Ir ao conteúdo

Pc desligando, para ligar novamente só retirando da tomada

alexspa

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Meu pc esta desligando sozinho, as vezes nem mesmo inicia o SO e ele já desliga, fica com um led verde ligado e para ligar novamente tem q desligar da tomada por alguns segundos.

Veio a acontecer isso desde quando troquei meu gabinete (novo = goldship elegance black) e coloquei uma placa de vídeo (Zotac 5500 256 mb 128bit ddr).

O que pode ser ? será que é a fonte?

-------------------------------------------------

processador pentium 4 2.8 (60°C)

placa mãe ECS P4M800Pro-M (35°C)

HD SAMSUNG 80 GB ( 40°C)

memoria kingston DDR2 1 GB

fonte Goldship 600W (veio junto com o gabinete)

• Membro VIP
Postado

A fonte é a primeira suspeita para esses casos. Para tentar isolar o problema e confirmar se a fonte é a causadora, desligue o hardware não essencial, reduza as configurações de vídeo para aliviar a placa de video, etc.

Mesmo que a fonte tenha capacidade de alimentar esse PC, pode ser algum problema que a impede de ligar normalmente. Faça alguns testes...

Informe como o PC é conectado à rede elétrica. Usa estabilizador, nobreak, filtro de linha.....?

Postado

Já reduzi as configurações de vídeo e continuou com o mesmo problema.

Uso Estabilizador mas o problema não esta nele pois já liguei o pc direto na rede e continua desligando.

Obs: minha rede não tem aterramento.

Postado

Fonte antiga é de 250W, não fiz esse teste ainda pois acho que vai danificar algo. (amanha farei teste com outra fonte de um amigo)

abri o gabinete agora e o dissipador da placa de vídeo está bem quente... Quanto a tensão dela será q não pode estar o problema? no setup esta configurado 0.5v, será q se eu aumentar para 1.0 ou 1.5 causara algum dano?

porque para ligar novamente tem q retirar da tomada?

Postado

Não, não aumenta tensão nenhuma não!

Acho que sua placa-mãe tem placa de video onboard... Testa sem a placa de video off, para ver se o problema acontecerá.

Mas testa com uma outra fonte... É mais provável.

;)

Postado

Parece que há uma proteção na fonte que faz com que o computador só possa ser religado após ser desligado da tomada (ou no estabilizador). Deve ser para evitar que a fonte (ou algum outro hardware) queime se logo reiniciado. Esse tipo de problema parece causado por temperatura alta mesmo.

Postado

to com esse mesmo problema, aparentemente é placa-mãe.

o problema do meu, acredito que ele esqueceu de citar é que ele funciona durante umas duas horas ou mais, e depois disso simplesmente desliga o cooler e para o video. a placa-mãe não chega a desligar, apenas para de responder.

Postado

Seguinte companheiro, pelo q estou vendo o problema é um pouco mais interessante hehe. Bom olha só o fato do pc nem chegar a entrar no SO pode ser um caso de mal reconhecimento de Hardware novo. No entando o mistério q você coloca a seguir é um tanto estranho porque tem q desligar da tomada para ligar novamente, mas o fato ocorrido logo aseguir na sua postagem que " você abriu o gabinete e o dissipador de calor está quente" seguinte amigo ja havia dado um problema com um amigo aqui do forum mas no caso q eu vou dar agora, é um teste q você pode fazer e não lhe fara nenhum mal. Seguinte.

Amigo, altas temperaturas, ocilação anormal de temperatura de processador, leva a reinicialização automatica do sistema, procurando um método de resfriar, alertar o usuário de que algo está de errado, algumas vezes tambem o problema não é esse e o simples acaso de um novo hardware ter sido instalado e não entrando nem no SO, é algo inquietante mas...

te darei uma dica, não fará nem um mal ao seu computador até porque é bem simples.

1° Entre na BIOS.

2° Procure localizar o mostrador térmico do seu processador.

3° Marque num relógio ou cronometro o tempo q levará para reiniciar. Mas antes de começar a marcar anote em uma folha qualquer, a temperatura mostrada no exato momento em q você entrou na opção da BIOS.

exemplo: System Temperature: 32°c / 89°c

CPU Temperature: 106°c / 222°c

Q isso seja feito antes de iniciar a contagem, logo após os dados comece a contagem no relógio ou no cronometro.

Eu sugiro 5 minutos de teste, é o sulficiente para q eleve a temperatura ao limite para reiniciar. Pode fazer com 10 minutos se quiser, se o computador não reiniciar é claro.

4° Com 5 minutos de teste, reanote os dados abaixo dos q foram tirados antes do teste ou simplesmente compare-os, se houver ocilação dentre as temperaturas, e for muito alta faça o seguinte

5° Abra seu Computador. (Desligado)

6° Retire e limpe a pasta térmica do seu processador (pasta antiga)

7° Limpe a pasta do cooler

8° Adicione pasta térmica nova em cima do processador (não coloque d +)

9° Recoloque o processador e o cooler logo em seguida. e ligue o pc Vá novamente na BIOS e temperatura.

10° Refaça o teste da temperatura, se continuar ocilando mas não for alta a temperatura comparada a anterior,sugiro q nesse teste deixe o pc ligado e marque no relógio inicio e término em 30 MINUTOS, o tempo é razoavel para medir a eficacia da pasta térmica, se der resultado poste aqui para nós, se não resolver poste também q ajudaremos a resolver.

Esse foi o mesmo problema q resolvi no pc do meu irmão. mas não se iluda pois cada pc é um caso e cada caso é diferente, então faça corretamente.

ABRAÇOS

Postado

a outra coisa se fosse placa mãe o pc biparia e não ligaria, (depedendo do que tivesse ocorrido com a placa-mãe é claro)

Caso nao resolva, teste memórias, placa de video, placa de rede ( se tiver ), placa de som ( se for off-board) isso é difícil mas tudo bem, não deixe nada de lado, e quanto sua fonte tambem a teste pois muitas fones 250W NÃO SÃO REAIS EU REPITO AS VEZES AS FONTES NÃO TEM OS WATS REAIS, então cuidado com esse detelhe aguardo respostas suas. até mais amigo

Postado

alexpa tente fazer o teste da carga com as tensões 12 e 5 volts para verificar se a fonte aguenta realmente o que ela diz na tensão pois como o amigo washigton citou tem muitas fontes no mercado que engana com relação a tensão mais se os teste de ok , tente zerar a clear cmos e tenta realizar a inicialização se continua retire todo o acessorio da placa deixando o necessario como processado,fonte e memoria . espero ter ajudado . enquanto o motivo de retirar da tomada veja se a ligação da tomada esta correta e lembrando que o aterramento é fundamental para o bom funcionamento do micro pois mais cêdo ou mais tarde algo vai acaba mal .

• 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!