Ir ao conteúdo

A780GM-A rodando PCI-E a 8x

carloscolon

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal do Clube do Hardware.

Estou faz 2 dias tentando descobrir o porque do seguinte erro:

Primeiramente minha configuração atual.

ECS A780GM-A V1.1

amd PHENOM X3 8450 2.1ghz (sem overclock)

kit dual channel OCZ 2x2gb 1066 (OCZ2P10664GK) 5-5-5-18-2.1V-2.2V

ATI RADEON HD4830 Sapphire 512/256 VGA-HDMI-DVI-D (clocks: 575@600 900@1000)

Fonte C3tech 500watts reais (me arrependo muito de ter comprado essa fonte, e temo que seja ela que causou esse problema)

Então pessoal, uso o windows vista ultimate 64bits, quando sei lá por que resolvi abrir o everest e pude ver que minha placa de video está rodando a 8x

tentei de tudo para resolver isso: atualizei bios, desfiz e fiz overclocks em memoria ram, processador, video, mexi no HT, troquei drivers de video e nada. Desmontei meu pc inteiro, limpei com limpa contato ele inteiro inclusive a placa de video, e nada.

Indignado resolvi formatar para ver se revolvia e nada, coloquei o XP 32 e nada também.

Alguem por favor me diz o que pode ser?

tenho meu pc a 8 meses, mais a placa de video e a memoria comprei faz 2 meses, até então nunca tinha dado tela azul, a não ser a uma semana atrás, a minha fonte não aguenta overclock no processador junto com a placa de video, então segundo testes que eu fiz eu decidi manter apenas o da placa de video, existe alguma possibilidade de minha fonte ter queimado algo ou sei lá?

Pretendo testar minha placa de video em outro pc para ver se ela roda a 16x normal, mas antes gostaria de saber a opnião de vocês

Olha os prints.

Ai mostra que minha mobo é 16x

chipseteverest.jpg

cpuzj.jpg

gpuq.jpg

Postado

Bom amigo perguntas básicas que não podem faltar:

voce atualizou o drive de video?

voce atualizou a Bios?

voce instalou o drive atualizado do Chipset?

voce ja verificou de essa numeração oscila? se ela vai para 16X em algum momento tipo: jogando?

caso não tenha feito faça e nos diga o que voce obteve!

Postado
Bom amigo perguntas básicas que não podem faltar:

voce atualizou o drive de video?

voce atualizou a Bios?

voce instalou o drive atualizado do Chipset?

voce ja verificou de essa numeração oscila? se ela vai para 16X em algum momento tipo: jogando?

caso não tenha feito faça e nos diga o que voce obteve!

Olá, drive de video ja coloquei o mais atual o mais antigo, todos...

Chipset toda atualizada

Testei agora aqui e não oscila, 8x

Formatei de novo o pc, coloquei vista 64 ultimate

Bios de placa mãe esta atualizada, todos os driver do sistema também.

Vocês acham que pode ser a placa mãe ou a placa de video?

Vocês sabem como eu edito a bios da minha 4830? quem sabe o erro pode tar nisso (PS- nunca mexi na bios dela)

Postado

Bom cara tenta dar uma atualizada na Bios

Desabilite a função Cool'n Quiet no setup da Bios!!

O que voce conseguir voce nos fala!! pois ainda temos um jeito se isso não funcionar, não será necessario mexer na Bios da placa de video!

Postado

Tipo a bios eu ja atualizei e nada, essa opção ai Cool'n Quiet minha placa-mãe não tem...

To tentando de tudo, se eu não conseguir nada, segunda feira vou testar minha placa de video em outro pc para ver se ela roda a 8x ou 16x e ver se o problema é na mobo ou no video...

se alguem ai tiver alguma ideia do que seja...

PS: Placa de video funcionando normalmente, não percebi ainda perda de desempenho nos jogos...

Postado

achei a opção e desativei, não mudou nada, tava mexendo aqui, tentei fazer overclock no barramento GFX e nada, fiz no processador e nada...

PS: esqueci de dizer que antes ela rodava a 16x normal...

Gente sera que devo mexer na bios dela? alguem sabe como edito a bios de uma 4830?

Postado

Cara a Bios de uma placa de video não se altera sozinha!! então mesmo que te digam como editar a Bios da tua 4830 não vai adiantar de nada pois o problema não é la! outra coisa como voce fez over no teu processador e quais programas voce esta usando para obter essa leitura?

Postado
Cara a Bios de uma placa de video não se altera sozinha!! então mesmo que te digam como editar a Bios da tua 4830 não vai adiantar de nada pois o problema não é la! outra coisa como voce fez over no teu processador e quais programas voce esta usando para obter essa leitura?

Olá fiz o over baixando a frequencia de minhas memorias para 950mhz

então mudei o padrão de 200 para 239 sendo que o multiplicador é 10,5, não mexi no vcore, frequencia padrão 2.1 com overclock 2.5ghz

Sobre a bios apenas queria saber como editar para mim ver se tinha alguma opção de velocidade de bus, descobri como fazer isso e vi que realmente não tem nada a ver, é apenas biosmod para mudar clocks...

uso os programas everest, cpu-Z e GPU-z para tais informações.

Postado

Faz o seguinte vai no peinel de controle em opções de energia, abra as configurações de do modo de energia que voce estiver usando e na parte de PCI Express altere e coloque como desligado ao invés de poupança de energia moderada, reinicie e confira para ver se voltou ao normal, se não voltar dê um clear Cmos e reconfigure a Bios, mais não esqueça de desligar o Cool'n Quiet! se isso que eu te fale não der certo espere amanha para voce testar essa placa no outro Pc para ver qual placa esta com defeito!

Postado

Então pessoal no momento estou impossibilitado de testar minha placa de video em outro pc.

Agradeço a todos que tentaram me ajudar, mas pela lógica deve ser problema ou na placa-mãe ou na placa de video, pois ja tentei de tudo. só pode ser problema mesmo.

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...