Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Geforce GTX 295 - 2ª GPU desativada? Ajuda...


The Mystery Lord

Posts recomendados

Galera, primeiramente como sou novo no Clube do Hardware, quero antecipadamente agradecer por qualquer ajuda aqui postada.

Acabo de adquirir uma placa de video GeForce GTX 295 Co op Edition da EVGA. :wub: Segue o link: http://www.evga.com/products/moreInfo.asp?pn=017-P3-1295-AR&family=Geforce%20200%20Series%20Family

Entretanto, depois de toda a minha euforia e proceder cuidadosamente com a instalação, percebi algo estranho ao rodar GTA IV.

No menu de gráficos, resolvi testar minha "plaquinha" rodando GTA no máximo que conseguisse,no talo mesmo e notei que o limite de memória de vídeo disponível era de pouco mais de 800 MB. Logo não consegui deixar o talo as configurações do jogo, o que me frustou muito.

Entendo que minha placa tem um limite de 1792 MB de memória, o que me levantou a dúvida se realmente as duas GPU's da placa estavam habilitadas.

Sou um usuário entusiasta, mas não entendo muito de overclock. Logo, no programa da própria EVGA (Precision) que monitora tensão, clock e etc, permite fazer o overclock, e mesmo aumentando os valores consideralvelmente ao rodar GTA IV não pode aumentar quase nada dos gráficos.

O que devo fazer? Quero tirar proveito de 100% de minha placa. Mas não sei se já estou tirando ou não. :huh:

Minha configuração é: Gabinete Cosmos S cooler Master, Placa-mãe Crosshair da ASUS, Processador Athlron 64 X2 de 6400+ 3.2GHz, 3X1GB de memória DDR2 800MHz hyper X da Kingston, Cooler da CPU V1 da Thermaltake de cobre, HD 500GB Sata 7200RPM, Fonte de alimentação de 750 W potência real da Seventeen e Monitor de 24" wide da Samsung T240M em resolução de 1920X1200 em conexão DVI.

Quem puder me dar qualquer dica agradeço muito, pois o manual da EVGA é super vago e resumido e nem mesmo seu se estou com uma dúvida relevante ou falando besteira por contada minha ignorância.:confused:

Desde já agradeço...

hpim2564.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

você testo sua placa em outros jogos??porque tem jogos que so reconhece uma gpu mesmo!

se o problema e da placa mesmo e caso de troca as vezes vem com defeito e você acha que

e um problema de overclock, talvez esse nem seja o problema e sim da fabricaçao do vga

ta na garantia?você ligo para assistencia tecnica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tomhacker valeu pelas dicas!

Cara depois de postar minha dúvida fiz vários testes. Conseguir rodar os seguintes jogos sem problemas: Far Cry 2 / Crysis I e Crysis Warhead / Dead Space / Assassin Creed / Call Of Duty 4.

Desesperado me liguei que talvés o driver de vídeo que veio no CD da placa não fosse atual, baixei do site da Nvidia, atualizei e tiro e queda. Conseguia elevar praticamente todos os gráficos de GTA IV sem ficar lento apesar de continuar aparecendo o limite de memória de pouco mais de 800 MB. Infelizmente por algum motivo o recurso Physis X da Nvidia quando abilitado deixa todos os jogos lentos e com constantes flashs brancos na tela e tive que desabilitá-lo.

Analisei o aplicativo Precision da EVGA para Overclock e verifiquei que aparecem normalmente todos os valores que denotam atividades de ambas as GPU´s, logo acredito que não seja problema técnico e sim algo relacionado ao jogo GTA IV mesmo.

Minha preocupação agora é conseguir utilizar o recurso Physis X que a Nvidia informa melhorar a física dos jogos.

Outra coisa, por meu monitor ser de 24", será que limita a capacidade da VGA?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo é so usa commandline no gta 4 que ele em esse bug de memoria mesmo

crie um bloco de notas com o nome commandline e salve dentro da pasta do gta 4 e dentro dele coloque a seguinta linha de comando

-nomrestrictions

com essa comand line mesmo que para o gta 4 acabe a memoria voce pode subir todas as configurações independente da quantidade de memoria

no seu casso pode colocar tudo no max que não vai ocupar toda memoria

os sintomas de ocupar toda memoria é o jogo sumindo , tipo fica so as pessoas e carros andando no ar ou coissa parecida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso da sua memória de vídeo que aparece no GTA IV ser de 896MB, ela não está errada.

É que a GTX295 é como 2 GTX275 em SLI numa placa só, já que ela possui 2 GPUs GTX275 com 896MB de memória pra cada GPU.

Como cada GPU só pode usar a quantidade de memória disponível a ela, e não podem partilhar com a outra, só ficam os 896MB mesmo pra cada uma, já que todas as informações do jogo tem que ficar armazenadas na memória disponível a elas.

No caso ficam 2 conjuntos de memória de 896MB carregadas de informações praticamente iguais.

Então os fabricantes divulgam as placas com "Memória de vídeo total de 1792MB", assim como ocorre com a HD4870X2 (2GB de memória total, sendo 1Gb pra cada GPU), sendo na prática uma coisa diferente, marketing é marketing.

Mas eu sinceramente acho que essa tua CPU ta dando um mega gargalo na GTX295, e ainda mais no GTA IV, um escurraçador de CPU sem dó, daí esses baixos FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu todos pelas dicas!!!

Agora entendo o que ocorre.

Pedro1995, mais tarde crio o arquivo commandline e faço o teste do GTA IV.

Hekinho, também acho que meu Athlron 64 X2 de 6400+ já está defasado, será que é por esse motivo que o recurso Physis X da Nvidia está dando os problemas que relatei antes?

Tenho pensado no melhor custo benefício para mim. Ou seja trocar meu Athlron por um Intel Core I7 ou um Phenom X4 955 Black Edition de 3.2 GHz. Claro que terei de trocar a placa mãe e as memórias para DDR 3, mas o I7 tá muito caro na frequência que quero 3.2GHz e tb as placas para suportá-lo. Pergunto, esse gargalo acaba se adaptar minha plataforma para o Phenom X4? Vale a pena montar está máquina.:confused:

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!