Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
jcjp

Como Se Consegue Um Over Melhor? +fsb Ou +multipl

Posts recomendados

Pessoal, :bandeira:

Uma vez li em algum lugar que não me lembro qual mas lá dizia que há mais chance de um over dar certo diminuindo um pouco o multiplicador e aumentando o FSB ... isso procede ? O que faz esquentar mais o chipset FSB ou multiplicador ?

Minha placa mãe é a da assinatura, meu proc é um T-Bred B 2200+ (1800 Mhz)...

Valeu galera... :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em parte está certo, pois quando se altera o FSB, o incremento na frequência interna do processador é menor, do que quando se altera o multiplicador. Por exemplo:

FSB: 166 para 167 com multiplicador em 10 - 1660 para 1670 - 10 mHz de incremento.

FSB: 166 multiplicador de 10 para 11 - 1660 para 1826 - 166 mHz de incremento.

Os "passos" são maiores quando. se altera o multiplicador, ampliando o risco de insucesso no over. tambémém há o problema das CPUs "travadas", isso impede a livre manipulação do multiplicador.

Qual o maior problema de se aumentar o FSB? O indesejável aumento nas frequências do PCI e AGP, além de uma sobrecarga do chipset, o que acarreta, entre outras coisas, uma maior dissipação de caloria.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por BobSP@14 jan 2004, 00:19

Em parte está certo, pois quando se altera o FSB, o incremento na frequência interna do processador é menor, do que quando se altera o multiplicador. Por exemplo:

FSB: 166 para 167 com multiplicador em 10 - 1660 para 1670 - 10 mHz de incremento.

FSB: 166 multiplicador de 10 para 11 - 1660 para 1826 - 166 mHz de incremento.

Os "passos" são maiores quando. se altera o multiplicador, ampliando o risco de insucesso no over. tambémém há o problema das CPUs "travadas", isso impede a livre manipulação do multiplicador.

Qual o maior problema de se aumentar o FSB? O indesejável aumento nas frequências do PCI e AGP, além de uma sobrecarga do chipset, o que acarreta, entre outras coisas, uma maior dissipação de caloria.

[]s

Como faço para saber qual é a frequência do meu barramento PCI e AGP ?

E quais são os valores corretos para referência ?

Minha placa-mãe é uma Pc-chips M848Lu e o dissipador passivo do chipset é muito ruim, estou pensando em colocar um com cooler, você acha que com esta medida consigo melhorar meu over ?

Meu multiplicador está travado em 13,5x vou ter que fazer pin-mod para abaixá-lo porque minha placa-mãe não tem essa opção somente FSB, outra pergunta é se eu tivesse uma placa-mãe com ajuste de multiplicador... eu conseguiria ajustar normalmente ou teria ainda que fazer alguma outra coisa ?

Valeu!!! :muro::lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Para chegar à frequência do PCI divide-se o FSB pelo divisor (4 ou 5), conforme o suporte oficial dado pelo chipset. A frequência do AGP é o dobro do PCI.

Por exemplo:

FSB=166 divisor 5 - PCI=33 mHz AGP=66 mHz

FSB=133 divisor 4 - PCI=33 mHz AGP=66 mHz

FSB=200 divisor 6 - PCI=33 mHz AGP=66 mHz (se a placa-mãe suportar)

O AIDA32 e o Sandra conseguem detectar essas frequências.

Melhorar a refrigeração do chipset ajuda sim, pois aumenta as chances de estabilidade com FSB mais alto. Ademais, acho que a única "coisa" que trabalha bem quente, em eletrônica é o ferro de solda..... :D:D

O ajuste dos multiplicadores dependem da CPU "desbloqueada" e, acima de certos valores, da capacidade da placa-mãe, por exemplo, a NF7-S possui o "manipulador" do 5° bit, permitindo valores mais altos do multiplicador. Mas dentro de certos parâmetros, o simples desbloqueio da CPU é suficiente para o over.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, fica tranx, sua placa-mãe tem PCI Lock, e ou seja nada alem de 33mhz vai para seu barramento PCI. O lance e o seguinte:

1 - Diminua o multiplicador para 12

2 - Aumente o FSB para 166

Reinicie o micro e veja se esta estavel: Se a resposta for sim:

Volte no setup e aumente 0,5 no multiplicador e reinicie. Se reiniciar sem problemas, volte la e eumente mais 0,5. Se o micro não ligar, resete o cmos e faça tudo de novo so que aumente 0,025 no Vcore. Isso lhe dara uma margem de 1,5X no multiplicador. aumente aos poucos ate o padrão dele que e 15X. Ou se preferir aumente so ate 14 e aumente o FSB (de 5 em 5 mhz) que lhe dara mais resultados. E isso ai, não faça nada de uma vez, va com calma de pouco em pouco e a cada lateração teste o micro com o StressCPU (estabilidade e temperatura) e um programa de temperatura, e depois o 3Dmark2001. quando chagar a um ponto que esteja satfeito, e não tenha nenhum problema e principalmente de aquecimento... voce tera overclockado seu micro!!!

E mais ou menos por ai!!! :bye:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...