Ir ao conteúdo

Controlador PI

hend

Posts recomendados

Postado

olá

preciso de um controlador PI pra controlar um motor CC...

pra isso eu preciso utilizar dois ampops, qe vão ser ligados como tá a figura..

os valores de resistores/capacitores ainda tenho qe calcular..

mas o qe preciso é qe esses ampops me forneçam pelo menos 2,8A de corrente.. trabalhando com um erro, preciso qe eles forneçam 3A, sendo qe a tensão de entrada vai variar de 0 a 24V.

meu problema é qe eu preciso achar um CI pra fazer isso..

esse circuito é um circuito teórico, naõ sei nem como buscar um CI com as características qe eu preciso!

alguém dá uma luz? valeu! =D

controladorpi.th.jpg

Postado

opa, vou dar uma olhada, valeu!

mais uma coisa..

isso aí é um trabalho de um professor meio maluco..

pra qem sabe, é aula de controle na facul! :S

detalhe qe o trabalho não tem a ver com a parte da matéria qe ele tá dando, mas enfim..!

o problema é qe na teoria tem duas constantes pra se projetar o compensador PI

eu tenho esses dois valores, e tenho qe escolher resistores e capacitores pra ter essas constantes..

alguém sabe do qe eu to falando? o problema é qe tá difícil de escolher esses valores, não to sabendo qe valores escolher, pra qe o circuito tenha valores comerciais de resistencia/capacitores

Postado

Tchô vê... se ainda me lembro como calculava, o controlador PI tem a forma

Vout/Vin = K_p + K_i/s

No seu circuito, K_p = (R2.R4)/(R1.R3) e K_i = R2/(R1.C)

Pelo que parece, você tem bastante liberdade para escolher esses componentes.

Postado

na verdade

K_i = R4/(R1.R2.C)

né não?

pois então, é essa liberdade enorme qe tá me dificultando..

eu não sei se escolho valores de resistencias grandes, ou muito peqenos!

fato é qe to chutando de jeito muito aleatório e aí to ficando com resistencias de 10ohm, outras de 10k, e capacitor de 5pico, coisas assim!

Postado

Ops, comi bola. Mas refazendo meus cálculos, acho que K_i = R4/(R1.R3.C)

Assim, como K_p = (R2.R4)/(R1.R3), pode-se definir um valor K = R4/(R1.R3)

Reescrevendo, K_p = K.R2 e K_i = K/C

Como é mais chato trabalhar com valores de capacitores, você fixa o valor de C, encontra o K com o K_i desejado e depois encontra R2 com o K_p desejado.

Eu tenho o sentimento que trabalhar na casa de dezenas de kiloohms é o ideal, já que as resistências internas dos Ampops são na casa de megaohms, mas é melhor conferir no datasheet para ter uma ideia de grandeza.

Quanto a procurar o ampop desejado, tente na DigiKey http://www.digikey.com/ entre em "PRODUCT INDEX", que lá tem formas de procurar vários componentes eletrônicos e fazer filtragem por características, e geralmente tem o datasheet do produto.

Postado

c manja de controle ein? husaeihasuihaui

seguinte.. eu preciso de kp=0,5 e ki=100

pesquisei aqui, e achei um ampop qe acho qe atende o qe eu preciso!

pode ser qe eu esteja falando um enorme absurdo, hehe! mas eu acho qe ele serve! pelo menos fornece a corrente e tensão qe eu preciso!

aqui o datasheet

http://www.cirrus.com/en/pubs/proDatasheet/PA74-76U_E.pdf

usando os valores de ki e kp qe eu preciso, cheguei nesses valores dos componentes:

R1 = R2 = R3 = 10k

R4 = 4,7k

C = 470nF

aí desse jeito, eu fiqei com ki = 100 e kp = 0,47

o qe é o suficiente!

só to postando pra pedir tua opinião, saber se tem algo absurdo aí e tal!

esse treco nunca vai ser testado na prática mesmo, e eu acho meio difícil o professor simular esse circuito de cada aluno!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!