Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Evandro, a gtx 560 não mirava a HD 6950? Quero dizer, performance da HD6950 com o preço um tanto menor?

Não sei, terça feira nós vamos descobrir. ^_^

Pra mim o objetivo inicial dela é substituir a GTX470, mas custando menos e também gastando menos.

No fim das contas é capaz da GTX560 ficar empatada com a 6950 em desempenho, mas custando menos. A diferença é que a 6950 é a linha mais baixa e a GTX560 a mais alta do chip.

telminão: a propaganda da nVIDIA de TESSELLATION! TESSELLATION! você já sabe. Ela propagandeia isso aos quatro ventos. Some isso ao fato de que a nVIDIA financia desenvolvedores de jogos: com certeza ela dá uma cutucada e fala "ei! que tal um pouquinho mais de tessellation aqui?".

O que temos? H.A.W.X. 2, um caso absurdo de uso de tessellation. Sim, ficou do bagaio as montanhas e tal, mas a análise do techreport descobriu que o jogo faz tessellation até em terreno plano! (como tem na imagem) Ele também fala que o jogo faz o mesmo tessellation em montanhas a distância que faz em montanhas próximas, outro uso bruto desnecessário. Inclusive porque ao contrário das montanhas (TEÇELEITION!) o resto do jogo é muito pouco detalhado, às naves são feias pra dedéu.

Dentre essas coisas e outras a AMD acaba batendo o pé para os sites não testarem o hawx 2. Eu acho que ela está parcialmente correta, já que se o jogo tivesse sido escrito de uma forma planejada todo mundo sairia ganhando. Mas ao mesmo tempo também acho que ela está parcialmente errada, pois a performance em tessellation da AMD realmente está baixa em comparação à nVIDIA.

----- EDIT:

Primeira placa que vale a pena transformar em 6970? Ou já tiraram isso?

http://www.techpowerup.com/138794/PowerColor-Announces-Radeon-HD-6950-PCS++-Graphics-Card.html

Ótemo !

Mesmo caso dos jogos que usam PhysX o tempo todo ou do famoso rolo do jogo do Asilo do Bátima.

Telminão:

barts-tessellation-perf.png

Aqui mostra o "ponto fraco" da série 6000: se forçar muito o tesselation, o desempenho é prejudicado.

hd6800_tess2.png

Aqui é o porque das aspas acima. Tessellation extremo tem pouca diferença na qualidade da imagem, segundo a AMD.

Sirroman, obrigado pelos esclercimentos. Outra coisa, um jogo FULL Dx11, também faria tal uso de tessellation? Ou usaria mais ainda?

É capaz de ter opção pra escolha do nível, porque temos placas fracas que são DX11. ;)

Postado

Não acho que exista isso de jogo FULL dx11. Tudo depende do que os desenvolvedores precisam. Se quiser dá para fazer uma coisa tipo Furmark tesselation edition, mas você precisa? xD

O ideal acho que seria o uso consciente do tesselation aonde é necessário, mas em bem mais partes do jogo, tipo, não só no terreno, mas nas naves do jogo, sabe? Melhora os gráficos de verdade? beleza! Nesse caso a AMD reclamar seria frescura. você tem que tirar um print como o techreport fez para ver? Aí a AMD está certa.

@Evandro: Então que venha a terça! A AMD tá fechando o espaço, 6870 com OC e 6970 (ou 50) com 1gb (talvez as duas, mas acho que não).

• Membro VIP
Postado

http://www.techpowerup.com/138823/AMD-Slips-in-Radeon-HD-6770-and-HD-6750-for-OEMs.html

Série 5700 deve ser renomeada para 6700. :naonao:

--

http://www.techpowerup.com/reviews/MSI/HD_6850_Cyclone_Power_Edition/

Teste da 6850 Cyclone Power Edition.

--

Sirro, ela pode ser malandra e esperar a NVIDIA se mover pra decidir o que fazer OU ela pode ser sacana e lançar suas placas (nem que seja um paper launch) na segunda ou no mesmo dia, pra estragar a festa da NVIDIA.

Postado

6700: Tava previsto isso... Mas se fosse para renomear deviam ter pelo menos implementado uma coisa ou outra que veio depois. =/

Mas acho que deve ser lançada essas novas de 1GB junto com a gtx 570, fica melhor que ela ouvir "AHaUHaUAHuaH! AMD NUM TEIN ReXPOStA!!!11"!Onez!" da nVIDIA.

Postado
Parece uma fica VHS cassete nessa foto. :D

HAUHAUHAUA

Talvez seja a placa que mais se assemelha a um VHS mesmo, nunca vi tão parecido assim, :D

Tem o que? uns 38~40 centímetros (mais)? Caramba :eek:

Se jogar isso em alguém deve doer mais que uma tijolada.

Dói fisicamente e dói no bolso ;)

Postado
Essa placa parece um tijolo preto, ***. Que tamanho ignorante. haha

Mas eu bem que queria uma dessas no meu PC, e uma pequena usina pra alimentá-las. :wub:

Epa! Pra mim, usina não é problema, no sítio do meu tio tem uma pequena... Ela tocava a casa e mais as máquinas que se tem num sítio! :D

Deve dar conta da bixinha!

• Membro VIP
Postado
HAUHAUHAUA

Talvez seja a placa que mais se assemelha a um VHS mesmo, nunca vi tão parecido assim, :D

Calma, não é pra tanto, pela foto ela parece ter o mesmo tamanho da HD5970, no máximo uns dois centímetros a mais, e isso dá 30 ~ 32 cm.
Postado
HAUHAUHAUA

Deve doer mais do que uma fita VHS de verdade! Hahaha! Mas enfim! Quero ver os benchmarks. Espero que bata forte na Radeon HD 5970 e na GeForce GTX 580. Quanto de memória vai ter? 4GB??? O.O Depois que vi a GeForce GTX 580 da Gainward com 3GB não estou duvidando de mais nada! =O

Postado

O que as notícias falam é que no lançamento da 6990 a única informação nova de verdade é o novo cooler, com uma "arquitetura inovadora" com uma ventoinha cilíndrica que puxa ar da parte de trás da placa e joga nos heatsinks da câmara de vapor.

Energia vai ser 2x8-pin.

fontes: http://www.fudzilla.com/graphics/item/21635-amds-antilles-card-pixellized

http://www.techpowerup.com/139043/Radeon-HD-6990-Antilles-Graphics-Card-Pictured.html

• Membro VIP
Postado
O que as notícias falam é que no lançamento da 6990 a única informação nova de verdade é o novo cooler, com uma "arquitetura inovadora" com uma ventoinha cilíndrica que puxa ar da parte de trás da placa e joga nos heatsinks da câmara de vapor.

Energia vai ser 2x8-pin.

fontes: http://www.fudzilla.com/graphics/item/21635-amds-antilles-card-pixellized

http://www.techpowerup.com/139043/Radeon-HD-6990-Antilles-Graphics-Card-Pictured.html

Se formos levar em conta que a GTX 480 utiliza um conector de 8 pinos e um de 6 pinos, já dá para prever um consumo absurdo...

Postado
At TSMC

Nvidia is getting close to tape out its 28nm graphics core. The company is aiming to have a new chip in 28nm ready for autumn launch. The target time frame is Q4 2011 for the desktop chip and a bit later for the mobile one.

The chips are made by Nvidia's long term partner, TSMC, so there are no surprises there. TSMC is already taping out some 28nm network chips but graphics chips are far more complex and have billions of transistors these days. It might take them a bit more to get ready for billion(s) transistors graphics cards.

AMD (ATI) graphics is also making its 28nm chips at TSMC and unfortunately for them, Nvidia always gets more love. The specification wars are no on, as both companies have thermal limitations to heed, and as you all know, it is very important to end up at least slightly faster.

The real fight is scheduled for Q4 2011, asuming that both companies can execute flawlessly.

http://www.fudzilla.com/graphics/item/21607-nvidia-28nm-geforce-aims-for-q4-2011

Was not sure in GloFo ability to glow

Sources close to AMD confirmed that TSMC will be the fab of choice for 28nm graphics. The same people are suggesting that AMD didn’t want to risk and produce its graphics chips with Global Foundries as it was not sure if the new fab can deliver.

At the same time, AMD could not spare two sets of engineers and make two chips for two fabs. While this would have definitely been the best course of action, AMD simply doesn’t have resources for something like that.

The big issue is that Nvidia has more attention from TSMC, since it is a larger customer, but TSMC will give AMD as much attention as necessary. If they are both on time, you should see some 28nm graphics chips before the end of this year.

28nm means more transistors that are smaller, have better thermals and of course more graphics power. Next stop for AMD is to make this new core work with its next generation Fusion core, that is expected at 2012.

http://www.fudzilla.com/graphics/item/21606-why-amd-chose-tsmc-for-its-28-nm-graphics

Que me dizem disso? Meu ingreis tá muito fraco pre entender direito! :o

• Membro VIP
Postado

A primeira nota diz que a Nvidia está prestes a iniciar a etapa do tape out da geração de 28nm na TSMC, isto é, em uns 6 meses podemos ter uns engineering samples por aí, e que a AMD também deve vir a produzir seus chips na TSMC mas estima que como sempre a Nvidia receba mais atenção da TSMC. E como o tape out foi agora, a nota estima a produção em massa para o Q4, que é acurado se nada der errado.

Na segunda nota eles citam que a AMD vai preferir mesmo a TSMC para fabricar suas linhas em 28nm em vez da Global Foundries, pois usar as duas envolveria criar dois projetos para o mesmo chip (as foundries usam técnicas diferentes de fabricação) e a AMD não dispõe de recursos para fazer isto.

Postado

Então, eu já tinha visto esse cooler com cilindros a algum tempo...

Parece ser um sistema bem eficiente.

Acho que a placa virá com 4GB de memória sim.

Será que essa placa pega uns 100 FPS no WoW em 1080 Ultra? Novo achievement do WoW esse, hahaha...

Postado

E o preço das HD 69k e 68k vão caindo :D

AMD finalized its recalibrated product pricing of Radeon HD 6800 and Radeon HD 6900 series products in the wake of NVIDIA's launch of the GeForce GTX 560 Ti later today. NVIDIA's new GPU is expected to revive the green giant's competitiveness at a key sub-$300 price-point, which could destabilize AMD's SKUs in the price-proximity. Without many options left, AMD is setting the following new prices (EUR and USD):

* Radeon HD 6870 1 GB: 189.99€, $219

* Radeon HD 6950 1 GB: 225.00€, $259

* Radeon HD 6950 2 GB: 239.99€, $269~289

The prices should be in effect very soon. Prices apart, AMD will also release a new driver that will bring about considerable performance improvements to all Radeon HD 6000 series GPUs.

http://www.techpowerup.com/139121/AMD-Slashes-Prices-of-Radeon-HD-6800-and-HD-6900-Series-Products.html

Postado

Alguém se arrisca ao preço das 6990s?

$500 ~ 550,00 é o meu palpite.

Uns bons 50 doletas acima do (atual) preço da 5970.

Sadly...

Pena que eu já tenho uma HD5770 e não pretendo trocar tão cedo...

Eu vou é acabar esperando o lançamento de um DX12 ou algo assim para acabar trocando de VGA/PC.

Ainda não vi um grande jogo que solicitasse mais do que isso (num monitor de 19" :) ).

Fora que ninguém gosta de jogar Metro 2033, aquele jogo é horrível... PONTO

• Membro VIP
Postado

Eta coisa lindia !

Isso é o que faz a concorrência, que bom que acontece e que bom que a AMD não foi arrogante em querer manter seus preços altos.

O mais interessante foi isso:

http://www.anandtech.com/show/4136/amd-launches-the-radeon-hd-6950-1gb

Pra azedar a festa da NVIDIA a 6950 de 1 GiB foi lançada hoje e tem praticamente o mesmo desempenho da de 2 GiB em 1680*1050 e 1920*1080, só em 2560*1600 e em Eyefinity é que ela fica pra trás.

Nenhuma surpresa.. mas vamos esperar os testes, que devem sair hoje.

Alguém se arrisca ao preço das 6990s?

$500 ~ 550,00 é o meu palpite.

550 a 600, com versões ogras a 700. (watercooler, overclock e mais um conector de energia)

O peço da 5970 caiu porque a GTX580 tem desempenho próximo, antes ela não tinha concorrência e, ao que tudo indica, é o que vai acontecer com a 6990.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...