Ir ao conteúdo

formatar pc com dois hds

linezul

Posts recomendados

Postado

bom dia pessoal,

estou há dias tentando resolver meu problema através de amigos, tutoriais, e pelos fóruns do Clube do Hardware a ponto de me cadastrar, verificar váaaaaarios tópicos e estou aqui postando meu primeiro tópico!!!

tenho um pc com dois hds, rodando winxp e há alguns meses ele vem dando alguns problemas como:

*FALTA DE ESPAÇO NO C:

no gerenciamento de disco está da seguinte forma:

disco 0

basico

37.27GB

C:(partição primaria)

15.63 GB NTFS

integro (sistema)

e depois tem 21.64 GB Não alocado!!!!

e no outro hd está:

disco 1

dinamico

76.33 GB

Novo HD F: (volume simples)

76.33 GB NTFS

integro

*AO INICIAR O WINXP ELE DA A SEGUINTE MENSAGEM:

o windows não consegue encontrar C:\WINDOWS\System32\tools\Defolders.exe

*RESETANDO DO NADA

minhas dúvidas são:

*preciso mesmo formatar o pc?

*se não, o que devo fazer para melhorar o desempenho dos meus hds?

*se sim, como faço isso sem formatar o outro hd? (pois todos os dados estão lá, deixei só programas no c:)

*depois de formatado o c: ele estará livre de virus e preciso formatar o outro hd também se caso o problema no c: for vírus?

*quando formatar o hd, qual a maneira correta de fazer as partições?

Peço pra que me ajudem a fazer a melhor formatação para este pc já que mexo com muitos programas de audio, video, editores de partituras, etc) pleeease!!!

vale lembrar que tenho tb um imac mb417 mac osx 10.5.8

se tiver alguem online pra me ajudar, melhor!!!!

Postado

estou postando uma resposta que obtive gentilmente por um membro do clube.

OBRIGADA E ASSIM QUE EU CHEGAR NA MINHA CASA VOU TESTAR PARA POSTAR O RESULTADO.

Olá amiga!, visitei seu tópico e vou te dar um palpite!, antes de formatar seu pc tente executar o comando CHKDSK, para tal, faça o seguinte!, dê um boot pelo CD de instalação do windows e escolha a opção "R"..., quando aparecer a tela preta do DOS liberada dê o comando: CHKDSK C: /R /P e dê entra, aguarde o final desta reparação...., ele te informará quando terminado!, dê o comando EXIT e enter, retire o CD e observe se o windows vai carregar normal, se não carregar!, dê o boot navamente pelo CD e escolha a opção "instalar o windows agora", ele ainda vai te perguntar se você deseja reparar a instalação anterior ou se deseja instalar uma nova cópia do windows, escolha a opção "reparar instalação anterior"...., se mesmo depois destes passos ele ainda continuar com o problema!, ai sim, formate a partição C: em NTFS e reinstale o windows...

Boa sorte!,

Abraços

Bcpetronzio - Equipe de Moderação.

"Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá todas as portas" (Lucas 11,10)

"Seu mundo muda, quando você muda"

Postado

Pelo que voce escreveu, existe um drive de 4o GB como C e outro de 80 GB como F então o D e E devem ser unidade de cd ou dvd.

voce diz ainda que tem 21,64 GB não alocado, informação essa obtiva no gerenciador de discos em ferramentas administrativas.

Na minha opinião se usa o Windows XP, 15 GB dá e sobra para instalar ele e demais programas de apoio, mas voce deve criar outra partição nessa parte não alocada, isso pode ser feito no próprio gerenciamento de discos ou através de programas especializados como o Partition Magic entre outros.

Feito isso voce terá uma partição apenas para sistema operacional e duas de arquivos, como a partição C é de 15 GB pode até usar como pasta temporária dos programas de gravação, mas tem que direcionar tudo que é arquivos de vídeo, audio, etc, para os discos que não contem o sistema operacional.

voce pode tentar recuperar essa instalação usando o cd de instalação do windows.

Para melhorar o desempenho do seus discos tem que desfragmentar eles periodicamente usando programas melhores do que o nativo do windows.

Se for formatar, use o cd de instalação do windows e só perderá o que porventura estiver nesse disco, no outro nada perderá.

Se for vírus, o disco C estará livre, mas depois deverá escanear o pc todo, use o Avira,é grátis e melhor do que muitos pagos, baixe em www.avira.com

Quanto as partições, vai depender do sistema operacional que for usar, o Windows XP com os programas usuai como oficce, e demais, ocupa por volta de 3 a 4 GB mas com as atualizações vai encolhendo;

Jà o Vista e o Seven ocupam sózinhos por volta de 15 GB então se for usar o XP eu deixaria assim:

- C: com 10 GB e o resto para dados, como seu disco é 40 GB sobrariam pouco mais de 27 GB para arquivos;

Se fosse usar o Vista ou Seven deixaria assim:

- C: com 25 GB e o restante para dados;

Se puder formatar o disco C, use o CD de instalação do Windows, delete a partição C, depois crie outra de 10 GB, instale o XP e crie a outra pelo Gerenciamento de discos do windows.

• 2 semanas depois...
Postado

sabe qual ta sendo o problema agora...

ele nao ta reconhecendo o F:

e outra

eu estou tentando formatar o pc atraves de um pendrive

ja baixei o winxp nele e ja baixei o programa de deixar ele bootavel

mas nao ta dando certo

alguem pode dar uma dica de como recuperar o hd f:

e de como formatar o c: e instalar o xp ultima versao atraves de um pendrive?

obrigada pela dica!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...