Ir ao conteúdo

duvida sobre clock do processador

maxspeed

Posts recomendados

Postado

estou querendo comprar um processador com multinucleo (4) quad core, ele tem 2,3ghz, isso significa que se eu abrir 4 tarefas diferentes eu vou ter 2,3 para cada tarefa ou 2,3 / 4 para cada uma?

Postado

Boa tarde,

Olha só: cada núcleo tem 2.3GHz. Mas ao relacionar isso a algum programa, depende de vários fatores. O principal, é se o programa usa os 4 núcleos (principalmente jogos). A maioria hoje se beneficia de apenas 1 ou 2 núcleos. Então, se você abrir algum filme ou jogo, não quer dizer que ele irá usar os 4 núcleos.

Também depende se sua placa mãe irá suportar um quadcore.

Postado

não é bem assim que se calcula (ja pensei q era assim, mas quando perguntei falara, q não é).

não lembro como se compara a 1 processador de 1 núcleo, espere alguem que saiba psotar =D

Postado
então eu tenho um processador com 4x 2,3 de clock???

Não. Você tem um processador com quatro núcleos, que rodam todos com uma frequência de 2,3 GHz nominais.

Falando sério, você deve ter completado o Ensino Médio. Hertz (Hz) é uma medida de frequência. Frequência é quantidade de vezes que algo acontece em um determinado tempo. Giga (o G de GHz) quer dizer bilhão. Ou seja, 2,3 GHz quer dizer que o processador ativa 2,3 bilhões de vezes por segundo. Entende porque não dá para multiplicar pelo número de núcleos?

Pense em uma rua... o semáforo abre 1 vez por segundo (só para dar uma ideia), então temos uma frequência de 1 Hz. Se aumentarmos o número de vezes que o semáforo abre, por exemplo, para duas vezes por segundo, a frequência aumenta para 2 Hz, e a rua fica um pouco mais rápida (não duas vezes mais rápida, por causa de outros fatores).

Agora, imagine que você alargue a rua? Dobre o número de faixas, por exemplo? Por acaso a rua agora funciona a 4 Hz? Não, funciona a 2 Hz com duas faixas, e fica mais rápida (mas novamente, não 2 vezes mais rápida), principalmente se os carros tentarem aproveitar bem esse esquema. Você também poderia acrescentar uma rua paralela ao esquema, e novamente a frequência da rua continuaria em 2 Hz, embora o trânsito ficasse mais rápido ainda (mas não duas vezes mais rápido), se você tomasse cuidado para dividir cuidadosamente o tráfico entre as duas ruas...

A mesma coisa acontece com processadores. Um processador comum pode trabalhar a 1 GHz, e para aumentar a velocidade dele você pode aumentar a frequência dele (de 1 GHz para 2 GHz), por exemplo, e assim aumentar muito o desempenho dele, exceto por ineficiências externas.

Você pode permitir que ele execute mais instruções por ciclo (dobrar as faixas), o que também vai aumentar o desempenho, principalmente se alguém fizer as instruções de forma a aproveitar melhor isso, mas dificilmente vai dobrar a performance porque existem espaços apenas com uma instrução (em uma via, existem espaços em que as duas faixas não estão completamente ocupadas, certo?).

Ou você pode acrescentar mais 1 núcleo (1 rua paralela), mas daí para aumentar o desempenho você terá de tomar cuidado para distribuir os carros.

Os três casos vão aumentar o desempenho. Mas somente o primeiro aumenta a frequência.

Postado
estou querendo comprar um processador com multinucleo (4) quad core, ele tem 2,3ghz, isso significa que se eu abrir 4 tarefas diferentes eu vou ter 2,3 para cada tarefa ou 2,3 / 4 para cada uma?

A grande maioria dos programas reconhece e usa apenas um núcleo. Se você está usando 4 desses programas num quad-core então pelo menos teoricamente você terá um núcleo de 2.3GHz para cada programa, mas na prática o Windows não faz uma distribuição exata de cada programa entre os vários núcleos, o que faz com que alguns núcleos possam ser superutilizados enquanto outros ficam subutilizados.

Na prática quad-cores não fazem diferença quando o assunto é multi-tarefa. Se os programas que você tem em mente são os programas típicos (messenger, office, skype, várias janelas do navegador internet, um jogo, etc) então compre um dual-core mesmo que é suficiente (e a grande maioria desses programas não precisa de um núcleo de 2.3GHz exclusivo para rodar bem). Até as multi-tarefas absurdas que o pessoal inventa de vez em quando para tentar justificar um quad-core na verdade não têm diferença em relação a um dual-core quando o assunto é o tempo de resposta (a "agilidade") do computador.

[]'s

DT

• Membro VIP
Postado

maxspeed e a todos,

Sugiro que leiam este tópico:

Processadores Dual Core.

Já é um pouco antigo, quando os primeiros processadores de núcleo duplo foram lançados, mas a parte teórica de funcionamento do processamento em sistemas com vários processadores ainda é a mesma.

Tenho certeza que este tópico irá ajudar a sanar algumas dúvidas.

Abraços.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...