Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro Positivo PCTV S530


fernandom

Posts recomendados

Pessoal: criei este tópico para tentar resolver alguns pontos quanto ao PC citado e troca de informações entre os usuários deste mesmo modelo.

Pesquisei bastante no fórum e não encontrei assunto similar, então resolvi criar o tópico. Não sei se criei no local correto (foi o quê achei mais adequado pois não encontrei uma seção sobre "Micros" ou "Desktops", mas por favor, qualquer irregularidade comuniquem-me que tentarei corrigir.

1ª questão - Eu gostaria de entender como funciona a recuperação eletrônica do sistema que vem com este micro. Não creio que, dentro da formalidade e limitações do suporte técnico da Positivo, eles possam me responder. É que, logo depois que comprei, fiz a recuperação eletrônica (o micro estava ligado em exposição na loja com alguns jogos e proteção de tela instalados pela loja, o que creio que baleou o Vista, tornando-o muito lento e impraticável). Com a ajuda do suporte fiz a recuperação eletrônica e o sistema ficou excelente. O sistema volta com uma imagem da fábrica, com o Vista Home Premium e alguns aplicativos de lambuja.

Minha dúvida é a seguinte: se a recuperação formata o HD, aonde ele aloca a imagem de fábrica para a recuperação neste meio-tempo?

A segunda coisa, já vou adiantando aqui para a conversa ficar mais completa é a seguinte: quero fazer um Dual Boot, ou melhor, um "Quatrial Boot": quero 1) o Vista Home Premium de fábrica como SO principal, 2) o XP para alguns aplicativos que não funcionaram no Vista 3) o Linux para conhecer e 4) o Seven pelo mesmo motivo que todo mundo. Se vai funcionar ou se é viável, é outro assunto, mas fiquem à vontade para comentar.

O HD tem 500GB e uma única partição. Pesquisei e concluí que tenho que reparticioná-lo 4 vezes, uma para cada SO para que a Bios possa dar a opção de qual SO usar durante o boot. Há um gerenciador de partições nas Ferramentas Administrativas do Vista porém não devo usá-lo sem fazer um Backup do sistema atual.

Então, para o Backup, Resolvi fazer um clone deste HD de 500GB para um HD de 160GB com o Ghost 2003 bootado pelo pendrive. Consegui chegar até o Ghost, porém não foi possível fazer clone de "Disk To Disk" por que "O HD de Destino é "Small"" - eu sei que o HD de destino é menor, mas lembro-me que parece que já clonei discos maiores para menores porque me parece que o Ghost considerava o espaço usado (145GB no HD de 500G) para o espaço disponível (149GB no HD de destino).

Na opção de "Partition to Partition" deu certo o clone, porém aconteceu uma coisa que me deixou de boca aberta: Parece-me que o HD de destino ficou só com a estrutura de diretórios "de fábrica" - aquela que fica quando é feita a recuperação eletrônica, e não trouxe todas as outras dezenas de aplicativos pessoais que instalei depois. Apesar disto, não carregou o sistema, deu alguns erros de inicialização.

Assim, a menos que alguém sugira outra forma, vejo duas possibilidades por enquanto: 1) Arranjar outro HD de 500GB para o Ghost "Disk to Disk" e tentar reparticionar o primeiro para os 4 Sistemas Operacionais que quero colocar ou 2) Fazer o Backup dos arquivos para o HD de 160GB e tentar reparticionar. Se der pau no Vista, paciência. Aí faço a recuperação eletrônica do sistema de fábrica e reinstá-lo todos os aplicativos pessoais (é disso que tô tentando escapar com Ghost, já que vai dar um trabalhão instalar e reconfigurar tudo de novo).

Por favor, comentem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, seguinte: se você quer manter todos os seu aplicativos, então será complicado. você teria que comprar outro HD de 500GB e fazer um clone exato com o ghost, mas não vejo motivos para isso, já que o teu Windows tá pauleado.

Outra coisa que tu poderias tentar, é o seguinte: se o teu sistema chega a bootar e funcionar (mesmo que bem lento), tente copiar os saves dos jogos ou qualquer outra coisa que tu não gostaria de ter que refazer. Aí pega esses arquivos e toca pra um pen-drive e depois formata o HD de 500gb da seguinte forma:

#1= 30GB para o Win Vista

#2= 20GB para o Win XP

#3= 30GB para o Win Seven

#4= 20GB para o Linux (sugiro ou o Ubuntu ou o Kurumin)

#5= 400GB para dados, programas, e etc. (crie uma pasta neste HD e vá em todos os OS e configure para que tal pasta seja a pasta padrão para instalações).

Pronto, você tem 4 OS e mais um HD de dados.

mas, lembre-se, a ordem de instalação de sistemas operacionais tem que ser do mais velho ao mais novo, e linux sempre depois de windows. no seu caso ficaria: XP, Vista, Seven, Linux. Se for feito deste jeito, não tem engano

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure saber do programa Partition magic, com ele você consegue particionar o hd pelo windows sem dor de cabeça, dá até para ficar brincando com os espaços, e se eu fosse você não ficaria com esse vista home ou starter que vem com esses positivos, são limitados e lentos, pegaria logo um ultimate para não ter dor de cabeça, e já que a máquina é nova coloca logo um 64 bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você teria que comprar outro HD de 500GB e fazer um clone exato com o ghost, mas não vejo motivos para isso, já que o teu Windows tá pauleado.

Gionder: antes de tudo obrigado mesmo pelas dicas, certamente serão aproveitadas.

Mas seguinte: meu Windows Vista não tá pauleado. O que pauleou foi o clone para o HD de 160GB que hoje tá pra backup, mas nem vou usar. O WVista tá no HD de 500GB que quero reparticionar por dois motivos:1) Não precisar reinstalar o Vista e todos os aplicativos além de reconfigurá-los e 2) se eu formatá-lo, não sei como reinstalar o Vista já que a recuperação é eletrônica (a partir de arquivos que estão no próprio HD) - na verdade eu até criei um DVD de recuperação mas acho que ele, assim como a recuperação eletrônica, define e formata os 500GB como uma partição só, aí volta na estaca zero.

Dois pontos:1) O que você acha to tal redimensionamento de partições das ferramentas administrativas do Vista, é seguro? e 2) Se tenho realmente de instalar o XP antes do Vista (por que?), então nem posso tentar instalar o XP neste HD que já tem o Vista mesmo que eu consiga reparticioná-lo.

Procure saber do programa Partition magic, com ele você consegue particionar o hd pelo windows sem dor de cabeça, dá até para ficar brincando com os espaços, e se eu fosse você não ficaria com esse vista home ou starter que vem com esses positivos, são limitados e lentos, pegaria logo um ultimate para não ter dor de cabeça, e já que a máquina é nova coloca logo um 64 bits.

Cleber, valeu! Olha: eu já "brinquei" com o Partition Magic, até tenho ele no meu diretório de arquivos de instalações, só não lembro a versão pois ainda estou no trabalho. Na época eu fiz justamente o que quero fazer hoje: reparticionei um HD com SO pré-instalado. Fiz em duas ocasiões e as partições finais ficaram bem como eu queria. Mas após comentar que fiz isso com uns amigos eles ficaram "de cara" de não ter dado problema e de eu não ter feito um backup prévio. Mas agora, não quero correr o risco por que tenho arquivos mais importantes hoje e preciso fazer o backup, desejável por Ghost. Na época, apesar de ter dado tudo certo, lembro que a versão que eu tinha do Partition Magic era italiana com uma interface horrível, ruim de mexer, queria não precisar usá-lo de novo, pelo menos esta versão que tenho. De qualquer forma, será que o reparticionador do Vista não servirá da mesma forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

. Na época, apesar de ter dado tudo certo, lembro que a versão que eu tinha do Partition Magic era italiana com uma interface horrível, ruim de mexer, queria não precisar usá-lo de novo, pelo menos esta versão que tenho. De qualquer forma, será que o reparticionador do Vista não servirá da mesma forma?

Se já mexeu com o PM, não tem erro, acredito que é o melhor a fazer. Agora quanto ao particionador do vista eu nunca mexi, o ubuntu tem um particionador muito bom, que vai dar para você fazer todas as partições que quer, ele está na instalação do mesmo, onde você define quanto quer deixar para cada partição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal, só recapitulando, tenho um HD de 500GB com o Vista Home Premium de fábrica numa única partição de 500GB e quero reparticioná-lo para instalar o XP, Linux e Seven. Não tenho nenhum DVD de instalação do Vista, somente o de recuperação que gerei assim que comprei a máquina.

Antes deste fim de semana, a maquina estava instalado o Vista e vários aplicativos pessoais pós-compra, instalados e configurados certinho. Minha preocupação era reparticionar o HD sem danificar esta partição pra não perder dados, além de ter de reinstalar tudo de novo. Então tentei um clone com o Ghost 2003, do HD de 500GB que estava com 145GB usados para um de 160GB formatado em 149GB. Não deu certo a clonagem, então fiz o backup de todos os arquivos do de 500GB para o de 160GB e fui para o reparticionamento do primeiro.

Tentei vários programas de particionamento:

1) Partition Magic 8;

2) EASUS Partition Master Home Edition;

3) CompusApps SwissKnife;

4) Cute Partition Manager e

5) Boot It Next Generation.

Todos eles deram algum tipo de erro, alguns até diminuíram o tamanho da partição mas após reiniciar o micro, o Vista voltou corrompido, com aquelas opões de Modo de Segurança, Última Configuração Válida, etc. Fiz a recuperação eletrônica várias vezes e em alguns casos fiz a recuperação com o DVD onde ele redefine a partição como total (dá uns 475GB úteis). Tentei o reparticonador do Vista que até vai mas não com o tamanho que quero (o máximo que ele faz é baixar a partição para 300GB, depois não dá opção de criar outras no espaço que sobra). Baixei e instalei o Acronis Disk Director Suite que até parece que vai funcionar, mas a demo não faz nada, só te informa que tem que desembolsar cento e poucos mangos. Hoje tentei o PartitionExpert, sofware só de particição do pacote da Acronis, ele deu uma mensagem informando algo como o “Windows Computer Management Console estar bloqueando o HD” - ALGUÉM CONHECE ISTO?” - e eu cheguei a achar isto mesmo: que, ou este sfws não suportam Vista ou HD de 500GB, ou tem alguma restrição no Windows impedindo o “Resize” do HD.

Amanhã vou tentar conseguir um DVD de instalação do Vista Ultimate (que nunca instalei) e quero ver se durante a instalação tem a opção de reparticionar o HD como no XP. Se der certo, devo instalar o HD numa partição de uns 50GB e tentar redefinir as outras partições com o tamanho que quero. Ajudem aí pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Moderadores: Resolvido! Instalei o XP. No início ele já permite o particionamento conforme eu queria: 1) Vista, 2) XP, 3) Seven 4) Linux.

Ou seja, só consegui particionar com a instalação do XP. Nenhum outro software de partição havia resolvido.

Bem, continuando: instalei o XP. Atualizei para o Vista Ultimate, já que o DVD não iniciava instalação pelo boot, coisa que me deu canseira. Na instalação do Vista ele permite escolher a partição, escolhi a 1ª já que o quero como SO principal. Aí instalei o XP na 2ª, e a 3ª e a 4ª estão prontas esperando o Seven e o Linux.

Valeu pela força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...