Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador: 4 Opções para HTPC


HDSN

Posts recomendados

Galera, estou montando um HTPC (media center) com base na mobo Gigabyte MA78GM-US2H, basicamente para filmes e poucos jogos.

Agora vou escolher o processador, estou considerando as seguintes opções:

Athlon 64 X2 Dual Core 5200+, 2.7 GHz, 65W, 2000Mhz .........................R$145,00

Athlon X2 Dual-Core 7750 Kuma, 2.7GHz, 95W,3600Mhz ........................R$153.00

Athlon X2 Dual-Core 7750 Black Edition, 2.7GHz, 95W, 3600Mhz..............R$190,00

Phenom X3 TripleCore, 2.3Ghz, HT3600, 95W ........................................R$215,00

Peço auxílio nas seguintes dúvidas:

1. Por ser um HTPC basicamente para filmes, não sendo usado em multitarefas, o que vale mais a pena: os 3 núcleos do Phenom ou a maior frequencia dos Athlons?

2. Na prática, qual a diferença entre o Afhlon X2 5200+ e os X2 7750? considerando que eles tem a mesma frquencia de 2.7Ghz?

3. Qual a diferença entre os Athlons 7750 Kuma e Black Edition, qual seria o mais indicado?

4. A tensão menor do Athlon 5200 (65w) é relevante para a economia de energia e geração de calor?

5. Enfim, qual seria a escolha de vocês

Obs.: Meu objetivo é montar um sistema que reproduza TODOS os formatos de video, seja silencioso e de baixo consumo de energia.

Grato e abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. O Dual core dá conta gastando menos energia, neste caso prefiro o X2.

2. A diferença do 5200+ para o 7750 é que o primeiro é K8, e o segundo K10. Este 7750 é mais rápido que o Athlon X3 6000+ que tem clock maior simplesmente porque a arquitetura é mais nova. Mas ele esquenta bastante e acho que pra você é mais importante fazer a decodificação gastando menos energia, já que ambos dão conta da mesma forma.

3. O Black tem o multplicador destravado. Facilitando Overclok, que suponho você não vai precisar.

4. Tranquilamente 65W é melhor pois você vai pagar menos na conta de energia.

5. Eu ficaria com o Athlon 5200+ que esquenta menos e dá conta da tarefa de decodifica até Blu-Ray, segundo testes (desde que com a Radeon 3200 ou Geforce 8200).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então... os Phenom (não II) já são K10. Os Phenom II são os mesmos K10, com mais cache L3 em 45nm.

Sim os 7750 são bastante mais rápidos que os 5200+, mas se ele não vai fazer outra coisa além de assistir filme, melhor um, embora mais lento, que gaste menos energia. Pelo menos minha opinião é esta.

E, por último, o 3º é melhor que o segundo para overclock e somente neste caso. Porcausa do multiplicador destravado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal...

Todo o meu dilema gira em torno da seguinte lógica:

+ potencia = + energia = + calor = + ventilação = + barulho

Mas na verdade eu estou preocupado apenas com o primeiro o último item, a essa altura já abro mão da economia de energia, o que eu desejo é uma máquina que rode TUDO DE VIDEO e produza o MÍNIMO DE RUIDO.

Se isso for possível com processadores mais potentes, tudo bem.

Grato pelo retorno

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no TOM tem um teste com um Athlon X2 4800+ 2,4GHz em uma placa com a 3200 e outra com a 8200 onboard:

http://www.tomshardware.com/reviews/graphics-blu-ray-video,2030.html

Se você avançar verá que este 4800+ é totalmente capaz de decodifica o vídeo mesmo em 1080p de um Blu-Ray.

E, como eu disse, o 5200+ esquenta bem menos que o 7750, então provavelmente virá com um cooler que gira mais devagar, portanto, gerando menos barulho.

Eu ainda fico com o 5200+ pelo quesito silêncio, neste caso. Aliás, se for o caso, você pode trocar o cooler BOX se este não tiver controle por PWM (você sabe que ele tem porque tem 4 fios em vez de 3) pois um que controla a rotação vai girar de acordo com a necessidade. Desta forma, quando a CPU estiver mais fria ele reduz a rotação.

Todos os Athlon e Pentium Dual Core de hoje já vêm com coolers super silenciosos. Basta que sua fonte seja silenciosa que seu HTPC o será ;).

Se ainda tiver alguma dúvida, pode postar. Se alguém tiver outra sugestão, também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!