Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle da velocidade de um motor trifásico usando PIC18F2431


Alex

Posts recomendados

Pessoal,

Estou tentando utilizar a função Power Control PWM Module para controlar a velocidade de um motor de indução trifásico mantendo a relação tensão/frequência constante, mas o máximo que consegui foi variar a frequência e o Duty Cicle, o meu problema está sendo defasar as 3 fases do motor.

Para configurar o PIC18F2431 pretendo utilizar a Linguagem C com o compilador CCS.

Pretendo utilizar um potenciometro na entrada AN0 para variar os parâmetros.

Caso alguém puder ajudar agradeço muito.

Segue abaixo um pedaço do programa:

#include <18f2431.h>

#device adc=10

#fuses HS,NOWDT,NOPROTECT,NOLVP,NODEBUG

#use delay(clock=4000000)

#ifdef _ _ PCH _ _

#device PIC18F2431

#endif

void main()

{

long int period, InputAn0;

period = 4095;

setup_power_pwm_pins(PWM_COMPLEMENTARY,PWM_COMPLEMENTARY,PWM_COMPLEMENTARY,PWM_OFF);

setup_power_pwm(PWM_CLOCK_DIV_4|PWM_DEAD_CLOCK_DIV_4|PWM_FREE_RUN,1,0,period,0,1,0);

setup_adc_ports(ADC_CONT_A | ADC_WHEN_PPWM); //continuously sample and sync with PPWM

setup_adc(ADC_CLOCK_INTERNAL);

setup_adc_ports( ALL_ANALOG );

while(true)

{

InputAn0 = read_adc(); //conecta o potenciometro para ajustar o Duty Cycle

set_power_pwm0_duty(InputAn0*((period>>8)+1)); //máximo valor do InputAn0 é 1023

set_power_pwm2_duty(InputAn0*((period>>8)+1)); //máximo duty cycle é (period+1)*4-1

set_power_pwm4_duty(InputAn0*((period>>8)+1)); //basically the same as max_adc * period/256

}

}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boa noite Alex.

Bem, você não precisa controlar as três fases, pois só precisa controlar o fluxo de corrente em duas e somente ligado a terceira.

Quanto a defasagem e a frequência, você esqueça isto; pois o sinal pode entrar e sair com os tempos e formas originais. Por exemplo: se você utilizar um triac, estará chaveando somente os tempos de condução e corte. Nesse caso, a defasagem angular se mantêm. Pode usar um só sinal PWM para as duas fases(Tiristores).

Obs:. Não se esqueça de usar acopladores ópticos...

Abraços!

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex ,desculpe mas vou aproveitar a sua pergunta para tirar um dúvida minha.Bom eu também estou desenvolvendo um projeto usando o Power PWM , mas é com PIC 18F4331.Bom não sou expert em microcontroladores estou começando agora.Eu gostaria de saber a diferença entre um módulo ccp1 e o Power PWM , tipo no meu projeto tenho ligar dois pinos (PWM0 e PWM1 por exemplo ) para gerar um PWM, enquanto usando o canal ccp1 basta ligar nesse somente, não entendo muito qual a diferença entre os modos

setup_power_pwm_pins(PWM_ODD_ON, PWM_ODD_ON, PWM_ODD_ON, PWM_ODD_ON);

setup_power_pwm_pins(PWM_COMPLEMENTARY,PWM_COMPLEMENTARY,PWM_COMPLEMENTARY);

Bom , esses PIC's com PWM Power control são menos usados e estou achando bastante complicado achar material que fale exclusivamente deles.Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aender, veja que esse PIC possui 4 canais power PWM, ou seja, além dos 4, ele tem mais 4 complementares......

Sào usados em inversores por exemplo.

Quando o PPWM 1 estiver em 1 o complementar estará em 0.

Serve perfeitamente para chavear uma ponte de mosfets trifásica...

Estou usando-o no meu TCC que está parado a 4 meses uhuhauha

Veja:

j8lsv.jpg

Meu TCC, primeiras idéias e pesquisas.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não querendo desanimar, mas talves isso não seja importante...

Se você fizer o controle da velocidade do motor via PWM, voce estará diminuindo a potencia do motor, dependendo onde este motor estiver instalado isso é indesejado. Para você controlar a velocidade do motor mantendo sua potência, você terá que alterar a frequencia, quanto maior a frequencia, maior a velocidade. Existe inversores de frequencia que fazem este serviço, mais são caros. Dependendo para o que você for usar, o pwm funcionará, mas dependendo onde for... você terá problemas por falta de potência.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!