Ir ao conteúdo

Debouncing com basic?

sennamaral

Posts recomendados

Postado

Olá,Amigos

Alguem tem uma "receita de bolo" para debouncig (evitar que o Pic receba mais de um sinal ao comutar uma chave) em basic?.

Atualmente estou usando uma porta inversora, mas é um exagero usar um C I de 14 pinos e se aproveitar somente 2 pinos. Li em algum lugar que se pode fazer isso via programação.

Outra duvida: como consigo o Pic Simulator Ide Full? ( Não tenho cartão internacional :mad:) Obrigado a todos!

Postado

Bom seu problema é bem simples de resolver, basta que implementes uma rotina de delay no momento em que o botão for apertado, e depois desse tempo verifique se o botão continua apertado.

PIC IDE Sim full, sem comprar não da...só por meios alternativos (acho que voce me entendeu)

abs.

Postado

Oi Sennamaral,

Acabei de colocar este trecho num outro tópico sobre Debouncing :

Supondo que temos um hardware em que o contato do botão esteja normalmente em nivel lógico 1 em repouso, e quando apertado vá para nivel lógico 0 , segue este trecho de programa :

Symbol botao = PORTD.0 ' botão colocado neste pino do PIC

...

IF botao = 0 Then

GOTO apertado

ENDIF

' Aqui segue o programa sem nenhum aperto do botão

...

apertado: ' Rotina de Debounce

WAITMS 50

IF botao = 1 Then

GOTO botaoconfirmado

ENDIF

GOTO apertado ' Espera soltarmos o botão

botaoconfirmado:

' Aqui segue o programa sabendo que o botão foi apertado !

...

Espero que resolva seu problema !

Paulo

Postado

Amigos, muito obrigado.

Ainda fico espantado coma facilidade do basic em relação a outras linguagens. O circuito que estou fazendo para iniciar no uso de pic é, basicamente verificar se a porta do carro foi aberta e depois de fechada, aguardar um tempo, disparar um rele por alguns segundos voltar o rele ao repouso e aguardar novo disparo.

O desafio é fazer isso usando o minimo de componentes e superar as dificuldades do ambiente em que o circuito vai atuar (por exemplo os interruptores das portas são extremamente simples e é certo que vai ocorrer o boucing)

Graças a vocês o circuito já esta pronto e devo testa-lo logo. Mas tenho a impressão que o circuito de deboucing sera hardware. So para constar consegui o PSI full por meios alternativos graças aos nostros hermanos argentinos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!