Aumentei a velocidade do cooler e ainda mirei o ventilador pra safada e as temps ficaram em 70-75 e a pontuação no benchmarks sinteticos cairam.... doidera né.... é q nem mortor, tem q trabaia quente... uhsuhasuhas

Postado

@lex, já presenciei algo parecido, no caso era minha antiga Radeon 9600XT, que perdia desempenho se eu aumentasse o clock das memórias a partir de certo ponto, mesmo com total estabilidade...

Teoricamente qualquer chip trabalha melhor com temperaturas baixas... Mas tratando-se de uma VGA eu não duvido de nada... Afinal, alguma coisa os desenvolvedores fazem para elas poderem trabalhar em temperaturas tão altas, já que um processador "comum" já estaria "pedindo água" perto dos 70°.

Postado
@lex, já presenciei algo parecido, no caso era minha antiga Radeon 9600XT, que perdia desempenho se eu aumentasse o clock das memórias a partir de certo ponto, mesmo com total estabilidade...

Teoricamente qualquer chip trabalha melhor com temperaturas baixas... Mas tratando-se de uma VGA eu não duvido de nada... Afinal, alguma coisa os desenvolvedores fazem para elas poderem trabalhar em temperaturas tão altas, já que um processador "comum" já estaria "pedindo água" perto dos 70°.

Pois é, também acho isso mt interessante. As GPUs parecem trabalhar melhor quentes, mas dentro de um limite. Mas eu ainda fico bastante impressionado com GPUs trabalhando em até 85ºC em clocks stock. E peor, o limite é 105ºC. Significa q o fator temperatura não é o principal fator limitante dos overclocks mais forçados.

quando a perda de desempenho com overclock, isso ja aconteceu com a minha GTX 260. Dei um over consideravel nela e ela diminuiu os pontos no 3dmark...kkkk... eu ri demais... mas depois fiquei com mt raiva. Mas foi só fechar alguns programas ou reiniciar o pc q ela volta a responder bem aos overs.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...