Ir ao conteúdo

Qual é o melhor CPU Cooler?

Posts recomendados

Postado

1 - Prolimatech Mega Shadow:

imageview.php?image=19940

Dimensões: (L)130mm X (W)74mmX (H)158.7mm

Peso: 790g

Heatpipes: Nickel/Alumínio 6x 6mm

2 - Sunbeamtech Tuniq Tower 120 Extreme

tower120extreme.jpg

Dimensões: (L)131 X (W)112.31 x (H)150.7mm

Peso: 775g (sem fan)

Heatpipes: Cobre 5x 8mm

3 - Zalman CNPS 10X Extreme

zalman_cnps10x_extreme_01.jpg

Dimensões: (L)135 X (W)100 X (H)160mm

Peso: 920g

Heatpipes: Alumínio 5x 8 mm

4 - 3R IceAge Prima Boss II

3rsysBoss2_pspc.jpg

Dimensões: (L)131 X (W)95 X (H)152mm

Peso: 730g

Heatpipes: Cobre 5x 8mm

Qual o melhor? A plataforma será a mesma da assinatura, AMD AM3, e o preço não importa tanto, já que sei que nenhum deles custará o exorbitante preço do V10...

Postado

RafaelOliveira , coloque também o Ice Age Prima Boss II .:D

Não sei muito sobre o Tuniq Tower 120 , mas o Prolimatech e o Zalman são ótimos coolers .

O melhor entre eles ? Isso ia depender muito do preço e qual plataforma em questão .

Postado

Na verdade bom mesmo é o Prolimatech Megahalems, e não o mega shadow.

Mas top mesmo é o Thermalright Copper, esse é imbatível.

Outros excelentes são:

Thermalright Black

Thermalright Ultra - 120

Thermalright IFX-14

Sunbeam Core Contact Freezer (este tem um custo/benefício imbatível)

Scythe Mugen-2

Tem também o mini WC Corsair H50, que em alguns testes, ficou pau-a-pau com o Copper.

Postado

o zalman cnps x10 extreme ganha do V10

acho q o zalman ali é uma das melhores escolhas

nao cheguei a ver reviews dele comparado com os outros q você citou

Postado

Pronto arrumei lá. O Thermalright Copper perdeu para o Megahalems em alguns testes que vi pela internet. E o Mega Shadow é apenas uma versão especial do Megahalems, como se fosse o Ultra 120 eXtreme e o TRUE Black! Opinem...

Postado

Não sabia que o Mega Shadow era uma versão especial.:P

Bem, testes sempre são meio duvidosos, por que podem acontecer inúmeras variáveis, ontem mesmo, vi um teste no xbitlabs em que o IFX-14 era o melhor e o Scythe Mugen-2, vinha em segundo, batendo os thermalright ultra.

No CDH o Scythe Mugen-2, não se saiu tão bem, e em outros testes que já vi, o V8 bate o Zalman, contraindo o teste do fórum, exatamente por causa dessas variáveis.

O bom mesmo é se basear pelos usuários; se você der uma passada no Adrenaline, que ta cheio de gente com i7 acima de 4.0 GHZ, verá que a maioria usa o Copper.

Agora o custo/benefício mesmo é do Sunbeam Core Contact Freezer, além de ser um excelente cooler, custa apenas $35.

Postado
Eu estava vendo agora, o Thermalright IFX-14 tem suporte para AM2+ ou AM3?

Tem suporte a 775 e AM2, mas eu estava lendo outro dia que você pode entrar em contato com o fabricante, que eles tem pra vender outros tipos de suportes, é claro que é uma dor de cabeça à mais, mas isso é por pouco tempo, obviamente os fabricantes já vão lançar suportes para as novas plataformas.

E no caso da Intel, qual CPU á altura e com bom preço?

O IFX-14 custa $80, usando como base este preço, posso citar:

MEGASHADOW $ 78 - AM2 775,1156,1366

MEGAHALEM-REVB $ 60 - AM2 775,1156,1366

Thermalright TRUEBLACK REVC $ 65 - AM2, AM2+, AM3, 755, 1366

Noctua NH-U12P $ 60 1366:angry:

E no caso, esse do link suporta AM3? Aqui

Pelo que vi na descrição o IFX-14, não suporta AM3

Abraços.

Postado
Desculpe o off, mas terian algum teste pra eu ver q o Zalman bate o V10 (não consigo engolir isso :P sempre achei q o V10 era o melhor).

já me falaram a mesma coisa.

Também não consigo acreditar pelo tamanho e disposição dos Heatpipes e das aletas e por causa da placa de Peltier que tenho certeza que faz muita diferença, sem contar que ele refrigera as memórias!!!

Postado
Desculpe o off, mas terian algum teste pra eu ver q o Zalman bate o V10 (não consigo engolir isso :P sempre achei q o V10 era o melhor).

Tem este teste aqui do Clube do Hardware, mas pelo que li, o V8 e o V10 bate o Zalman em muitos testes pela net. É o que eu falei, testes de coolers tem muitas variáveis.

E sobre o V10, na MINHA opinião, foi o maior fracasso da cooler master, além desse trambolho parecer um ônibus, não bate de frente com os Thermalright, e acho que ninguem em sã consciência vai pagar mais de R$500 em um aircooler.

Postado

O V10 é só tamanho e pouca eficiência .

No frosty tech na plataforma AMD o ICE AGE II se sai melhor , agora para Intel é Prolimatech Mega .

Segundo os testes que já vi o IFX-14 foi o melhor na plataforma Intel ( LGA 1336 ) .

Existe dois modelos de IFX-14 , um que é só para processadores intel e outro que é para intel e AMD , ou seja , acompanha presilha que suporta AM2+ = AM3 .

Pelos teste que vi o IFX-14 é o melhor cooler, ganha do Prolimatech Megahalems . Mas não sei proque ele não está no frosty tech.

O Prolimatech Megahalems já é um pouco antigo e só agora foi aparecer no Frosty Tech .

Postado
O melhor cooler na minha opinião, é comprar um Peltier e FAZER seu cooler.

Também pensei nisso, porém o problema de se utilizar peltiers é a condensação, sendo assim desisti da ideia, o negocio é partir para um sistema de watercooler que é mais seguro.

Postado

Bom agora estou mais em dúvida ainda. O IceAge II eu não acho em lugar nenhum para comprar. O Tuniq Tower ninguém conhece ele, queria saber se ele é bom, ao menos ele parece. O IFX-14 tem a confusão das presilhas. Sobrou o Zalman 10X Extreme e o Mega Shadow. Então ainda teriam chances o IFX-14, Mega Shadow e o 10 Extreme. O que vocês acham? Vou pesquisar mais sobre o IFX-14, gostei dele...

Postado

Eu estava dando mais uma olhada em alguns fóruns, e parece que a briga mesmo fica entre o True Copper, Megahalems e Corsair H-50. Isso foram opiniões de quem possuem estes cooler e são overclock maníacos. Se eu pudesse escolher ficaria com o H50, pelo tamanho, menor barulho e melhor aparência.

Postado

Mas eu não quero water cooler. Eu não sei mexer absolutamente nada com isso. Eu estava vendo aqui o negócio das presilhas e vejam se dá certo. Aqui fala como é o processo de instalação do IFX-14. Lá aparece um blackplate preto, mas aquele lá é meio que 'universal', para 775 e AM2. Onde eu quero comprar o IFX-14, ele só vem com presilhas para 1366 e 775. Aqui eu achei um kit que parece que funciona com o IFX-14, ele não fala nada, e é isso que eu quero saber. Neste kit separado, você que os 'holding plates' aquela parte que pega a base do cooler por cima e ai você coloca parafuso para ela apertar para baixo, ela é em formato de X, e na última foto do processo de instalação do IFX 14 só tem um holding plate e é bem no centro. Será que este kit separado segura? É o certo?

Postado

Só pra esclarecer, o H50 é um mini WC completamente lacrado, não é necessário nenhum manutenção, só instalar e usar, assim como qualquer aircooler, não precisa trocar nada.

Quanto ao encaixe do IFX-14, achei este mini review aqui, olha se te ajuda.

Postado

Olha eu gosto muito do assunto e sempre que tenho tempo eu mesmo compro faço meus testes e vendo no mercado livre... de boa, cooler cpu basicamente tem uma formula o melhor é aquele que em:

1º lugar possui mais heatpipes (lembrando que heapipes que se encontram contam como 1 só)

E se tiverem 2 com o mesmo tanto de heatpipes voce olha...

2° possui mais aletas (chapas enfileiradas e lembrando que aletas que se encontram contam como 1 só)

3º base lapidada ou com heatpipes expostos.

E por ultimo...

4º melhor metal (cobre depois o alumínio)

Lembrando que o fan e pasta termica dele é sim super importante mais na maioria das vezes voce pode colocar o da sua escolha logo o que conta mesmo é o dissipador... E é por isso que nos testes da net voce encontra um monte com absurdos sem tamanho, já ví teste onde um 120 ultra extreme ficou abaixo de um zalman cnps9700, logo não confie muito não, pois cada um usa uma pasta termica e fan diferente o que não testa realmente o dissipador...

E claro que cooler com peltier e outras tecnologias como h50 levam muita vantagens sobre os air coolers normais...

Postado

Entre tantos comentários e testes acabei ficando na dúvida sobre qual aircooler comprar! Minha dúvida veio pois nos ultimos dias meu processador q nunca havia me dado dor de cabeça começou a aquecer ao ponto do PC desligar.

Eu não costumo fazer overclock, então gostaria de saber se alguém pode me dizer qual entre os dois coolers (Zalman 9700NT / Cooler Master V8) é a melhor escolha? Até porque pretendo colocar um Phenom x4 9850 e sei q ele possui um TDP bem maior q o do meu atual processador.

Minha configuração é a da assinatura e gabinete é um Cooler Master Elite 335

Li e re-li o teste do CDH sobre o Zalman cnps 9700 NT e acredito q ele seja realmente um ótimo custo benefício, mas o problema é q vi em vários lugares pela net q o Cooler Master V8 é muito superior ao Zalman e como dinheiro não é capim... não quero fazer uma escolha ruim ^^.

Então pessoal, o q vocês me dizem e recomendam?

Valeu.

• Membro VIP
Postado

Entre os dois sem duvidas o V8. O 9700 é muito caro para o desempenho que oferece (mais ou menos igual ao do iCE AGE 120 plus). No Zalman você paga mais pelo nome que pelo cooler...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...