Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

Postado
shiiii marquin.... o tal do Ducati que tem a placa em sua loja já pra vender, num forum alemão, fez uns testes e os resultados não são nada animadores:

6gza0x.jpg

ei cara, mas esta do ID da placa, eles estão dizendo que Identificação 6718 é a HD6950 na verdade....

http://forums.guru3d.com/showthread.php?p=3806996#post3806996,

Bem, pra mim ficaria ótimo, assim como na geração 4000, quem quisesse a placa mais poderosa levasse a GTX285/295. E uma high end de ótimo custo/benefício levasse a 4850/4870

Mas o que deve preocupar mesmo o fã da AMD é a GTX560, que pode acabar com os barts no segmento mid...

Postado

Bem, um driver antigo pode teoricamente acabar com o desempenho de uma placa nova, com arquitetura nova (ex. dual engine, tal, tal). Salvo engano. ^^

Esse rapaz comparou o resultado da 6970 no sintético com o da gtx580 de um teste antigo, ficou bem pouquinho atrás: http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=4662902&postcount=2782

Claro que não vai ser o mesmo sistema, então nem serve para comparar de verdade, mas, fica o link.

Postado
O povo começou a trollar no xtremesystems. =/

Mas, pesquei alguma coisa interessante lá:

Lembram que o fud disse que o Cayman seria o maior chip já feito pela ATI ?

Ele se esqueceu que o R600 tinha 420 mm² ! :eek:

Parece que um reviewer búlgaro mostrou a 6850 com 30-40% mais desempenho que a 5870 a 1680*1050, mas era em búlgaro e já sumiram com o corpo.

--

130253tz0ffiyt7tfec8ee.jpg

Suposto slide falando do tesselation do Cayman.

--

O tal ducatti que tem a placa disse que o botão de turbo não turbina p.. nenhuma.

Ele postou isso:

Pensei aqui em mais uma tiuria conspiratória.

Como parte do público destas placas somo nós, "ratos de forum", eles podem ter criado intencionalmente uma aura de decepção antes do lançamento da placa para que "na hora do vamos ver" o pessoal fale: olha, não é tão ruim assim, porque estes dados que saem estão muito confusos e controversos.

Estranho é o camarada falar que o Catalyst 10.12 vai fazer bastante diferença.

Sobre o Charlie, ele é suspeito pra falar. :D

Concordo contigo. Se duvidar essa avalanche de especulações ruins vai servir para chamar a atenção dos usuários de fóruns como nós para quando a placa sair todo mundo se surpreender e querer uma. Acho isso uma estratégia arriscada, pois vai ter muito nego comprando sua GeForce GTX 580, "já que a concorrente não vai ter placa a altura mesmo". Se for o caso, supondo que a placa surpreenda positivamente vai ter muita gente que vai se lamentar: "por que eu não esperei mais um pouquinho?" Mas enfim! Que é desanimador tudo isso, com certeza é. Vamos aguardar para ver no que dá. Lançamento dia 15/12?

• Membro VIP
Postado
Bem, um driver antigo pode teoricamente acabar com o desempenho de uma placa nova, com arquitetura nova (ex. dual engine, tal, tal). Salvo engano. ^^

Esse rapaz comparou o resultado da 6970 no sintético com o da gtx580 de um teste antigo, ficou bem pouquinho atrás: http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=4662902&postcount=2782

Claro que não vai ser o mesmo sistema, então nem serve para comparar de verdade, mas, fica o link.

Mas a AMD vem desenvolvendo drivers pra essas placas faz tempo. ;)

O problema é que vem a Nvidia e faz outro milagre e ferrou-se para a AMD

Tá, mas que milagre seria esse ?

E também tem a dual-GPU da Nvidia.

Tem mesmo mad ? Já faz tempo que se fala nisso e o mais próximo que chegamos foi em uma dual GF104 com um VRM gigantescoe ainda era placa experimental da Zotac.

Concordo contigo. Se duvidar essa avalanche de especulações ruins vai servir para chamar a atenção dos usuários de fóruns como nós para quando a placa sair todo mundo se surpreender e querer uma. Acho isso uma estratégia arriscada, pois vai ter muito nego comprando sua GeForce GTX 580, "já que a concorrente não vai ter placa a altura mesmo". Se for o caso, supondo que a placa surpreenda positivamente vai ter muita gente que vai se lamentar: "por que eu não esperei mais um pouquinho?" Mas enfim! Que é desanimador tudo isso, com certeza é. Vamos aguardar para ver no que dá. Lançamento dia 15/12?

Seinão, entusiasta não é bobo de fazer isso, quem vai mesmo comprar algo agora vai esperar até quarta. ;)

Postado

Estratégia? Você está sugerindo que existem vários usuários pau-mandado da AMD abaixando as expectativas de todo mundo?

Pera aí, vamos parar de ir longe. Os resultados não são de uma pessoa só, são de vários lugares, incluindo de gente com placa em estoque pra vender (postaram foto e tudo mais) e todos indicam a mesma coisa, a HD 6970 no máximo briga com a GTX 570. Não acredito que a AMD iria deixar os parceiros montarem o bundle com drivers sacaneados de propósito ou, se for o caso, bugados a ponto de ferrar a placa. Eles iriam adiar o lançamento até corrigirem isso.

No momento não existe a menor possibilidade de eu acreditar em driver segurando desempenho de propósito, placas trocadas de propósito ou estratégia (que não sei de que forma seria colocada em prática) de abaixar as expectativas nos fóruns pra surpreender todo mundo na última hora. Acho que isso já é ir longe demais.

HD 6990 compete com a GTX 580

HD 6970 compete com a GTX 570

HD 6950 não compete com ninguém

HD 6870/6850 competirão com GTX 560 e variantes.

Já era, vamos voltar a nossas vidas.

abs.

Tem mesmo mad ? Já faz tempo que se fala nisso e o mais próximo que chegamos foi em uma dual GF104 com um VRM gigantescoe ainda era placa experimental da Zotac.

Não subestime o poder da Nvidia em vender paper-launchs. :lol:

Postado

@Evandro: Sim, mas as 69xx tem diferenças na arquitetura. O suporte oficial só vem com a 10.12, certo? Parece inclusive que o 10.12 vai ter diferença pra caramba.

Só para constar, não estou esperando que ela chegue na gtx580 (isso eu não penso desde que os shader cairam para 1536, quando ainda se achava que era 1920 eu tinha como certeza). Só disse que "teoricamente" (aliás, vamos dizer logo na prática) o driver pode segurar bastante a placa.

Estratégia? como assim estratégia amigo? Você está sugerindo que existem vários usuários pau-mandado da AMD abaixando as expectativas de todo mundo?

Pera aí, vamos parar de ir longe. Os resultados não são de uma pessoa só, são de vários lugares, incluindo de gente com placa em estoque pra vender (postaram foto e tudo mais) e todos indicam a mesma coisa, a HD 6970 no máximo briga com a GTX 570. Não acredito que a AMD iria deixar os parceiros montarem o bundle com drivers sacaneados de propósito ou, se for o caso, bugados a ponto de ferrar a placa. Eles iriam adiar o lançamento até corrigirem isso.

Sim. O problema é que tem gente colocando informação errada mesmo no meio do total. Esse Ducati parece ser o que está fazendo testes mais extensos.

No momento não existe a menor possibilidade de eu acreditar em driver segurando desempenho de propósito, placas trocadas de propósito ou estratégia (que não sei de que forma seria colocada em prática) de abaixar as expectativas nos fóruns pra surpreender todo mundo na última hora. Acho que isso já é ir longe demais.

[Teoria da conspiração]Será? tcham tcham tchaaam! :lol:[/Teoria da conspiração]

HD 6990 compete com a GTX 580

HD 6970 compete com a GTX 570

HD 6950 não compete com ninguém

HD 6870/6850 competirão com GTX 560 e variantes.

Corrigindo: se a gtx580 nem alcança a 5900, como a 6990 vai competir com a gtx580? A 6990 vai competir com a suposta dual da nVIDIA. A gtx580 vai ficar num mercado próprio, como a 6950.

---

Alguém lembra do valor do price leak da HD6950/6970?

• Membro VIP
Postado
Estratégia? Você está sugerindo que existem vários usuários pau-mandado da AMD abaixando as expectativas de todo mundo?

A ideia de girico foi minha. :D

Não subestime o poder da Nvidia em vender paper-launchs. :lol:

Malvado. ^_^

@Evandro: Sim, mas as 69xx tem diferenças na arquitetura. O suporte oficial só vem com a 10.12, certo? Parece inclusive que o 10.12 vai ter diferença pra caramba.

Talvez venha no 11.1 ou em um hotfix como foi com a 5830..

Só para constar, não estou esperando que ela chegue na gtx580 (isso eu não penso desde que os shader cairam para 1536, quando ainda se achava que era 1920 eu tinha como certeza). Só disse que "teoricamente" (aliás, vamos dizer logo na prática) o driver pode segurar bastante a placa.

Eu vi alguém falando em algum canto que 1536 é Yield porco, que o chip tem mesmo 1920 mas está com uma bela porção desativada. :wacko:

Sim. O problema é que tem gente colocando informação errada mesmo no meio do total. Esse Ducati parece ser o que está fazendo testes mais extensos.

E vi mais de um camarada falar que ele está testando uma 6850 travestida de 6870.

Alguém lembra do valor do price leak da HD6950/6970?

Uns 20 dólares mais alto que o preço constatado logo depois.

Postado

Evandro, o suporte à 6900 vai vir na 10.12 mesmo. Pelo menos é o que tiraram da informações do driver com a microsoft no whql.

E sobre o preço, tinha saído por 500 euros, né? Tá incompatível com a performance dela.

Postado
Evandro, o suporte à 6900 vai vir na 10.12 mesmo. Pelo menos é o que tiraram da informações do driver com a microsoft no whql.

E sobre o preço, tinha saído por 500 euros, né? Tá incompatível com a performance dela.

Se esses reviews e especulações decepcionantes forem verdadeiros e a placa vier com esse preço salgado acho que a AMD vai amargar quase o mesmo tanto que na época dos Phenom B2, com bug no TLB. (Bate na madeira.)

Se for o caso de a placa não ser tão boa quanto a GeForce GTX 580, o jeito é a AMD baixar bem os preços para se manter competitiva. Mas ainda não me entra na cabeça uma Radeon HD 6970 que não seja pelo menos uns 30% mais forte que a Radeon HD 6870. Se era para subir dezena na numeração dos modelos, tinha que fazer um serviço bem-feito. Eu achei a Radeon HD 6870 bacana. Uma mid com desempenho próximo da top da geração anterior. A top tem que acompanhar essa evolução. Que venha o dia 15/12/2010! XD

• Membro VIP
Postado

Ma que p.. é essa AMD ? :wacko:

Da 6970 está cotado nos 400 pelo que me lembro.

500 é loucura, ainda mais com a 6990 aparecendo ali na frente.

• Membro VIP
Postado

Nossa, quantos boatos/rumores/testes... Que confusão. Se esses testes preliminares estiverem corretos, e a HD 6970 ficar mesmo no nível da GTX 570, vai ser tenso... É só lembrar que a GTX 570 é um lançamento e está custando US$350.

• Membro VIP
Postado
shiiii marquin.... o tal do Ducati que tem a placa em sua loja já pra vender, num forum alemão, fez uns testes e os resultados não são nada animadores:

6gza0x.jpg

Já havia postado isso ontem, mas legal que fizeram uma tabelinha. ;) Só ressaltar que o cara não é um reviewer, o equipamento de testes dele é o próprio PC e ele não tem preocupação de reinstalar drivers/games/SO pra ficar testando, então algumas inconsistências nos valores pode ser fruto disso também.
Nossa, quantos boatos/rumores/testes... Que confusão. Se esses testes preliminares estiverem corretos, e a HD 6970 ficar mesmo no nível da GTX 570, vai ser tenso... É só lembrar que a GTX 570 é um lançamento e está custando US$350.
É aquilo: Só sei que não sei, ou igual os caras disseram: a única coisa que sabemos é que o PCB tem 26 cm de comprimento. :D

Tudo indica que o MRSP vai ser de 400 doletas, este preço já indica que ela deve ser no mínimo 10% melhor que a GTX 570, pra competir com esta de igual pra igual em PP (price perfomance).

E eu não duvido que o CCC 10.12 pode trazer melhoras pro desempenho, é estranho mas em geral ninguém liga pros drivers que vêm no CD, se tão bons ou ruins.

Postado

Eu tinha ouvido que era no dia 13 - mas eu fiquei em duvida se no começo (hoje pra amanhã) ou no final (amanhã pra terça). Mas no dia 15 eu não boto fé não, a AMD costuma lançar placas na terça-feira.

Postado

O lançamento é dia 15. Ia ser dia 13.

Trollando ou informação privilegiada:

charlie

all these benchmarks that we are seeing, whats your view on them ?

I am laughing my ass off. :)

-Charlie

http://www.semiaccurate.com/forums/showthread.php?p=87836#post87836

EdIT: lembrei de algo. O chip de tensão/consumo não deveria ser controlado via software? Pelo Overdrive?

Putz, se for assim, até a 10.12 é impossível desativar ele, não?

ps.: eu realmente me lembrei ou estou na fase de negação? haha =PP

• Membro VIP
Postado

É aquilo: Só sei que não sei, ou igual os caras disseram: a única coisa que sabemos é que o PCB tem 26 cm de comprimento.

Orra meu, o kid bengala é maior, baita fiasco essa placa !! :D

Tudo indica que o MRSP vai ser de 400 doletas, este preço já indica que ela deve ser no mínimo 10% melhor que a GTX 570, pra competir com esta de igual pra igual em PP (price perfomance).

Mas PP entra nesta camada de mercado ?

E eu não duvido que o CCC 10.12 pode trazer melhoras pro desempenho, é estranho mas em geral ninguém liga pros drivers que vêm no CD, se tão bons ou ruins.

Ah, mas quanto ? Eu só lembro de um driver trazer ganho palpável de desempenho pras 5**0, e foi porque ele bombou no Anno 1404, nos demais foi 1 a 2% :(

Gauche o NDA termina dia 15.

Evandro, o que a laranja está falando? lol

Boa pergunta, acho que é "tablets", mas quem colocou isso aí foi o Sonic.. um belo dia a laranja começou a se mexer aqui e eu nem percebi a arte do chefe. ^_^

Mas ficou legal hehehe

bom, eu espero que o Charlie esteja certo e ria por último...

De qq forma, se eu tiver acertado aquele bico, juro que mando meu CV pra ele... :D

Aí que ele vai rir até se borrar.. professor químico vidente e craque em termodinâmica, ao seo dispor ! :D

Quero ver se ele vai usar Ácido nítrico fumegante no comentário do Cayman como tem usado nos do Fermi.

---------

Catso, esqueci:

82892691.jpg

e

85193565.jpg

Sendo assim, não parece tão ruim.

Gostei disso:

Quote:

Originally Posted by wainwright viewpost.gif

Hi!

OK, yeah I guess that makes sense.

Just a quick input:

I know the performance is off as a relative to die-size for gaming, but is it true for compute? I believe Charlie has stated that GF100 was a GPGPU-architecture from the beginning, and they basically had to scramble the gaming bits together when the gaming chip failed.

Could we have say 20% screw-up + 20% extra GPGPU related stuff --> failed architecture? Or is it plain 40% screw-up?

From a GPGPU-perspective, I must say I enjoy Fermi (not counting Performance/ Watt ). I can't say the same regarding Evergreen and Barts. I guess thats why I don't quite understand the "failed architecture" part as well as everyone else.

It is a solid card for GPGPU, no question there, as long as power draw isn't a problem for you.

That said, ATI has MUCH higher theoretical numbers than just about anything Fermi can dream about, and you have no idea how Cayman will do at GPGPU either.You are comparing the architecture of a card that debuted with the 4xxx line, or the 2xxx line if you go by the shader alone, with probably no real GPGPU pretenses when it was made. This is put against a brand new chip that was made for GPGPU.

Now how that new chip will fare against the new AMD chip is a much better topic for debate.

-Charlie

Ele falou algo que não lembro de ter visto ninguém comentar aqui, esquecemos que o R800 ainda é um R600 melhorado, não pensado pra GPGPU.
Postado
Ele falou algo que não lembro de ter visto ninguém comentar aqui, esquecemos que o R800 ainda é um R600 melhorado, não pensado pra GPGPU.

A mas francamente, quem liga (o famoso who cares) pra GPGPU em uma placa gamer? meia dúzia de estudantes e orientadores de mestrado (a não esquecendo dos folgind@home-aholics)? GPGPU é interessante em placas profissionais.

Além disso, o Charlei falou crap, porque GPGPU é alvo da ATI desde o R520, quando foram introduzidas as unidades de branch prediction só pra isso (entre outras coisas). O último chip da ATI que não tinha nada de GPGPU foi o R480, o R520 já tinha umas coisinhas legais sim pra começar a brincar, quem dirá o R600 e derivados.

O Copper, um moderador do S|A falou um negócio legal, até agora o mais sensato. Basicamente ele disse pra ficarmos espertos porque quem está soltando esses leaks são caras de lojas comuns, que não receberam o KIT completo (seja lá o que for isso) e nem sabem como testar/usar a placa, isto é, está faltando "ativar" alguma coisa no teste deles (talvez o tal do modo Turbo) porque eles não receberam o driver que os reviewers receberam. E segundo ele, sim, o driver bom só vai estar disponível via download, os CDS foram prensados com o driver lixo.

Insano.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!