Ir ao conteúdo

Refrigeração do X-Game Clone

Posts recomendados

Postado

Olá amigos do Clube do Hardware

Estou montando um PC novo e estou estudando um esquema para melhorar o sistema de refrigeração interna dele, pois a configuração deste novo PC será pesada, as configurações são:

Placa Mãe: Asus P5Q-E com chipset Intel P45

Processador: Intel Core 2 Quad Q9650 de 3.0GHz

Memória: Corsair Dominator 2x2GB DDR2 1066MHz (com cooler incluso)

Fonte: Seventeam ST-850Z-AF Modular

Gravadores: 2 Gravadores de DVD da LG (uma delas para Gravação Blu-Ray)

HD: 1000GB SATA2 32MB Samsung.

Placa de Vídeo: EVGA GeForce 9800GX2 1GB GDDR3 e 512 bits.

Controlador de Ventoinhas Zalman ZM-MFC2

Bem, o meu Gabinete é um X-Game Clone e nela vem 3 ventoinhas originais, uma de 120mm frontal para ventilação, uma de 80mm lateral para ventilação e uma de 120mm na traseira para exaustão.

Eu fiz um esquema adicionando mais 3 ventoinhas, uma de 120mm frontal em cima para ventilação, uma de 120mm paralela à placa de vídeo para a refrigeração da mesma e uma de 120mm na parte superior para exaustão, o esquema está logo abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=68678&stc=1&d=1249269929

Vou fazer modificações usando este tutorial:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/977/1

Então, eu gostaria de saber o que vocês acham deste esquema, ajudam a melhorar a refrigeração do meu PC?

Esta ventoinha frontal na parte de cima não vai atrapalhar a exaustão da ventoinha superior?

vou usar um controlador Zalman ZM-MFC2 para controlar 4 ventoinhas e as outras serão controladas pala placa mãe.

Obs: Vou usar 3 ventoinhas da Cooler Master R4-L2R-20CK-GP

Qualquer ajuda será bem vinda.

Abraços!!!!

Postado

Recomendo comprar um gabinete novo, como um CM 690 ou o 590, que tem muito mais opçãoes de ventilação, e espaço para fans. alem de ter uma otima opção para passagem dos cabos, o que ajuda MUITO na ventilação.

ps: essa plaquinha nesse pc top?

Postado

opa!

aiamigo o link do esquema dos fans nao funciona, mas pelo que entendi , iria ter duas na frontal ventilando, sendo uma na altura dos HDs e outro nas baias de cd, seria isso, so que acho que se voce colocar um cooler na tampa superior como exaustor vai perder o sentido um cooler nas baias de cd como ventilador, que um vai mandar ar frio, e o superior ja vai jogar fora.

mas o resto ta bom, um na altura da vga, como ventilador, traseiro como exaustor, frontal e superior, alem da fonte.

nunca esqueça que a ventilaçao de um gabinete, deve circular dentro do mesmo, sendo precida a quantia de ar que entra, e que sai, senao vai haver acumulo de ar quente no interior do case, o que nao é bom.

valeu!

Postado

Olá amigo pé-grande.

Então quer dizer se eu tirar a ventoinha que fica na parte superior como exaustão e deixar somente a ventoinha na parte frontal superior na altura da fonte vai refrigerar bem o case? E a ventoinha como exaustão na parte traseira do case será que vai dar conta do recado??

Abraço!!!!

Postado

opa!

nao amigo voce entendeu o contrario, eu penso em deixar a superior como exaustor e tirar a frontal nas baias de cd.

assim voce teria dois de 12 cm na exaustao, 2 de 12cm como ventilador, um de 80 como ventilador, alem do cooler da fonte.

valeu!

Postado

Amigo, somente lembrando que o fluxo de ar que sair tem que ser maior ou igual ao fluxo de ar que entrar...

Aqui em casa pensei em comprar uma baia fan também mas desisti...

Concordo com o amigo pé-grande no caso de a baia fan perder o sentido se for para por um exaustor na parte superior...

Eu acho que o gabinete cooler master centurion 590 seria uma ótima aquisição, mas aí depende do dinheiro que você queira gastar...

Abraço

Postado

Olá amigos

Anexei um novo esquema de Refrigeração do meu Gabinete X-Game.

tirar a baia fan frontal superior, inverter a placa de acrílico onde o cooler de 80mm ficará perto do HD e adicionar um cooler de 120mm na Lateral na altura do processador.

Este esquema ficará melhor para uma refrigeração interna do gabinete??

mais uma coisa...qual a função do cooler da fonte, ventilação ou exaustão de calor da fonte?

Aguardo respostas.. Abraços!!!!!

post-479253-13884952607337_thumb.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...