Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel - Função "PROCV": Encontrar valor mais próximo.


Posts recomendados

Srs. uma boa tarde!

Será possível que a função "PROCV" do Excel, retorne perante uma busca em matriz, o valor MAIS PRÓXIMO do procurado? (Vejam bem, seria o valor mais próximo, independente se este valor é MENOR OU MAIOR que a referência)...

Se alguém já fez uso desse artifíco, ou mesmo se já utilizou algum outro "truque" para o mesmo, e puder esclarecer, eu agradeço muito!

Saudações e obrigado!

BOHEMIO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo paulosemblano

Muito obrigado pela atenção!

Bem, na verdade a sua lógica funciona e seria sim possível utilizar. Apesar disso, estou procurando uma função que efetua a comparação de valores, de forma direta, pois observei que você criou antes da comparação, uma "mega fórmula" para ser retornada a correspondencia da linha. Será possível fazer a comparação diretamente na matriz, não dependendo por exemplo da função de correspondência?

Tenho procurado, mas a maioria das funções de comparação, retornam valores ou menores, ou maiores mais próximos... Até considero isso um erro do programa excel (pois acho que sim, o excel deveria ter uma alternativa para forma de busca do valor mais próximo).

Agradeço imensamente a sua protificação em tentar resolver o assunto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá Bohemio.

Você encontrou solução para o problema?

Estou passando pela mesma situação.

Alguém pode me ajudar?

(Não encontrei nenhuma resposta para este caso e achei melhor não criar um novo tópico. Sou novo aqui, desculpe algum transtorno)

Obrigado.

Cristiano Alves

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá BOHEMIO

nao sei se entendi, mas aqui vai....

vejamos o ex:

=PROCV(I8;F3:G15;2;0)

na formula procv o numero 2 é a coluna que esta o que você quer que apareça, e o 0 no final, é o que faz aparecer o resultado exato...

se você tirar o 0 do final, =PROCV(I8;F3:G15;2)

quando nao encontra o valor, ele vai ir no mais proximo "Se os valores estiverem em ordem"...

faça o teste! ou nao era isso que você queria?:rolleyes:

e se nao der certo para o que você quer...

você pode adapitar esta a sua....

{=SE(ÉERROS(PROCV(E9;C5: D15;2;0));PROCV((MAIOR(((C5:C15)<E9)*(C5:C15);1));C5: D15;2;0);PROCV(E9;C5: D15;2;0))}

Obs: coloquei espaços nos : D da formula, para nao aparecer carinhas!

esta retorna o valor "MENOR" mais proximo, isso, se o valor pedido nao existir!

espero ter ajudado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!