Ir ao conteúdo

Usar fonte de monitor separada.

Alessandro Nilsen

Posts recomendados

Postado

Você quer dizer eu retirar o PTC da placa ou que eu não preciso ligar o conector? Pois se eu não juntar os dois pinos a fonte não liga. Estou com dúvida sobre o monitor, pois ele está interligado com outras partes do circuito, uma ta escrito: 17,56Khz e a outra passa por um TIP132, os 12V passam por um KIA7818.

• Coordenador
Postado

Ok! colega Alessandro, sobre a foto de seu post #48!, eu te disse:

Colega Alessandro, este componente esta parecendo com o PTC que energiza a bobina desmagnetizadora!...
Na sequência eu disse para verificar as trilhas....

Eu ainda não vi um monitor sendo alimentado em série com a bobina desmagnetizadora!...

Se você tem que juntar estes pinos, (Do conector no lado esquerdo do componente!) para a fonte funcionar!, eles não são da bobina!..., então não despreze-os...

• 2 semanas depois...
Postado

OK, vou deixá-lo lá.

Percebi que em todas as fonte chaveadas menos as AT tem um segredo para ligar, seja unindo dois pinos perto do PTC, aterrando o PS-ON ou uma chave liga-desliga no secundario. Aquela fonte da impressora não tem algum segredo para mantê-la ligada? Tipo, em outra placa havia alguns LED's e a chave liga desliga da impressora, então eu vejo da onde os fios da chave vem, pois podem ser também da 'saida morta' que se comportava como um PS-ON da fonte, então como ela não sentia a chave ou o resto da impressora, ela desliga para economizar energia. OBS: Pode ser, ou pode não ser.

• Coordenador
Postado

Sim!, ela pode ter somente uma saida de 5V estabilizada para alimentar o processador, e este, quando recebia o comando do teclado para ligar/desligar, "ativa" o restante da fonte..., Se for este o caso!, só com o esquema desta fonte para poder analisar...

Você tem o modelo da impressora que esta fonte foi retirada?

Postado

OK, eu verifiquei e aquele fio passa por toda placa logica até chegar ao outro lado e chegar no interruptor, quando acionado esse fio é aterrado, testei, quando a fonte desliga naturalmente, eu aterro esse fio e a fonte volta a ligar, mas desliga depois de +/- 1 a 3 minutos (como se tivesse resetado ela), se eu deixar continuamente esse fio aterrado a fonte liga e não desliga mais.

OBS: No site que passei, em Table A-8. Connector CN10, esse fio estava como PSC (Power supply switch output signal).

Postado

Ela oferece uma tensão de 42V sendo ela de 4,5A segundo documentacao da impress..., poderia montar tambem um amplif tda2050 com fonte simples dai eu colocaria + um capzinho de 16000uF/50V junto com a fonte para os picos de corrente. Veja meu topico do TDA2040... Só resta a dúvida: Como eu posso usar o layout do datasheet se ele está cheio de nomes, cinza e com mascaras de componentes, ou seja, deixar só o layout do cobre para poder imprimir e passar para a placa?

• Coordenador
Postado

Ok colega!, Beleza!, você terá muitas aplicações com esta fonte!, ela tem uma corrente muito boa!, infelizmente não posso te auxiliar quanto a confecção das placas! não tenho experiência neste ramo! Hehehe!...

Aguarde outras dicas!..., você será auxiliado!...

Postado

A única coisa ruim é que ela é 110V, por enquanto uso para carregar um cap de 16000uF/50V para acender o fogão (hehe), ligo ela no estabilizador, se ningém responder, como está na época do natal, vou usála para acender uma mangueira de luz e colocar perto do PC.

• Coordenador
Postado
vou usá-la para acender uma mangueira de luz e colocar perto do PC.
hehehe!!!, bom!, pelo menos você achou uma serventia para ela!...

Mas ela vai suportar "de boa" o TDA2040...

Aguarde mais dicas!.

Postado

Nada?? To quase finalizando a ligação da mangueira de luz, deixe-me ver... 42,2V/3V = 14, posso acender até 14 lâmpadas de natal. Se eu quiser montar algo com meu LM323K com essa fonte eu poderia? Para usar ela em 220, peguei um trafinho de 12+12V@100mA e usei somente o primário dele, assim, saem 110V dele e vão para a fonte. O que fazia a fonte ficar +/- 1 minuto ligada após o tempo era o cap de 2200uF, carreguei um cap de 16000uF nela e a fonte permaneceu ligada por +/- 5 minutos! Só consegui carregar o cap por que a fonte tem sistema soft start.

• Coordenador
Postado
Se eu quiser montar algo com meu LM323K com essa fonte eu poderia?
Não nesta tensão de 42V, a tensão máxima deste LM é de 20V na entrada...
peguei um trafinho de 12+12V@100mA e usei somente o primário dele
Este trafo é muito fraco para alimentar esta fonte!...

Quanto ao tempo de permanência da fonte ligada, eu não sei te dizer a causa!...

Postado

OK, o fio do primario do trafo de 12+12V é de 0,5mm, enquanto o do adaptador que comprei é de 0,1mm, então acho que este trafo aguenta sim a fonte, vou deixar a fonte 1 hora ligada no trafo e ficarei monitorando a temperatura, se ocorrer tudo bem, só desenrrolo o secundario do trafo e uso o primario. Se acaso o trafo esquentar demais, dai tento outra coisa pois esta é minha única opção, se eu estiver errado, o teste dirá.

• Coordenador
Postado
se eu estiver errado, o teste dirá
Ok! sim!, você saberá!, só não abandone ele por muito tempo sozinho!..., Tenho um colega que perdeu quase tudo dentro da oficina dele, por esquecer um trafinho ligado! (ele pegou fogo)...
  • Coordenador
Postado

Beleza! colega Alessandro..., minha preocupação foi porque o prejuízo do colega foi grande!, osciloscópio, testador de tubos, gerador de sinais, gaveteiro de componentes, Tv's de clientes!...., tudo foi derretido pelas chamas!... Hehehe!!!, não é para rir!!!, mas tudo foi provocado por um trafinho de 200mA que pegou fogo na bancada de madeira dele!...

Fique Atento!...

Postado

Por enquanto ta funcionando beleza, o trafo só fica morninho, UPDATE: A seção do condutor do trafo do adaptador é de 0,05mm (medido com paquimetro), tive que desmontar ele para medir e nem vou mais montar.

Vou desenrolar o trafo (secundario) e deixar só o 110/220, como eu tiro as barrinhas El do trafo sem entortar? Aquele plastico amarelo que tem em volta do enrolamento eu posso repor com fita isolante? Fita crepe? OK.

• Coordenador
Postado
Vou desenrolar o trafo (secundario) e deixar só o 110/220, como eu tiro as barrinhas El do trafo sem entortar? Aquele plastico amarelo que tem em volta do enrolamento eu posso repor com fita isolante? Fita crepe?
Vixiii!!!, agora você, me apertou sem abraçar!, não tenho experiências com trafos! :(

Aguarde outras dicas!...

Postado

OK, achei o esquema elétrico dessa fonte, tem a PSB (120V ) e a PSE (220V). Se for possível é só alterar uns componentes. Está no final deste documento.

Agora descobri porque a fonte permanece ligada depois de desligar, achei num manual da C206PSB o seguinte: It is possible to keep supplying electricity to the C209 MAIN control board for 30 seconds even after the power switch is turned off.

E uma informação que eu não gostei :angry: : The C206 PSB Board is for AC100 - 120V input voltage and the C206 PSE Board is for AC220-240V input voltage. :angry:

Por favor, continuar neste tópico.

Postado

Tenho aqui uma fonte AT da Satellite (aquela do Rulycon) que consertei, troquei capacitores da Rulycon estufados ou torrados, agora a placa da fonte está com um cheiro ruim e o cooler puxa esse cheiro para fora da fonte. Sua dica do bicarbonato de sódio funciona para tirar o cheiro?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!