Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Debouncing com basic?


sennamaral

Posts recomendados

Olá,Amigos

Alguem tem uma "receita de bolo" para debouncig (evitar que o Pic receba mais de um sinal ao comutar uma chave) em basic?.

Atualmente estou usando uma porta inversora, mas é um exagero usar um C I de 14 pinos e se aproveitar somente 2 pinos. Li em algum lugar que se pode fazer isso via programação.

Outra duvida: como consigo o Pic Simulator Ide Full? ( Não tenho cartão internacional :mad:) Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom seu problema é bem simples de resolver, basta que implementes uma rotina de delay no momento em que o botão for apertado, e depois desse tempo verifique se o botão continua apertado.

PIC IDE Sim full, sem comprar não da...só por meios alternativos (acho que voce me entendeu)

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Sennamaral,

Acabei de colocar este trecho num outro tópico sobre Debouncing :

Supondo que temos um hardware em que o contato do botão esteja normalmente em nivel lógico 1 em repouso, e quando apertado vá para nivel lógico 0 , segue este trecho de programa :

Symbol botao = PORTD.0 ' botão colocado neste pino do PIC

...

IF botao = 0 Then

GOTO apertado

ENDIF

' Aqui segue o programa sem nenhum aperto do botão

...

apertado: ' Rotina de Debounce

WAITMS 50

IF botao = 1 Then

GOTO botaoconfirmado

ENDIF

GOTO apertado ' Espera soltarmos o botão

botaoconfirmado:

' Aqui segue o programa sabendo que o botão foi apertado !

...

Espero que resolva seu problema !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, muito obrigado.

Ainda fico espantado coma facilidade do basic em relação a outras linguagens. O circuito que estou fazendo para iniciar no uso de pic é, basicamente verificar se a porta do carro foi aberta e depois de fechada, aguardar um tempo, disparar um rele por alguns segundos voltar o rele ao repouso e aguardar novo disparo.

O desafio é fazer isso usando o minimo de componentes e superar as dificuldades do ambiente em que o circuito vai atuar (por exemplo os interruptores das portas são extremamente simples e é certo que vai ocorrer o boucing)

Graças a vocês o circuito já esta pronto e devo testa-lo logo. Mas tenho a impressão que o circuito de deboucing sera hardware. So para constar consegui o PSI full por meios alternativos graças aos nostros hermanos argentinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!