Ir ao conteúdo

HP OfficeJet Pro 8000 - cabeças melhores que a K5400?

bra2006

Posts recomendados

Postado
Laurus,

Realizei uma impressão do mesmo teste que você fez com a tinta sensient na HP 8500 e escaneei nela mesma!

Continuo achando a mesma coisa da tinta Original HP, a qualidade da tinta sensient mesmo em papel comum é muito boa...

A impressão foi realizada em qualidade Melhor...

Olá RuLyGaNs,

Eu recebi um material que foi enviado diretamente pelo distribuidor da Sensient, note que não comprei de terceiros, não comprei no ML, não comprei em uma loja ou um vendedor que fraciona tinta.

Eu recebi o material e imprimi com o material que recebi e apresentei para os companheiros o resultado que obtive.

Eu simplesmente poderia ter feito os testes e guardando aqui na empresa, uma vez que não ganho nada divulgando testes e o fiz só na intenção de compartilhar o resultado;

RuLyGaNs, foi nessa lista que eu tomei conhecimento da tinta da Ink Tek e isso poupou-nos muito dinheiro, uma vez que estamos usando essa tinta em todas as nossas máquinas, então nada mais natural do que compartilhar os resultados que obtemos e ao contrário do que foi dito pelo outro participante, esse é sim o lugar para debatermos esses assuntos.

Eu recebi uma nova partida da Sensient e assim que eu tenha uma máquina disponível vou testar a tinta.

No mínimo a bem da verdade preciso dizer que a FVINK foi tremendamente profissional e séria comigo e que não tenho nada a dizer contra essa empresa, muito pelo contrário e era o que eu esperava de uma empresa que se relaciona seriamente com os seus clientes.

Assim que eu tenha um resultado dos testes, sejam eles quais forem eu publico novamente aqui.

Postado

Olá a todos!

Sou novo aqui no Clube do Hardware mas já venho acompanhando há algum tempo as discussões sobre a impressora Hp k8000.

Com sou professor utilizo a impressora para impressões caseiras (diárias) e de vez em quando para imprimir em A4 e capas de dvd. Utilizo o sistema de bulk "cartuchão" e uso tintas corante Moorim.

Ultimamente imprimi com impressão boa umas 80 capas de dvd em modo melhor, mas vendo o estado da cabeça de impressão no software Hp digital imaging da Hp após isto, percebi que o estado da cabeça Cyano / Magenta passou de ótimo (verde) à bom (mediano ou monitorar / amarelo)

Alguém já passou por esta situação ou saberia me dizer o que posso fazer para fazer o estado da cabeça de impressão voltar à ótimo (estado verde / melhor)?

(Já tentei limpar a cabeça de impressão via software, fiz o sangramento da tinta das mangueiras, só não usei ainda o snapfill) mas o estado ainda continua amarelo. (a impressão está perfeita...)

É normal o desgaste para um número de páginas de + ou - 4500 páginas destas cabeças?

Abraços,

Obrigado!

Postado
Amigo não usa esses cartuchões, melhor você encher os originais, só coloquei um pra testas e perdi uma cabeça, se você imprime muito melhor usar o bulk dos cartuchos 88, sim e com as tintas especiais para essa impressora, caso você ainda não tenha colocado as tintas corantes sem sbstituir as originais.

Ola também estou com esse defeito, isso ocorre por que a pagina de alinhamento nao esta saindo perfeita, deve estar falhando, no meu caso tirei o filtro das cabeças de impressão para nao entupir mais, so que ela não imprime

o alinhamento perfeito, ai ela so fica alinhando, eu peguei uma cabeça de impressão nova e alinhei com ela, ai tirei o chip da cabeça que tinha alinha

e coloquei nas que estavam riscando assim ela não alinhou mais.

Nunca tirem os filtros da cabeças 940....... experiência própria.

Postado

Ola estou com dificuldades para cosneguir um papel fotográfico que não solte a tinta pigmentada da pro 8000, uso tinta da inkjetcompany ( estou satisfeito com a tinta deles ) e nem o papel fotográfico deles segura a tinta, o Eng. Helder ja falou de um papel aqui mas ele é 10x15 e eu imprimo muito em A4 fotográfico, na Pro 7680 que usa corante fica legal mas ela ta meio velhinha e faz uns barulhos muito locos pra puxar papel 180g, se alguem souber de algum papel agradeço. WWP vi que você usa tintas da inkjentcompany também se você puder me falar qual papel fotográfico você utiliza.

Ps. sobre a qualidade de impressão eu sempre imprimi em modo normal mesmo e minha cabeça de impressão já esta com mais de 2 litros de tinta utilizada (so na preta as coloridas em media 500ml cada), só que comecei a por no modo melhor pois ela esta tendo problemas para puxar o papel, assim ela puxa a folha bem mais devagar e não me deu mais problemas de atolamento.

Postado
Ola estou com dificuldades para cosneguir um papel fotográfico que não solte a tinta pigmentada da pro 8000, uso tinta da inkjetcompany ( estou satisfeito com a tinta deles ) e nem o papel fotográfico deles segura a tinta, o Eng. Helder ja falou de um papel aqui mas ele é 10x15 e eu imprimo muito em A4 fotográfico, na Pro 7680 que usa corante fica legal mas ela ta meio velhinha e faz uns barulhos muito locos pra puxar papel 180g, se alguem souber de algum papel agradeço. WWP vi que você usa tintas da inkjentcompany também se você puder me falar qual papel fotográfico você utiliza.

Ps. sobre a qualidade de impressão eu sempre imprimi em modo normal mesmo e minha cabeça de impressão já esta com mais de 2 litros de tinta utilizada (so na preta as coloridas em media 500ml cada), só que comecei a por no modo melhor pois ela esta tendo problemas para puxar o papel, assim ela puxa a folha bem mais devagar e não me deu mais problemas de atolamento.

Olá kagehisa,

Qualquer papel fotográfico que tu usares, se imprimires no modo normal, vai te dar problema e quando se passa o dedo sobre o preto ele sai na mão.

Fotos devem ser impressas no modo ótimo é que neste casa o preto do cartucho não é usado e a máquina usa só os cartuchos coloridos, tanto é que quando a gente está com a cabeça preta ferrada e manda imprimir no modo ótimo o impresso fica normal.

Postado

kagehisa

Olha comprei um pacote da extralife 50fls de papel glossy 150g/m2 professional line, mais imprimo no modo melhor porque quando vai no mais rápido a tinta ainda não esta seca quando termina, o que não acontece no modo melhor já q demora a sair e dar tempo de o papel absorver a tinta, não entendo nada de papel, comprei esse só pra fazer fotos dos filhos mais estão ficando perfeitas, espero ter ajudado.

Laurus posso te garantir a diferença entra a tinta original com a que estou usando deva ser muito pouco isso se tiver, não posso dizer q 90% seria a melhor definição porque quando imprimi com a tinta original foto não foi em papel fotografico, o que nem posso comparar, mais as que estou imprimindo ficam perfeitas, tanto que até já tenho umas encomendas para imprimir umas fotos de alunos da minha esposa, já que estou fazendo umas montagens e ela deu uma divulgada lá, e apareceu ums serviços.:D

Postado
kagehisa

Olha comprei um pacote da extralife 50fls de papel glossy 150g/m2 professional line, mais imprimo no modo melhor porque quando vai no mais rápido a tinta ainda não esta seca quando termina, o que não acontece no modo melhor já q demora a sair e dar tempo de o papel absorver a tinta, não entendo nada de papel, comprei esse só pra fazer fotos dos filhos mais estão ficando perfeitas, espero ter ajudado.

Laurus posso te garantir a diferença entra a tinta original com a que estou usando deva ser muito pouco isso se tiver, não posso dizer q 90% seria a melhor definição porque quando imprimi com a tinta original foto não foi em papel fotografico, o que nem posso comparar, mais as que estou imprimindo ficam perfeitas, tanto que até já tenho umas encomendas para imprimir umas fotos de alunos da minha esposa, já que estou fazendo umas montagens e ela deu uma divulgada lá, e apareceu ums serviços.:D

Olá wwp,

Seria muito interessante tu fazeres a experiência e imprimires em papel fotográfico e ai colocares a tua opinião.

Eu imprimo todos os dias algumas dezenas de páginas com imagens (fotos e desenhos) em papel sufite (comum) e tanto com a Ink Tek como com a Ink Jet a qualidade fica razoável. O bicho começa a pegar quando se vai imprimir cartões de visita em papel fotográfico, ou quando se imprime fotografias de clientes.

Postado
Olá wwp,

Seria muito interessante tu fazeres a experiência e imprimires em papel fotográfico e ai colocares a tua opinião.

Eu imprimo todos os dias algumas dezenas de páginas com imagens (fotos e desenhos) em papel sufite (comum) e tanto com a Ink Tek como com a Ink Jet a qualidade fica razoável. O bicho começa a pegar quando se vai imprimir cartões de visita em papel fotográfico, ou quando se imprime fotografias de clientes.

Mais laurus eu só imprimo fotografias dos meus filhos em papel fotográfico, esse que falei a cima, só não imprimi em fotográfico com os cartuchos originais mais posso te garantir, além da minha avaliação, tenho amigo fotografo profissional e dos bons e ele aprovou as fotografias impressas por mim, tinha que ter uma opinião de alguém pro mesmo para poder ter certeza do que estou postando, sim e as outras impressões que faço para minha esposa é em oficio comum e tarefas escolares então nem tenho como avaliar já que ficam boa mesmo, e quanto a problemas com as tintas não tive, por esse motivo não tenho porque trocar de fornecedor, já sei q a ink tek é minha 2ª opção de compra pelos relatos, mais se continuar sem problemas e com a qualidade que estou tendo, e até aparecendo uns serviços extras ai que ficou melhor ainda, só tenho a agradecer a todos que no meu caso aprendi bastante, só gostaria de uma dica até que tipo de papel posso imprimir sem problema.

Postado
Mais laurus eu só imprimo fotografias dos meus filhos em papel fotográfico, esse que falei a cima, só não imprimi em fotográfico com os cartuchos originais mais posso te garantir, além da minha avaliação, tenho amigo fotografo profissional e dos bons e ele aprovou as fotografias impressas por mim, tinha que ter uma opinião de alguém pro mesmo para poder ter certeza do que estou postando, sim e as outras impressões que faço para minha esposa é em oficio comum e tarefas escolares então nem tenho como avaliar já que ficam boa mesmo, e quanto a problemas com as tintas não tive, por esse motivo não tenho porque trocar de fornecedor, já sei q a ink tek é minha 2ª opção de compra pelos relatos, mais se continuar sem problemas e com a qualidade que estou tendo, e até aparecendo uns serviços extras ai que ficou melhor ainda, só tenho a agradecer a todos que no meu caso aprendi bastante, só gostaria de uma dica até que tipo de papel posso imprimir sem problema.

wwp, a 8000/8500 puxa numa boa até o 180 gramas, isso se for A4, já o A5 e o 10X15 podes meter o 255 gramas (que é o que usamos) sem nenhum problema.

Postado
wwp, a 8000/8500 puxa numa boa até o 180 gramas, isso se for A4, já o A5 e o 10X15 podes meter o 255 gramas (que é o que usamos) sem nenhum problema.

Laurus muito obrigado por essa informação porque ontem mesmo ia compra uns 180g e fiquei com medo de ter problema, aqui como temos um parque grafico muito grande, então tem uma empresa que vende td o tipo de papel, amanhã vou até lá para comprar papel fotografico a granel que é bem mais barato que esta comprando de marca.

Postado
Laurus muito obrigado por essa informação porque ontem mesmo ia compra uns 180g e fiquei com medo de ter problema, aqui como temos um parque grafico muito grande, então tem uma empresa que vende td o tipo de papel, amanhã vou até lá para comprar papel fotografico a granel que é bem mais barato que esta comprando de marca.

Uma coisa muito importante nesse processo é verificar se o papel além de fotográfico é a prova de água, se ele não for a prova de água esqueça que nunca vai conseguir uma impressão de qualidade.

Por quê?

O papel fotográfico a prova d'água tem uma espécie de gelatina que se funde com o papel e se cristaliza por isso que ele é a prova d'água, já no papel fotográfico que não é a tinta pigmentada acaba não conseguindo penetrar no papel e por conta disso quando se passa o dedo a tinta sai.

O papel de 240 A4 não é puxado corretamente pela 8000/8500 e entra na máquina meio invezado e acaba atolando, já com um papel menor ainda que dessa gramatura não acontece isso e a máquina puxa sem problemas.

Compre o 180 que a sua máquina vai puxar sem problemas seja A4 ou menor.

Agora mesmo que estou teclando essa resposta acabei de imprimir duas fotos A4/180

Postado
Uma coisa muito importante nesse processo é verificar se o papel além de fotográfico é a prova de água, se ele não for a prova de água esqueça que nunca vai conseguir uma impressão de qualidade.

Por quê?

O papel fotográfico a prova d'água tem uma espécie de gelatina que se funde com o papel e se cristaliza por isso que ele é a prova d'água, já no papel fotográfico que não é a tinta pigmentada acaba não conseguindo penetrar no papel e por conta disso quando se passa o dedo a tinta sai.

O papel de 240 A4 não é puxado corretamente pela 8000/8500 e entra na máquina meio invezado e acaba atolando, já com um papel menor ainda que dessa gramatura não acontece isso e a máquina puxa sem problemas.

Compre o 180 que a sua máquina vai puxar sem problemas seja A4 ou menor.

Agora mesmo que estou teclando essa resposta acabei de imprimir duas fotos A4/180

Já tinha visto isso de a prova d'agua nesse que comprei, valeu por mais essa informação, acho que primeiro vou comprar os de marca mesmo, já que estou fazendo otimas montagens das fotos aqui de casa.

Postado

Oi WWP e Laurus, 1º obrigado pela atenção. Sempre imprimo no modo melhor, mesmo no papel comum, até colocando no máximo ppp que é uma opção acima do melhor a tinta acaba soltando no fotográfico, tenho também uma hp 7680 com bulk e uma canon ip4700 com cartuchos recarregáveis para imprimir em cd mas as duas são tintas corantes e com o tempo acabam descolorindo e queria uma tinta pigmentada pra ver se ficava bom, aqui eu tenho uma lan house e imprimo até que bastante, pego bastante serviços rápidos pois as gráficas exigem quantidades bem altas, como já disse uso tintas da inkjetcompany e estou satisfeito com elas ao imprimir fotos em papel comum mas no fotográfico elas sempre soltão em qualquer modo de impressão e em vários programas diferentes, tenho uns 4 clientes fotógrafos que sempre imprimem aqui e me pedem a tinta pigmentada nas fotos e não quero comprar uma Epson pois já tive muitos problemas com elas, no papel comum a impressão fica realmente muito boa, vou experimentar com esse papel que o wwp usou.

Ps. Não use papel A4 acima de 180g que realmente vai zuar tua impressora, a minha HP 7680 aconteceu isso, tive que mandar pra um técnico da uma geral nela, mas agora evito imprimir fotos nela pois as vezes elas faz mo barulhão.

Postado
Oi WWP e Laurus, 1º obrigado pela atenção. Sempre imprimo no modo melhor, mesmo no papel comum, até colocando no máximo ppp que é uma opção acima do melhor a tinta acaba soltando no fotográfico, tenho também uma hp 7680 com bulk e uma canon ip4700 com cartuchos recarregáveis para imprimir em cd mas as duas são tintas corantes e com o tempo acabam descolorindo e queria uma tinta pigmentada pra ver se ficava bom, aqui eu tenho uma lan house e imprimo até que bastante, pego bastante serviços rápidos pois as gráficas exigem quantidades bem altas, como já disse uso tintas da inkjetcompany e estou satisfeito com elas ao imprimir fotos em papel comum mas no fotográfico elas sempre soltão em qualquer modo de impressão e em vários programas diferentes, tenho uns 4 clientes fotógrafos que sempre imprimem aqui e me pedem a tinta pigmentada nas fotos e não quero comprar uma Epson pois já tive muitos problemas com elas, no papel comum a impressão fica realmente muito boa, vou experimentar com esse papel que o wwp usou.

Ps. Não use papel A4 acima de 180g que realmente vai zuar tua impressora, a minha HP 7680 aconteceu isso, tive que mandar pra um técnico da uma geral nela, mas agora evito imprimir fotos nela pois as vezes elas faz mo barulhão.

kagehisa não tive problema com esse que postei, ficou perfeitas as impressões, estava olhando um fornecedor que de acordo com o laurus o seu problema possa ser o tal de a prova d'agua e achei um fornecedor e vou pedir para testar o papel dele, se alguém tiver um fornecedor que possa passar ficarei grato.

http://www.socd.com.br/ecommerce_site/produto_11521_3513_PAPEL-FOTOGRAFICO-GLOSSY-BRILHANTE-A4-180-GRAMAS--20-FOLHAS

Postado

Olá kagehisa,

Vamos por partes:

1 - IP 4700 (apesar de estar fora de foco desse tópico), eu acabei de comprar uma e vai chegar essa semana.

Pela minha experiência com impressão de fotos, se a foto está desbotando com o tempo é porque a tinta não presta, aqui em Belém tem uma loja que vende uma tinta corante por R$ 25,00 o litro e no meu desespero para resolver o problema das minhas 8500 eu cheguei a meter essa tinta na máquina, não entope a cabeça, imprime que é uma maravilha, mas não tem nenhuma resistência a luz (UV) e borra quando cai água no papel comum, em resumo se fosse de graça ou mesmo se pagassem para eu usar, não usaria.

O que eu te sugiro para a 4700 é que uses ou American Ink Jet, ou Sensient, sendo que no cartucho pigmentado pode se colocar o mesmo que se usa na 8500, mas te adianto que se usares a Ink Jet vais entupir com 100% de certeza a tua cabeça, é que a cabeça da canon é de um picolitro, ai meu caro vai de Ink Tek ou mesmo Sensient.

2 - Eu usei durante muito tempo (quase um ano) a tinta da Ink Jet e antes do lançamento da Ink Tek era a única alternativa que se tinha para se usar pigmentada na 8000/8500, mas depois que descobri (aqui nesse tópico) a Ink Tek passei a usá-la e isso com muito sucesso e o limpa cabeça com veja todos os dias é coisa do passado.

No mês que vem vamos entrar no segundo litro de Ink Tek com ZERO de entupimento.

3 - Fotografias com Ink jet, eu nunca consegui imprimir uma única foto que pudesse classificar de decente usando a Ink Jet, todas ao passar o dedo saia o preto, mas o WWP tem conseguido imprimir com sucesso.

4 - Nova Sensient, como havia falado, eu recebi da IVINK uma amostra de Sensient para testar em substituição ao kit que eu havia comprado, nos nosso testes preliminares a tinta se comportou muito bem e praticamente não se nota diferenças significativas entre ela e a original, ou seja é uma excelente alternativa para quem deseja comprar uma tinta que substitua a altura a original, mas eu optei por comprar uma canon para imprimir as nossas fotos.

Postado

Na canon eu uso corante em todas mesmo, vou testar esse fornecedor de tintas que você estão falando, eu comprei uma nova hp pro8000 mesmo e vou testar com essa tinta pigmentada da ink tec, você sabe se eu posso misturar essa da inktec com a da inkjet na mpressora que eu ja tenho a tinta da inkjet? a canon você comprou com bulk ink? as impressões de fotos que fiz na canon são bem superiores as da 7680 ( a multifuncional da hp k5400)

essa tinta da inktec se compra nessa loja certo? http://www.fvinkloja.com.br/

Muito obrigado até mais.

Postado
Na canon eu uso corante em todas mesmo, vou testar esse fornecedor de tintas que você estão falando, eu comprei uma nova hp pro8000 mesmo e vou testar com essa tinta pigmentada da ink tec, você sabe se eu posso misturar essa da inktec com a da inkjet na mpressora que eu ja tenho a tinta da inkjet? a canon você comprou com bulk ink? as impressões de fotos que fiz na canon são bem superiores as da 7680 ( a multifuncional da hp k5400)

essa tinta da inktec se compra nessa loja certo? http://www.fvinkloja.com.br/

Muito obrigado até mais.

Olá kagehisa

O distribuidor oficial no Brasil da Ink Tek é a mitecbrasil

O link que passastes é do distribuidor oficial da Sensient.

Eu não misturaria a Ink Tek com a Ink Jet, mas o procedimento é muito simples.

Tira toda a tinta que ainda tiver no cartucho e injeta uns 15 ml de tinta no cartucho, dá uma boa chacoalhada para "lavar" o cartucho e mete a Ink Tek e também remove toda a tina que estiverem nos bicos injetores.

Depois disso imprime umas vinte folhas totalmente chapadas de cada cor para não sobrar nada de tinta do outro fabricante nas cabeças.

Depois posta aqui a tua impressão e os teus comentários e críticas com relação a tinta.

Postado

Então Laurus acho que vou fazer o seguinte tenho quase 1,5 litro de tinta preta da inkjet as coloridas tenho pouco mas para não perder essa tinta preta vou deixar essa pra impressão normal, ai vou comprar essa tinta que você me indicou e colocar na pro8000 nova e vou deixar ela so pra fotos, principalmente que quero imiprimir umas fotos da minha filha que acabou de nascer.

O procedimento de montar o bulk eu ja sei, mas pode misturar a tinta que vem na cabeça de impressão com essa tinta da mitec brasil? ou sangro a tinta original com o snap fill?

novamente muito obrigado.

E aproveitando alguem aqui sabe de um fornecedor de papel sulfite a4?costumo comprar na saraiva quando tem promoção, paguei da ultima vez R$8,90 em cada pacote com 500flhs.

Postado

Laurus que site mais bagunçado o da mitecbrasil eu vi o anuncio das tintas pra pro 8000 mas clico no comprar sou direcionado ao site maismall e la nao consigo achar as tintas de jeito nenhum, vou tentar ligar la amanha cedo e ver de comprar as tintas, vi que eles vendem papel fotografico também você ja utilizou?

obrigado e até mais.

Postado
Laurus que site mais bagunçado o da mitecbrasil eu vi o anuncio das tintas pra pro 8000 mas clico no comprar sou direcionado ao site maismall e la nao consigo achar as tintas de jeito nenhum, vou tentar ligar la amanha cedo e ver de comprar as tintas, vi que eles vendem papel fotografico também você ja utilizou?

obrigado e até mais.

Olá kagehisa,

Quando eu comprei deles tive que telefonar e agora preciso novamente de tinta e tenho que telefonar, já que responder emails e os formulários do site não é o forte deles.

Nunca comprei papel deles, já pedi uma amostra que nunca veio, mas uma vez que eles tenham recebido o teu dinheiro despacham a mercadoria direitinho (pelo menos a minha despacharam)

Postado

Boa noite Kagehisa

Recebi hoje as tintas INKTEC, 1 l de cada cor, fiz o pedido por email, descobri esse email ligando pra eles

[email protected]

aos cuidados da Poliana, fui muito bem atendido e recebi o pedido conforme combinado

mande um email que ela te responde no mesmo dia

os códigos são

H8940-01LB

H8940-01LC

H8940-01LM

H8940-01LY

abcs

Postado

olá, pessoal estou com um problema na copiadora sharp al 1000 quando eu ligo ela, ela faz um processo tipo de reconhecimento, mais não para, eu deixei por quase 5 minutos e não parou, se deixar alguns minutos ela esquenta uma lateral, deve ser algo que esquenta o papel pelo jeito. quando eu abro a tampa lateral para o processo mais quando fecho continua e não para esse processo, alguem sabe alguma coisa a respeito ? obrigado.

Postado
laurus, só para me tirar uma dúvida, você recebeu a outra amostra da sensient e a tinta funcionou bem sem entupimentos e a tonalidade das cores é boa?
Então Laurus acho que vou fazer o seguinte tenho quase 1,5 litro de tinta preta da inkjet as coloridas tenho pouco mas para não perder essa tinta preta vou deixar essa pra impressão normal, ai vou comprar essa tinta que você me indicou e colocar na pro8000 nova e vou deixar ela so pra fotos, principalmente que quero imiprimir umas fotos da minha filha que acabou de nascer.

O procedimento de montar o bulk eu ja sei, mas pode misturar a tinta que vem na cabeça de impressão com essa tinta da mitec brasil? ou sangro a tinta original com o snap fill?

novamente muito obrigado.

E aproveitando alguem aqui sabe de um fornecedor de papel sulfite a4?costumo comprar na saraiva quando tem promoção, paguei da ultima vez R$8,90 em cada pacote com 500flhs.

Olá kagehisa,

Fazendo uma correção.

Eu nunca indico nada para ninguém.

O que eu fiz aqui foi compartilhar com vocês. a nossa experiência com a tinta.

Infogenius,

Até agora a Sensient está se comportando bem, mas só posso concluir alguma coisa depois de duas semanas, que é quando os cartuchos estarão trabalhando 100% com a tinta, já que havia resíduo de tinta original no cartucho.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!