Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

O mais interessante é essa coisa de dual BIOS. Dá de ter as 2 em 1 só. Se fizerem um sistema de mudança que não precise abrir a CPU para chavear as BIOS, dará de escolher entre "usar" uma 6950 ou uma 6970 quando for usar o PC.

Postado

Evandro, sua memória está se esvaecendo muito rápido, o que anda fumando? :lol: :lol:

auehauehauehauea é zoeira, não se chateie.

Exatamente o que falaram aí.

Se lembra um pouco antes do lançamento, que muitas 6950 foram realocadas e os chips seriam utilizados na 6970?

Se lembra um pouco antes do lançamento, rumores de que os parceiros ainda não tinham uma bios final?

Percebe que a diferença da 6950 para a 6970 é ridícula, e a 6950 é tão estranha que se encaixou num segmento que nem existe, dada a pouca diferença entre ela e a 5870?

Agora, ligue essas coisas ao fato de que TODAS as 6950 podem ser transformadas em 6970 só com atualização de bios e você descobrirá que na verdade as 6970 são o que as 6950 eram pra ser antes do plano falhar, e a 6970 de verdade não saiu.

A bagunça causada pelo fail foi tamanha que de última hora transformaram as 6950 em 70, e o único jeito de fazer isso em tempo hábil era via BIOS.

abs.

Contudo, acredito que se isso se confirmar (ou seja, continuar por um tempo), só "valha a pena" se você usar uma placa com o design próprio como o da powercolor ou da MSI, já que economizaram um pouquinho nas 6950 de referência (Diego).

Exatamente, se eles zoaram muito o design da placa em si, acaba não compensando mesmo, tem que pegar uma versão de marca melhorzinha.

• Membro VIP
Postado
Evandro, sua memória está se esvaecendo muito rápido, o que anda fumando? :lol: :lol:

Antes fosse.. ^_^

Exatamente o que falaram aí.

Se lembra um pouco antes do lançamento, que muitas 6950 foram realocadas e os chips seriam utilizados na 6970?

Se lembra um pouco antes do lançamento, rumores de que os parceiros ainda não tinham uma bios final?

Percebe que a diferença da 6950 para a 6970 é ridícula, e a 6950 é tão estranha que se encaixou num segmento que nem existe, dada a pouca diferença entre ela e a 5870?

Agora, ligue essas coisas ao fato de que TODAS as 6950 podem ser transformadas em 6970 só com atualização de bios e você descobrirá que na verdade as 6970 são o que as 6950 eram pra ser antes do plano falhar, e a 6970 de verdade não saiu.

A bagunça causada pelo fail foi tamanha que de última hora transformaram as 6950 em 70, e o único jeito de fazer isso em tempo hábil era via BIOS.

abs.

Isso dá margem pra pensar em clocks maiores e/ou um chip com mais partes ?

Porque é estranho perceberem que o bolo está torto na hora de colocar a cereja.

Postado
Isso dá margem pra pensar em clocks maiores e/ou um chip com mais partes ?

Porque é estranho perceberem que o bolo está torto na hora de colocar a cereja.

Você fala no sentido de eles lançarem uma 6980 (ou 6990 e depois lançarem a dual-chip com outra nomenclatura e apontar e gritar "pegadinha do malandro! Desde o começo era isso mesmo!") com chip com mais partes?

Acho que teoricamente abre margem sim, se eles acharem que com mais tempo eles conseguem salvar a placa que supostamente seria a 6970 e se não simplesmente deixarem para lá e se concentrarem na dual-chip e na série 7000. Tipo, digo isso porque é uma estratégia viável, é meio chata mas viável.

Não acho viável clocks maiores na 6970, já deve estar perto do máximo, estalando e tudo. Parece que isso é verdade (over baixo nos testes).

E sobre a parte do bolo, Evandro. hehe. Não sei se você lembra, mas falaram aqui que como eles tinham um chip completamente funcional (o que seria a 6950, o atual 6970) e tavam com problema com o 6970, eles simplesmente adiantaram a produção desse e foram aumentando a produção na medida que ficava claro que o 6970 completo não ia sair. Não é que o bolo tava torto, mas que o bolo era simplezinho mas tiveram que enfeitar como de casamento em cima da hora.

• Membro VIP
Postado

Exatamente. ^_^
Você quis dizer o contrário. Como eles renomearam a 6950 para 6970 eles precisavam de alguma coisa para lançar no lugar da 6950 (mais fraca), daí sim não houve tempo de fazer uma nova máscara de chip com fusíveis em grupos de SIMD que não tinham fusíveis antes (os 2 grupos a mais da que conhecemos 6970) e por isso estes foram desabilitados via bios.

A suposta 6970 originalmente concebida como, digamos, 1920 SP's provavelmente enfrentou problemas de yields muito fracos e os ROP's e banda de memória foram poucos para haverem ganhos lineares nos shaders. Eu não duvido nada que esse chip que está em todas as HD6900 hoje é um chip de 1920 SP's com 6 grupos desativados via fusível, e no caso da 6950 ainda desligaram mais dois via bios.

Se for isto mesmo, talvez ainda possamos ver uma HD6990 que não seja dual, quem sabe com 28 grupos SIMD (1792 shaders). Tudo vai depender do desempenho do Antilles, se este vai deixar um espaço significativo de desempenho entre ele ("6950X2") e a 6970 atual.

Postado
Exatamente. ^_^

Você quis dizer o contrário. Como eles renomearam a 6950 para 6970 eles precisavam de alguma coisa para lançar no lugar da 6950 (mais fraca), daí sim não houve tempo de fazer uma nova máscara de chip com fusíveis em grupos de SIMD que não tinham fusíveis antes (os 2 grupos a mais da que conhecemos 6970) e por isso estes foram desabilitados via bios.

A suposta 6970 originalmente concebida como, digamos, 1920 SP's provavelmente enfrentou problemas de yields muito fracos e os ROP's e banda de memória foram poucos para haverem ganhos lineares nos shaders. Eu não duvido nada que esse chip que está em todas as HD6900 hoje é um chip de 1920 SP's com 6 grupos desativados via fusível, e no caso da 6950 ainda desligaram mais dois via bios.

Se for isto mesmo, talvez ainda possamos ver uma HD6990 que não seja dual, quem sabe com 28 grupos SIMD (1792 shaders). Tudo vai depender do desempenho do Antilles, se este vai deixar um espaço significativo de desempenho entre ele ("6950X2") e a 6970 atual.

É verdade, bem lembrado.

Postado

Diego, confesso que tinha esquecido dessa possibilidade dos chips com problema de yields serem a 6970.

E, já que você tinha sugerido, Diego, postei lá a sugestão, o Gabriel Torres respondeu dizendo que o Clube não tem a prática de testar os drivers. Segundo ele aparentemente o hotfix só fez melhorar o Crossfire. Não lembro de ter visto um teste desse por aqui no tópico (crossfire com o hotfix).

• Membro VIP
Postado

Verdade, o Xbit ainda tá devendo o teste full deles do Cayman. Mas se sair algo "suspeito" de haver melhoras em GPGPU pode ter certeza que a turma acima que o Evandro citou vai testar (incluindo o Tech Report/Beyond 3D).

• Membro VIP
Postado

Deixa eu perguntar, tenho passado pouco tempo no forum, to desatualizado. Como andam os processos de miniaturização da GF e a outra la? Há talvez a remota e esperançosa possibilidade de sair uma redução de litografia antes da nova serie de placas ficar pronta? A exemplo do que foi feito com a 4770, se isso rolar quem sabe não sai uma HD6975 (só pra nao estragar as nomenclaturas da perdida da AMD) feita do mitico chip supra citado.

Eu concordo que essa HD6950 parece um ornitorrinco das placas de video, faz todo sentido terem renomeado as originais 6950 para 70 e terem capado uma parcela delas para transformar o que devia ser uma 6830 em 6850. Talvez até explique o preço, ja que com tais reduções deu de aproveitar muito mais chips que poderiam ter sido descartados no caso da verdadeira 6870 ter dado certo.

• Membro VIP
Postado
Deixa eu perguntar, tenho passado pouco tempo no forum, to desatualizado. Como andam os processos de miniaturização da GF e a outra la? Há talvez a remota e esperançosa possibilidade de sair uma redução de litografia antes da nova serie de placas ficar pronta? A exemplo do que foi feito com a 4770, se isso rolar quem sabe não sai uma HD6975 (só pra nao estragar as nomenclaturas da perdida da AMD) feita do mitico chip supra citado.

Eu concordo que essa HD6950 parece um ornitorrinco das placas de video, faz todo sentido terem renomeado as originais 6950 para 70 e terem capado uma parcela delas para transformar o que devia ser uma 6830 em 6850. Talvez até explique o preço, ja que com tais reduções deu de aproveitar muito mais chips que poderiam ter sido descartados no caso da verdadeira 6870 ter dado certo.

Bom, há indícios que a GF está mais adiantada no processo de 28nm e que possivelmente no meio do ano ela iniciará as operações em 28nm, então se é pra esperar uma placa "cobaia", espera-se que venha da GF. A TSMC tá concluindo a fab nova de 28nm agora, vai começar a produção no Q3 e vai estar em capacidade total em Q4 2011, segundo eles mesmos.

Agora se haverá placa cobaia... depende do ponto de vista, considerando que a cobaia em questão seria o Ibiza, que já é como projeto mais velho que o Cayman. Eu diria que certamente, se as datas ajudarem.

• Membro VIP
Postado

Cara, pensei na mesma coisa que você das 69*5, mas pensei na possibilidade de conseguirem uma revisão milagrosa que baixe o TDP dos chips.

Sobre a placa cobaia, ninguém sentiu falta de uma linha ?

6700.. se forem usar cobaias, meu chute é que seja num substituto do RV840.

Postado

Evandro/Diego, eu acho que as 700 dessa geração são as 5700 mesmo. Tinha saído por aqui um slide antigo com as posições das praças em relação ao preço. As 5700 baixariam pouco de preço e se manteriam na posição atual.

Se forem lançar 6700 deve ser para baixar custos ou consertar alguma coisa. Sob risco de entrar na performance das 6800. Até porque as 6800 tem performance igual/inferior às 5800. Ou seja, em performance, não tem buraco para tapar.

Agora que lembro disso essa série 6000 parece um tapa-buraco mesmo.

• Membro VIP
Postado
Evandro/Diego, eu acho que as 700 dessa geração são as 5700 mesmo. Tinha saído por aqui um slide antigo com as posições das praças em relação ao preço. As 5700 baixariam pouco de preço e se manteriam na posição atual.

Se forem lançar 6700 deve ser para baixar custos ou consertar alguma coisa. Sob risco de entrar na performance das 6800. Até porque as 6800 tem performance igual/inferior às 5800. Ou seja, em performance, não tem buraco para tapar.

Agora que lembro disso essa série 6000 parece um tapa-buraco mesmo.

Eu também acho já que ninguém falou em um RV930 u 910 mas, vai saber..

Se eles lançassem um chip menor que o Barts (uns 740 SPs, 128 bits) é capaz de substituírem o Redwood com 20 a 30% menos chip mas desempenho melhor em DX11.

Isso seria um belo problema pra GT450.

Postado

Tirado do VR-Zone:

Rumour: AMD preparing "revision" for HD 6950/6970?

Published on Friday, December 31 2010 2:17 am by Sub

Filed under: AMD, Graphics Cards, News

Gabriel Rouchon, CEO of water-cooling experts Swiftech, has revealed that AMD is planning to release a revised PCB for the Cayman cards HD 6950 and HD 6970. Following a delay of 3 weeks, AMD rushed "initial release" products to the market, with a "revision" coming shortly. The changes are hinted to be related to VRM and power components, being major enough to warrant a redesign for Swiftech's waterblock.

Interestingly, it is suggested that the TI DrMOS shortage we reported in November might have forced AMD to opt for Volterra DrMOS. Rumours suggest that AMD will revert back to the TI DrMOS for the "revision" PCB.

This revision might also give AMD the opportunity to hard disable BIOS unlocking of SIMDs from 6950 to 6970.

Exactly how major (or minor) this revision is, and how it will benefit the end user, remains to be seen.

Reference: Muropaketti

no google, a tradução da referência (com imagens): http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=fi&u=http://plaza.fi/muropaketti/amd-aikoo-paivittaa-radeon-hd-6950-ja-6970-naytonohjaimien-piirilevyt&ei=yawfTbi0JsP7lwfXqbXZDA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CBkQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Damd-aikoo-paivittaa-radeon-hd-6950-ja-6970-naytonohjaimien-piirilevyt%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dopera%26hs%3Dis%26rls%3Dpt-BR%26channel%3Dsuggest%26prmd%3Divns

Postado

Fugindo um pouco do assunto,

A 6950 tem a opção de liberar mais 128 shaders.........No caso, ficando no mesmo "nível" da 6970.

Mas e quanto à 6970 ? Tem a opção de liberar mais shaders ??? Seria um "boost" de performance, não ?

• Membro VIP
Postado

Mas e quanto à 6970 ? Tem a opção de liberar mais shaders ??? Seria um "boost" de performance, não ?

Oficialmente a 6970 é o chip completo, o máximo que eles conseguiriam seria overclock.

Postado

A questão é, se a razão para o 6970 ser menos do que deveria ser for yields, então não há a mínima garantia de que o que está lá dentro "sobrando" funcione.

Ou seja, fazer um bios para liberar algo que foi deliberadamente deixado de fora numa placa high-end é algo BEM temerário e com certeza bem difícil. Se brincar é impossível sem uma boa olhada na placa, tipo pescar com arpão de olhos vendados. (meu deus, de onde eu tirei essa comparação?)

• Membro VIP
Postado

Ou simplesmente é impossível porque os chips saem da AMD com o fusível dos SIMD's "extras" cortado, e não tem BIOS que "ressuscite" áreas não energizadas do chip, é o mesmo que tentar usar um HD que não está ligado na fonte.

Alguém podia rancar a capa e por o bicho no microscópio né? :D

Postado

Verdade, confesso que não tinha pensado nisso. Achava que a alimentação dos SIMD's fosse uma só e no máximo colassem ou fritassem os transistores lá.

Agora, Diego, acho que a essa hora todo mundo já sabe que você não aguenta mais esperar por essas fotos sensuais.

Calma rapaz, dá uma olhada no sandy bridge para tirar tanta sacanagem da cabeça.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...