Ir ao conteúdo

Coyote Linux - Algumas dúvidas

guitoscan

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, estou com algumas dúvidas quanto ao Coyote e sua funcionalidade.

Seguinte, eu tenho uma pequena rede dentro de uma outra rede e gostaria de por uma máquina velha com o Coyote como firewall.

Estou querendo fazer isso porque o administrador é meio "safado" e não permite a instalação de programas de proteção (anti-virus), para que sempre que haja algum problema eles venham a consertar e cobrar por fora.:angry:

A minha dúvida maior é: depois que eu fizer toda a instalação e distribuição, qual será a visão desse administrador da minha rede? Ele verá apenas a minha máquina com o Coyote (Linux) ou ele verá essa minha pequena rede inteira. Porque se ele tiver a visão apenas da Firewall eu posso fazer tudo nos outros computadores que ele não vai reclamar, e é justamente isso que eu quero.

Espero que tenha sido claro na minha específicação e aguardo resposta!

Abraços!

• Membro VIP
Postado

Olá, guitoscan...

Diga-nos antes, uma coisa:

- Você é o Help-Desk (funcionário de TI) autorizado á interferir e configurar esses bens ativos na sua empresa?

- E porque você acha que a implementação de um firewall irá diminuir os custos com manutenção nessa sua sub-rede?

Aguardamos...

Postado

Seguinte Sr. Spider

Eu estou querendo implementar esta firewall em um Departamento do meu colégio. Eu conversei com o professor "responsável" e ele disse que quer por uma Fire como proteção e não apenas para ocultar a pequena rede. (acho que não será mais a "coyote" e sim a sua continuação, a Brazil FW)

A internet foi "cortada" desse departamento porque segundo o Admin eles haviam pego muitos virus (sendo que esses mesmo podem ter vindo de outros locais, pois conheço muitos computadores de lá que estão muito bichados), só que ele não quer libera a instalação de nenhum programas antivirus. Já foram feitas várias requisições do próprio departamento para a melhoria dessa rede, ou pelo menos da segurança, só que chegam lá e não vão pra frente.

Esse professor que quer implementar a Fire disse que já havia lido sobre o Coyote e gostaria de tentar implementar ela lá, pra ver se diminui os fluxos de "porcarias" e "esconde" os PCs do admin para poder navegar tranquilamente.

Outra coisa,eu não sou Técnico em TI (to cursando eletrônica), porém estou estagiando nessa área. Pretendo até a implementação tirar todas as minhas dúvidas e fazer vários testes antes de por isso em prática.

Só lembrando,isso não é ilícito, pois nós estamos vendo uma maneira de aproveitar as máquinas antigas de lá e também de aumentar a segurança. (creio que seria uma boa forma de economizar dinheiro com visitas externas de técnicos).

Espero que seja uma boa justificativa, pois é isso mesmo o que eu farei.

Se não for então pode excluir o tópico ^_^

• Membro VIP
Postado

Entendi, Sr guitoscan .....

Entenda por favor, outra coisa: aqui no fórum nós zelamos pela qualidade, veracidade, legitimidade e legalidade das postagens pois como sabemos o fórum é regido pelas Regras Gerais, regras estas válidas para todos e todos (membros comuns e moderadores).

-----

Certo ! Acredito que não seja caso de apagar seu tópico, mas talvez de fecha-lo (como poderei fazê-lo) agora; explico: a Diretoria da sua escola e o Administrador da rede, inclusive o seu Professor respondem por ordens e hieraquias . Se o Administrador da rede da sua escola não libera a instalação desse firewall e/ou qualquer outro software, é algo à ser acatado primeiramente pelo seu professor (Corpo Docente) e segundo, é claro, pelo Corpo Dicente (alunos em geral).

Entenda que, a hierarquia é quem estabelece as regras por aí. E é ela quem decide também.

Agora te sugiro elaborar um belo projeto, em papel e "protocolado" e levar isso diretamente à Diretoria da sua escola (através da atitude desse seu professor) e pleitear / lutar pela implementação dessa ideia que irá devolver vida aos micros parados que você citou.

Mas antes de eu bloquear o seu tópico (se realmente decidir fazê-lo), responda:

- O que você acha de usar deste seu tópico já aberto para solicitar dos colegas daqui sugestões para esse projeto para a sua escola, e levar isso à Diretoria de forma amistosa / pacífica / legal ? Boa ideia, concorda?

Aguardaremos a sua resposta à esta pergunta,

Att,

Spider -Moderador

Equipe Clube do Hardware

Postado

Compreendo. Pode parecer ilegal esta minha ação,mas não é.

Como já disse,já foram enviados vários requerimentos para melhoria dessa rede, só que nenhum foi respondido, então estamos partindo para esta manobra.

Infelizmente o problema é mais burocrático do que técnico (_(

Mas é isso,vou continuar estudando sobre esse assunto e verei uma maneira de tentar implementar essa FW de maneira menos "clandestina" o possível.

Agradeço pela atenção Sr. Spider.

Se lhe convir pode fechar e/ou excluir o tópico, pois quero evitar confusões, já que o nosso forum é de grande ajuda e eu não quero ficar de fora ^_^

esta última parte,a de sugestões fica a seu critério, pro mim tudo bem, pois acabará se tornando um ótimo tutorial/guia de dicas sobre firewall linux

Abraços!

• Membro VIP
Postado

Entendo a sua indignação Sr guitoscan, mas temos aí ainda que considerar que o patrimônio ativo da sua Escola é de responsabilidade total da Escola e principalmente da Diretoria de Escola.

Mas, se no seu caso a Diretoria de Escola esta tão negligente assim, procurem serem ouvidos por outros Orgãos: MEC - Delegacia de Ensino - Imprensa .....

Pense melhor à respeito e logo você perceberá que fazer as coisas pelo jeito "burocrático" vale sim à pena, mesmo que demore um pouco mais para acontecer.

Att,

Spider -Moderador

Equipe Clube do Hardware

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!