Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
sennamaral

Debouncing com basic?

Recommended Posts

Olá,Amigos

Alguem tem uma "receita de bolo" para debouncig (evitar que o Pic receba mais de um sinal ao comutar uma chave) em basic?.

Atualmente estou usando uma porta inversora, mas é um exagero usar um C I de 14 pinos e se aproveitar somente 2 pinos. Li em algum lugar que se pode fazer isso via programação.

Outra duvida: como consigo o Pic Simulator Ide Full? ( Não tenho cartão internacional :mad:) Obrigado a todos!

Editado por Bcpetronzio
Colocar letra maiúscula no inicio do título

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom seu problema é bem simples de resolver, basta que implementes uma rotina de delay no momento em que o botão for apertado, e depois desse tempo verifique se o botão continua apertado.

PIC IDE Sim full, sem comprar não da...só por meios alternativos (acho que voce me entendeu)

abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Sennamaral,

Acabei de colocar este trecho num outro tópico sobre Debouncing :

Supondo que temos um hardware em que o contato do botão esteja normalmente em nivel lógico 1 em repouso, e quando apertado vá para nivel lógico 0 , segue este trecho de programa :

Symbol botao = PORTD.0 ' botão colocado neste pino do PIC

...

IF botao = 0 Then

GOTO apertado

ENDIF

' Aqui segue o programa sem nenhum aperto do botão

...

apertado: ' Rotina de Debounce

WAITMS 50

IF botao = 1 Then

GOTO botaoconfirmado

ENDIF

GOTO apertado ' Espera soltarmos o botão

botaoconfirmado:

' Aqui segue o programa sabendo que o botão foi apertado !

...

Espero que resolva seu problema !

Paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos, muito obrigado.

Ainda fico espantado coma facilidade do basic em relação a outras linguagens. O circuito que estou fazendo para iniciar no uso de pic é, basicamente verificar se a porta do carro foi aberta e depois de fechada, aguardar um tempo, disparar um rele por alguns segundos voltar o rele ao repouso e aguardar novo disparo.

O desafio é fazer isso usando o minimo de componentes e superar as dificuldades do ambiente em que o circuito vai atuar (por exemplo os interruptores das portas são extremamente simples e é certo que vai ocorrer o boucing)

Graças a vocês o circuito já esta pronto e devo testa-lo logo. Mas tenho a impressão que o circuito de deboucing sera hardware. So para constar consegui o PSI full por meios alternativos graças aos nostros hermanos argentinos.

Editado por sennamaral

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×