Ir ao conteúdo

Problema com som da Asus M2N-E SLI no Windows 7 x64

Kalium

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou com um problema terrivel em relação ao meu áudio. Tenho som onboard CM6501 da placa-mãe Asus M2N-E SLI, e de uns tempos pra cá o som se transforma num chiado agudo e insuportável. Dei uma pesquisada e vi que tinha alguma relação com a USB, acho que a placa de som é considerada um dispositivo USB ou algo do tipo, mas não encontrei nenhuma solução para o problema. Eu tinha windows xp x64 instalado antes e o som funcionava normalmente. Já tentei instalar os drivers mais recentes, mas continuou a mesma coisa. Por favor me ajudem, pois não quero ficar sem áudio :(

• 3 semanas depois...
Postado
Não sei se reparou, mas seguindo suas instruções não existe a opção "Windows 7"

A minha placa mãe é uma Asus M2n-mx, e quando eu instalei o Windows Sete fiquei sem som, resolvi o problema baixando deste mesmo site da Asus, o driver de som para Windows Vista 64 bits (o Windows Sete que instalei é de 64 bits).

Após baixar e descompactar o arquivo, entre na pasta onde se encontra os arquivos descompactados e marque o arquivo "setup" para ser executado em modo de compatibilidade com o Windows Vista Service Pack 2.

Depois executar o arquivo como privilégio de Administrador.

Comigo funcionou perfeitamente, tenho som normalmente no Windows Sete Ultimate 64 Bits.

• 3 semanas depois...
Postado

Olá,

Possuo a mesma placa-mãe (M2N-E SLI) e utilizo o Windows Seven Profissional 64-bits. Também aconteceu comigo. Algumas informações para você:

- A ASUS não considerou esta placa-mãe 100% compatível com o Windows Seven. No site da ASUS, em suporte, há uma lista dos modelos apropriados para o Windows 7. A M2N-E SLI não consta na lista. Apesar disso, quase todos os drivers do Win7 para esta placa-mãe são instalados totalmente, com exceção do driver de áudio. O Win7 instala um genérico compatível "PNP Audio Device". Este driver não permite a instalação do aplicativo de configuração Xear3D da C-media (instalado automaticamente com o driver no Vista e XP). Mesmo aparecendo no painel de controle, o aplicativo não funciona. O problema no driver de audio com o Windows 7 com relação a M2N-E SLI é resultado de um descaso do fornecedor do mesmo, a C-MEDIA, que até hoje ainda não disponibilizou nem para a ASUS, nem para o público. O driver de áudio para Vista 64 até funciona melhor, mas com a mesma limitação do aplicativo de configuração instalado no Painel de controle do Win7, que continua não funcionando...

Postado

.. continuando.

Os modelos de MB da ASUS seguintes (M3N e M4N) já possuem drivers da REALTEK, para Windows7 de 32-bits e 64-bits.

A distorção, ou chiado, que está acontecendo com sua máquina, não é problema de projeto (como um usuário mencionou outro dia num outro forum). É como o colega disse, a M2N-E SLI apresentou problemas com o som com o Windows 7. Se a C-MEDIA desenvolver e fornecer o driver CM-6501 que a ASUS incluiu no projeto desta placa-mãe, tudo se resolverá. O audio depende da largura de banda USB da placa-mãe, e o driver PNP genérico que o Windows 7 instala não dá suporte a todos os recursos apropriadamente. Além de distorções de áudio poderá ocorrer também uma outra limitação, o microfone por vezes não irá funcionar, e o sistema mostrará uma mensagem de "largura de banda no barramento usb excedida".

A solução para a distorção que ocorre no som:

- Desligue o som frontal.

- Solte o cabo de conexão "front audio" que vem dos conectores frontais do gabinete.

- Coloque os "jumpers" 2 e 4 no conector de áudio na placa-mãe conforme estava antes (veja no manual da M2N-E SLI, na figura ref.). Isso ativará somente os conectores de áudio traseiros. se você não colocar os dois "jumpers" no conector, os conectores traseiros não serão ativados.

- Feche a máquina e ligue. Ao reiniciar você terá o som de volta "limpinho" de novo.

• mês depois...
Postado

Ola!

tenho essa placa com o windows 7 64b, porém nao deu "nenhum" tipo de problema relacionado ai.

MAS o problema que esta dando e que nao te o programa do som que configura para sair som nas outras entradas, ou seja, o som so sai em uma saida (na saida padrão).

alguem ai conseguiu acha o programa, ou configurar de uma outra maneira?

Postado

estou com o mesmo problema,antes com o xp eu conseguia colocar outras caixinhas alem da principal,agora estou com o win seven(x64) profissional e a unica entrada que pega e a principal...:confused:

Postado

De maneira simples. Instalar o driver para CM6501 versão 6.0.7.413 para Windows Vista. Reinicie o computador. Após reiniciado, clique no ícone CM6501 na barra de ferramentas. Ele vai congelar por alguns instantes, não se preocupe e aguarde o tempo necessário para ele abrir. Feche e veja se o som ficou perfeito. Mas selecione 8 canais, não funciona com 2 ou 4 canais selecionados. Mesmo se não ficar perfeito o jeito agora é aguardar um novo driver porque nem sempre é verdade que driver do Vista serve para XP.

• 3 semanas depois...
Postado

Estou procurando o driver que você sugeriu mas não encontrei nem no link da C-Media, nem no da Asus. Por favor, você poderia passar o link do download?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!