Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

Postado

Sim, sim. Só estava pregando um novo prego no caixão do porque é mais provável ser 1920 SPs ao invés de 1536. Porque os vazamentos de performance indicam +20%... Se isso fosse com 1536, por que não lançar uma com 1920 SPs e ultrapassar a gtx580? Tamanho do die não é problema, com certeza.

Agora eu nunca que conseguiria descrever isso tudo com tanta eloquência quanto você Espada, sempre muito esclarecedores seus posts. ^^

Postado
Sim, sim. Só estava pregando um novo prego no caixão do porque é mais provável ser 1920 SPs ao invés de 1536. Porque os vazamentos de performance indicam +20%... Se isso fosse com 1536, por que não lançar uma com 1920 SPs e ultrapassar a gtx580? Tamanho do die não é problema, com certeza.

Agora eu nunca que conseguiria descrever isso tudo com tanta eloquência quanto você Espada, sempre muito esclarecedores seus posts. ^^

Sim, indicam 20%, mas são 20% muito vagos não acha? Digamos 20% em que cenario?. Com Tesselation de baixo fator? Fator Medio?. Com Texturas em HDR FP 16 com AF 16X?. Talvez em res Full HD? Com qual Engine? 3Dmark? 20% Media bruta???

Enfim é um numero muito....... vago ^_^. Ate porque media superficial dificilmente é precisa :lol:.

Claro que todos esperamos uma Cayman forte e que não tenha um consumo digamos..... abusivo :D.

porém um detalhe importante que apareceu nos slides e que eu ja estava comentando antes, é a mudança da estrategia da AMD com relação ao Tesselation. Aparentemente a AMD percebeu que suas GPUs precisavam de mais poder bruto geometrico, e graças a isso apareceu nos slides o tão esperado dual Setup engine. Esse detalhe é o mais inovador ate agora, mas ate do que o esquema VLIW4 :D.

Ja o tamanho do Die, temos que esperar os dados aparecerem, mas não espere um die pequeno ^_^.

E Obrigado pela sua consideração ao meus posts, valeu mesmo ^_^.

• Membro VIP
Postado
Um outro aspecto é: se a AMD conseguisse +20% na performance (e "chegando perto" da gtx580, certo?) com menos shaders que a 5870... porque não aproveitar o die relativamente pequeno e lançar um modelo novo (6980? lol) com os tais 1920 e pondo a gtx580 no chinelo?

Não espere um die pequeno. [2]

Se o Barts tem 1.7 bilhões e é um chip médio grande, o Cayman vai ter seus 2.5 a 3 Bilhões.. vai ser um chipão.

Sim, indicam 20%, mas são 20% muito vagos não acha? Digamos 20% em que cenario?. Com Tesselation de baixo fator? Fator Medio?. Com Texturas em HDR FP 16 com AF 16X?. Talvez em res Full HD? Com qual Engine? 3Dmark? 20% Media bruta???

Bingo !

Mais um motivo pra não se confiar 100% no que a mãe fala de seus filhos. :D

--

Já postaram isso aqui ?

http://www.fudzilla.com/graphics/item/21155-radeon-hd-6970-runs-at-880mhz

The card has 96 texture units, as well as 24 SIMD and 1536 ALU streaming processors. It has 32 ROPs and 128 Z stencils.

Total compute power of Cayman in this version is 2.7 TeraFlops under IEEE754-SP standard and 675 GigaFlops with IEEE754-DP standard.

É impressão minha ou o poder computacional não é muito maior que o da 5870 ?

Postado

É impressão minha ou o poder computacional não é muito maior que o da 5870 ?

Essas especificações estão um misc de dados da 6970 e da 6950, como o "Cebola" disse, parece que o Fuad, não soltou as informações mais corretas não. De acordo com os slides mostrados anteriormente acho que o poder computacional está abaixo do que fora descrito antes.

Edit -----------------------------------||------------------------------

http://www.fudzilla.com/graphics/item/21172-radeon-hd-6970-has-250w-powertune-maximum-power

Se o TDP ficar nessa faixa de 250 Watts seria bom?

http://www.fudzilla.com/graphics/item/21171-cayman-is-a-264-billion-transistor-chip

Mais um pouco de trollagem do Fuad uaeheauhea, e uma estimativa do tamanho do Die além da quantidade de transitores.

Postado

Edit -----------------------------------||------------------------------

http://www.fudzilla.com/graphics/item/21172-radeon-hd-6970-has-250w-powertune-maximum-power

Se o TDP ficar nessa faixa de 250 Watts seria bom?

http://www.fudzilla.com/graphics/item/21171-cayman-is-a-264-billion-transistor-chip

Mais um pouco de trollagem do Fuad uaeheauhea, e uma estimativa do tamanho do Die além da quantidade de transitores.

Ah, como gosto de ver todo aquele "bla bla bla" da AMD não conseguir manter a eficiência da família Evergreen nas Northern Islands indo por água abaixo.

Vamos as contas:

Se as informações do site Fudzilla se confirmarem, o Cayman XT (a.k.a. HD 6970) terá então um die de 389 mm² com 2.64 bilhões de transistores.

Em analogia com a HD 5870, e seu die de 334 mm² e 2.25 bilhões de transistores, temos aí um aumento de 16.46% no tamanho do die para um aumento de 17.33% no número de transistores por parte da HD 6970, tudo isso com um aumento de desempenho estimado de ~30%.

Em relação ao TDP, a HD 5870 tem um TDP máximo estimado de 188 watts. No caso da HD 6970 ter de fato um TDP máximo de 250 Watts, temos aí um aumento de aprox. 32.97%, consequentemente - e parcialmente - proporcional ao aumento de desempenho estimado.

Postado

Enfim é um numero muito....... vago ^_^. Ate porque media superficial dificilmente é precisa :lol:.

Sem dúvida. Aqueles cálculos foram feitos rápidos na calculadora do OS para ilustrar que, se o rumor dos 1536 é verdadeiro, "então com certeza há margem para uma melhoria de desempenho".

porém um detalhe importante que apareceu nos slides e que eu ja estava comentando antes, é a mudança da estrategia da AMD com relação ao Tesselation. Aparentemente a AMD percebeu que suas GPUs precisavam de mais poder bruto geometrico, e graças a isso apareceu nos slides o tão esperado dual Setup engine. Esse detalhe é o mais inovador ate agora, mas ate do que o esquema VLIW4 :D.

Eu só peguei que vai ficar mais rápido. Pra mim é o que importa. haha =P

Ja o tamanho do Die, temos que esperar os dados aparecerem, mas não espere um die pequeno ^_^.

Ah! Mas a gente pode esperar COM CERTEZA que seja BEM MENOR que o die da nVIDIA, não é? ^^

Quando falei em tamanho de die foi exatamente isso que quis dizer. A nVIDIA "tá no limite", a AMD não.

E Obrigado pela sua consideração ao meus posts, valeu mesmo ^_^.

Quiéisso. ^^ Se eu não reconhecesse a catiguria do pessoal do CdH eu não estaria secretamente coletando números que o Evandro solta pelos tópicos para eu ganhar na megasena.

Opa! Ei! Isso é segredo! Moderador! Apaga isso aqui! Mas não leia! =P

Postado

http://www.fudzilla.com/graphics/item/21175-amd-hd-6950-works-at-800mhz

Se tudo correr conforme informam, a 6950 vai ter o seus 1408 Sps, vai trabalhar a 800mhz e TDP de cerca de 200W

http://www.fudzilla.com/graphics/item/21177-radeon-hd-6950-is-class-of-its-own

E aqui se não do pirando na batatinha, a dizem que a HD 6950 vai correr sozinha sem concorrência, isso ta me cheirando ao seguinte:

"Não conseguimos competir com a GTX 570 então vamos correr sozinhos."

Postado
faltando só 120h pro lançamento e vira nessa enxurrada de disse-que-disse-que-disse-que... :P

hauahuahauhaua bem que eu disse que iam começar a sair informações a partir de Quinta-Feira :D

Postado
hauahuahauhaua bem que eu disse que iam começar a sair informações a partir de Quinta-Feira :D

Mas só do Fud também é demais né? Ele pode até estar certo, mas notícia de um só não vai longe.

Postado

Encontrei mais um rumor, mas dessa vez acho que é sério porque esse cara parece ser muito respeitado no Guru3D (vide comentários após o dele), vejam este o post dele:

I do not have the slighest idea where you came up with this answer ????? Eveybody that received their cards (Reviewers and Extreme Overclockers) have the final working cards with final Bios NOT betas , the same that its already shipping to e-tailers and re-tailers. There has never been a low-speed 6970xt and a fast 6970xt

Im deep in the industry and the Reviewers and Guys that got the cards for Reviews and testing and breaking World Records under Liquid Nitrogen are very dissapointed in the numbers , even overclocked , volt moded to hell and back it will never catch up with the 580GTX that its the thruth and have been done , the 6970XT volt mods are already floating around , well this will be my last words in here , the HD6970-XT will be up and against the 570GTX , the trade blows in the benchmarks. HD5970 will remain the fastest card on the planet. Wait a few days and you will see for yourselfs , most of you know my background in the industry and for that i cannot say more , AMD wants tight lips because 6970XT will be slower than 580GTX thats all.

Chispy Out.

Se for verdade vai ser broxante, a AMD teve todo tempo do mundo, todo respaldo e não havia muitas dificuldades pra desenvolver um chip gráfico capaz de tomar a dianteira. E não sou só que desanimou, vejam como o pessoal já desanimou (de todos os fóruns) e estão dizendo que vão ficar com a Nvidia mesmo.

O problema não é o desempenho, que se for no nível da GTX 570, será bom sim, o problema é que os consumidores dessas placas não aceitam mais esse papo de "bang for the buck", pelo visto a galera está mais "sangue no'zóio".

Se for verdade, na minha opinião a AMD falhou miseravelmente, porque a expectativa em torno dessa placa era muito grande, todos estavam esperando a AMD voltar pra ponta com as single-gpus, essa história de "performance x watt" não está ajudando muito, por incrível que pareça no último trimestre a AMD perdeu mercado para a Nvidia no segmento desktop. Isso é muito preocupante principalmente quando você perde mercado para um produto mercadologicamente problemático como eram as placas top da Nvidia.

Acho que o povo está cansando de AMD e essa histórinha besta de "bom e barato", a economia mundial se aqueceu novamente e pelo visto a AMD não percebeu. Pior ainda quando você tem todas as chances do mundo para criar um produto campeão e resolve fazer algo propositalmente segundo colocado, só pra dizer que é eficiente e lucrativo. Mas aonde estão esses lucros então? Porque todo fim de trimestre fiscal a receita que a ATI gera não está batendo a Nvidia no que diz respeito ao segmento desktop.

Eu, no lugar de Dirk Meyer (CEO da AMD), ao ver a reação do público percebendo o que será um enorme FAIL (se for verdade isso, claro), não pensaria duas vezes e mandaria embora pra ontem todos os responsáveis por essa ideia, que até foi boa na crise (na verdade foi uma desculpa), mas a crise acabou e AMD não respondeu àquilo que o mercado pediu.

E a AMD continua a mesma lesma de sempre, não perde nem com reza brava essa personalidade "pé de chinelo". Faz 20 anos que falta ambição dentro dessa empresa, é por isso que se matam de trabalhar, fazem ótimos produtos, mas nunca tiram o pé da lama. No "capetalismo" ser segundo colocado não é uma opção. Ou você vai pra ponta ou sangra até morrer, é assim que funciona.

Quem gosta de ficar na sombra dos outros...

Novamente, apenas considerem esse comentário se for verdade isso.

Postado

Mad, para mim a AMD perdeu mercado por causa da GF104, não de outras coisas... veja que a GF100 sozinha não fez muita diferença a favor da nVidia. E a maior força da GF104 é justamente a relação custo-benefício. Eu acho placas dual-GPU uma coisa meio estranha, mas em termos de conquistar "MachoBenchs", elas com certeza são muito emlhores do que as Singles, e esse título de "Single mais rápida" é a coisa mais ridícula que já vi: me dá os projetos da nVidia que eu faço uma single mais rápida ainda, só desafiar o limite do retículo do 40HP :)...

Postado
Mad, para mim a AMD perdeu mercado por causa da GF104, não de outras coisas... veja que a GF100 sozinha não fez muita diferença a favor da nVidia. E a maior força da GF104 é justamente a relação custo-benefício. Eu acho placas dual-GPU uma coisa meio estranha, mas em termos de conquistar "MachoBenchs", elas com certeza são muito emlhores do que as Singles, e esse título de "Single mais rápida" é a coisa mais ridícula que já vi: me dá os projetos da nVidia que eu faço uma single mais rápida ainda, só desafiar o limite do retículo do 40HP :)...

Thiago, dificilmente a perda de mercado foi por causa da GF104, essa placa saiu e a medição do mercado veio logo depois, muito pouco tempo. A medição é de 3 em 3 meses (pelo menos no Jonh Peddie). De qualquer forma, a ideologia da AMD também falhou contra a GF104, não é mesmo?

Sim, soa estranho, concordo que é bizarro esse negócio, mas passa nos fóruns (Guru3D, Beyond, S|A, Xtreme Systems e etc...) e veja você mesmo a reação do consumidor com os crescentes rumores da broxada da AMD. Eles são os consumidores dessas placas, e eles pedem por algo que esteja no topo. Tosco? Também acho, mas fazer o que..!? =\

• Membro VIP
Postado

Mad, concordo sobre a broxada, mas eles devem guardar isso pra 6990, o que não é tão broxante assim, especialmente se eles acertarem a mão no preço.

Postado
Mad, concordo sobre a broxada, mas eles devem guardar isso pra 6990, o que não é tão broxante assim, especialmente se eles acertarem a mão no preço.

Certamente será uma placa e tanto, mas veja bem, soa muito negativo lançar uma placa depois da concorrência e que seja mais lenta. Soa como uma falha miserável mesmo, algo como foi o R600. Ninguém compra uma placa de 400 dólares na ignorância, o pessoal que compra é "manjado".

Se a ideia da AMD era essa mesmo, então deveriam ter lançado essa placa antes da Nvidia a qualquer custo, seria muito mais aceitável.

É bizarro, mas vocês vão ver, a repercussão será boa só nos reviews (pelo menos na maioria), e a GTX 570 e 580 serão as novas campeãs de vendas e do gosto da galera.

Repito, só se confirmar a broxada.

Postado

A diferença de mentalidade, cebola, realmente é enorme.

A nVIDIA lança um monstro enorme com um sistema de refrigeração caro padrão, tudo isso bem caro, para se comprometer com a performance. Ganha dinheiro com o premium em cima.

O que é complicado agora é o leak que saiu um pouco antes do lançamento da gtx580 de que a 6990 era um duplo barts, agora é duplo cayman. Isso de certa forma confirma a confiança desmedida da AMD em sua posição, como o cebola falou.

Esse leak do chispy meio que confirma indiretamente o do 1536, absolutamente triste.

• Membro VIP
Postado

Cebola, eu concordo plenamente com você, o consumidor em geral esperava uma virada de mesa com o potencial da "nova arquitetura", que aparentemente não vai vir e com certeza vários vão se revoltar e comprar suas GTX580. E... a Cayman vai vender mesmo assim. O dinheiro não vêm das vendas das placas flagship, e sim das bang for buck!

E mais rápida por mais rápida, a HD5970 continua sendo a mais rápida e tudo indica que apenas a HD6990 será a tal que irá destronar a atual majestade.

E se for pensar na cor do cobre, tirando a HD5830 (que já silenciosamente vazou) não tem placa da AMD que encalha, todas vendem muito bem, essa sombra tá bem cômoda.

Mas esse papo de "correr solta" é o que me deixa mais triste, isso normalmente sinaliza nenhuma vontade de abaixar preços/competir, simplesmente vão testar a preferência do consumidor até apertar para alguém, ao invés de partir pra queda de braço.

Postado
A diferença de mentalidade, cebola, realmente é enorme.

A nVIDIA lança um monstro enorme com um sistema de refrigeração caro padrão, tudo isso bem caro, para se comprometer com a performance. Ganha dinheiro com o premium em cima.

O que é complicado agora é o leak que saiu um pouco antes do lançamento da gtx580 de que a 6990 era um duplo barts, agora é duplo cayman. Isso de certa forma confirma a confiança desmedida da AMD em sua posição, como o cebola falou.

Esse leak do chispy meio que confirma indiretamente o do 1536, absolutamente triste.

É, nosso desapontamento já é um padrão formado pela AMD, sad...

Pelo visto a última placa da ATI que arrebentou foi a X1950 XTX, de lá pra cá só "bom e barato".

Acho até melhor, não gasto dinheiro com placa cara, mas pow, placa top tem que ser top, ainda mais porque a AMD subiu uma numeração, de 800 pra 900, tudo levava a crer que seria algo a mais... dual gpu infelizmente vem sendo visto como a gambiarra salvadora, mas não gera o mesmo efeito que a single mais rápida. Se ao menos a AMD investisse direito em multi-gpu, mas nem isso...só gambiarra ninguém aguenta mais, dois GPUs no bonder puro, Crossfire caseiro via driver e dá-lhe FPS máximo lá em cima, mesmo que com um delta (max - mim) absurdo, stuttering, flickering e o diabo a quatro.... :lol:

Cebola, eu concordo plenamente com você, o consumidor em geral esperava uma virada de mesa com o potencial da "nova arquitetura", que aparentemente não vai vir e com certeza vários vão se revoltar e comprar suas GTX580. E... a Cayman vai vender mesmo assim. O dinheiro não vêm das vendas das placas flagship, e sim das bang for buck!

E mais rápida por mais rápida, a HD5970 continua sendo a mais rápida e tudo indica que apenas a HD6990 será a tal que irá destronar a atual majestade.

E se for pensar na cor do cobre, tirando a HD5830 (que já silenciosamente vazou) não tem placa da AMD que encalha, todas vendem muito bem, essa sombra tá bem cômoda.

Mas esse papo de "correr solta" é o que me deixa mais triste, isso normalmente sinaliza nenhuma vontade de abaixar preços/competir, simplesmente vão testar a preferência do consumidor até apertar para alguém, ao invés de partir pra queda de braço.

É, de fato, só estava comentando a broxada, rsrsrs.

Até porque não havia mais a série "900" né... tudo indicava algo legal, que infelizmente, parece que não vai vir.

E vamos que vamos... próximo round só em 2012?

Postado

Calma pessoal ^_^, vamos esperar pra ver se realmente isso é verdade. Mas sinceramente se a AMD colocar apenas 24 SIMD Cluster na HD 6970, mantendo o esquema de 16 Grupos Shaders * 4 Unidades VLIW4 = 1536 SPs sera na minha opnião uma falta de agressividade bem broxante.....

Sera que a AMD esta com tanto medo assim de um Die, digamos grande?

Espero que seja apenas um rumor, porque esperava mais do Cayman. A menos que a AMD queira montar o Cayman mais econômico, para poder montar o Antilles sem maiores problemas.

Vamos esperar pra ver....

• Membro VIP
Postado

Putz, vai ser meio broxante mesmo se isso se confirmar... Estava esperando um bom fight entre a HD 6970 Vs GTX 580 e HD 6950 Vs GTX 570, ainda mais nos preços. Uma pergunta, se os boatos dizem que a 6970 terá um TDP de 250W, como a AMD espera fazer as Antilles? Haja redução de clocks... :wacko:

Ah, esqueci, não há boatos sobre uma possível rival da 6990, uma espécie de dual GTX 560?

Postado

esperar que seja um rumor nada !!!!!!

VAMOS REZAR PRA QUE SEJA UM RUMOR !!!!

a falta de agressividade como disse nossso amigo "EspadaDaJustiça", não parece coisa da ATI.........mas espera um pouco.....desde quando ATI é "agressiva" ?? Desde 1950xtx ??

lol :huh:

Postado

O que espada falou me deixou incucado, será que a AMD teve um norte: aumentar performance mantendo tamanho do die? Isso explicaria a pouca agressividade nessa geração que continua presa no 40nm.

O que salva a AMD é que ela esta muito bem posicionada em todo o espectro do mercado, exceto no top aparentemente. Como ele costuma ser pequeno em comparação ao resto, fico surpreso como a nvidia manteve o controle do market share e chegou a retomá-lo.

Agora, se quer floodar o mercado com placa barata, invista no suporte ao multi-gpu budega! E aproveite e use isso no mercado fusion!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!