Ir ao conteúdo

Aumentar um pulso de 1s para 3 ou 5s

Egroj

Posts recomendados

Postado

Pessoal, preciso aumentar o tempo do pulso que uma central joga nos dispositivos em minha moto.

Apois o comando, a central da apenas um unico pulso de 1s, para dar outro pulso eu teria que esperar a central me dizer que o comando foi executado para poder executar novamente. Os comandos são acionandos apertado a combinação de dois digitos, não tem como segurar o botão e soltar.

Quero acionar uma solenoide 12v por mais de 3seg igual a da anexo.

Conto com a colaboração de todos. Obrigado!

post-532165-13884952127933_thumb.jpg

Postado
Qual circuito de clock está sendo usado?

Você tem como colocar o esquema aqui na tela?

Agricio

Amigo, a central está lacrada, não tenho como eu ver o circuito, se eu abrir eu perco a garantia. Como eu faço pra medir as ingormações que você precisa? Eu tenho aqui um multimetro Minipa ET-2030a, mas não tenho muita habilidade com ele, hehehe... Me dê as coordenandas aí de como proceder. Em anexo segue a imagem do bloqueador.

Desde já, Obrigado!

post-532165-13884952129285_thumb.jpg

Postado
Você poderia utilizar um CI 555 em configuração de monoestável para a partir do pulso gerado pela central produzir um outro de maior duração.

Boa amigo.

Só não sei como fazer esse circuito, heheheh...

O Ci 555 eu ja até tenho aqui, tentei montar outro circuito dado por um colega mais não consegui, nas lojas elas dão muitas opções para o mesmo componente, Wats, tensão, etc...

Se amigo tiver como me passar um esquema com a especificação completa de cada componente eu agradeço. ;)

Postado
Primeiro me informe qual é a polaridade deste pulso que vem da central. Positiva ou negativa (GND)?

O pulso será no GND.

Fico aguardando ansiosamente seu retrono.

:)

Postado

Aí está o circuito.

O pulso de entrada tem que ter uma tensão menor do que 4v.

O pulso de saída tem uma tensão de cerca de 12v e suporta no máximo 200mA.

Você tem que ligar um diodo retificador, por exemplo, o 1N4001 em paralelo com o solenoide, porém com a polaridade oposta (catodo no positivo e anodo no negativo).

Se o solenoide consumir mais do que 200mA, será necessário um transistor na saída do 555.

É necessário que o GND da central esteja conectada ao do circuito.

Os resistores são de 1/4 de watt. O capacitor de 100nF (nas lojas é conhecido como 100k) é de poliester e o de 10uF é eletrolítico.

Veja aí qual a corrente que este solenoide consome e se for maior do que 200mA eu adiciono o transistor no circuito.

Esquemadogeradordepulso.png

Postado
Aí está o circuito.

O pulso de entrada tem que ter uma tensão menor do que 4v.

O pulso de saída tem uma tensão de cerca de 12v e suporta no máximo 200mA.

Você tem que ligar um diodo retificador, por exemplo, o 1N4001 em paralelo com o solenoide, porém com a polaridade oposta (catodo no positivo e anodo no negativo).

Se o solenoide consumir mais do que 200mA, será necessário um transistor na saída do 555.

É necessário que o GND da central esteja conectada ao do circuito.

Os resistores são de 1/4 de watt. O capacitor de 100nF (nas lojas é conhecido como 100k) é de poliester e o de 10uF é eletrolítico.

Veja aí qual a corrente que este solenoide consome e se for maior do que 200mA eu adiciono o transistor no circuito.

Esquemadogeradordepulso.png

Amigo, como eu faço para medir o consumo da solenoide? Montei o circuito aqui com um led e não deu certo. Ele acende e permanece aceso.

O Ci que usei aqui foi o 555tc, teria alguma retificação nesse esquema aí?

Não entendi a marcação lC1 em cima do Tr. O que significa o circulo no pino 4 ®?

Ainda não tenho muita intimidade com circuitos, conto com sua paciencia e compreensão. ;)

Postado

Se a corrente não estiver escrita no corpo do solenoide, você tem duas opções:

1) Ver se acha na internet o datasheet dele;

2) Medir a corrente com um multímetro.

IC é a abreviação em Inglês de circuito integrado. IC1 tem o mesmo significado que R1, C1, etc...

O esquema é o mesmo para todos os 555. As letras variam de fabricante para fabricante.

O círculo no pino 4 significa que ele é ativado com nível baixo, ou seja, o pulso tem que ter tensão menor do que 1/3 de VCC.

Dá pra você postar fotos do circuito que montou? Para ver se as ligações estão corretas.

Postado
Amigo, como eu faço para medir o consumo da solenoide? Montei o circuito aqui com um led e não deu certo. Ele acende e permanece aceso.

O Ci que usei aqui foi o 555tc, teria alguma retificação nesse esquema aí?

Ainda não tenho muita intimidade com circuitos, conto com sua paciencia e compreensão. ;)

Para medir a corrente de consumo da solenóide você pode usar a LEI de OHM.

Você tem que saber pelo menos duas coisas da solenóide.

1º) A tensão máxima que pode ser aplicada à solenóide (você deve saber)

2º) Meça com um OHMITER digital a RESISTÊNCIA OHMICA da bobina.

3º) Com esses valôres em mãos, basta dividir a tensão pela RESISTÊNCIA e você terá o resultado em AMPÉRES da solenóde.

Eu pergunto:

Você quer modificar o seu circuito original ou está querendo montar outro que o substitua?

Postado
Se a corrente não estiver escrita no corpo do solenoide, você tem duas opções:

1) Ver se acha na internet o datasheet dele;

2) Medir a corrente com um multímetro.

IC é a abreviação em Inglês de circuito integrado. IC1 tem o mesmo significado que R1, C1, etc...

O esquema é o mesmo para todos os 555. As letras variam de fabricante para fabricante.

O círculo no pino 4 significa que ele é ativado com nível baixo, ou seja, o pulso tem que ter tensão menor do que 1/3 de VCC.

Dá pra você postar fotos do circuito que montou? Para ver se as ligações estão corretas.

Amigo, acho que o erro então deve estar nos componentes que estou usando. Aqui na cidade não achei nada pra comprar, só o capacitor de 10uf 25v. O resto dos componenetes eu coloquei pra ver as imagens e referencias deles no google e procurei em sucatas de Placa mãe, driver de CD/DVD, fontes e etc que tenho aqui.

Esse CI 555 é fácil de queimar? Talvez os 2 q eu tenha aqui ja devemn ter ido pro espaço, rsrsrr...

Sou da Bahia, achei um cara de SP que tem os componentes pra vender, ele disse que tinha de tudo e me perguntou a tensão do capacitor de poliester de 100nf (100k). 250v?

Me diz uma dica aí de como reduzir a tensão de 12v~13,7v para 4v pra acionar o pino 4 ®.

Fico aguardando seu retorno. Obrigado!

Postado

Se demorar mais do que 10 segundos com o ferro de solda encostado no pino do CI ele pode queimar.

Também pode queimar se ligar a alimentação nos pinos errados.

O capacitor de 100nF pode ser de 250v.

O pulso no pino 4 deve ter uma tensão menor do que 4v.

Por isso que te perguntei qual era a polaridade do pulso da central.

Se o pulso é de GND então está abaixo de 4v e portanto, serve.

Se o pulso for de VCC ou seja, 12v, então, poderia ser usado um transistor entre o pulso e o pino 4 para transformá-lo em um pulso de GND.

Confirma isto aí.

Moro no interior, quase na divisa do Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul e aqui eu acho facilmente estes componentes.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...